BLOGS
10.01.08
Fábio Negro levanta uma questão interessante. Eu falei de jogos marcantes e ele diz que mesmo uma jogada pode ficar na memória de quem a viu. O exemplo dele: o gol que Pelé não fez contra o Uruguai em 1970. Fábio, eu mesmo já vi e revi esse lance dezenas de vezes e não sei até agora se o entendi por completo. Acho que nunca vou esquecer quando o vi durante o jogo. No primeiro instante não entendi a jogada, na fração de segundo seguinte compreendi a intenção de Pelé. Nesse intervalo nasce a impressão de beleza, que me acompanha até hoje. O depoimento de alguns jogadores acompanha o pensamento do espectador comum. Gérson e Carlos Alberto Torres contam que também não entenderam o que o "Negão" tinha feito, no primeiro instante. Pensaram que Pelé tinha ficado louco ao deixar passar uma bola que poderia ter disputado com o goleiro.
Para mim, essa jogada é o suprassumo, o ápice da invenção no futebol. Fábio pergunta se alguém escreveu sobre essa jogada. Bem, ninguém menos do que o grande crítico de teatro Décio de Almeida Prado, em seu livro Seres, Coisas, Lugares. Transcrevo:
"...Pelé ia receber um passe lateral em condições excepcionais, livre dos zagueiros, mas com o goleiro uruguaio correndo em sua direção, já a pequena distância, pronto a saltar a seus pés e agarrar a bola assim que ele a parasse. Foi exatamente o que Pelé não fez. Percebendo que ela vinha amortecida, deixou-a passar, apanhando-a cinco ou seis metros adiante, com o goleiro inteiramente fora de ação. Que ele tenha errado a seguir o arremate, também por muito pouco e atrapalhado por um zagueiro que viera cobrir o gol, não interessa tanto. O pasmoso, o que perdurou na memória, foi a solução encontrada para uma situação comuníssima, o cálculo instantâneo que realizou, somando três variáveis - ele, a bola, o goleiro - com a velocidade e a precisão de uma máquina eletrônica. Repetir em seguida a façanha já não é tão difícil."
E, mais adiante, ainda referindo-se ao drible em cima do pobre Mazurkiewicz: "...Nesses pequenos milagres de lucidez, de coordenação integral entre espírito e corpo, o futebol revela a sua mais alta natureza, também de cosa mentale, como Leonardo da Vinci desejava que fosse a pintura".
Clique aqui para ver a jogada.
Comentários:
Comentário de: Porco Feliz [Visitante]
10.01.08 @ 15:42Pelé é tão gênio que até quando errava, fazia bonito. Seu pensamento era muuuuuuuito mais rápido que o dos adversários.
O chato é ficar ouvindo comparações do tipo "fulano fez o gol que nem Pelé conseguiu fazer..."
Vale o que está no texto "...repetir a façanha já não é tão difícil.."
Comentário de: Sérgio Roswell [Visitante]
11.01.08 @ 00:45Prezado Zanin,
Posso comentar também ?
Comentário de: Parana [Visitante]
11.01.08 @ 08:53Zanim bom dia! Depois aparece um monte de João ninguém comparando esses pernas de pau de hoje que ganham bola de ouro, bola não sei do que e muito dinheiro ao Rei.
Olha estão milhões de quilometros atras do Negão como diz Gerson e Carlos Alberto Torres.
SDS
Comentário de: GUILHERME CIMINO [Visitante]
11.01.08 @ 11:57Nada parecido com o lance do Pelé, mas um lance espetacular que eu me lembro foi um gol do Careca contra o Flu, nas quartas de final do Brasileirão de 86.
Quase quarenta do segundo tempo, o São Paulo estava desesperado para fazer o segundo gol e se classificar. Ele recebeu uma cobrança de lateral pelo lado esquerdo, matou, virou e chutou, sem nenhum ângulo; a bola bateu no travessão, depois no poste direito e entrou.
Totalmente espírita!
Careca, O Iluminado!
Comentário de: Sérgio Roswell [Visitante]
11.01.08 @ 13:35Prezado Zanin,
Pelé NÃO era normal.
Fisicamente estava um degrau acima na escala evolucionária. Como Carl Lewis ou Jesse Owens.
Futebolisticamente NÃO era humano.
Ví coisas que Pelé fez que só o sobrenatural explica. EU ia aos treinos do Santos F.C., de bonde, à Vila Belmiro, com meu avô, que está no céu, e irmãos e primos. Nas férias de julho.
Vovô dizia, "Olhem o Pelé".
Todo mundo vai tentar derrubar ele e "ELE" NÃO CAI. E não caía mesmo...
Pelé, fora de campo, não sabe falar muito bem não...às vezes não fala coisa com coisa...é a idade. Mas, no auge, em campo, NÃO ERA HUMANO.
Era um Extraterrestre.
Há futebol nos outros planetas...
Ví Pelé, em campo, NO campo, muitas vezes. Os Argentinos tiverem que INVENTAR Maradona. Grande Jogador, sem dúvida, para TENTAR dizer que tinham algo parecido a Pelé. Dor de Cotovêlo dói...
Paulo Francis diria que " A IMITAÇÃO É A MAIOR FORMA DE LISONJA..."
Os Argentinos queriam um Pelé.
Não tinham.
Não têm.
Só no Espaço Sideral !
Comentário de: GUILHERME CIMINO [Visitante]
11.01.08 @ 14:31O Pelé realmente tinha um físico moderno e avantajado para a época. O Garrincha também, apesar das pernas tortas. Mesmo no Cruyff, podia-se notar um equilíbrio e uma desenvoltura atípicos para a época.
Comentário de: Jose Fernandes [Visitante]
11.01.08 @ 15:04Rapaz, e nesse mesmo jogo, teve um lance que ninguem costuma comentar, mas foi "espetaculoso"...
O goleiro do uruguay cobrou um tiro de meta e o Rei, de frente pra bola, na intermediária, devolveu de primeira, a meia altura. O goleiro consegui defender, mas foi incrível.
Comentário de: Machado Lobato Barbosa [Visitante]
11.01.08 @ 15:07O mais interessante desse lance é que Pelé não errou.
Ele acertou em tudo.
Caso tivesse mandado no gol, como queria, a bola iria bater no calcanhar do back que voltou para cobrir o gol.
O lance é genial, Pelé chutou para que o back não pegasse. Mas, assim fazendo, não acertou o gol. Se acertasse, o back estava lá.
O detalhe é que tudo se dá em um espaço curtíssimo de tempo.
Comentário de: CLAUDIO MACIEL FERNANDES [Visitante]
11.01.08 @ 15:12Realmente foi um quase gol incrível.
A cena ao ser mostrada de outro angulo, percebe-se que Ele em momento algum olha para o goleiro ou para a bola, nao dando nenhuma dica do que ia fazer. Naquele momento somente o Rei e nem os outros milhões de pessoas podiam advinhar o que aconteceria.
Mágico.
Comentário de: Sergio Laguna [Visitante]
11.01.08 @ 15:26Falar de Pelé é impossível, pois não existe nenhum adjetivo conhecido capaz de descrever a performance que ele teve enquanto jogou!!!
Chega a ser um problema e uma desmotivação, quando um jovem tenta iniciar nesse ramo... recomendo que nunca assista aos vídeos antigos, sob pena de nem começarem!!!
Com relação ao lance em questão, concordo plenamente!!! Se existe uma jogada que deva retratar a supremacia do futebol em todos os tempos, sem dúvida nenhuma, é essa!!
Pela graça, pela genialidade, pela radidez, pela plástica e principalmente pelo seu autor, ela é simplesmente imortal!!!
Comentário de: Azarado! [Visitante]
11.01.08 @ 15:39Sou um azarado... afinal só posso ver as jogadas geniais que ó Pelé fez através de video-tapes...
É realmente impressionante!!
Comentário de: Zé [Visitante]
11.01.08 @ 15:41Queria deixar aqui meu registro contra os saudosistas que afirmam que hoje só tem jogador meia-boca não acho justo falar que os jogadores de hoje são piores ou melhores que o Pelé futebol mudou é outra época pode se dizer que o futebol é outro esporte comparando com 40/50 anos atras. Portanto Pelé não é nem pior nem melhor cada um foi melhor na sua época tanto Pelé, Zico, Maradona, Zidane, Kaka etc...
Comentário de: Ricardo [Visitante]
11.01.08 @ 15:58Zé, Pelé foi o melhor de todos os tempos. E seria hoje. E amanhã. E olhe que eu não o vi jogar. Alugue o filme Pelé Eterno e assista. Depois, releia a besteira que você escreveu.
Comentário de: Welington Corrêa de Oliveira [Visitante] · http://Welington Corrêa
11.01.08 @ 16:01Falar de Pelé e de suas técnicas (pois são muitas) é difícil:
extremamente ágil, reflexo aguçado, uma calma e conciência da jogada que dá ansiedade; habilidade bidestra formidável na condução ou domínio ou dible, domínio no peito (um calmante para a bola), impulsão de um gato, condução da bola com a cabeça (o que hoje o Kerlon faz, ele já fez na meia lua adversária), uma arrancada de 400 cavalos, espírito de equipe na retaguarda ou ataque (ele combatia também), mas tem uma técnica que é a disputa de bola (bola prensada) que não me lembro de vê-lo perder uma travada e uma habilidade para enfiar a bola nas canetas por mais que o adversário feche as pernas.
Quem fez tantos gols com o pé direito e com o pé esquerdo, tão parecidos, que parecem um gol reflexo do outro no espelho. Só a perna esquerda Dele jogou mais bola que 'maradona', imaginem somando a direita e o cabeceio (único de
cabeça que o mal exemplo fez foi de mão, não me lembro de outro, até Romário fez mais de cabeça do que este argentino).
Mas, sempre perguntaram se Pelé é destro ou canhoto: meu filho de 12 anos mata a charada quando perguntado respondeu, é destro pois bate os penaltys de pé direito. Bem como as faltas, mas durante o correr da partida realmente não dá para saber: as vezes finta com esquerda, as vezes com direita, a vezes conduz a bola um e as vezes com outro pé, domina com ambos, com a mesma qualidade.
Para definir mesmo Pelé: assista ao filme "Pelé Eterno". E, olha que falta muitas jogadas dele lá, imagine um "negão" desse nos treinos, o que já não fez. Quero ter a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, para acreditar se realmente.
Louvado seja Pelé.
Comentário de: Welington Corrêa de Oliveira [Visitante] · http://Welington Corrêa
11.01.08 @ 16:02Falar de Pelé e de suas técnicas (pois são muitas) é difícil:
extremamente ágil, reflexo aguçado, uma calma e conciência da jogada que dá ansiedade; habilidade bidestra formidável na condução ou domínio ou dible, domínio no peito (um calmante para a bola), impulsão de um gato, condução da bola com a cabeça (o que hoje o Kerlon faz, ele já fez na meia lua adversária), uma arrancada de 400 cavalos, espírito de equipe na retaguarda ou ataque (ele combatia também), mas tem uma técnica que é a disputa de bola (bola prensada) que não me lembro de vê-lo perder uma travada e uma habilidade para enfiar a bola nas canetas por mais que o adversário feche as pernas.
Quem fez tantos gols com o pé direito e com o pé esquerdo, tão parecidos, que parecem um gol reflexo do outro no espelho. Só a perna esquerda Dele jogou mais bola que 'maradona', imaginem somando a direita e o cabeceio (único de
cabeça que o mal exemplo fez foi de mão, não me lembro de outro, até Romário fez mais de cabeça do que este argentino).
Mas, sempre perguntaram se Pelé é destro ou canhoto: meu filho de 12 anos mata a charada quando perguntado respondeu, é destro pois bate os penaltys de pé direito. Bem como as faltas, mas durante o correr da partida realmente não dá para saber: as vezes finta com esquerda, as vezes com direita, a vezes conduz a bola um e as vezes com outro pé, domina com ambos, com a mesma qualidade.
Para definir mesmo Pelé: assista ao filme "Pelé Eterno". E, olha que falta muitas jogadas dele lá, imagine um "negão" desse nos treinos, o que já não fez. Quero ter a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, para acreditar se realmente.
Louvado seja Pelé.
Comentário de: Pablito [Visitante]
11.01.08 @ 16:08Até mesmo a rainha da Inglaterra condecorou Pelé, incomparável. No lance do jogo contra o Uruguai (Copa 70) a bola só não entrou no gol porque um tufo de grama a "tirou", reparem o lance no DVD Pelé Eterno. Outros lances geniais do futebol também são: a jogada do Dennis Berckamp pelo Arsenal, essa sim uma (jogada espírita!!!) e a outra é gol do Romário, o segundo no 3 x 2 na Holanda na Copa de 94!!!
Comentário de: Pepe (Buenos Aires, Capital Federal) [Visitante]
11.01.08 @ 16:09¡Gran cosa!
¡Maradona lo fue mucho más completo y perfecto!
Comentário de: Alexandre [Visitante]
11.01.08 @ 16:20...e pensar q ele jogou "de graça", se comparado aos "fenômenos" q hj tem mil e um salários, prêmios e estatísticas criadas pela FIFA para capitalizar a paixão pelo futebol... essa molecada de hj está faturando em cima do q os antigos criaram...
O Robinho, por ex., nunca vai ganhar nada se ficar só pensando em ser "o melhor do mundo"e esquecer do time e da seleção.
Comentário de: Jose Fernandes [Visitante]
11.01.08 @ 16:22Caracas, de onde apareceu esse gringo loco???
Comentário de: Nando [Visitante]
11.01.08 @ 16:24Concordo com vc Pepe, o Maradona é muito mais... Cheirador, picareta, gordo, maloqueiro.... mas dizer que é melhor que o Pelé... isso Nunca!!!
Viva o Rei!!!
Comentário de: Pedro Álvares Cabral Júnior [Visitante]
11.01.08 @ 16:29FELIPÃO ESTÁ CERTO. Há 40 anos, amarrava-se cachorro com lingüiça. Pelé hoje, não passaria de um Robinho.
Comentário de: GUILHERME CIMINO [Visitante]
11.01.08 @ 16:45Bem lembrado pelo José Fernandes, no mesmo jogo, o lance em que o goleiro bate o tiro de meta e o Edson devolve de primeira no gol.
No filme Pelé Eterno, tem um gol espetacular: escanteio pela esquerda, o Edson pega de prima e de canhota, mandando a bola no ângulo invertido. Show! Só no vpideogame eu vi algo parecido.
Comentário de: Lian Robson [Visitante]
11.01.08 @ 16:46Meu caro blogueiro.o seu comentário soa como se voce representasse uma opinião marcante sobre a jogade Pelé;"ele inventou' eu não entendi o que ele queria fazer naquele momento' e outras redundâncias.Seja mais prosa no comentário,aleimente-nos com o criativo e inusitado como foi a jogada do rei,que aliás para mim foi o melhor jogador do mundo,entretanto não é unanimidade.Unânime,só Garrincha,que vence atá Deus nesse quesito
Comentário de: Parana [Visitante]
11.01.08 @ 16:48Zé, realmente hoje é outros tempos, você tem razão. Faço-lhe uma pergunta os jogadores Adriano, Aluisio, Leandro jogam futebol?
É claro que não, são iguaizinho o Mike Tyson, só trombada e mais nada, quando achou um que usava a técnica e inteligencia foi pro espaço.
Os jogadores de 70 para cá, não jogam mais com a inteligencia, jogam com a força, é um tromba tromba que dá medo.
Quando vc ve um lance como aquele que o Marcelinho aplicou sobre o zagueiro do Santos, você tem que aplaudir de pé, quando vc vê um lance como aquela do Romário em cima do Amaral do Corinthias lembra temos que aplaudir de pé, quando você consegue ver um Maradona marcar um gol com a mão e o juiz validar, você tem que chama-lo de perna de pau, quando você vê um Zidane carregando a bola da intermediaria até a frente da area adversária sem dar um chutão temos que aplaudir de pé, isso é exporádico não é constante, vc não consegue ver isso todos os dias.
Hoje o jogador se assim podemos chama-los, joga pensando em dinheiro, bebidas, carro, status, socialite etc.
Quem hoje, consegue dar um elástico como o Rivelino e o Edu do Santos dava, com exceção, é claro do Falcão do salão, pra mim um genio do esporte raro.
O resto é trombador, é esporádico, é simplistas, não tem constancia, não dão vida para a continuidade.
Outro coisa, vc comparar as bolas, chuteiras, preparação fisica, vestuário, se eu não me engano a camisa da seleção de 70 pesava uns 5 kilos seca, as chuteiras, os cravos eram fixados com prego, porque eu também joguei com esse tipo de calçado.
As bolas, quando chovia, de 3,20 grama passada para mais uns 20 kilos, pois enxarcava como algodão.
Então meu amigo, são fazes, mais trazemos o Pelé para a atualidade, pode ter certeza, não iria ter pra ninguém.
Comentário de: Dinho [Visitante]
11.01.08 @ 16:50Realmente é injusto comparar o PELÉ com os demais, especialmente os da atualidade. Mesmo porque o Rei não praticava futebol, praticava sim uma espécie de MAGIA, que encantou o mundo todo e ele jamais ensinou para alguém.
Se hj ele não tivesse espaço, os de hj, falando dos pseudo-craques, serviriam apenas para engraxar suas chuteiras, e olha lá, em particular esses tais farsantes RC e KK.
Comentário de: patypimentinha [Visitante] · http://youtube.com/watch?v=xp-a_8tO0K4
11.01.08 @ 16:51Pelé foi um genio
Como homem fez jogadas que mudaram a historia do futebol.
Mas quem fez a maior jogada da vida do Pelé
foi a Xuxa , QUE MODOU PARA SEMPRE A VIDA DELA.
Comentário de: Maria [Visitante]
11.01.08 @ 16:51Quem e' maradona?????? Nao seria dona mara?
Conheco PELE. Esse sim foi jogador.
Comentário de: ABILIO DINIZ NETO [Visitante]
11.01.08 @ 16:55AH, O QUE É ISSO?
IMAGINE UM ROBINHO AH 40 ANOS ATRAS... MAGRO, FRACO RQUITICO, CUTANDO UMA PUTA BOLA DE CAPOTAO QUE É PESADA SÓ DE OLHAR. IMAGINA UM TAL DE ROBERTO CARLOS DANDO UM CHUTINHO NELA... QUEBRAVA NO MEIO.
DEVO CONCORDAR QUE OS JOGADORES HJ SÃO MUITO MAIS HABILIDOSOS, MAS NÃO TÁTICOS, ESTRTEGICOS E O PRINCIPAL, PATRIOTAS.
OS MELHORES DO MUNDO P MIM JA SE FORAM A 50 40 ANOS ATRAS.
Comentário de: Fabio Negro [Visitante] · http://www.joio.com.br
11.01.08 @ 16:57O que sempre me impressionou nesse lance PERFEITO é o pique filho-da-puta em que o Pelé vinha antes do passe e o aumento de velocidade maior ainda quando a bola passa pelos dois uruguaios.
E o momento mágico, quando Pelé, a bola e Mazurkiewicz ficam alinhados na frente do gol.
Lembrei de Vanishing Point (Corrida Contra o Destino), quando, no começo do filme, os carros branco e negro se cruzam, e a imagem congela.
Parece uma flecha, parece um tiro, e esse ângulo da câmera é o mais adequado possível, Pelé entra no quadro da imagem como se já soubesse a jogada toda, "tranqüilo e infalível como Bruce Lee".
E mesmo nessa velocidade do desgraçada (já ouvi algumas vezes que o Rei fazia tempo de corredor profissional), após passar pelo goleiro ele ainda diminui a velocidade o suficiente para manter o equilíbrio na curva.
MEU DEEEEEEEEEEEEEEUS!!
Se aquela bola entrasse haveria paz na Terra por 100 anos.
Comentário de: Fabio Negro [Visitante] · http://www.joio.com.br
11.01.08 @ 17:01Os europeus tiveram a Renascença, mas nós tivemos aseleção de 1970.
A gente também aprendeu o que é Beleza.
Comentário de: Porco Feliz [Visitante]
11.01.08 @ 17:06Caramba,
se nem Pelé consegue ser unanimidade neste país é porque está tudo perdido mesmo...
Comentário de: Fabio Negro [Visitante] · http://www.joio.com.br
11.01.08 @ 17:12Sabe qual a única unanimidade a germinar em solo brasileiro?
o Laerte
Comentário de: Frajola [Visitante]
11.01.08 @ 17:14Como jogador de futebol foi um Gênio.
Como pai um desastre. Não consigo conceber como um pai rejeita a própria filha até mesmo no leito de morte.
Pelé pode ser exemplo de ateta, mas um ser humano repugnate.
Comentário de: Zanin [Membro]
11.01.08 @ 17:23Tava demorando...
Comentário de: André Felipe [Visitante]
11.01.08 @ 17:38É aquela coisa. O Marcelo Teixeira fecha o cofre, então, renasce o complexo de viúva. Mas tá tudo bem porque o Rei foi o primeiro caso de genialidade inconteste saído do terceiro mundo.
E dá-lhe Betão, a Missão II.
Comentário de: Fabio Negro [Visitante] · http://www.joio.com.br
11.01.08 @ 17:44E o Santos Dumont?
Comentário de: marcos de oliveira elias [Visitante] · http://marcosoelias@hotmail.com
11.01.08 @ 17:45A verdade e uma so' o Pele nao e' humano ele e' um genio, e genios nao sao humanos.
Comentário de: Marco Aurélio [Visitante]
11.01.08 @ 18:02André Felipe, me explica o que tem o seu comentário a ver com o Post? Ou por acaso você não percebeu que estamos comentando um lance do Pelé com a camisa da SELEÇÃO BRASILEIRA e não do Santos?
Cada figura que me aparece...
Comentário de: ISAAC [Visitante]
11.01.08 @ 18:36garrincha era melhor que pele
Comentário de: Fran [Visitante]
11.01.08 @ 18:40Falou tudo, Zanin. Tava demorando.
Eu não vi o Pelé jogar. Mas seria a única celebridade no mundo que eu gostaria de abraçar. É o Rei, o grande Rei.
E o texto do Fábio Negro é lindo, parabéns a você, Fábio (até porque adoro o Vanishing Point).
Nessa Copa de 70, a coisa que mais me arrepia é ver o gol contra a Inglaterra. O Tostão ziguezagueando, o Pelé recebendo e matando a defesa com o toque e o Furacão fuzilando o Banks. Mas o que emociona é a comemoração. É a explosão máxima que já vi no futebol, aquele time de craques comemorando o gol mais difícil da história. Lindo.
Comentário de: Pepe (Buenos Aires, Capital Federal) [Visitante]
11.01.08 @ 18:48¡Ese disparate! ¡Culpar a Deus Maradona de maloqueiro es el crimen!
Usted brasileños parado en el tiempo, pararon en 1970. ¡Pelé ya era! ¡Ahora el mundo es de Messi!
Y Maradona, él se están poniendo listos para ser un fenomenal mentor socialista. Y Pelé, eso alcanza para Brasil y hermanos de latino américa?
Comentário de: MARCELLO PIRES [Visitante]
11.01.08 @ 18:48Sr. Luiz Zanin, assim como o Sr. vi e revi inúmeras vezes o lance. Ao vê-lo por completo à partir do passe do Tostão, verifica-se que inicialmente o passe do Tostão foi errado, ele o podia ter feito pelas costa do seu marcador, contudo preferiu fazê-lo pela frente do marcador. Vê-se neste momento, o do passe, que o Pelé vinha a uma certa velocidade e após o passe do Tostão o nosso gênio Pelé parte para uma arrancada impressionante, não o suficiente para alcançar a bola, daí a opção pelo corta-luz. Esta obra de arte foi em decorrência de uma, digamos, fatalidade.
Comentário de: ISAAC [Visitante]
11.01.08 @ 18:57pele' segundo um antigo socio e' sem nenhuma formaçao e um tremendo mau carater
Comentário de: Marco Aurélio [Visitante]
11.01.08 @ 19:24Messi? Quem é Messi? Ah... um cara que marcou um golaço... contra que time, mesmo? Getafe? Até o XV de Jaú ganha disso...
E, se você quiser falar de presente, Pepe... quem é o melhor jogador do mundo ATUALMENTE? Messi? Acho que não...
E quanto foi a final das 2 últimas copas américas, mesmo?
Vai torcer pra sua seleçãozinha ganhar um título (se é que vocês ainda lembram o que é isso) depois a gente conversa...
Comentário de: al [Visitante]
11.01.08 @ 19:25Eu diria, existe Pele'.
Num segundo nivel estao todos os outros craques (e cracks): Zico, Maradona, Ronaldo, Romario, Ronaldinho, Zidane, Kaka, Rivelino, etc, etc,...
Claro considerando os craques no melhor da forma, quando querem jogar.
Pele' nao e' um deus, mas ele foi muito mais superior que qualquer craque. Desculpe os argentinos, mas devemos comparar o Maradona com Zico, Ronaldo, Kaka, Zidane e por ai afora...
Comentário de: al [Visitante]
11.01.08 @ 19:27Ah, e sobre o gol perdido: ate' os gols que ele nao fez, foram bonitos.
1. Os dois contra o uruguai, esse do post e o tiro de meta.
2. do meio de campo contra a checoslovaquia.
3. de cabeca contra a inglaterra (defesa do seculo do gordon banks).
Comentário de: Eduardo [Visitante]
12.01.08 @ 16:48Sem dúvida nenhuma, Pelé foi o maior jogador de todos os tempos, passados, presentes e futuros (certamente). Quem teve o prazer de acompanhar a sua trajetória no Santos e na Seleção esta recompensado nesta vida. Foi um atleta exemplar, física e moralmente. Seus índices de impulsão, velocidade, agilidade, resistência e outros, eram semelhantes aos atletas especializados em corridas, saltos e força. Além disso a sua dedicação e fidelidade ao seu clube (Santos) e à Seleção não se encontram em qualquer outro jogador. Realmente foi um gênio da bola. O Atleta do Século. Vários outros jogadores também foram especiais, em diversas épocas, mas nenhum foi capaz de reunir tantos predicados juntos durante a sua carreira. E para completar ainda foi o maior artilheiro de todos os tempos. Agora, isto tudo dentro das quatro linhas.
Fora de campo a história é diferente e deixa muito a desejar. Afinal, ninguém é perfeito.
Comentário de: GUILHERME CIMINO [Visitante]
12.01.08 @ 21:54O Pelé, ou melhor, o Edson tá pintando o cabelo.
Comentário de: mailton barbosa [Visitante]
10.01.10 @ 23:29como disse o di stefano o maior jogador de todos os tempos foi o stamley matwes e o pele perguntou o reporter estou falando de jogador de futebol e nao de fenomenos sobrenatural
Deixe seu comentário:
Crítico de cinema, colunista e repórter especial do jornal O Estado de S. Paulo
- Fevereiro 2010 (9)
- Janeiro 2010 (38)
- Dezembro 2009 (8)
- Novembro 2009 (45)
- Outubro 2009 (45)
- Setembro 2009 (46)
- Agosto 2009 (42)
- Julho 2009 (55)
- Junho 2009 (48)
- Maio 2009 (44)
- Abril 2009 (30)
- Março 2009 (38)
- mais...

Twitters 
RSS