BLOGS

29.02.08

por Daniel Piza, Seção: política/ economia 11:45:52.

Como se já não estivesse com a situação complicada, o ministro Carlos Lupi agora é acusado de liberar verba para a prefeita de São Gonçalo pouco depois que ela mudou para seu partido, o PDT. Viva o trabalhismo brasileiro! Muita gente pensa que o desrespeito com o dinheiro público é exclusividade de oligarquias e grandes empresas, mas não: vide a história dos sindicatos brasileiros desde os tempos de Getúlio Vargas. A maioria deles foi e é "pelega", age a serviço de seus interesses e não tem a menor independência em relação a instâncias públicas.

Ao contrário do que dizem neoliberais, o capitalismo não se fez sólido apenas com livre-mercado e competição desenfreada. Nos países desenvolvidos, ele é regulado e fiscalizado e submetido a pressão constante das demandas sindicais. Nos EUA não existe o gasto social que existe na Europa, mas olhe a participação dos sindicatos em sua história. Eles são fortes e lutam muito pelos direitos e benefícios dos trabalhadores. Muitos, claro, já foram pegos em corrupção - basta lembrar os tempos mafiosos de Jimmy Hoffa, representado por Jack Nicholson no cinema -, mas muitos não vivem do subsídio político.

Nestes anos Lula, como esperado, os sindicatos estão ainda mais manietados pelo poder público. Não se faz reforma sindical nem se mexe na CLT, que onera tanto os empregadores; não há nenhuma política para a área (o Primeiro Emprego foi um fiasco). Não espanta que o Ministério do Trabalho esteja entregue ao troca-troca de verbas, e que Lula chame o ministro brizolista de um "republicano". É significativo.

 

Link permanente Permalink 54 comentários

Comentários:

Comentário de: Putz [Visitante]
29.02.08 @ 12:22
QUIS CUSTODIET IPSOS CUSTODES . . .?
Comentário de: Putz [Visitante]
29.02.08 @ 12:23
Das sátiras de Juvenal:
QUEM GUARDARÁ OS GUARDIÃES...?
Comentário de: Claudio Adas [Visitante]
29.02.08 @ 13:48
A palavra "republicano" na boca do presidente Lula tem o mesmo efeito que seus ternos bem cortados e suas gravatas importadas. Fazem ele parecer um boneco de ventríloco, quase um "travesti" da política. Não há Ermenegildo Zegna ou Ricardo Almeida que consigam alterar sua essência demagógica e palanqueira. Não há ghost-writer ou ideólogo que transformem seu seu discurso pleno de bravatas, metáforas pobres e clichês.
Comentário de: Nelson [Visitante] · http://www.cyworld.com/nsweu
29.02.08 @ 14:11
Eu acho que a significancia do homem nao esta em que ele obtem mas do que ele quer obter.
Comentário de: CHN [Visitante]
29.02.08 @ 14:17
Para onde foi destinado o dinheiro que era do direito de “7 mil jovens do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem)”? O senhor diz que em países desenvolvidos há sindicatos regulando o capitalismo, não é isso o que acontece no Brasil, porém com um interesse diferente? Esse episódio de um sindicato ser diretamente financiado por interesse político não constituí uma exceção na história brasileira?

Obrigado.
Comentário de: Oscar Garcia [Visitante]
29.02.08 @ 14:19
Querido Daniel Piza,
A situação atual da nossa política interna trabalha em volta não das pessoas que ele visa representar e sim a favor dos governantes que a sustentam. O sistema sindicalista e partidário embora ideologicamente correto, na prática leva a uma rede de corrupção que se sustenta com dinheiro publico. A troca partidária, agora proibida, é a prostituição dos representantes eleitos. As bases originais do Lula no sindicato e defendendo a CLT se mantiveram igual em seis anos de governos, ou seja, esse governo não fez nada para representar as pessoas que em sua maioria o elegeu.
Assinado,
Oscar
Comentário de: Charlotte Dupasquier [Visitante]
29.02.08 @ 14:20
Para conseguir melhores condições de trabalho para o brasileiro, é preciso que os sindicatos sigam o exemplo dos americanos e “lutem muito por seus direitos e benefícios.” Nas minhas aulas, assistimos a um filme chamado “The Corporation,” o senhor já assistiu? Esse filme fala sobre a questão do neoliberalismo. Será que tem uma solução para essa forma de corrupção política no Brasil e no mundo?
Comentário de: Paulo Gregorin [Visitante]
29.02.08 @ 14:23
Caro Daniel,
O teu ponto de vista é vasto, mas há fatos que você apresenta que, pela limitação da informação apresentada, pode ser julgada inválida.
O custo de vida europeu, por mais caro que seja, é justo. O salário de um mero garçom espanhol equivale ao salário de uma secretária aqui no Brasil (entre 2000-2500 reais mensais ou, na moeda européia, entre 700-800 euros). Esse fator pesa no teu argumento, já que o sindicato europeu, ou mais bem espanhol, funciona a favor dos trabalhadores, tentando favorecê-los da maneira mais economicamente apta para seu respectivo país.
O fato do Brasil estar, por falta de um vocábulo mais apropriado, na m..., não faz jus ao teu argumento do governo Lula ser mais corrupto que os outros.
O Brasil sempre foi um pouco disso com muito daquilo, e até a gente se dar conta de que só tentando é que mudaremos o rumo da nossa nação, a presente situação náo melhorará de maneira nenhuma.
Há alguma razão pela qual você enfatiza o governo Lula como o "causador de todos os males" mesmo sabendo que o Brasil não entrou em decadência, mas simplesmente tal decadência ficou mais óbvia?
Comentário de: MARS [Visitante]
29.02.08 @ 14:27
Senhor Daniel Piza,
Fico chocada com a atual situacão do presidente em relacão ao país. Parece ter esquecido de toda a política pela qual tanto lutou e conquisotu o coracao de brasileiros. Agindo como um presidentinho americano qual sua principal preocupacão é aprimorar o capitalismo e beneficiar a ecomonomia do país sem receio a populacão em si. Sem consciência social é possivel melhorar o país? Se segue o exemplo do país dominador do mundo, por que não está dando certo?
Comentário de: Johann von Sothen [Visitante]
29.02.08 @ 14:28
E mais uma vez vai acabar em pizza?
A corrupção e ignorância, resultado de um governo imcopetente, continua virando mais comum e nunca punida. Um presidente que tenta resolver os problemas de seu país com a solução de outros, tudo pela falta de consciência e conhecimento de seu próprio sistema político. Quem sabe o próximo passo não será uma guerra no Iraque, com o propósito de descobrir armas nucleares? Onde iremos parar?
Comentário de: Giovanna [Visitante]
29.02.08 @ 14:29
O que faz com que o governo Lula seja visto como um modelo péssimo de governo?
O desvio de verbas públicas e os vários escândalos como o do cartão de crédito, o dinheiro na cueca, o mensalão e muitos outros que fazem com que nosso país, ao invés de ter melhorias nos setores de saúde e educação, tenha o dinheiro desviado para fins pessoais do Presidente e outros membros de seu governo. Será que a melhor saída para o Brasil é o Aeroporto Internacional de Guarulhos?
Comentário de: Daniel Piza [Membro]
29.02.08 @ 14:31
Paulo Gregorin: onde no meu texto está dito que o governo Lula é "mais corrupto que os outros" e o "causador de todos os males"? Apenas digo que o sistema trabalhista e sindical brasileiro tem de ser repensado e que ele, como ex-sindicalista, nada fez nesse sentido.
Comentário de: Juliana [Visitante]
29.02.08 @ 14:31
O erro das autoridades brasileiras é o a vontade de trabalhar para benefício próprio, para que somente liberar a verba para alguém de seu partido e não a todos as prefeituras? Por acaso São Paulo não precisa de tanto dinheiro como qualquer outro lugar? Ta aí um exemplo do porquê o Brasil continua a tirar os últimos lugar nas avaliações no IDH, condição de saúde, condição escolar.
Comentário de: Boram Um [Visitante]
29.02.08 @ 14:34
Caro Sr. Piza,
Sim, podemos ver, de acordo com seu texto, que o Brasil se encontra na mesma encruzilhada há muitos anos. Lula foi um sindicalista, sim, no começo de sua trajetória na política ele batalhou por melhorias para o trabalhador brasileiro. Mas o que resultou da sua eleição foi um Brasil sem mudanças. Por isso não podemos dizer que o Brasil piorou nem melhorou. Lula acabou sendo mais um presidente tentando imitar o modelo americano republicano, ou seja, tentando dar uma de neoliberal. Na minha opinião, não tem nada de errado em ser neoliberal. Porém, usar o modelo americano como desculpa e prejudicar a população desta forma, é inaceitável!
Comentário de: B.F.L [Visitante]
29.02.08 @ 14:35
O grande problema que ocorre em vários paises enclusive o Brasil, é o egoismo dos demais politicos, pois agem por interesse próprio. O sistema capitalista não exige a insersão do governo em termos de saúde e outros direitos humanos. Portanto, esse sistema somente se importa em fins lucrativos. O governo também não cumpre o seu dever em forneçer as pessoas necessidades básicas como; saúde, educação, e transporte. A política jamais mudará enquanto o objetivo final dos propósitos dos partidos brasileiros for o ganho e o lucro ao invés dos direitos da população.
Comentário de: Paulo Gregorin [Visitante]
29.02.08 @ 14:47
Daniel Piza: Primeiro de tudo, obrigado, a tua amiga Margarete Moraes é a minha professora de Português e prometeu um ponto extra para quem receber a resposta de um colunista tão aclamado como você.
Segundo, desculpa por não ter me explicado melhor, mas isso do governo Lula ser "mais corrupto que os outros" e o "causador de todos os males" foi o que eu entendi do seu ultimo parágrafo, satirizando o fato do governo "não haver nenhuma política para a área (o Primeiro Emprego foi um fiasco)" e que "não (é de se) espanta(r) que o Ministério do Trabalho esteja entregue ao troca-troca de verbas".
Comentário de: Chaves [Visitante]
29.02.08 @ 15:01
O que é direito para o senhor?
Para mim direito é a regueque roisti a ongs troloris tworiqui coquais e também
é uma coisa da rurgs puon que espõe a rerks twuturais.

Tchau.
Comentário de: márcio r. [Visitante]
29.02.08 @ 16:06

Seria o poder que corrompe as pessoas ou as pessoas que corrompem o poder??

O presidente esqueceu porque e para que foi eleito....
Comentário de: Cláudia [Visitante]
29.02.08 @ 16:14
Em Teatro de Sombras e em um ensaio entitulado Os três povos da República, José Murilo de Carvalho cita um francês de nome Louis Couty, que veio ao Brasil para assumir uma cadeira na recém-criada Escola Politécnica do Rio de Janeiro (década de 1870). Em um de seus livros, Couty teria dito que um dos problemas do Brasil era a falta de povo. Na verdade, ele falava sobre ausência numérica de pessoas para povoar e explorar as riquezas do país, mas indiretamente falava também da ausência de sujeito político com autonomia para pressionar o poder público. No livro, José Murilo critica o governo imperial por não ter feito nada para estimular a criação do povo brasileiro. Mas será que teria dado certo uma política nesse sentido?
Getúlio tentou criar artificialmente esse povo. Se as intenções dele eram as melhores e na prática se perverteram, não sei, mas o fato é que muito de suas decisões acabaram contribuindo para manter o povo no estado de menoridade e dependência em que se encontra até os dias atuais.
Da mesma forma os sindicatos. Criados artificialmente e, portanto, sem legitimidade própria, funcionam ainda hoje sob o signo da dissimulação que lhes marcou a origem. Considerando a fragilidade da população a pergunta que fica é: se é ruim com sindicatos, será melhor ou pior sem eles?
Comentário de: Voltaire Ford [Visitante]
29.02.08 @ 17:02
Piza, muito bem observado!
A culpa é dos patrao. Quem mandô eles cria os emprego prus cumpanheiro! Vai te que sustenta toda a curriola cus imposto que nao acaba mais....
Comentário de: Fey [Visitante]
29.02.08 @ 19:39
Pisa,

Sindicatos brasileiros deveriam estar enquadrados na sessão de "mitos" e não "política" no seu blog.
Um sindicato que prejudica o povo usando sua esfera de influência, e fundos em benefício próprio já deixou de ser um sindicato a muito tempo e portanto não há nenhuma razão para ela existir.

Mas acho que o grande ponto que você quis levantar aqui e concordo plenamente, é como nós como povo gostamos de culpar alvos fáceis pela corrupção generalizada desse país, como o "Estado", os "bancos", as "grandes empresas capitalistas", etc. Mas nunca levamos em consideração os "sindicatos", "os sambistas ligados ao tráfico", "os bicheiros", a "igreja", ou a nós mesmos.

Quando o fogo chega assim tão perto de queimar nossos pés, entramos então naquele argumento de "oque eu fiz, não é nada comparado a oque o fuladno que é rico e poderoso fez..." relativizando malezas e justificando o errado em nome do orgulho besta de não querer admitir seus defeitos.
O primeiro passo para quebrar essa mesmice portanto, é exatamente nos tornarmos mais humildes. Será que conseguiremos?
Comentário de: Luís Claudio S. Pinto [Visitante]
29.02.08 @ 20:18
Caro Daniel e demais participantes do blog, boa noite!
Não repetirei tudo o que já escreveram: concordo com as opiniões apresentadas, pois cada vez mais me convenço de que realmente vivemos num país de "faz-de-conta", onde um governante que esqueceu suas raízes sindicalistas e que faz declarações populistas o tempo todo tem um índice de aceitação muito alto... aí encontramos um ministro que acumula, além de suas funções à frente do Ministério, a presidência de seu partido, e quando questionado se não abrirá mão de um dos cargos, diz não ver nada errado nessa situação e que permanecerá com as duas ocupações! E o nosso Presidente populista deixa passar, nada faz para dar um basta a essa situação absurda... é, difícil de entender, ou melhor, de assimilar!
Comentário de: DE VILHENA [Visitante]
29.02.08 @ 20:51
Nessa republiqueta Petista - Res Publica Só Nossa -
Nunca - inclusive na história desse país - houve um sindicalista que fosse, por menos, Ético...
Isso é assim desde idos do Getulismo que agora o Lulla quer renovar...
Ética não faz parte do sindicato Brasileiro.
Nem nunca fez...
Assim como Ética nunca fez parte da política e dos homens públicos, principalmente depois de 2002...Ou seja era Petista...
Comentário de: Tonho [Visitante]
29.02.08 @ 21:40
Dentre tantos ovos postos pela serpente maligna do socialismo(ô carniça fedorenta!), um dos mais nocivos é a crença de que o sindicalismo pode e deve ser instrumento senão da revolução,mas de mudanças radicais na sociedade sendo que todas greves são justas por mais injustiças causem, con tanto que façam barulho,quanto mais melhor,desa fiando o poder estabelecido. Lembro de que certa vez vi na capa do jornal O Globo uma grande foto de um ancião em uma maca precisando ser atendido com urgência.Seus filhos imploravam que os enfermeiros e médicos em greve o examinassem e o medicassem pois temiam que viesse a falecer.O fotográfo foi muito feliz captando o paciente deitado em primeiro plano enquanto ao fundo vários enfermeiros e enfermeiras cantavam o Hino Nacional com toda garganta.Poiis então como foi apurado por reportagem do própio jornal dias após e publicado com uma nota com bem menos destaque,quase como a pedir desculpas por estar "expondo"o movimento, o ancião em questão veio a falecer após 5(cinco horas de agonia)sem que aos parentes,gente pobre,ti vesse autorização para levá-lo pra outro lugar,porque quem preencheria o fomulário também estava lá, mas de greve.Nesse dia só nesse hospital do Rio foram vítimas 6(seis)pessoas por falta de atendimento.Mas o "movimen ficou satisfeito,tinha feito bas tante barulho e os mortdos foram vítimas dos "sistema" que não queria dar o que eles queriam A mídia idolatra tanto as greves que já conseguiu inserir na cabeça do povo de que se há greve é porque no fundo ele é culpado e deve ser compreensivo sem entender,sacrificar-se pelo bem da causa e apoiar a classe trabalhadora porque estão sempre certos e quan do brigam estão sempre lutando pelo povo. Nosssa mídia gosta de fantasiar-se de vanguardista ado tando o piloto automático do socialismo,estúpida e igno rantemente sem nenhuma reflexão,carregam um cadáver que já apodreceu fazz bastante tempo.
Comentário de: J. BRASIL [Visitante]
01.03.08 @ 00:46

"No Brasil o bom peão vira patrão!
Peão acomodado fica parado!
Peão malandro, vigarista, vira sindicalista."

Eis a nossa grande mobilidade social.
Comentário de: NaoDigo [Visitante]
01.03.08 @ 00:49
A parte sobre o papel do sindicato nos Eua e sua historia eu concordo com o Senhor

Pergunta:


Quais mudancas do CLT que senhor acha deveriam ser implementadas ?

O senhor trabalha com carteira assinada com desconto na fonte?



Comentário de: marcosomag [Visitante]
01.03.08 @ 00:49
Você não entende nada de sindicalismo, Daniel! Os sindicatos norte-americanos não têm força nenhuma, pois foram esmagados pelo neo-liberalismo, quando o Ronald Reagen tratou à ferro e fogo a greve dos controladores de vôo, em 1981.A primeira providência do neo-liberalismo quando consegue o Poder estatal é eliminar os trabalhadores da democracia, reprimindo os sindicatos.Assim foi com Thatcher contra os mineiros e FHC contra os petroleiros, além do exemplo de Ronald Reagan, que eu já havia citado.Os ataques do PIG ao Carlos Lupi ocorrem exclusivamente pelo sua postura firme em relação ao agronegócio que explora trabalho escravo.Enfrentou até uma comissão de senadores que tentou desqualificar o excelente trabalho do Grupo de Fiscalização do Trabalho Escravo, dando respaldo ao trabalho dos fiscais contra as pressões políticas dos senadores do PSDB, PMDB (o "tucano" Jarbas Vasconcelos) e DEM (a "queridinha da mídia", Kátia Abreu).
Comentário de: Marcos Hermando Ribeiro [Visitante]
01.03.08 @ 00:53
Aos Vereadores de São Paulo,

ATENÇÃO!!! SALVE-ME,NÃO TENHO O QUE COMER, TAMPOUCO DINHEIRO PARA COMPRAR A PASSAGEM DE ONIBUS PARA IR PESSOALMENTE EM SEU GABINETE SOLICITAR SEU APOIO.

Encontro-me desempregado, sou capacitado, pode verificar o meu currículo anexo, que estou apto a ocupar uma das vagas de assessor do TCM que foram criadas e aprovada pela câmara.

Contando com o seu apoio, reitero os protestos de mais distinta consideração e perda do meu voto, se não me indicar a uma das vagas.

Enviei este e-mail a todos os vereadores.
Comentário de: NaoDigo [Visitante]
01.03.08 @ 00:58
Digo, website acima
Comentário de: NaoDigo [Visitante]
01.03.08 @ 01:01
E verdade, o sindicato americano nos dias de hoje esta as tracas. O que o senhor marcos falou esta certo.



Porem o senhor piza penso eu se referia em parte ao sua origens passadas de luta pelo trabalhador..



Comentário de: J. BRASIL [Visitante]
01.03.08 @ 01:20

Quando a renda média dos trabalhadores é alta, o sindicato deixa de ter importância. Isso no ocidente. Na China a coisa é outra.
Comentário de: Claudio Adas [Visitante]
01.03.08 @ 01:32
Fizeram muito bem Reagan e Thatcher em "esmagar" os sindicatos e reduzi-los à dimensão merecida. Espero que o Sarkozy faça o mesmo. Quanto à nossa república sindicalista, tenho poucas esperanças de mudança para melhor. A contribuição sindical obrigatória continuará enchendo as burras dos sindicatos de dinheiro e perpetuando essa elite de pelegos.
Comentário de: marcosomag [Visitante]
01.03.08 @ 01:54
AO CLÁUDIO ADAS.
Não existe democracia sem que os trabalhadores possam influir no papel do Estado que, no capitalismo, é ser um comitê de gestão dos negócios da burguesia.E o Presidente Luís Inácio Da Silva, o "Lula", assim como as centrais sindicais não defendem a contribuição sindical obrigatória perpétua como você escreveu, e sim a sua eliminação gradual, e sua substituição por uma contribuição livremente decidida pelos trabalhadores em suas assembléias.O que a mídia corporativa e seus patrões querem é o fim imediato apenas da contribuição sindical dos trabalhadores (mexer na dos patrões, nem pensar!),para tentar eliminar qualquer direito trabalhista no Congresso Nacional, que é amplamente patronal.Querem implantar impunemente inclusive o trabalho escravo,cuja repressão seria inviabilizada pela "Emenda 3", que o Presidente vetou, enfrentando os interesses do agronegócio.Os sindicatos têm força na França,ao contrário dos EUA e Grã-Bretanha.Isso explica,por exemplo, que a França tenha a melhor saúde pública do mundo, enquanto os EUA, bem ... Veja o documentário "Sicko", de Michael Moore, e saiba como a saúde dos EUA vai mal.

Comentário de: Edu Heinz [Visitante]
01.03.08 @ 08:00
Bakunin...administrado (dentro dos limites que devem ser administrados) pelo FHC..com o Lula na oposição...

Não haverá governo honesto.

Não haverá sindicato honesto.

O ser humano é passível de corrupção, tá no gene!

Comor resolver?

Parlamentarismo com um forte poder de fiscalização....e esse poder pode ser o exército.

Mas o exército é ditadura!!!!!!!!!!!

O exército deve ser preenchido por patriotas, ganhando bem....muito bem!

Quem são os patriotas? Eu e você!

Sem modelos externos, sem comunas ou capitas, queremos nacionalistas!

Porquê uma multinacional dá certo e um país não dá?

Porque numa multi você tem metas, não cumpriu, abra uma pousada.







Comentário de: Edu Heinz [Visitante]
01.03.08 @ 08:29
Patriota não é chorar nos jogos do Brasil na copa do mundo.

A "arquitetura" do ser humano não foi projetada para ser honesto pelo conceito, mas sim pelo resultado, o resultado é levar a melhor comida pra toca.

Só os Deuses são assim, e os Deuses são abstratos.

Não sou ateu.

A força existe.

Se alguém, como eu e você, podemos ser patriotas, devemos ser regiamente pagos por isso.

Discordâncias? Só com o projetista...

Comentário de: Edu Heinz [Visitante]
01.03.08 @ 08:33
Não sou Masson !
Comentário de: reis farias [Visitante]
01.03.08 @ 08:55
... por acaso esse Príncípe de Plantão sabe ao menos o que é uma República!

Além do mais, de um governo que aceita mensalão, compra de dossiê por assessores da Presidência, quebra de sigilo bancário de cidadão, uso de cartão corporativo para farra etc., alguém espera que se demita um ministro por problemas éticos, se crimes cometidos não foram suficientes!

Pergunto: qual foi o processo administrativo disciplinar instaurado contra Waldomiro Diniz, ou contra Lorenzetti, ou contra Godoy, ou contra Palocci? A verdade é que nenhum deles foi investigado administrativamente, o que confirma PREVARICAÇÃO do Presidente da República.

Será que a Matilde Ribeiro será a única investigada. Será ela o símbolo do republicanismo desse governo?
Comentário de: Fernando Pangaré [Visitante] · http://www.fernandopangare.com.br
01.03.08 @ 09:10
Dentro da minha quaidade desportiva, lendo essa matéria, gostaria de tecer um comentário, já que me lembrei do Luppi da época da Brizolândia, na calçada da Cãmara Municipal do Rio, junto a 'Amarelinho', no PDT, 1986.
O que a gente mais lamenta, uma vez comprovad o fato de São Gonçalo, é verificar que não foi essa, de miodo algum, a herança que o nosso 'Maior Estadista' nos deixou, afinal, em mais de meio século de vida pública, jamais se houve metido em qualquer maracutaia, pequena ou grande, terminando seus dias num apartamento simples em Copacabana e jamais cercado de um segurança sequer, ainda que a classe mais abstada carioca, reacionariamente, quando do advento dos 'Brizolões', o tenha chamado de populista.
" - Ôh, Lupi! Não vacila não! Tenha clara a retidão do nosso líder! "
Abraço a todos.
Fernando Pangaré.
Recordista Cearense de Quilometragem Acumulada
Professsor das Redes Públicas Estadual e Municipal.
Fortaleza - Ceará.
Comentário de: Jose Carlos [Visitante]
01.03.08 @ 12:48
Prezado Sr.,
Tudo quefoi dito a respeito do sindicalismobrasileiro é a mais pura verdade. No entanto, tivemos 8 anos de governo FHC. Tempo suficiente para moralizar o setor. Portanto, forçoso concluir que a bandalheira é mais do que simples atitude partidária.
Comentário de: Neli [Visitante]
01.03.08 @ 13:59
Se esse País,fosse sério,era para esse Ministro do pdt ir para a casa.Incrível como falta ESTADISTA neste País.
E é um absurdo esse país ter mais ministérios/secretarias do que os EUA.
Mais ainda: é um absurdo esse paiseco terceiro mundista ter mais deputados federais do que os Estados Unidos;é um absurdo esse paiséco subdesenvolvido ter mais senadores(3,e uns sem votos) do que os Estados Unidos.É um absurdo o lula(minúsculo à propósito) ter mais aspones do que o George Bush.
O brasileiro paga uma altíssima carga tributária para sustentar essa gente INCOMPETENTE.
Comentário de: Daniel Piza [Membro]
01.03.08 @ 20:00
Os comentaristas acima que acham que os sindicatos americanos são fracos deveriam dizer isso para os empresários da Broadway...
Comentário de: Antônio [Visitante]
01.03.08 @ 20:23
Todo país tem Ministro do Trabalho. Só o Brasil tem um Ministro Que Dá Trabalho. Seguindo o modelo do peleguismo sindical, Carlos Lupi inaugurou o Ministério com Estabilidade: Lula precisa do PDT, que pode eleger o prefeito do Rio de Janeiro, permitindo o inédito ingresso do PT no comando carioca e do peleguismo sindical da Força, num jogo de equilibrismo difícil de manter entre o empresariado e os pelegos. Para conseguir isto, que se dane a nação, se for preciso dar estabilidade ministerial a alguém tão envolvido em negócios inexplicáveis. Nem os aliados da situação conseguem abalar a carreira trabalhista (Que Dá Muito Trabalho) do antes desconhecido pelego!
Comentário de: Claudio Adas [Visitante]
01.03.08 @ 20:55
Associar a emenda 3 ao trabalho escravo é pura empulhação, discurso indigente para uma platéia de semi-analfabetos. A tal emenda visava impedir que fiscais da receita federal tivessem poderes de juiz para desconstituir uma pessoa jurídica. A bronca dos pelegos é que essas pessoas jurídicas não se encontram sob o seu cabresto pecuniário. Se é para falarmos em "trabalho escravo", seria melhor apontar o foco para os novos heróis do presidente Lula, os usineiros. Mas esses não serão afetados pela emenda 3.
Meu ceticismo me impede de acreditar que a contribuição sindical será extinta gradualmente. Isso é conversa fiada. Dada a irrelevância dos atuais sindicatos, uma eventual contribuição voluntária representaria a bancarrota para muitos deles. Duvido que eles aceitem isso sem espernear. Quanto ao sistema de saúde pública francês, não tenho muitos elementos para julgar. Fiz uso dele uma vez durante uma viagem de férias e achei um lixo, aliás como a maioria do serviço público francês. O capitalismo não é mesmo uma delícia? Onde mais um espertalhão manipulador como o Michael Moore poderia encher o c... de dinheiro às custas de esquerdistas desmiolados mundo afora? Prevejo orgasmos múltiplos nas salas de cinema quando "Sicko" mostrar as maravilhas do sistema de saúde cubano em relação ao maléfico, cruel e sanguinário sistema privatizado dos EUA. Doentes de todo o mundo, uni-vos!
Comentário de: NaoDigo [Visitante]
01.03.08 @ 20:56
Senhor Piza

O comentario sobre o sindicato foi de maneira geral.


Nao podemos comparar um caso isolado dos escritores de Hollywood and Broadway com o problema serio de numeros baixos de associados hoje em dia nos chamados sindicatos.

O comentario nao foi para tirar seu valor.Foi somente para dizer que nao e a mesma coisa do passado.


Quem sabe as coisas mudam com o tempo.


Comentário de: Paul Bezerrah [Visitante]
01.03.08 @ 23:59
Achei sensacional o comentário do Chaves postado às 15:01 hs de 29.02.08.
Comentário de: Claudio [Visitante]
02.03.08 @ 00:18
Cada país tem o governo, os politicos, os sindicatos que merece.
E o povo também.
Comentário de: Adalberto [Visitante]
02.03.08 @ 06:44
Lamentavelmente a população brasileira paga altos tributos e ganha em troca ineficiencia e corrupção
por parte de nossos dirigentes politicos.
Comentário de: angelo noedis fossaluza [Visitante]
02.03.08 @ 09:30
Engracado a competëncia de nossos politicos e principalmente dos lulopetistas ( sindicalistas). Todos são competentes na hora de arrecadar. Duvido que falte controle em pagamento de imposto sindical e de dizimo dos militantes. Porem na hora de distribuir, se dizem pseudo-incompetentes no controle e so cometem erros administrativos.
Comentário de: Victor Hugo Nazário Stuchi [Visitante]
02.03.08 @ 09:37
Caro Daniel Piza

Concordo com você quando diz que o sindicato americano tem força, e um exemplo claro disso é sim a greve dos roteiristas. No entanto, há uma diferença entre o sindicalismo americano e o sindicalismo brasileiro.

Sem entrarmos em questões como liberdade sindical ou intervenção do Estado na estrutura sindical, fato é que no Brasil há uma ação chamada “Dissídio Coletivo” (não havendo sucesso na negociação coletiva, ou seja, não se firmando a convenção coletiva, as partes podem ajuizar um “Dissídio Coletivo”). Assim, quem soluciona o problema é o Poder Judiciário (Trabalhista), por meio do seu Poder Normativo, atualmente muito discutido.

Esse mecanismo de solução de conflitos não existe nos EUA, como também não existe em muitos países. A ausência desse mecanismo fortalece, de certa forma, a estrutura sindical, pois o sindicato não vê outra alternativa a não ser reivindicar e tentar negociar.

No Brasil, com a possibilidade de se ajuizar um dissídio coletivo, o sindicato se vê protegido por uma “arbitragem estatal” (expressão que eu não concordo, mas que já ouvi algumas vezes).

Certo é que com a estrutura sindical atual e com os mecanismos de solução de conflitos, os sindicatos perdem sua importância. Sou a favor das formas de solução de conflitos que temos atualmente em nossa legislação, mas também sou a favor de uma reforma sindical que leve em conta as diretrizes básicas da Convenção 87 da Organização Internacional do Trabalho, ou seja, a verdadeira liberdade sindical.
Comentário de: Leonardo Martins [Visitante] · http://leomrtns.blogspot.com
02.03.08 @ 10:12
O capitalismo se faz sólido, sim, com livre-mercado, os sindicatos é que o liquefazem. Acho que o problema que neoliberais apontam em sindicatos é o monopólio (assumindo que o trabalho seja uma commodity): permitindo a livre associação a sindicatos independentes do Estado que compitam entre si, teremos um modelo bem melhor.
Comentário de: Infelizmente... [Visitante]
02.03.08 @ 11:35
Infelizmente, a maioria dos sindicatos está ligada a partidos políticos populistas... Lula veio de um deles e está governando segundo o figurino do deixa roubar e contemporiza com o roubo... E o apedeuta Lula é só gabolice... Vale citar uma frase de FHC: “Enquanto isso o presidente da República, permanentemente no palanque, se dá ao desplante de distorcer e enganar o povo, menosprezando tudo o que foi feito por seus antecessores, apresentando-se como o único político que "ajudou os pobres", gabando-se da inauguração da casa cujos alicerces e paredes se construíram com sua oposição constante. Cinismo igual a República nunca viu”.

Comentário de: Direita indignada [Visitante]
02.03.08 @ 21:37
É isso, Professor Fernado Henrique - Cinismo igual a República nunca viu!
Comentário de: Pedro Meira [Visitante]
03.03.08 @ 08:41
Que eu saiba, muitas grandes empresas dos EUA boicotam qualquer tentativa de sindicalização de seus empregados. É o caso, p. ex., do WAL-MART,
tão querido dos neoliberais, que paga lá salários tão baixos que, em conseqüência, não pode se instalar em cidades de custo de vida alto como New York, pois os empregados acabariam passando fome.
O pessoal dos musicais cafonas da Broadway e os roteiristas de Holywood são exceções, que não representam a situação geral do sindicalismo norte-americano.
Comentário de: Direita indignada [Visitante]
04.03.08 @ 21:40
É mais lógica a comparação do Brasil com a lua do que com o que quer que seja da intocável e majestosa Nação Americana...

Deixe seu comentário:

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do blog.

Seu endereço de email não será exibido nesse site.

Sua URL será exibida.

Tags XHTML permitidas: <p, ul, ol, li, dl, dt, dd, address, blockquote, ins, del, span, bdo, br, em, strong, dfn, code, samp, kdb, var, cite, abbr, acronym, q, sub, sup, tt, i, b, big, small>

authimage

Opções: (Quebras de linha se tornam <br />)
(Configura cookies para o nome, email & url)

 

Daniel Piza é colunista de O Estado de S.Paulo. Site: www.danielpiza.com.br. Email: daniel.piza@ grupoestado.com.br





Todas as Palavras
Qualquer Palavra
Toda a frase