BLOGS
26.02.08
A televisão tem péssima imagem junto a intelectuais ou à classe "instruída" em geral. Stanislaw Ponte Preta a chamou de "máquina de fazer doido", Paulo Francis disse que estava "envenenando" a empregada com um televisor no quarto dela e os Titãs confessaram: "A televisão me deixou burro, muito burro demais"... Estudantes de filosofia e sociologia acreditaram no apocalipse anunciado pela Escola de Frankfurt com o advento da indústria cultural e seus instrumentos de massificação, alienação, etc., etc. Pink Floyd cantava "I've got thirteen channels of shit on the TV to choose from" e hoje há quem diga que a única diferença é que são 130 canais de cocô para escolher, e não mais 13. Quando se vê que há pessoas que ficam 5 horas por dia em frente da TV - as mesmas que dizem não ter tempo para ler ou praticar esportes -, tudo isso parece fazer sentido. Mas sejamos realistas: a TV melhorou nos últimos tempos.
Pelo menos hoje ela já não vive apenas de novelões melodramáticos, jornais oficialistas, filminhos água com açúcar, desenhos violentos, enlatados bobos, jogos de futebol e programas de auditório - para resumir a TV que me recordo da infância e adolescência. Ontem, perto da meia-noite, liguei o aparelho e tive algumas opções bem interessantes: um documentário sobre Fidel Castro no canal Futura (foi a minha opção), um programa sobre hienas no Vida Selvagem da National Geographic (gosto muito de etologia, de programas sobre comportamento animal), uma entrevista com o cientista político francês Michel Minnig no Milênio (ótimo programa da Globo News), seriados como Law & Order (que Paulo Francis não perdia...) e Prime Suspects (com ninguém menos que Helen Mirren) e até um especial do Sex TV (GNT) sobre a homossexualidade dos beatniks como Kerouac, Ginsberg e Burroughs... Fora mesas de futebol, jornais em vários idiomas, filmes clássicos ou de sucesso.
Poderia ser melhor? Sem dúvida. Mesmo canais "cult", por assim dizer, mostram poucos filmes considerados densos ou sofisticados, a teleficção ainda é fraca se comparada a grandes filmes e livros, o jornalismo raramente vai além do quê-quando-onde-como. Mas quem encara TV como algo mais que um eletrodoméstico de entretenimento não se frustra sempre. Há, sim, alternativas. Cada vez mais vejo pessoas tirando prazer inteligente dela, pessoas como o jornalista Sergio Augusto, que recentemente fez um artigo sobre a série The Wire que me levou a buscar os DVDs das temporadas anteriores - eu que tenho em casa as caixas de Seinfeld, Sex and the City, Sopranos e Roma, para citar algumas. Seriados e documentários, aliás, têm sido o esteio dessa TV adulta e criativa. Acho triste que ainda se discuta o assunto de modo preconceituoso, como se as pessoas nem sequer devessem ver TV, como se informação visual e imaginação não atraíssem a natureza humana. E pior: mentindo para si mesmas, porque todas vêem TV - e as poucas exceções poderiam nos poupar de tanta pose.
Comentários:
Comentário de: Amigo de Montaigne [Visitante] · http://amigodemontaigne.blogspot.com
26.02.08 @ 16:39Caro Piza, o problema é os que SÓ fazem isso.
Comentário de: Ruth Helena [Visitante]
26.02.08 @ 16:48Piza,
As opções interessantes que vc citou estão na TV fechada. Infelizmente, nem todos têm acesso - como eu, por exemplo, que vi o anúncio do documentário sobre o Fidel em um jornal, fiquei louca pra assistir, mas só tenho a Globo, SBT , Record e Band como opção.
Continuo achando que programação da Tv aberta causa grande alienação. Assisto, simplesmente para fazer um apanhado geral e constatar o que digo.
Ah! Gosto muito do seu Blog!
Comentário de: nilton [Visitante]
26.02.08 @ 16:54Caro Piza, concordo com a avaliação. O questão é que as melhores alternativas ficam com a TV à cabo. A maioria da população não tem acesso. Mesmo que tivesse desconfio que ficaria com o lixo que é a programação dos canais abertos.
Falta educação e cultura, não é fácil .Mesmo no resto do mundo a realidade não é muito diferente. A massa está tomada pela boçalidade.
Comentário de: Marco Aurélio [Visitante]
26.02.08 @ 16:57Enquanto isso, na casa do BBB...
Comentário de: Daniel Piza [Membro]
26.02.08 @ 16:58Na TV aberta tem menos coisas, é verdade. Mas em alguns países a TV a cabo já é bastante disseminada. No Brasil empacou na faixa de 15 milhões de assinantes, infelizmente. De qualquer modo, o debate que propus não é aberta x cabo, mas a idéia acadêmica de que TV é necessariamente alienante e descartável...
Comentário de: Alberto [Visitante]
26.02.08 @ 17:07Só estranho a presença do Millenio no artigo, pautado delinquentemente semana sim outra também. De terroristas disfarçados à quinta divisão de esquerdismo caviar, não há sequer vontade de disfarçar a agenda anti-americana, anti-capitalista e atéia.
Ah, ops, entendi o que faz na lista.
Comentário de: Daniel Piza [Membro]
26.02.08 @ 17:11Existe uma agenda "anti-americana, anti-capitalista e atéia"? Caso exista, existe portanto uma agenda "americana, capitalista e religiosa". Ah, ops, deve ser o tal do Bush...
Comentário de: Dragée [Visitante]
26.02.08 @ 17:18Daniel, você agora me surpreendeu... Sex in the City!!! O que você vê ali??? Mulherada insegura, fútil, completamente perdida. Perdido por perdido eu fico com Lost. Adoro até...
Comentário de: Cláudia [Visitante]
26.02.08 @ 17:18Pois eu acho que a Escola de Frankfurt estava parcialmente certa. A televisão é uma droga e pelo fato de sua produção ter de atender à lógica do mercado vê-se obrigada a rebaixar seu nível ao que é considerado inteligível à maioria, raramente se arriscando a ultrapassar esse nível. As poucas coisas boas acabam não compensando a maioria, verdadeiro lixo que, se não emburrece, não estimula o pensamento digno e contrutivo.
Comentário de: Dragée [Visitante]
26.02.08 @ 17:40Bom Daniel, o que me trouxe aqui não foi exatamente o tema proposto. A bem da verdade, venho sempre esperando encontrar o que você prometeu, ano passado, mais ou menos nesse mês. E os bosques de carvalho... que você vê da sua janela... promessa é dívida, sabia???
Comentário de: Emília [Visitante]
26.02.08 @ 17:47Lembram do Poltergeist do Spielberg? É para ter medo da tv... A melhor coisa que a tv (aparelho) tem, desde então, é o timer.
Há alguns anos houve um estudo sobre o lugar do aparelho de tv na casa da maioria dos brasileiros: na sala, num lugar de honra, e toda a disposição dos móveis se dá em virtude dela. Muitos compram o top de linha e outros se conformam com o obsoleto. Lembram do Fahrenheit 451?
Que a tv tem algumas programações interessantes (tb assisti sobre o Fidel, ontem), tem. Mas o que cansa é a previsibilidade habitual. Bem disse o Marx (o Groucho, não o Karl): "A tv é muito educativa: toda vez que alguém liga uma, vou para um canto ler um livro".
Comentário de: Alberto [Visitante]
26.02.08 @ 17:50Claro que existe. Só não tem o direito de aparecer.
Se o anti-americanismo se manifesta como terrismo, que é que tem?
Se o anti-capitalismo se desdobra de amores por Fidel, é um charme não?
Quanto aos ateus, bem Deus é um delírio não é mesmo?
Mas, ah, vá defender as conquistas da civilização ocidental, da civilização judaico-cristã, ou do capitalismo. Nós esses lunáticos. "waaal"...
Comentário de: Emília [Visitante]
26.02.08 @ 17:52Lembram do Poltergeist do Spielberg? É para ter medo da tv... A melhor coisa que a tv (aparelho) tem, desde então, é o timer.
Há alguns anos houve um estudo sobre o lugar do aparelho de tv na casa da maioria dos brasileiros: na sala, num lugar de honra, e toda a disposição dos móveis se dá em virtude dela. Muitos compram o top de linha e outros se conformam com o obsoleto. Lembram do Fahrenheit 451?
Que a tv tem algumas programações interessantes (tb assisti sobre o Fidel, ontem), tem. Mas o que cansa é a previsibilidade habitual. Bem disse o Marx (o Groucho, não o Karl): "A tv é muito educativa: toda vez que alguém liga uma, vou para um canto ler um livro".
Comentário de: Adair [Visitante]
26.02.08 @ 18:08Que gente mais preconceituosa. A dona Maria, mulher do Sr. José o pedreiro, não consegue ler Dostoievski, Kafka e cia. A tv aberta nada mais faz do que tratá-la como cliente.
Comentário de: Cláudia [Visitante]
26.02.08 @ 18:18Seria bom que você explicasse seu comentário, Adair, ficou um pouco estranho.
Comentário de: Daniel Piza [Membro]
26.02.08 @ 18:23Bem, Alberto, acho que é a primeira vez que me chamam de anticapitalista e anti-americano... Hehehe... Quanto a ser ateu, confesso: mea culpa, mea culpa... Só não me mande para a fogueira, ok?
Comentário de: Adair [Visitante]
26.02.08 @ 18:25O que você não entendeu exatamente, Cláudia?
A tese aqui não é de que a tv, especialmente a aberta, emburrece? Que melhor seria ler, de preferência obras densas que levam a profundas reflexões?
Então, será que essa avaliação vale para a dona Maria?
Comentário de: Cláudia [Visitante]
26.02.08 @ 18:32Acho que preconceituoso, então, é você, Adair, que classifica as pessoas em donas Marias e seus Josés.
Comentário de: Alberto [Visitante]
26.02.08 @ 18:35Ah, Daniel desculpe, você entedeu errado. Realmente a brincadeira era com o lado "ateu" da coisa, o ultimo item da lista . A redação ficou ambígua.
O Milenio sim, é escancaradamente as duas coisas - e daí , acreditando que você não é nem uma coisa nem outra - vem meu estranhamento dele constar na lista. Ok?
Comentário de: Marco Antônio Castro [Visitante]
26.02.08 @ 18:38Mal comparando, ter TV fechada (a cabo, paga, etc) e depois tentar assistir à TV aberta é como degustar um Romanée-Conti e depois tomar uma Coca-Cola quente e sem gas...
Com todos os seus defeitos -excesso de repetições, anúncios demais e intervalos bobos para chamadas do próprio canal que se repetem ad nauseam- não há termo de comparação.
Aliás, algo pode ser feito a respeito do excesso de anúncios numa TV que já pago para assistir?
Se alguém souber de algo efetivo, por favor, avise-me.
Comentário de: Rômulo [Visitante]
26.02.08 @ 18:44Não é só a TV que atende à lógica de mercado. Livros e música entram nesse balaio. A não ser que o artista não queira fazer sucesso, caso em que a obra terá dificuldade de chegar às pessoas, donde se resulta que raramente o que é bom chega a todos, salvo quando o gosto popular coincide com qualidade - leia-se: concessões artísticas.
Comentário de: GUILHERME CIMINO [Visitante]
26.02.08 @ 18:44"Sex in the City" é mais infantil do que Bill Cosby!
Eu só queria poder assinar apenas os canais que me interessam. Por que assinar 50 canais se eu assisto a apenas... 08? Eles empurram um pacotão com cada besteira!
A TV é um lobo com pele de cordeiro ou um cordeiro com pele de lobo?
Ps: Bom, pra quem gosta de Esporte, a TV fechada é fundamental. Chega a ser até meio viciante.
Comentário de: Jonas [Visitante] · http://gymnopedies.blogspot.com
26.02.08 @ 18:55Outra série que merece ir para a estante é Curb Your Enthusiasm.
Comentário de: Naodigo [Visitante]
26.02.08 @ 19:11Ok senhor Piza,
Nao mandamos o senhor para fogueira e o senhor nao nos mando para sermos devorados pelos leoes no Coliseu Romano.
kkkkk
Combinado?
Comentário de: Daniel Piza [Membro]
26.02.08 @ 19:15Por quê? Na Roma Antiga eles eram ateus? Não conheço ateu que tenha matado outro ser humano por discordar de sua crença religiosa.
Comentário de: Saymon Nascimento [Visitante] · http://esperandogodard.blogspot.com
26.02.08 @ 19:16Tv aberta é tão ruim que não vejo, quase nada, há um bom tempo. "Ah, mas e os telejornais?". Internet tem muito mais informação, e se alguma coisa presta na tv, vai pro Youtube ou quase imediatamente vai pro G1, no caso da Globo. Quando eu tiver tv a cabo (terei?), avalio melhor.
Aliás, vi várias séries em DVD, ou, ahem, baixei.
Comentário de: léo [Visitante] · http://dancafragmentada.blogspot.com
26.02.08 @ 19:17oi Daniel.
Gosto muito de TV, principalmente ficção. Sabe? o domínio que roteristas, técnicos e artistas têm em criar boas histórias em uma estrutura tão fechada. Corte, comerciais etc.
Agora, por que a teledramaturgia brasileira é tão ruim? Salvo alguns casos.
abs
Comentário de: Naodigo [Visitante]
26.02.08 @ 19:17Ateu eu nao sei mas romanos eles eram.
Comentário de: marcus bastos [Visitante]
26.02.08 @ 19:19"Eu acho a televisão muito educativa. Toda vez que alguém a liga eu vou para o quarto ler um livro". (Groucho Marx)
Eu desisti da tv a cabo, ou melhor, desisti de assistir tv. entendi que não assistia mesmo, por isso era bobagem pagar apenas para ver uma curiosidade uma vez na semana por uma hora. Depois, eu me lembro do artigo que li no dia anterior, mas nada do que assisti de interessante na tv no dia anterior, e olhe que eu tomo ginkgo biloba(!).
tv é uma distraçao! no maximo deveria ficar na cozinha, lugar de eletrodomesticos.
na area nobre de uma casa deveria ficar, na minha fica, uma biblioteca, mesmo que seja uma pequena estante de livros.
acho que gostar de ler é uma questao de gosto ou temperamento; assim como, assistir tv. só que eu tenho o que fazer sem tv.
Comentário de: Sérgio Roswell [Visitante]
26.02.08 @ 19:20Prezado Piza,
Quem inventou a Televisão deve ter dito : "Inventei a invenção mais importante da Humanidade"...
Se ele soubesse...
A Invenção que ele inventou trouxe, Silvio Santos, Raúl Gil, Gugú, Chacrinha ( esse, no começo, sem censura, era MUITO legal, jogava bananas prás macacas de auditório, bacalhau, etc...), Hebe Camargo, Novelas, Mini-séries, e muitas outras porcarias.
Se a humanidade estivesse destinada a ser uma multidão de Goethes, a Televisão e o Rádio seriam o caminho MAIS FÁCIL. MAS...
O quê temos é a boçalização da TV e do Povo. A boçalização do Povo pela TV e da TV pelo Povo. A TV CULTURA, em São Paulo, era uma exceção.
ERA.
As TVs a Cabo têm muita porcaria.
Mas alguma coisa boa.
Meu irmão tem a série "Seinfeld" inteirinha...quase bati nele ! Que horror...
O History Channel é muito legal.
Tem "Arquivos Extraterrestres"...
E Muitos programas legais.
Só que dá a Impressão que os Americanos ganharam todas as batalhas em todas as Guerras...até nas que NÃO participaram...Propaganda Yanque pura...Mas é bom. Assim ninguém se mete a besta.
Minha professora, de Inglês, Ms.
Gorth, ( EU tinha 07 aninhos, por aí...) professora particular, uma velhinha escosesa, "de ascendência" (sic) alemã, (andava de "Sombrinha" no Sol de São Paulo, como se estivesse na Birmânia) NÃO tinha televisão ( época das "preto e branco") em sua MANSÃO. Só ouvia, OUVIA, a BBC...Uma vez GANHOU UMA TELEVISÃO DE UMA ALUNA. Agradeceu e... DEU DE PRESENTE...
Ms. Gorth era "Esnobe" ?
De jeito nenhum.
Era amicíssima de meus pais.
Falavam em Inglês, Alemão, Francês...
E Português também...
Ela e Meu Pai arriscavam um Russo...
Latin ela NÃO falava...
Grego meu pai Não falava...
Ela só NÃO se misturava com o Povão. Isso é ser "Esnobe" ? Era SE-LE-TI-VA, pela Educação e Cultura. Isso é ser "Esnobe" ?
EU assisto pouquíssimo Televisão.
Só Pontualmente.
Não assisto o ótimo "ANIMAL PLANET", porque fico triste vendo animais e lembrar que estão sendo massacrados e extintos pelos Cristãos, Muçulmanos, Judeus, Budistas etc, deste Mundo de Deus.
A Televisão, aberta ou a Cabo é Ruim. Massificante, alienante, propagandística...
Duvido, muito, que Ms Gorth assistisse "Seinfeld"...
Mas, podia ser pior.
Como a TV Estatal de Cuba, por exemplo...
Comentário de: Edu Heinz [Visitante]
26.02.08 @ 19:31Evoco Mcluhan, que sempre se digladiou com os "intelectuais" defendendo o lado pedagógico da televisão como "extensão" dos sentidos humanos.
Televisão é ótimo, depende de como você a usa.
Os livros também são assim. Quem já não arriscou um livro e não conseguiu terminá-lo? Eu já...vários!
Existem programas no History Channel sobre a história das civilizações, das cruzadas, origem dos povos.
Nos Discovery e Nat Geo da vida sobre como as "coisas" são feitas: papel, aço, carro, sapato, comida, etc.; como funciona e a importância do canal do Panamá, o desafio do projato na construção do Empire State Building ou o Taj Mahal.
Quem quiser ver novela, tá lá. Futebol, tá lá. Informação, tá lá.
Óbvio que a TV a cabo multiplica esse leque de opções, mas o princípio é o mesmo: tá ruim, mude de canal, e não jogue a TV pela janela.
Comentário de: Naodigo [Visitante]
26.02.08 @ 19:32Sim, Senhor Piza, O senhor esta certo.
Os ateus da Corea do Norte nao predem nem mantam pessoas que queiram desobedecer o sistema.
Tenta abrir uma igreja la e tenta pregar na rua para ver o que acontece com o senhor.
Depois o senhor me conta como foi com seus amigos ateus.
Persecuted Church Fights Secret War
http://www.chosunjournal.com/scmpnews.html
Comentário de: Daniel Piza [Membro]
26.02.08 @ 19:36Você continua com suas dificuldades de leitura, Nãodigo. Eu disse que ateus não matam por divergir de crença religiosa. Ditadores fanáticos não são exatamente defensores da dúvida científica...
Comentário de: mais um... [Visitante] · http://www.ideiaseaforismosdemaisum.blogspot.com
26.02.08 @ 19:36Eba, Mitologias!
Permita-me (sabe que meus comentários costumam ser curtos):
Não aguento mais propagandas de carros acelerando em montanhas ensolaradas, roubando vaga num estacionamento (aí é demais né), correndo na cidade para levar a noiva atrasada ao casamento - não aguento mais propagandas de cervejas e as mulheres saradas gostosas na praia e os "bombados" e os velhinhos barrigudos simpáticos não dá mais - não aguento mais propagandas de perfumes e as mulheres mais lindas em festas sombrias tirando a roupa e a voz em off em francês - não aguento mais propagandas de sandálias e as gostosas e os gostosos em comicozinhos desencontros em paqueras sem graça - não aguento mais propagandas de bancos e as mensagens de paz e a consciência ambiental e as razões e as famílias e os amigos felizes!!!
Mas sim, a televisão tem coisas (minimamente) interessantes... mas não parece contribuir para diminuir a alienação geral:
Com toda a energia e capacidade focados em trabalhar e consumir, o resultado são coisas fantásticas para comprar; ou alguém aí vai negar que os designs dos carros não são realmente lindíssimos ou que não gostaria de ver sua mulher utilizando os aparatos “fique gostosa” que as celebridades usufruem. Sim, comprando os aparatos “fique gostosa” mulheres de feições obscuras, tortas, de rosto ou de postura; após alguns exercícios, maquiagens, roupas, sapatos “sou sexy” e uma cara de “quero dar” e, óbvio, algumas cirurgias, tornam-se belas mulheres fatais com andar confiante.
O que também prolifera são verdadeiros consumistas profissionais: além de já ter destravado o iphone para uso aqui no Brasil assim que foi lançado nos E.U.A., instalou todos os joguinhos e truquezinhos que o transformou em um "mágico do iphone". Seus números compreendem um gole de cerveja direto do iphone ou a visão radiográfica dos nossos ossos com a tela do aparelho: um espetáculo e tanto! O consumista antenado conhece os melhores lugares para comprar de helicopteros a dvd´s piratas.
E a reflexão e o senso crítico não atinge o próprio consumo, e enfim, se vê com um off-road de última geração, de suspensão inteligente, com tração nas 4 rodas, literalmente impotente diante de quilometros de trânsito. No guarda-roupas, para cada 5 peças adquiridas e jogadas ali, 4 nunca sequer chegam a ser utilizadas...
Comentário de: Daniel Piza [Membro]
26.02.08 @ 19:37Edu Heinz: precisamente! E pode ter certeza de que os comentaristas acima que dizem desprezar a TV não jogaram seus aparelhos pela janela...
Comentário de: Naodigo [Visitante]
26.02.08 @ 19:43Ditador tambem e ateu senhor Piza
ou porque e ateu nao pode ser ditador?
Abaixo segue o que o dicionario diz sobre o que significa ateu.
ateu
do Lat. átheu < Gr. a-theós, sem Deus
s. m.,
aquele que nega a existência de Deus;
incrédulo;
adj.,
ímpio.
O lenin em sua cabeca e o norte koreano maluco nao acreditam na existencia de Deus.
Baseado nisso eles sao ateus.
Ele defendem o seu acreditar e usam a forca bruta para impor sua ideia.
E isso senhor Piza
Comentário de: Sérgio Roswell [Visitante]
26.02.08 @ 19:46Prezado PIza,
Ms. Gorth jogou a TV pela janela...
Mas EU também concordo com Edu Heinz.
Tucídides adoraria ver a análise da Guerra do Peloponeso, por computador, no History Channel...
Já "Seinfeld"...Deve ser bom, meu Irmão, sua esposa E MINHA esposa adoram...
Comentário de: Edu Heinz [Visitante]
26.02.08 @ 19:47Mais um,
Se me permite uma opinião: você não aguenta nenhuma dessas propagandas até estar em dúvida sobre qual carro comprar, qual perfume presentear ou o que você fará naquela 6a. feira ensolarada depois das 18h (aqui se aplica a cerveja!). A mensagem não é contra as pessoas, mas a favor de quem pode, quer ou precisa usufruir dela.
Senão...não...tudo bem...e ninguém precisa pular do 10o. andar por não concordar ou precisar desta mensagem.
Comentário de: Naodigo [Visitante]
26.02.08 @ 19:52Na Korea do Norte quem nao acreditar que Deus nao existe vai quebrar pedra no campo de doutrinacao.
Ele, Kim Jong como ateu "fervoroso" estabeleceu para o seu pais que ninguem tem direito a acreditar a Deus.
Comentário de: mais um... [Visitante] · http://www.ideiaseaforismosdemaisum.blogspot.com
26.02.08 @ 19:55"Seinfeld" é sim uma obra-prima!
Seus diálogos são inteligentes e neles se vê, sutilmente, toda a falta de envolvimento e cinismo tão característicos de nossa época...
Comentário de: mais um... [Visitante] · http://www.ideiaseaforismosdemaisum.blogspot.com
26.02.08 @ 20:01Edu,
Você está falando em utilidade. Não acho q esclareçam muito o consumidor em dúvida. Se assim estiver, precisará de mais informações (se não for um consumidor alienado - sic). Ninguém precisa da propaganda de cerveja para decidir qual irá tomar na sexta à noite.
Mas não, eu não estava questionando a utilidade, e sim o enfado que elas me provocam - o exagero e a falta de criatividade!
Mas fique à vontade para escolher seu carro pela propaganda!
Comentário de: Sérgio Roswell [Visitante]
26.02.08 @ 20:09Prezado Piza,
Minha esposa me chama.
Para "a janta" e..."Jornal Nacional"...
Isto é...
"Jornal NORDESTINO Nacional"...
Roberto Marinho devia ser Nordestino...
Comentário de: Edu Heinz [Visitante]
26.02.08 @ 20:18A funçao de um filme publicitário na televisão, geralmente de 30 segundos, é de te apresentar o produto ou serviço, dizer para você: "Cheguei! Tô aqui e tenho isso e aquilo ali também..."; da forma mais simpática e eficiente possível,e não te dizer quantos polímeros tem na tinta da sua pintura.
Depois você vai na concessionária e compra o carro, ou então xinga o fabricante por ter tentado "vender" gato por lebre e compra outro.
Hoje em dia existem regras rigorosas sobre como comunicar as vantagens de um produto/serviço, o que é absolutamente salutar e indispensável.
Comentário de: Sérgio Roswell [Visitante]
26.02.08 @ 20:19Prezado Piza,
São 20:14 minutos.
Todo mundo parou de comentar.
Tá todo mundo vendo "Jornal Nacional"...parece "Toque de Recolher" !
Ou "Estouro" da Boiada.
Depois, Novela, "BBBBBB", Mini-série...
"EEÔÔÔ VIDA DE GADO" !!...
"POVO MARCADO ÊÊÊ" !!...
"POVO FELIZ" !!
Comentário de: Betty Gaeta [Visitante]
26.02.08 @ 20:40Pois é Daniel, vc deixou de citar o grande problema das tvs fechadas: Os programas repetem uma infinidade de vezes. Se vc gostou do programa sobre Fidel, esteja preparado para pegar raiva dele, pois será repetido até causar enjoo, repulsa. O mesmo se dá com as séries (depois desta greve dos roteiristas nem é bom falar).
Abraço.
Comentário de: Adair [Visitante]
26.02.08 @ 20:54Cláudia,
Preconceito é considerar que a dona Maria é burra por que assiste novela quando deveria estar lendo Dostoiévski.
Preconceito é considerar que as pessoas deveriam raciocinar sempre de acordo com um mesmo universo.
Comentário de: Neco [Visitante]
26.02.08 @ 21:23Já fui advversário ferrrenho da tv,achava também que era uma máquina dde desmiolar as pessoas.Com a vinda da tv/cabo ahava que finalmente a proga mação melhoraria forçada pelas circusntãncias de oferta.Estava novamente enganado,o povo continuou a assistir o de sempre só que com melhor imagem. Hoje lhe sou muito mais simpático,porque estive prestando atenção em quem está prestando atenção a ela:nas crianças assistindo desenho,nos idosos ligados em $ilvio $antos e até nos cães e gatos que não tiram os olhos nem nos comerciais.Então a reconheço uma grande companheira pra todo mundo, eu que quase não assisto nem a aberta nem a fecha da e não posso ser parâmetro pra nada,N ão assisto a aberta porque acho uma porcaria e a fechada por que insisto em não ter pra que abobado como sou fi que o tempo todo assistindo filmes,progamas de bi chos e viagens,ficando à deriva com o meu tempo. Mas uma coisa é definitivo:na minha casa todas as tv têm um só esspectador com fone de ouçvido,pra não pertubar ninguém.Esssa coisa de sala de tv pra várias pessoas ao mesmo tempo é um pé no saco.Mais de uma vez saí da casa pra qual fui convidado porque ligaram a tv enqunto conversávamos,sem me consultar achando que eu também iria gostar de assistir a no vela. Mas não faço mais isso.Da próxima vez em que me con vidarem e eu suspeitar que vão ligar a tv,já vou le vando uma caixa de papelão imitando uma tv,ponho na minha cabeça e continuo a conversa ou monólogo.
Comentário de: Daniel Piza [Membro]
26.02.08 @ 23:03Ditador é ditador. Quer poder. Eliminar inimigos. Quando do tipo mais fanático, se acha o próprio Deus. O stalinismo, por exemplo, nada tinha a ver com o ceticismo que a ciência ofereceu em contraponto ao criacionismo, embora se dissesse materialista. Sua religião era a ideologia, e por ela matava indiscriminadamente, não porque alguém ofereceu outra forma de ver a natureza. Isso é o beabá do mundo moderno...
Comentário de: Saco Cheio [Visitante]
26.02.08 @ 23:19Daniel
A maioria da população ainda não usa parabólica quanto mais tv fechada.
Você já disse que a discussão não é essa. A questão é que para um aproveitamento educacional da programação( além de servir de babá para idosos em asilos fedorentos e de crianças que ficam longe do pais), há que se banir já,ontem: Luciana Gimenez,Gugu,Faustão,S.Santos e todos os seus seguidores, além é claro da mesa redonda da tv gazeta, dos tele-jornais engajados e das novelas imbecis. Lixo,Lixos.
Prazer em conhece-lo na Rede Vida é uma opção decente.
ET. Qual foi a razão do governo do senhor lulla ter escolhido o padrão japonês de tv digital em detrimento do europeu ou americano ?
Simples. Não haver possibilidade de um aumento no número de emissoras, impedindo a concorrência.
Da tv fechada, ficamos com os documentários,filmes e esporte. Assim fico livre da Globo que insiste em fazer o brasileiro acreditar que o Flamengo é a décima maravilha do universo, além do time da marginal s/n é claro.
Comentário de: Fey [Visitante]
26.02.08 @ 23:28Ligar a televisão para assistir apenas a "programas culturais" é um fingimento.
O problema está com aqueles que SÓ assistem lixo por este exigir menos reflexão (e por natureza humana, tendemos sempre a preguiça).
Não acho que a TV melhorou. De fato parei de assistir quase por completo apartir do momento que vieram com esses "reality shows" como Big Brother, Survivor, American Idols, etc. todos copiados pela TV brasileira vale dizer, e o povo engolindo com o maior gosto enquanto se diz anti-americanos...
A TV pra mim no máximo continuou na mesma, provavelmente piorou. Em busca de audiência, as emissoras tem apelado cada vez mais a baixaria e escandalos, que são confundidos com palavras como "ousadia" e "direito de expressão".
Com o advento dos Youtubes e locadoras on-line, além de websites bem projetados, o computador toma agora o meu tempo e curiosidade. É verdade que é um processo seletivo e talvez fique por fora de algumas informações visadas a massa, mas pelo menos não preciso perder meu tempo navegando pelos 130canais até achar algo útil para assistir.
PS: Não sou totalmente contra os reality shows. Pelo menos quando começaram com os Road Rules ( Pé na Tábua) pela MTV, parecia ser um programa mais educativo e de verdadeiro entretenimento sem apelar pro lado pornográfico. Era mais sobre jovens amadurecendo atravéz de experiências mútuas. Mas hoje ela cedeu lugar pros programas avacalhados infelizmente.
Comentário de: Marcelo [Visitante]
26.02.08 @ 23:33Como ja disse "GABRIEL O PENSADOR" : A TELEVISÃO SO EXISTE PRA MANTER VOCÊ NA FRENTE, NA FRENTE DA TV, QUE É PRA VOCÊ NÃO VER QUE O PROGRAMADO É VOCÊ...
Comentário de: Marcelo [Visitante]
26.02.08 @ 23:44Mas, tambem convenhamos que a televisão ou que seja a programação, não tem culpa do brasil ter uma sociedade preguissosa, que não tem interesse na leitura, pois "voce" pode escolher o que deseja ver ou fazer.
Comentário de: GUILHERME CIMINO [Visitante]
27.02.08 @ 00:18Assistir televisão é uma atitude passiva e que pode ser realizada em grupo.
Ler é uma atitude ativa e individual.
São momentos e intenções diferentes.
Comentário de: NaoDigo [Visitante]
27.02.08 @ 01:58Senhor Piza
As vezes o ditador ateu , elimina o inimigo ,porque. o inimigo dele, acredita em algo que para o ditador e nocivo.
Nocivo para ele nesse caso a liberdade religiao.
Da mesma forma que existe em religiao existe no ateismo.
Para certos ateus ditadores a profileracao de religiao e uma doenca e tem que ser combatida.
Uma certa forma de Inquisicao criado por ateus.
Ele no caso e um ateu ditador. O senhor so acha que tem ateu com bom senso?
Pelo jeito ser ateu nao e tao chique assim nao e meu amigo.
Comentário de: Daniel Piza [Membro]
27.02.08 @ 08:21Você confunde totalitarismo e ateísmo. Inquisição só houve uma na história.
Comentário de: Daniel Piza [Membro]
27.02.08 @ 08:27Guilherme Cimino: é possível ver TV de modo ativo e individual, e há muitos leitores que são passivos diante dos livros. Acho que culpar a TV em si mesma, como se o problema estivesse no veículo e não nos passageiros, é um erro. Fey: para mim, a TV melhorou muito em número de opções. Antigamente, nos anos 80, não se via um filme antigo nela, hoje há canais só para eles. Nossa salvação para ver Welles ou Fellini eram os cineclubes. Hoje seus filmes passam na TV, além de estarem disponíveis em DVD.
Comentário de: Rogério [Visitante]
27.02.08 @ 09:08Piza esse post é dos mais interessantes.
Quando inventaram a televisão alguém falou que a invenção não daria certo pois que louco ficaria horas sentado na frente de uma caixa.
Piza vejo que tem razão, eu costumava atacar a televisão pois achava tudo isso que falou dos críticos, alienante, massificante e emburrecedora, agora com a tv a cabo melhorou um pouco, para quem tem dinheiro para pagar é claro.
Roger Waters hoje diria que são hundreds of shit para escolher e ficar confortávelmente anestesiado.
Eu fiquei tres anos sem assistir televisão,quando morava sozinho, foi uma experiência quase mística, a televisão se mal usada, ou seja quando se torna o único meio de entretenimento, causa um tipo de tédio nervoso, com aqule click clik do controle remóto, nesta época de abstinência, quando ia na casa de alguém e via televisão percebia o quanto o corte rápidos das imagens e os efeitos sonoros contundentes aumentam o nível de stress.
Quando parei de ver televisão, sentia um vazio em ficar em casa sem aquele barulhinho ligado, mas passei a estudar violão e lia bastante, aprender algo é bem melhor que ficar parado.
Tá certo é possível aprender algo na televisão, mas não pode substituir um bom livro ou um jornal e revista impressos. O aprendizado na televisão é passivo demais sem falar da lavagem cerebral de um comercial a cada intervalo.
Quando casei-me foi impossível manter minha "filosofia" de vida, pelo menos consegui, com muito esforço, não permitir a televisão ligada de manhã para meus filhos pequenos, se a televisão fica ligada eles praticamente passam a
manhã toda assistindo desenhos, ( educativos, graças a tv a cabo) sentados, pois a tv pode ser viciante.
Sem a televisão eles leem, desenham, brincam no jardim e poe-se a inventar brincadeiras. Isso é fato.
Hoje, toco guitarra com amigos e sei um pouco mais, pois conhecimento se obtem praticando, seja fazendo um som ou lendo um livro,a televisão não consegue proporcionar muita profundidade, no máximo fornecer informações, se o cara quiser aprender, é claro que é possível, mass na maioria dos casos é puro entretenimeno de qualidade duvidosa.
Se pensarmos que a grande maioria assiste televisão aberta e se informa assistindo o jornal nacional, podemos ficar um pouco mais preocupados.
Mas atualmente não sou tão radical, quando canso de fazer um som, assisto alguma coisa na Tv, gosto do passagem para, excelente programa cultural com um ótimo apresentador-viajante ( que inveja que dá). Ontem por exemplo no entre aspas da Globonews, um programa bastante positivo no que diz respeito à qualidade e a isenção das informações, o tema era o desmatamento da amazônia.
Comentário de: Obama [Visitante]
27.02.08 @ 09:24Tem muita gente que lança bravatas contra a Tv "ahhh é a imagem do cão" "desliga a tv vai ter um livro" etc... Quando na verdade mantém a tv na sala quando nao compra até uma de plasma de ultima geração. O senão no seu texto vai para a tv fechada é ótima tem excelentes programas. A tv aberta com rarissimas exceções continua uma porcaria e o povo continua sendo manipulado e engolindo guela a baixo péssimos programas
Comentário de: Fey [Visitante]
27.02.08 @ 09:34Piza,
Sem dúvida que a TV melhorou em opção.
Tenho o meu leque de opções na televisão.
E como disse, tive de passar incríveis 25minutos apertando o botão CH+ e CH-, passando por comerciais e bobagens pra finalmente achar algo pra assistir.
Não é o fato de assistir algo legal na TV mas ficar procurando-a, virou perda de tempo pra mim (devo ter umas 3horas de tempo alocado pra mim mesmo, por dia, e não pretendo desperdiçar apertando botão do controle remoto). Com os equipamentos de busca da internet consigo o material que quero com mais rapidez.
Solução pra pessoas como eu acabam sendo os sistemas "TIVOS" americanos que já é um minicomputador acoplado a tv, o qual vou ter que perder mais algumas horas lendo instruções e programando o aparelho pra gravar somente oque quero assistir, mas daí qual seria a diferença entre isso e eu usar já o meu PC conectado a net?
A TV tem muito mas opções agora sim, e por isso mesmo que acredito estarmos tornando telespectadores mais seletivos, e isso prejudica as agências de publicidade (uma das maiores rendas numa emissora de canal). Cria-se aí dois caminhos, ou essas agências procuram novos meios como a internet pra divulgar os produtos, ou as emissoras começam a apelar pro besteirol pra atrair a grande massa que adora uma baixaria pra poder fofocar no dia seguinte.
Enfim...essa é a mimha opinião pelo menos...
Comentário de: Rômulo [Visitante]
27.02.08 @ 09:37Lembro que anos atrás, no Caderno 2 do Estadão, alguém (não sei quem) resenhou o livro Martin Eden, do Jack London. Neste livro, o personagem principal quem melhorar de vida através do conhecimento. Para tanto, trabalha de 12 a 16 horas por dia para conseguir o pão e, no tempo vago, tenta ler autores consagrados, mas dorme em cima dos livros. Neste ponto, o resenhista escreve algo como: "Pudera! Quem agüenta ler Charles Dickens depois de mourejar 16 horas em um dia?". E, em meu modo de ver, é aí, exatamente aí, que entra a TV... Quem agüenta acordar 5:30 da matina, preparar café da manhã pros filhos, sair 6:30, chegar no serviço quase 8, almoçar na rua, trabalhar até 6 da tarde, chegar em casa depois das 8, cuidar das crianças e, por fim, encarar Tolstoi? É mais fácil ver BBB...
Comentário de: Marco Aurélio [Visitante]
27.02.08 @ 10:04Piza, alguém aí em cima falou da "passividade" do ato de se assistir TV. Eu, pessoalmente, como analista de sistemas, acho que o que falta para a TV é o que fez da Internet esse sucesso que é: interatividade. Talvez isso melhore com a chegada da TV digital (que, no Brasil, nesse primeiro momento, ainda não vai ter essa característica).
Hoje as pessoas não se contentam simplesmente em ler uma notícia... querem participar dela, comentando, enviando sugestões, etc. É exatamente por isso que blogs como esse fazem sucesso (e todas as notícias têm a seção de "comentários").
Hoje o máximo de interatividade que temos é votar no "paredão do BBB".
O que você acha sobre isso?
Comentário de: Linda [Visitante]
27.02.08 @ 11:13Conheço um que posa de intelectual mas não perde um capıtulo de uma novela da BBC Prime....
Já eu prefiro um bom documentário e reportagens interessantes.Procurando,se acha.O difícil é que eles passem no horário em que estou livre e posso assistir...
Comentário de: Linda [Visitante]
27.02.08 @ 11:14tenho aparelho da Sony incorporado na Tv para fazer gravações,mas nunca uso!!!!
Comentário de: Linda [Visitante]
27.02.08 @ 11:21Sr.Roswell, é impressão minha ou o senhor é de fato anti-humanista e anti-democrático????
É cada comentário!!!
Em que século estamos,pergunto ao sr.Piza...
Comentário de: Linda [Visitante]
27.02.08 @ 11:29Roswell, se uma pessoa não se mistura com o povão não quer dizer que ela seja seletiva,refinada,elitista...o motivo pode ser "extrema timidez"...isso acontece!!
Conheci uma da alta sociedade que não entrava em ônibus,não por causa da presença de pobres e maleducados nele,mas porque achava que todos os olhares se voltariam pra ela ao entrar no bus...e se sentia assim despida...entende??? Consequência de sua timidez,nada mais!!!!
Comentário de: Putz [Visitante]
27.02.08 @ 12:11Mr. Piza, concordo com sua observação...
Realmente a TV melhorou muito, e tende - com a TV Digital trazendo o conceito de interatividade - a melhorar ainda mais.
Os espectadores estão cansados da velha forma de "fzr TV".
Por outro lado, há leitores que não interagem mesmo com livros... e aí criticam a TV.
Na minha opnião, esse pessoal que se acha
"cabeça": _ Ahn, eu prefiro ler um livro... querem se mostrar mais do que são...
Comentário de: Putz [Visitante]
27.02.08 @ 12:27Outro dia conversei com um cliente que estava terminando de ler " O CAÇADOR DE PIPAS ".
Eu já tinha lido uns 5 capitulos, mas disse que iria começar a ler e perguntei a opnião do leitor que, segundo ele, estava nas ultimas 10 paginas...
Segue o dialogo:
_ Cara, o livro é muito bom.
Narra a historia de dois "viadinhos", sabe, dos molekes que se apaixonam, se amam, mais o Pai proibe o amor dos dois...
(Eu pergunto, cético, com um sorriso se formando)
_ Certeza, cara... Nossa, vi uma critica na TV que
falava sobre Amizade, Culpa e Redenção...
(Ele)
_ Não bicho, a TV é uma merda, nao vai por ela, não.
Os dois se apaixonam, um tem ciumes do outro por ve-lo transando com otro garotinho. Aí a guerra separa os dois, que vivem infeliz um longe do outro...
Cara, eu me perguntava, de onde o cara tirou isso, que livro esse cara tá lendo...? Que Maluco !
É bem isso, as pessoas mau sabe interpretar um texto, acham que são o maximo por estar lendo um livro ao invéz de assistir TV.
Comentário de: Edu Heinz [Visitante]
27.02.08 @ 12:28A interatividade na televisão prova que Marshall Mcluhan estava certo.
Comentário de: Putz [Visitante]
27.02.08 @ 12:38Piza,
A TV nos faz mudar e parafrasear a gde pergunta filosofica.
De:
O Homem vive pra trabalhar ou trabalha pra viver?
Para:
O Homem vive pra consumir ou consome pra viver?
É logico que há pessoas mais imunes à investida da propaganda, cujo gde veiculo é a TV.
Porém a maioria cedem ao feitico narcisita:
Eu me vejo na TV, me projeto na TV.
Assim perde-se o senso critico se tornando vulneravél à manipulações. Tornam-se alienados.
Comentário de: dinho [Visitante]
27.02.08 @ 13:30Piza eu tiraria sex and the city (não é desprezível mas um bom passatempo, até) da sua lista e colocaria House MD. Como ateu e cético você gostaria, eu que não sou ateu gosto de ver algumas bobagens religiosas sendo questionadas.
Ex. Se você fala com Deus é um religioso, mas se Deus fala com você, é porque você é um psicótico.
Comentário de: NaoDigo [Visitante]
27.02.08 @ 13:35Senhor Piza
O senhor esta confundindo as coisas
O ato de ser ateu para esses ditadores foi uma escolha pessoal.
Uma vez adquirido esse tipo de mentalidade ele justifica seu ato atraves da desculpa que qualquer coisa diferente do ateismo e nocivo para a sociedade.
A mentalidade totalitaria do individuo simplesmente complementa seu ateismo ditatorial
Meu comentario sobre a inquisicao foi simplesmente comparativo em acoes. Nao em conteudo historico por completo.
Senhor piza, nao tenta ficar colocando um "spin" no que digo. Coisa feia meu filho.
Comentário de: José Wagner [Visitante]
27.02.08 @ 13:37Caramba! Atire a primeira pedra quem nunca assistiu TV. Mais ainda, besteira na TV. Eu adoro documentários, principalmente sobre temas históricos, as cruzadas, os imperadores romanos, a expansão muçulmana etc, mas gosto de seriados juvenis como passatempo nem por isso eu perco o meu senso crítico. Agora ter senso crítico não é ser engajado em qualquer causa não. E ao contrário do que muita gente pensa todo mundo tem isso. As pessoas não são ocas e não estão prontas para engolir qualquer coisa não. Se fosse assim seria fácil as televisões tornarem os seus espectadores mais eruditos, bastaria empurrar bastante Bach, Beethoven, Mozart, Verdi, Strauss etc. neles e esperar o resultado. Bastaria exibir um documentário após o outro sobre o Egito antigo, os impérios antigos (Assírio, Macedônio, Selêucida etc.) sobre os impérios da Idade Média ou que resistiram incólumes por todo esse período. Exibir especiais e mais especiais sobre a vida de Tom Jobim, de Elis Regina, de Vinícius de Moraes, Toquinho blá, blá, blá etc e tal. Mas, todavia, contudo, no entanto, a coisa não acontece assim! Se a tv exibe o tcham, a parte dorsal mais ao sul do corpo feminino, Tom Cavalcante, BBB (eu sinceramente odeio e não assisto só por birra e depois dizer que não sei o nome de nenhum participante) é porque o povo quer ver isso! É porque essa programação o satisfaz e como tv é comércio o freguês tem sempre razão. Então essa história de que a tv é alienante, que o povo é conduzido, coitadinho do povo é tudo história de intelectual que fica idealizando o povo. Me lembrou até uma história que eu li uma vez a respeito se eu não me engano de Pitágoras, que era mais ou menos assim: enquanto o filósofo caminhava e pensava em mundos superiores e esferas celestes não olhou para a rua pisou em um buraco cheio de lama ao que a sua escrava pôs-se a rir e exclamar vive com a cabeça nas coisas do céu, mas esquece que os seus pés estão na terra. Assim são os intelectuais, criam uma imagem alienante do povo e depois tropeçam com o povo de verdade.
Comentário de: José Wagner [Visitante]
27.02.08 @ 13:45Peço desculpas a todos por algumas inconsistências na redação do meu comentário, mas é que eu não costume revisar.
Obrigado.
Comentário de: Putz [Visitante]
27.02.08 @ 13:47MR. PIZA,
EM NOVO RELATORIO A ONU CHAMA O BRASIL DE RACISTA, VIOLENTO E CORRUPTO.
SOBRE O RACISMO, GOSTARIA QUE VC COMENTASSE EM UM NOVO POST.
ALIÁS, SOMO TÃO MISCIGENADOS QUE A IDEÍA DE SERMOS RACISTAS ME SOA NO MINIMO ESTRANHA.
VC FARIA ESSA GENTILEZA, DE ''UTILIDADE PUBLICA"?
Comentário de: José Wagner [Visitante]
27.02.08 @ 13:56Putz,
você tem razão. Essa estória de racismo escondido isso é tudo estória de engajado nessa onda rídicula do politicamente certo. Sinceramente eu não sei como não mudaram o apelido de Aleijadinho para Portadorzinho de Necessidades Especiais. Os Estados Unidos são racistas, pois lá uma pessoa é definida como negra ou branca não pela cor da pele, mas pela ascendência. Sem lógica e aí sim preconceituoso
Comentário de: Putz [Visitante]
27.02.08 @ 14:29Jose Wagner,
Um livro legal sobre o tema e acredito que todos deveriam ler é NÃO SOMOS RACISTAS, Ali Kamel.
Outros autores como Roerto Da mata tbm explica o assunto...
Gde abço...
Comentário de: Antonio bezerra neto [Visitante]
27.02.08 @ 15:02A televisão sempre despertou polêmicas. É difícil imaginar Rostropovich, Charles Mingus, Lester Young, Paul Éluard, Fellini, Bandeira, Ted Hughes e tantos outros nomes freqüentando o mundo da TV Aberta. Seria contraproducente.
Uma modesta sugestão : “Arte com Sérgio Brito”, sempre as terças-feiras, 22 horas na TVBrasil, antiga TVE é um ótimo programa.
Não posso me furtar de outras sugestões:
1. “Viola minha viola”, Inezita Barroso, TV Cultura
2. “ Som Brasil”, Roland Boldin, TV Cultura
3. “Entrelinhas” TV Cultura – Ótimo!
4. “Roda Viva” TV Cultura
5. “CNN em Espanhol”
O grande problema é o excesso de ofertas. O homem necessita de um razoável silêncio, longe da TV, do rádio e até da leitura.
É bom se permitir um tempo na longa mesa da vida.
Comentário de: Rogério [Visitante]
27.02.08 @ 15:11Putzgrilo, quanta bobagem, só por que um cara fala que gosta de ler, vem outro, que provavelmente não gosta, fazer intriga, deve estar assistindo muito BBB.
Comentário de: GUILHERME CIMINO [Visitante]
27.02.08 @ 18:21Hoje, é tiro certo!
Às nove e meia, estarei grudado na TV vendo os jogos da rodada. Depois, ficarei vendo as reportagens sobre os jogos. Dormirei só lá pelas duas da madruga.
Terá sido uma noite perdida?
"Tudo vale a pena..."
Ps: "Nada" como o niilismo.
Comentário de: Vítor Matos [Visitante]
27.02.08 @ 19:25Piza, a TV aberta não faz parte desse Éden que você pintou na coluna. Nos únicos canais que chegam para a maior parte dos brasileiros, o nível da programação continua deixando muito a desejar. Basta ver, por exemplo, que algumas emissoras estão tomando certo espaço da Globo não com atrações de bom gosto, inovadoras e inteligentes, pelo contrário. Quanto mais baixaria tem um programa, maiores são as chances dele beliscar pontos na audiência.
Comentário de: Cláudia [Visitante]
27.02.08 @ 20:39Adair
Repito: preconceito é classificar alguém de dona Maria.
Comentário de: antonio bezerra neto [Visitante]
27.02.08 @ 21:02São tantas as informações transmitidas pela tv, são tantas as imagens que o bom mesmo é a relva; digamos o sereno que cai defronte o alpendre alvo, animado pelo balançar faceiro das imburanas.
As chuvas chegaram pelo Seridó. Os sapos de Manuel Bandeira já cantam pelo terreiro. As reses já parecem faceiras.
Comentário de: antonio bezerra neto [Visitante]
27.02.08 @ 21:07São tantas as informações, são tantas as imagens que o bom mesmo é a relva; digamos o sereno que cai defronte o alpendre alvo, animado pelo balançar faceiro das imburanas.
As chuvas chegaram pelo Seridó. Os sapos de Manuel Bandeira já cantam pelo terreiro. As reses já parecem faceiras... o milagre das chuvas de "correr goteiras".
Mário de Andrade - passou por estas terras - e tomou banho de açude na companhia de Dr. Luis da Câmara Cascudo e outros célebres sertanejos - televisão nem pensar.
Comentário de: Adair [Visitante]
27.02.08 @ 21:31Cláudia,
Preconceito mesmo é ignorar a existência da dona Maria. Ela não só existe como merece respeito. Ainda que assista novela e, se quiser, até o BBB.
Comentário de: Cláudia [Visitante]
27.02.08 @ 22:32Adair
Eu não sei quem é dona Maria mas suponho que se trate de um ser humano, ou seja, uma criatura com emoções e cérebro como qualquer outro ser humano e, portanto, capaz de gostar de Shakespeare, Dostoievski, Tolstoi, Machado, quem for, desde que apresentados a ela de forma a respeitar o meio cultural em que ela vive.
Partir do pressuposto de que alguém é uma "dona Maria" e que, por isso, tem de receber as informações mastigadas e pasteurizadas, não é somente preconceituoso, mas sinal de prepotência e de desrespeito por outro ser humano. Provavelmente quem faz isso está apenas reproduzindo a forma como foi ou é tratado pessoalmente.
Comentário de: Adair [Visitante]
27.02.08 @ 22:58Claúdia,
O seu discurso é muito bonito, mas ignora que existam pessoas com níveis de escolaridade muito diferentes do seu, do meu, dos frequentadores desse blog. Trata-se seguramente da maioria esmagadora da população brasileira.
Eu não acho nem um pouco razoável classificar essas pessoas de burras por que não lêem. Sim, elas não lêem e, deixe de bobagem, não é porque não foram apresentadas aos principais autores clássicos. Elas não lêem porque têm baixo nível de escolaridade e isso não é nenhum demérito.
Para essas pessoas a tv, mesmo a aberta, representa uma oportunidade importante de contato com a expressão artística e, porque não dizer, de aprendizado. Mas gente que pensa que só é arte aquilo que os ditos eruditos entendem se sentem muito bem tratando essas pessoas como acéfalas. É desse tipo de preconceito velado que estou falando.
Comentário de: Cláudia [Visitante]
27.02.08 @ 23:31Adair
Desculpe, 'deixe de bobagem'? Quem classificou quem quer que seja de burro? Quem trouxe Dostoievski à discussão? Aliás, quem associou leitura com televisão? Eu disse somente que os programas de televisão são em sua maioria péssimos e são mesmo exatamente porque assumem que as pessoas que os assistem são "donas Marias" que merecem isso e nada mais do que isso. Se alguém chamou outro de burro aqui, esse alguém decididamente não fui eu.
E aproveitando que você trouxe o assunto educação formal à baila. Se a escola não faz o papel dela a contento, isso serve como justificativa para tratar o outro como "dona Maria"? Penso que o contrário seria bastante mais lógico.
Comentário de: Adair [Visitante]
28.02.08 @ 00:43Cláudia,
Você não vai negar que boa parte dos comentários associou - nem sei se a grafia é essa mas isso não importa - falta de leitura com televisão, vai? Mais do que isso, o que estão dizendo é que quem não le e ve tv é burro, ou não?
E quem viu de forma negativa o "dona Maria" foi você. Minha mãe se chama Maria e adora ser chamada de dona Maria. Qual é o problema?
Eu sou fã do Saramago e uma das coisas que mais me impressionam nos livros dele é o fato de escolher como protagonistas pessoas simples, como é o caso do Sr. José de Todos os Nomes, do Raimundo Silva da História do Cerco de Lisboa.
Numa boa. O que ofende a dona Maria é chamá-la de burra.
Eu sei. Você não chamou a dona Maria de burra. Eu só estou respondendo para você porque foi a única que se interessou pelo que eu escrevi.
Comentário de: Cláudia [Visitante]
28.02.08 @ 12:47Adair
Reli os comentários e não vi essa 'boa parte' que associa tv à falta de leitura. Talvez você esteja projetando sobre os outros um sentimento que é seu mas que tem certa dificuldade em assumir (o seu comentário sobre baixa escolaridade lhe denunciou), como tem dificuldade em perceber quão prepotente é a atitude de classificar alguém como dona isso ou seu aquilo. Ao dizer "dona Maria" você congela a pessoa em um sistema de valores que é SEU, ou seja, você determina que a pessoa é aquilo e sempre será aquilo. Absurdo! Desde quando um ser humano com toda sua complexidade pode ser reduzido ou congelado a uma de suas facetas, pior, a uma que é pura aparência?
Quanto a estar me respondendo por ter sido a única que se interessou pelo que você escreveu, na verdade, estava somente devolvendo a gentileza da sua atenção inicial. Minha mãe, dona Neuza, que coincidentemente também gosta de ser chamada pelo nome dela, me ensinou que nunca devemos devolver vazia a panela que nos emprestaram.
Comentário de: José Wagner [Visitante]
28.02.08 @ 15:51Cláudia,
acorda! A Dona Maria, Joana, Beltrana, Cicrana, só quer isso que a tv exibe. O povo não quer saber do que é chamado de cultura erudita não. Vai ver quantos pontos alcança uma apresentação de música clássica. O povo quer mesmo é ver a abundância da saliência da anatomia feminina localizada mais ao sul, ouvir a nauseante sabedoria de Ana Maria Praga ou Braga e por aí vai. A tv não exibe porcaria para emburrecer o povo; o povo é que quer porcaria para não ter que pensar. Não existe uma conspiração maquiavélica das elites para manter o povo na ignorância. O povo quer é ver bestialidade. Se não fosse o que justificaria o sucesso de jornais sanguinários. Ninguém força o povo a comprar essas porcarias, mas que elas fazem um sucesso danado, elas fazem. Sem procura não há oferta, logo a televisão só apresenta aquilo que a média de seus consumidores deseja, mediocridade confortável. Eu gosto de tv e você?
Comentário de: Dona Maria [Visitante]
28.02.08 @ 18:02Vão trabaiá,
cambada de vagabundo!
Comentário de: Adair [Visitante]
28.02.08 @ 18:07Cláudia,
Se te ofendi de alguma maneira, desculpe-me, não tive essa intenção.
Fico por aqui.
Comentário de: Cláudia [Visitante]
28.02.08 @ 21:42Parece que quem se sentiu ofendido foi você, Adair, para mim está tudo normal.
José Wagner
Eu já falei isso ao Adair. Criticar a qualidade da programação da tv não significa dizer que só clássicos prestam. A crítica pode ser feita positivamente, isto é, pela coisa em si e não pelo que ela não é e eu acho que a coisa em si pode melhorar muito. A programação é em sua maior parte ruim porque controlada por financistas, que sempre querem produzir o mais barato e lucrativo, e não por artistas ou produtores artísticos, normalmente mais preocupados com a qualidade. Dizer que o povo só gosta de porcaria é exatamente a justificativa utilizada pelos comerciantes para poder continuar produzindo porcaria à vontade.
Comentário de: Lilian [Visitante]
29.02.08 @ 14:19às vezes vc é de uma lucidez que chega a me arrepiar
texto-pancada dos bons, parabéns!
Comentário de: Heberth Xavier [Visitante]
29.02.08 @ 19:01Post excelente, que rompe com a obviedade, daqueles que confirmam que Daniel Piza é hoje o melhor crítico cultural do país - ou um dos melhores, vá lá. Piza, gostaria de uma resposta sua: também sou fã de Seinfeld, mas ultimamente descobri outra série quase tão genial chamada Frasier (friso o 'quase'). Você conhece? Se sim, o que acha? Se não, não perca tempo...
Comentário de: André Prianti [Visitante]
18.07.08 @ 23:24A melhor maneira de preservar a ignorância é assistindo TV!
Deixe seu comentário:
Daniel Piza é colunista de O Estado de S.Paulo. Site: www.danielpiza.com.br. Email: daniel.piza@ grupoestado.com.br
- Fevereiro 2010 (10)
- Janeiro 2010 (25)
- Dezembro 2009 (26)
- Novembro 2009 (39)
- Outubro 2009 (37)
- Setembro 2009 (36)
- Agosto 2009 (34)
- Julho 2009 (25)
- Junho 2009 (34)
- Maio 2009 (36)
- Abril 2009 (37)
- Março 2009 (40)
- mais...

Twitters 
RSS