BLOGS
22.09.07
Acho simpática a idéia do Dia Mundial sem Carro, hoje, ao menos como mote para dicas e discussões. Esforços podem ser feitos por todos, claro, como usar mais transporte público ou andar mais, organizar troca de caronas, evitar circular na hora do "rush", não cometer infrações, etc. Repetir o óbvio é necessário num lugar onde um cidadão fica em fila dupla quando vai apanhar o filho na escola porque é incapaz de parar em outro quarteirão e caminhar um pouco; ou então vai à padaria de carro... Há, enfim, um obstáculo cultural a ser removido - e não vai ser fácil. O paulistano, criado numa cidade que historicamente se formou em função deles, adora carros como símbolo de status e exercício de poder. Quando se vê que os prédios novos têm mais vagas de garagem do que dormitórios, a sensação se aproxima do desespero.
O número de automóveis não pára de aumentar acima do crescimento da população. Mas outro problema fundamental é a oferta de alternativas decentes a ele. Para chegar por volta das 12h ao meu trabalho, que fica a apenas 7 km de onde moro ou 15 minutos de carro, eu precisaria tomar dois ônibus e perder mais de uma hora no trajeto (você pode averiguar suas opções no site da SPTrans), tal a carência e desarticulação da rede de transporte público. Milhões de pessoas passam por sacrifícios maiores todo dia em São Paulo. Além disso, meu irmão, ciclista, diz que é impossível andar de bicicleta pela cidade porque faltam pistas, sinalizações e tudo mais. Com esse quadro, é complicado ir além da "campanha de conscientização".
P.S. (12h45) E o trânsito está pior do que num sábado normal...
Comentários:
Comentário de: Roberta Resende [Visitante]
22.09.07 @ 10:21Sim, é necessário que comecemos ao menos discutir o tema. Aos poucos, podemos conseguir alguns progressos. Mas, de fato, essa cultura brasileira de amor ao carro é forte, complicada de ser vencida. E o mais incrível é que ao invés de ir à padaria - ou mesmo buscar os filhos no Colégio no dia do rodízio - à pé, muitos optam por poluir o ar, congestionar as ruas, gastar combustível e não se exercitar, para depois ainda gastar com academias de ginástica! Paradoxos tão estranhos... Mas o único caminho é discutir mesmo, e essas grandes campanhas públicas/publicitárias contribuem como primeiro passo importante.
Abraços.
Comentário de: Fey [Visitante]
22.09.07 @ 12:27Acredito que a campanha pelo menos fara o paulistano perceber que para todos terem beneficio, eh preciso cada um fazer a sua parte tambem.
Ha muita ineficiencia no nosso transito, alem dos mencionados pelo autor do blog, como:
1-Viagens desnecessarias (idas e voltas sem pensar em tracar um caminho inteligente). 2-Estacionamento em local proibido ou em cima de calcadas, o que forca os pedestres a caminharem no meio da rua e consequentemente atrapalhar os carros que por ali passam.
3-Cruzamentos fechados por motoristas egoistas que so pensam em chegar cedo mas ironicamente acabam atrasando a todos, inclusive a si mesmo.
4-Motoristas que nao mantem as condicoes minimas de manutencao e empaca o seu carro em um tunel ou viaduto, contribuindo pro congestionamento.
A lista acima seia a nossa parte.
No entando a falta de alternativa de transporte eh um fato tambem. Aqui novamente mais ineficiencia em atos simples como:
1- O problema nao eh que o onibus eh mais lento, mas sim o fato do seu horario de passagem por um ponto ser incerto, oque nao permite o passageiro a programar com antecedencia necesaria para chegar a um local.
2- Outro problema do onibus, principal transporte publico ainda em SP, eh a falta de informacao quanto a suas rotas assim como a falta de programacao do mesmo, o que causa viagens desnecessarias tanto pro passageiro quanto pro motorista em si.
3- Por fim, o maior dos problemas com transporte publico seria a imprudencia como muitos condutores de onibus, lotacoes e taxis vem demonstrando, oque cria inseguranca, acidentes desnecessarios e falta de confianca dos passageiros com o sistema. Muito se deve a falta de exigencia quanto a qualificacao pelas companhias de onibus.
Essa segunda lista seria a parte do prefeito e governo.
Resta nos perguntar se todos vamos ficar sempre reclamando e nos apoiando em rodizios e planos milagrosos ou vamos encarar as nossas responsabilidades de frente e resolver o problema de verdade.
Comentário de: giuseppe [Visitante] · http://blogdogiuseppe.blogspot.com/
22.09.07 @ 14:05O dia mundial sem carro, nos remete a esta nova (nova?) maneira de pensar , sobre a qual todos nos devemos começar a meditar: less is more, menos é mais.
Deixei São Paulo a 5 anos ( estou com 59) e estou vivendo na zona rural a 30 km do centro de Anapolis, em Goiás, no Brasil central.
Comprei uma gleba de 3 e meio alqueires goianos(48.400 m2). Estou produzindo hortaliças, planto teca e eucalyptus, crio frangos caipira.
Vivo com muito menos, me dedico mais a leitura, a velha leitura e a leitura digital.
Participo mais da natureza e sou mais livre dos compromissos da vida da cidade: se vestir correttamente, ter um carro caro....
Meu unico desprazer é que fico longe das minhas filhas, que moram, estudam e trabalham em São Paulo, mas procuro viajar para a metropolis todo mes, ficando 4 dias para matar as saudades das filhas, dos amigos e da civilização .
Cada dia mais a internet quebra as distancias, e no computador hoje vocé pode ficar antenado em quase tudo. Falta o prazer da presença fisica em assistir a uma peça teatral, ou a uma apresentação de uma orquestra. Falta a ecelencia dos restaurantes , e muitas outras delicias.
Mas tudo tem um preço, e quem vive em uma grande metropolis sabe disso:
eu escolhi o Menos , porque para mim este menos é Mais.
Sobre o dia sem carro, vale a pena meditar, e sonhar que algum dia possamos introduzir o habito da bicicleta, como está se tentando nas metropoles europeias ( http://blogdogiuseppe.blogspot.com/2007/08/bicicleta-na-cidade-bike-sharing.html )
Comentário de: jose [Visitante]
22.09.07 @ 14:47O brasileiro somos, antes de tudo, hipócritas. Estou em Omaha/NE, num hotel que fica a 2 km do nosso local de trabalho. Há 21 brasileiros aqui, trabalhando para uma empresa indiana. Sou o único que vou a pé para o trabalho. Os outros 20 exigem carro. E olhem, que a temperatura aqui está a 20 graus, ainda.
Tem gente que faz questão de levar o carro à porta do seu quarto (o hotel tem uma recepção, acho que se chama lobby, não sei ao certo), e os quartos ficam a, mais ou menos, 20 metros do tal lobby.
Eu não consigo entender: no Brasil, costumo andar 8 km pela manhã e de tarde. De maneira que acho natural andar 2 km para ir ao trabalho.
É uma escolha minha, é claro. Mas acho saudável, devido ao fato de ser fumante inveterado, tenho que dar um passo para frente, mesmo sabendo que estou dando dois passos para tras.
Comentário de: Alexandre Vilarinho [Visitante]
22.09.07 @ 19:01Dia sem carro na cidade feita para carros? Me admira muito alguém ter coragem de colocar este título nesta reportagem. O título correto seria dia sem carro na cidade feita para criar congestionamentos, que por sinal nem no dia que houve algum estímulo para o pessoal não transitar de carro conseguiram evitar de criar pelo menos um.
Comentário de: Leandro Bitencourt [Visitante]
22.09.07 @ 19:02Sou o unico que postou aqui que tem carro e prefere ir de onibus todos os dias para trabalhar.
De carro eu levaria 25 min. De onibus levo 1:20. são apenas 7 (sete) kms.
Ja fiz o teste: A pé eu levo o mesmo tempo que de ônibus. Ai a pergunta: vc é louco ? Bem.. devo ser mesmo. Eu uso o tempo dentro do ônibus para estudar (ler), coisa que eu nao conseguiria fazer de carro ou a pé. Acredite, tenho lido muito nos ultimos anos.
Acho que a prefeitura deveria fazer um plano de longo prazo (uns 15 anos, pelo menos)... começando por proibir carros de andarem no dia de rodizio, depois, proibir estacionar nas ruas em todo o centro estendido (como é nas cidades civilizadas e grandes do mundo), aumentar o numero de de dias rodízios, cobrar pedágios para ir para o centro, etc...
Em 15 anos teriamos uma sociedade mais concientizada, porque no Brasil, só se consegue concientizar o povo quando se ataca o bolso.
dói, mas é a verdade!
Comentário de: Jason Bourne [Visitante]
22.09.07 @ 19:16No Brasil, um problema puxa o outro. Devido a ALTÍSSIMA TAXA DE VIOLÊNCIA nos grandes centros, só dá pra sair de carro. Quem perambula a pé pela metrópole, corre o sério risco de morrer. O carro é um mal-necessário: A nossa própria segurança.
Comentário de: viviana katz [Visitante]
22.09.07 @ 19:34Isto tudo que li aqui tanto no "blog" quanto nos comentarios me parece muito familiar.....
Vivi em Sao Paulo por 44 anos e me mudei para Miami Beach FL -USA.
Sabe que neste "primeiro mundo" onde vivo eh igualzinho?
Aqui nao temos metro, os onibus nao tem horario certo, tudo se leva horas pra chegar, normalmente voce precisa de 2 as vezes 3 conducoes. Os engarrafamentos nas FreeWays sao interminaveis.
Eh tudo igual. So nao descobri ainda onde esta o "primeiro mundo".
Comentário de: JR [Visitante]
22.09.07 @ 19:37Concordo com o Jason Bourne (!) - hoje eu quis ir à pé a um almoço na casa de amigos porém enfrentei a resistência de minha esposa e filhas e terminamos por ir de carro. Argumento: correríamos perigo de assalto na Av. São Camilo, aqui na Granja Viana. Detalhe: os amigos moram a 2 km da minha casa.
Comentário de: Fey [Visitante]
22.09.07 @ 21:00Viviana Katz,
Me desculpe ser realista, e tambem moro temporariamente em Florida, mas esse estado, eh um estado "bastardo" nos EUA, junto com outros que nao tao tem muita relevancia para os americanos a nao ser no mercado de turismo. Se voce for a Boston Massachusets, por exemplo, que se assemelha mais com Sao Paulo em densidade e espaco fisico, vera que o sistema de transporte publico incluindo metros, eh razoavelmente eficaz e a reconstrucao do sistema viario deles, apelidado como "Big Dig", geraram sem duvida melhoras no sistema, acima de tudo, as pessoas sao mais civilizadas ao volante.
Mesmo na Florida, voce deve ter percebido logo de inicio que as condicoes de estrada sao muito melhores doque as brasileiras embora aqui eles tambem enfrentem anualmente problemas de inundacoes, principalmente com furacoes. Buracos em estradas sao reparados, e quase que anualmente fazem uma manutencao de suas vias, fora isso, nao se sente medo de dirigir ao lado de um caminhoneiro ou motorista de onibus tambem por este ser mais prudente nos EUA. Enfim, na media, Sao Paulo ainda tem muito que sofisticar para ser considerada uma metropole de verdade.
Comentário de: sutter [Visitante]
22.09.07 @ 21:49gostei do argumento da violencia
de fato andar de carro é mais barato e seguro,não vi ninguem falar do valor das passagens do coletivos no Brasil(um Absurdo)
o unico problema são os bandidos que ficam nos semaforos nos esperando..
Comentário de: luiz [Visitante]
22.09.07 @ 22:09O AUTOMOVEL VAI DETERMINAR O FIM DA RAÇA HUMANA NA TERRA.
Comentário de: Márcio Guedes [Visitante] · http://mpguedes.blogspot.com
22.09.07 @ 22:41Falando em desarticulação, preste atenção no meu trajeto diário da minha residência na Moóca até meu trabalho na Vila Olímpia. São 13Km de carro, que no horário do rush "custam" 50 minutos no mínimo. Se eu fosse de ônibus, deveria pegar um da Mooca até a Sé, um outro da Sé até o Ibirapuera e um terceiro até a rua Funchal. A alternativa que uso todos os dias é a sufocante linha vermelha do metrô até a Barra Funda, um trem até o município vizinho de Osasco e finalmente um terceiro trem de Osasco até a estação Vila Olimpia. Tempo total: os mesmos 50 minutos. utilizo esta forma por ser bem mais barata e acabo fazendo uma contribuição (ínfima imagino) para a diminuição da poluição de nossa cidade.
Comentário de: Luciana [Visitante]
22.09.07 @ 23:04Olá Daniel, São Paulo está mesmo chegando no ponto de não se valer a pena mesmo ter carro, como em Nova York. Eu me mudei para perto de uma estação de metrô, vendi meu carro e hoje me sinto muito mais cidadã; andar pela cidade mostra uma outra São Paulo, totalmente diferente da de carro. O primeiro bilhete único a gente nunca esquece! Meu kit de sobrevivência agora é uma garrafa d´agua, um par de sapatos confortáveis e o bilhete único, contra um trânsito enloquecedor, multas bestas, gasolina cara, e stress. Na hora do rush, vou do centro até a Faria Lima em 15 minutos. QUERO VER UM MOTORISTA CONSEGUIR ISSO! Fora o que não deixo de poluir com meu carro. Fazendo as contas, é mais barato, e quando necessário mesmo, apelo para um táxi, como para voltar tarde para casa à noite. RECOMENDO.
Comentário de: Osvaldo [Visitante] · http://vapietro@hotmail.com
22.09.07 @ 23:57nasci em SP...mas desde 80 moro no sul, em Porto Belo...cidade com 14000 habitantes, mas que durante o verao, o transito lembra o de SP.Acho que, independente do tamanho e do numero de habitantes da cidade, embora eu nao conheca todo o Brasil,esse e um pais que sempre tera problemas com transito, estradas esburacadas...o brasileiro gosta de mostrar seu carro pra todo mundo...bicicleta e andar a pe nao dao status.
Comentário de: Carlos Inoki [Visitante]
23.09.07 @ 00:14Ola. 7 km de carro para o trabalho? Distancia incrivel, nao? Uma geracao atras, as criancas costumavam andar esta mesma distancia para ir na escola. :) Pessoalmente, ando todos os dias 45 min para ir/voltar do trabalho. Alem de me sentir bem, economizo na academia e faco a minha parte como cidadao. Um detalhe, 7 km de carro nao quer dizer que sao 7 km andando. Em geral voce sempre acaba cortando o caminho e encurtando as distancias.
Comentário de: Patricia [Visitante]
23.09.07 @ 00:32Achei absurdo tanto carro na rua hoje, acho que como 90% dos brasileiros são analfabetos funcionais e os avisos tinham mais de 3 palavras, eles não entenderam. Lamentável a rua fedorenta de tanto carro, realmente. E dizer que é mais perigoso? Eu ando a pé o dia todo, vou trabalhar de trem, e o único assalto que sofri (sequestro relâmpago) foi quando estava de carro: argumento ridículo esse, realmente. tem de cobrar melhoria no transporte público sim, mas brasileiro não faz nada, pode se lascar que não vai reclamar mesmo nunca. e é o cúmulo não deixarem carro em casa com a desculpinha do transporte público, não adianta esperar papai noel. tem de fazer sua parte e cobrar, não ficar esperando e dizendo "ah pq os políticos, e etc" - brasileiro não tem sequer moral para falar de ninguém, porque esse acomodar-se e o tal jeitinho são coisa de corrupto. São igualzinhos aos políticos quem pára em fila dupla e vai na esquina de carro. As pessoas têm de parar de falar e começar a fazer. E falar que carro é símbolo de status? Ridículo, hoje qualquer mané compra um carro em 60 x com 500 reais/mês e paga dois carros de tantos juros. Concordo unicamente com o Leandro Bittencourt: levo todo dia um tempinho a mais para ir trabalhar mas não teria lido 1/3 do que li se andasse de carro xingando os outros e parando em cima da faixa de pedestre. Ao menos não sofro de analfabetismo funcional e consegui entender a tal placa e não saí de carro hoje, fiz tudo a pé, e passei o dia todo na rua. Brasileiro: ô povinho....
Comentário de: Eduarda [Visitante]
23.09.07 @ 00:53A intenção foi boa,mas os carros rodaram desesperadamente durante todo o dia.Morar no Morumbi e tentar fazer tudo a pé só sendo alpinista. Ô lugar pra ter ladeira !!! E mais...Ô lugar para ter buraco nas ruas!!!Sofrem os pedestres e sofrem os carros.Ônibus só na Geovanni,uma única rua para um bairro gigantesco.
Nos Estádio do Morumbi,hoje, os estacionamentos e as ruas em volta lotadas.
Comentário de: Eduarda [Visitante]
23.09.07 @ 00:53A intenção foi boa,mas os carros rodaram desesperadamente durante todo o dia.Morar no Morumbi e tentar fazer tudo a pé só sendo alpinista. Ô lugar pra ter ladeira !!! E mais...Ô lugar para ter buraco nas ruas!!!Sofrem os pedestres e sofrem os carros.Ônibus só na Geovanni,uma única rua para um bairro gigantesco. Nos Estádio do Morumbi,hoje, os estacionamentos e as ruas em volta lotadas.
Comentário de: Sandra [Visitante] · http://visitante
23.09.07 @ 04:24Moro no Japao ha 11 anos.Eaki, como todos sabem eh a capital dos melhores carros do mundo.Temos nosso carro ,mas a bicicleta eh nossa maior companheira.Tb temos onibus e trens q passam no horario exato, nem mais nem menos, e torco muito p/ q um dia o Brasil chegue a esse ponto...
Comentário de: Rafael [Visitante]
23.09.07 @ 05:32
HEAL THE WORLD - CUREM O MUNDO
MAKE IT A BETTER PLACE - FAÇAM NO UM LUGAR MELHOR
FOR YOU, AND FOR ME, AND THE ENTIRE HUMAN RACE - PARA VOCÊ E PARA MIN E PARA TODA HUMANIDADE.
Comentário de: Patrick [Visitante]
23.09.07 @ 06:40Bem lembrado o comentário da Eduarda. Eu moro e trabalho no bairro do Morumbi. Até aí, tudo bem... Mas tem um agravante, meu horário de trabalho começa durante a madrugada. A pé, sem chance ficar andando pelo bairro na escuridão, próximo às favelas. Sem contar que a condução por aqui é horrível, o tráfego de ônibus se concentra somente na Avenida Giovanni Gronchi e na Dr. Luiz Migliano. Metrô, só na João Dias e em breve na Vila Sônia, mas não resolvem meu problema.
Ou seja, não tenho outra saída, utilizar o carro mesmo!!!! Ou colocarem linhas pequenas de bonde, ou "trams", circulando pelas ruas mais movimentadas do bairro.
Comentário de: Marco [Visitante]
23.09.07 @ 07:10Morei durante 31 anos em SP e hoje moro em Paris. Aqui, como aí, sair de carro é um transtorno. Uma volta de feriado é exatamente igual à São Paulo (a diferença é que não tem arrastão nos congestionamentos).
Só que aqui existem várias opções para se locomover. Inclusive as novas bicicletas (quase) gratuitas espalhadas pela cidade inteira. Em Paris têm estação de metrô a cada 500m, ônibus limpos e descentes e tramways.
Como o Daniel Piza, eu moro a 7 km do meu trabalho e pego 1 trem e um ônibus (ou vou a pé) e demoro 20 minutos.
Conhecendo São Paulo e o Brasil eu vejo que não vamos chegar nunca nesse nível e vamos piorar cada vez mais. Afinal dinheiro público serve para comprar votos de parlamentares que aprovam CPMF e não para investir no nosso bem estar. Tudo é invertido aí. É triste e revoltante.
Comentário de: Carlos [Visitante]
23.09.07 @ 07:17
Não dá para viver em São Paulo sem carro. Diferentemente de NY , aonde é normal não se ter carro. A rede de transporte público é o quíntuplo de Sampa, e a ineficiência do transporte público aqui está ligada diretamente à corrupção.
Comentário de: Amazonas [Visitante]
23.09.07 @ 07:41PARA SER DIRETO , DEVIAMOS TER O DIA DO TRANSPORTE COLETIVO, ONIBOS LIMPOS, E NESTE DIA COM DESCONTOS EM TODOS OS TRANSPORTES.
Comentário de: Igor [Visitante]
23.09.07 @ 07:55Eu desistir de carro, em 2001 para andar em Sp, desde esse epoca já perdi as contas de tando benefecios eu tive com tempo e dinheiro. Para mim quem anda de carro em Sp, é um suicida qu eesta se matando aos poucos. Status..carro?rsrs só trouxa mesmo para cair nessa..rsrs.. è bom Pensar assim pois quanto mais caro o carro mais imposto o trouxa vai pagar para o governo, delvolver para ele em multas. Viva a Bicleta.
Comentário de: alex [Visitante] · http://www.sodoma.wordpress.com
23.09.07 @ 08:36imagina se paulistano vai deixar de ir ao shopping de carro num sábado de sol. não vai.
Comentário de: Romualdo gonçalves [Visitante]
23.09.07 @ 09:50séria otimo se esta atitude dos governantes deste pais tomasse uma postura p/ que virace rotina com veiculos que á populaçaõ andace mais de bicilcetas e metro etc
Comentário de: Daniel Piza [Membro]
23.09.07 @ 10:20Tem gente por aqui que conhece mal São Paulo. Da minha casa para meu trabalho são 7 km absolutamente impossíveis de caminhar. Moro numa região alta, preciso percorrer duas avenidas, um viaduto e um pontilhão sem calçada e uma ponte sobre a marginal, marginal que também não se destaca pela hospitalidade aos pedestres... Seria quase uma hora de caminhada nada saudável, devido à poluição. Queria ter o direito como cidadão de fazer esse percurso de metrô ou ônibus sem gastar tanto tempo.
Comentário de: patypimentinha [Visitante]
23.09.07 @ 11:20Isso é incrivel como pode o governo definir quando e onde devo usar o meu carro.
Deveria sim procurar fazer elevados, subsidiar estacionamentos de shopings, dar incentivos a quem compra veiculos compactos,
fazer um programa de renovação de frota nacional, regulamentar e fiscalizar a carga e descarga de veiculos nos grandes centros seriam medidas eficientes e concretas para solucionar o problema, ainda bem que moro no Rio so mesmo o povo ai de Sp para aceitar isso, vcs aceitam tudo, alias vcs elegeram o lula e nos deram serra como opção, aceitam um prefeito maluco que agride as pessoas, como pode?
Comentário de: Andre.Scalco [Visitante]
23.09.07 @ 11:50Definiu brilhantemente, "símbolo de status e exercício de poder".
Nada mais normal para uma população de classe média que na sua marioria é esnobe. Toma café no Starbucks e janta no Outback achando que está "abafando".
Comentário de: Akhenathon [Visitante]
23.09.07 @ 12:32O papo cabeça de que automóvel é símbolo de "status e poder" é repetitivo, e cansativo. Isso seria inteiramente verdadeiro se tivéssemos boas opções no transporte coletivo. São Paulo não é Amsterdam. O carro acaba sendo um meio de transporte que dá conforto e um pouco mais de segurança.
Comentário de: Richard [Visitante]
23.09.07 @ 14:35Infelizmente, importamos a cultura e hábitos dos EUA, principalmente no que tem de ruim.
Nossa "elite branca", como disse o Claudio Lembo, não é capaz de um projeto de cidade, muito menos de nação, daí vermos, por exemplo, muitas cidades planas mas sem nenhuma ciclovia.
O transporte coletivo é ruim? Quem sabe já não é assim propositalmente, para ajudar as GM's da vida?
Comentário de: Eduarda [Visitante]
23.09.07 @ 15:18Sim,o Morumbi é complicado, só mesmo um teleférico.Sim,não poluiria o ar e o trânsito não sofreria com mais um veículo.As ruas são estreitas demais e as calçadas...Que calçada? O que não pode é sair pelo Morumbi achando que vai conseguir galgar as ladeiras da área. Teleférico já!Cansei...das ladeiras do Morumbi! Ladeiras perigosas...Outro dia vi consternada uma Ferrari preta,novinha em folha,espetada cruelmente numa inocente árvore.O teleférico seria também uma proteção contra o seqüestro relâmpago,já que assaltante ainda não voa. Patrick,você concorda?
Comentário de: Rosana [Visitante]
24.09.07 @ 11:31Olá Daniel,
É mais desesperador ver a selvageria no trânsito e constatar que a faixa de pedestre só é respeitada se estiver acompanhada de farol. O seu irmão é corajoso, eu só ando de bicicleta tranquila, no Ibirapuera.
Comentário de: Bob [Visitante]
24.09.07 @ 11:44Contra a força da indústira autombolística que poderá ir contra? Quantas propagandas de carro vemos na TV, nos jornais, outdoors?
E quantas de bicicleta?
Comentário de: Ze [Visitante]
24.09.07 @ 13:00Tava pensando mais ou menos isso no sábado imagina que ironico uma manchete no dia mundial sem carro são paulo bate recorde de trânsito rs
Más é fato a rede de onibus em São Paulo é muito grande mas muito mal distribuida. O ultimo dado que li foi que em São Paulo tem 9 mil onibus mas acontece muita coisa estranha por exemplo até pouco tempo atras para ir de Pirituba pra Freguesia do Ó bairros vizinhos era necessário pega um onibus até a Lapa e pegar um segundo onibus para a Freguesia do Ó. Andar de bicicleta nessa cidade primeiro as pessoas tem que ter educação com os ciclistas e claro construir ciclovias. Meio improvavel que nosso bravos governantes farão isso. Não sou nenhum especialista em transporte mas na minha opinião uma solução para isso seria converter os trilhos da CPTM em Metrô. Porque 60KM de Metrô não da nem pro cheiro em SP
Comentário de: Joca [Visitante]
24.09.07 @ 14:54Carro?
Taí um atestado concreto da estupidez humana.
Qualquer demente tem o direito de sair desem-
bestado(qual nada,embestado meçsmo) pelas ruas
envoltas nessas gaiolas assassinas e no caso
brasileiro,em cima das calçadas,matando e/ou
ferindo pessoas que vivem apavoradas,com medo
dessas máquinas cada vez mais mortíferas.
As fábricas a cada dia produzem carros a cada
momento com mais capacidade de sairem de para-
dos para maiores velocidades,dando mais poderes
aos potenciais assassinos de surpreenderem os
pedestres,essas criaturas cada vez mais relega-
das ao limbo social.
No futuro quando a humanidade tiver algum juízo,
as pessoas olharão para o passado e verão o
quanto estivemos doentes e auto-destrutivos.Ca-
pazes de construírmos uma máquina que gerava
muuito mais dores que todas as guerraws juntas,
e distribuí-las,aos bilhões de indivíduos,para
que saíssem ás ruas dando vazão aos seus baixos
instintos.
Uma sociedade que move guerra contra as drogas
(só toma droga quem quer),contra armas(as pessoas
não saem por aí atirando sem querer),à favor das
focas,é capaz de idolatrar um instrumento capaaz
de tornar qualquer inocente em um eterno assassi-
no com ou sem culpa.
Carro? É a comprovação de que somos uns boçais.
Comentário de: Fábio de Castro [Visitante]
24.09.07 @ 15:05A PatyPimentinha conseguiu elencar as piores "soluções" possíveis...
Construir pontes, viadutos, ruas, túneis para solucionar o problema do trânsito é algo como jogar gasolina no fogo para apagar o incêndio.
Só tem uma solução para o problema: taxar a circulação de carros, aumentar os impostos sobre eles e cobrar pedágio urbano. Assim as pessoas vão ser obrigadas a pressionar o governo para melhores transportes coletivos.
O Piza é um que vai optar por ir de metrô de Higienópolis ao Estadão. Milhões farão isso e os carros vão ser usados só por quem relamente precisa. E quem precisa, paga.
Comentário de: Claudio Adas [Visitante]
24.09.07 @ 17:14Concordo plenamente com o último comentário. Sou muito cético em relação a campanhas de conscientização no caso do uso de veículos particulares e sou totalmente favorável a pedágio urbano, aumento do rodízio e outras formas de coibir o uso do automóvel. Chega de rasgar avenidas, alargar ruas, construir túneis e pontes. É o tipo de solução "porca", pois em 2 ou 3 anos, com o crescimento da frota, será preciso começar tudo de novo ad infinitum. Desnecessário dizer que é preciso investir maciçamente no transporte público, mas não dá para esperar uma rede pública em extensão e qualidade ideais para então começar a limitar a circulação de carros.
Comentário de: JR [Visitante]
27.09.07 @ 08:20Blablabla... Tudo bem, só que já são 8:20 e preciso sair daqui da Granja Viana, pegar 24km de Raposo Tavares entupida, mais a Marginal entupida, mais avenidas entupidas e chegar ao meu destino às 9 horas. É óbvio que vou de moto.
Deixe seu comentário:
Daniel Piza é colunista de O Estado de S.Paulo. Site: www.danielpiza.com.br. Email: daniel.piza@ grupoestado.com.br
- Fevereiro 2010 (10)
- Janeiro 2010 (25)
- Dezembro 2009 (26)
- Novembro 2009 (39)
- Outubro 2009 (37)
- Setembro 2009 (36)
- Agosto 2009 (34)
- Julho 2009 (25)
- Junho 2009 (34)
- Maio 2009 (36)
- Abril 2009 (37)
- Março 2009 (40)
- mais...

Twitters 
RSS