BLOGS
18.01.09

Estou com o presidente Lula e não abro: ler jornais dá azia. Pense nos exemplos recentes, surgidos na ressaca do réveillon. Em dezembro tivemos a maior queda da produção industrial em 13 anos, a maior fuga de capitais desde 1982 e o menor superávit da balança comercial desde 2003. O desemprego aumentou, e qualquer cidadão conhece um parente, vizinho e/ou amigo que foi demitido recentemente. A carga tributária em 2008 sofreu seu maior aumento no século, saltando para 34,8% segundo a otimista estimativa oficial. Por falar em otimismo oficial, a inflação beirou os 6%, mas índices alternativos bateram em dois dígitos e o aumento das escolas também. Já o dólar sofreu aqui a maior valorização do mundo, comprovando a tibieza do real. O atraso dos voos superou 20%, quase o mesmo do ano anterior, no auge do caos aéreo, embora a Anac tenha dito que nada disso aconteceria de novo. Vai sal de frutas aí?
É claro que o governo diz que a culpa é da crise internacional. Mas quando tudo estava melhor ele ficava indignado quando se dizia que o bem-estar se devia aos eflúvios de fora. E a má gestão só piora os sintomas, pois não é com um aumento anual de 8% nos gastos públicos que o Brasil vai conseguir reagir à crise. Enquanto isso, Barack Obama assume nos EUA prometendo um investimento pesado em infraestrutura – muito maior que o PAC, que nenhum BNDES consegue desempacar – e o corte de impostos da classe média, na ordem de mil dólares anuais por pessoa. O mundo inteiro baixa juros, gastos e taxas; o Brasil faz o contrário. Deve ser a tal “singularidade” de Pindorama.
Não é só a economia que queima no esôfago. Os jornais estão repletos de fatos ácidos como a ordem de libertação de Marcos Valério, a recusa de Tarso Genro em extraditar um terrorista italiano, a barganha do PT com PMDB de olho no fim da reeleição e na sucessão de 2010, a sinecura dada a Paulo Lacerda em Portugal apesar de acusado por uso indevido de grampos da Abin nas operações da PF. E, como se não bastasse, Lula diz na revista Piauí (logo depois dos diários da modelo Fernanda Lima sobre sua vida de mãe) que não lê jornais, mais uma vez se gabando de sua ignorância e incentivando o povo brasileiro a seguir seu exemplo. Mas isso não o isenta de elogiar os colunistas “meio intelectuais, meio de esquerda” que são clipados para ele por sua equipe. Afinal, não é de hoje que Lula prefere não ver os problemas a enfrentá-los.
("Sinopse")
Comentários:
Comentário de: Marco Aurélio [Visitante]
18.01.09 @ 10:19Piza, o que eu posso dizer da sua análise, além de perfeita? Só espero que você já esteja preparado para os argumentos do tipo "nunca antes na história desse país" e agressões que os seguidores do "noço guia" certamente hão de dirigir contra o seu post...
Ah, uma coisa que você esqueceu... o mundo tá em crise, mas a reforma dos apartamentos funcionais dos parlamentares em Brasília (com direito a móveis de luxo) e a troca das cadeiras dos gabinetes dos mesmos (por cadeiras de R$ 3000,00) não podia esperar...
Comentário de: J! [Visitante]
18.01.09 @ 10:26Para a esquerda todos seus pecados serão perdoados se forem cometidos na luta proletária contra o imperialismo e todo aquela baboseira de sempre.
O mesmo governo que defende um assassino porque seus atos tiveram "motivação política", manda dois coitados boxeadores cubanos para o inferno cubano, para bajular a Múmia Caquética.
Comentário de: Sebastião.M.Silva/Brasilva [Visitante] · http://www.hotmail.com.br
18.01.09 @ 12:07Daniel, eu sou da 3ª idade, gosto muito da Politica, escrevo muito artigos sobre esta mátaria, só falta ser conhecida através dos meios jornalistico, venho acompanhando os assuntos politicos desde da eleição de Getulio Vargas de 1950, Uma diferença entre Jânio e Getulio: O Povo falava assim, Ponha o Quadro do velho na parede e com jânio falavam tira o quadro da parede. As novelas da TV, são baseadas em nossa politicas, eu escrevi varios artigos sobre estes assuntos com pequenos textos. meu nivel escolaridade é de ensino médio pelo telecurso 2000 - espero ter contato com você. abraço.
Comentário de: Marcos Bandeira [Visitante] · http://Cara de poucos amigos.
18.01.09 @ 12:17Parabens Piza! Hoje eu tenho que te dar os parabéns. Você escreveu o que milhões de brasileiros querem falar, mas não podém. Inté.
Comentário de: Sérgio Roswell [Visitante]
18.01.09 @ 12:17Prezado Piza,
DILMA VANA ROUSSEF é a verdadeira "PRESIDENTA' do bRASIL. E LULLA DA SILVA quer que ela seja REELEITA, em 2010, já que JOSÉ "STALIN" DIRCEU foi pego em flagrante por ROBERTO JEFFERSON.
LADRÃO QUE ROUBA LADRÃO TEM CEM ANOS DE PERDÃO ? NÃO CONCORDO...
LADRÃO É LADRÃO, PONTO.
DILMA VANA ROUSSEF, a "BÚLGARA", se diz COMUNISTA.
MAS VIVE NUM CONDOMÍNIO FECHADO, COM EMPREGADAS E SERVIÇAIS, ( MARX diria que é "EXPLORAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA"...).
E A "COMUNISTA" DILMA VANA ROUSSEF, fez, olha só que "CHIC" !!! OPERAÇÕES PLÁSTICAS, PRÁ FICAR MENOS FEIA, COM IVO PITANGUY.
QUE "CHIC" "CAMARADA" !!!...
É o NEOCOMUNISMO PÉ DE CHINELO, CORRUPTO bRASILEIRO. FAZ ALIANÇAS ATÉ COM O MALUFISMO...
DILMA VANA ROUSSEF participou de várias ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS, QUE SE DIZIAM "POLÍTICAS", como o ITALIANO QUE NÃO QUEREM DEVOLVER PRÁ ITÁLIA...
ESSAS ORGANIZAÇÕES "POLÍTICAS", no bRASIL, PRATICARAM CRIMES, ENTRE ELES MUITOS ASSASSINATOS --- HOMICÍDIOS --- DE CIVIS INOCENTES ( como ISRAEL EM GAZA ), EM ROUBOS A BANCOS, LOJAS, ETC... PARA "ANGARIAR" DINHEIRO, CA-PI-TAL...
DILMA VANA ROUSSEF, "A CANDIDATA" À REELEIÇÃO, quando era SUBVERSIVA, participou de várias ORGANIZAÇÕES TERRORISTAS, que mataram inocentes.
DILMA VANA ROUSSEF era :
"ESTELA" no "POLOP" - ( POLÍTICA OPERÁRIA );
"LUÍZA", no "COLINA" - ( COMANDO DE LIBERTAÇÃO NACIONAL);
"PATRÍCIA" ou "WANDA", no "VAR"- Palmares ( VANGUARDA ARMADA --- ARMADA --- REVOLUCIONÁRIA PALMARES ).
Mataram gente comum. Prá assaltar bancos.
SEQUESTRARAM PESSOAS E AS "JULGARAM" E FUZILARAM ( existe pena de MORTE NO BRASIL ? ) por NÃO ajudarem o "Esforço Revolucionário".
JOSÉ "STALIN" DIRCEU táva nessa também...após voltar de CUBA, com treinamento MILITAR de TERRORISTA.
É esse pessoal que MANDA no bRASIL de hoje. LULLA DA SILVA É UM IMBECIL, OPORTUNISTA, APENAS. ( não é tão IMBECIL, portanto...) MAS RECEBE "PENSÃO" por ser "PERSEGUIDO POLÍTICO"...Por se recusar a se APRESENTAR À JUSTIÇA DO TRABALHO...EM SÃO PAULO.
OBRIGADO, ROBERTO JEFFERSON.
VOCÊ FEZ A SUA PARTE...
Comentário de: André Felipe [Visitante]
18.01.09 @ 12:26Caro Daniel,
soma-se à essas "boas novas" a incapacidade do Governo em aplicar todos os orçamentos previstos para a educação e saude. Isto é, não bastasse o fato do dinheiro destinado ser insuficiente, este não é totalmente investido por incompetência.
Comentário de: Mauro [Visitante]
18.01.09 @ 13:31Claro que Lula não lê jornais. Assim fica muito mais fácil acreditar que os problemas não existem, que a atual crise não passa de uma marolinha que está atingindo o país. Que isso é problema dos EUA e europa. Para ele está bom assim, pois o seu "trabalho" está garantido até 2010.
Comentário de: Anna H. [Visitante]
18.01.09 @ 13:37Desta vez seu texto foi cômico, bravo !
Vamos esperar pelo proximo dia 20, posse do novo presidente americano, queria ouvir as palavras do Lula a respeito dessa data tão importante.
Comentário de: Conceição [Visitante]
18.01.09 @ 14:12prezado Daniel
Para que Portugal quer mais um infractor corrupto? Já temos tantos! pelo amor de Deus! Somos um país tão pequeno...
Esta medida só prova o desprezo de Lula pelo nosso país, sendo que tem tido deste governo e do presidente da Comissão Europeia , as maiores provas de consideração e respeito... Não se pode ultrapassar a má educação, e quando ela é básica, diria que está no sangue...
Comentário de: Fey [Visitante]
18.01.09 @ 18:06Não acredito em políticos santos. Mas acredito que alguns se esforçam mais doque outros.
Recentemente saiu numa reportagem nos EUA de um deputado que resolveu dormir todas as noites no seu escritório para economizar com seu aluguel e transporte.
É claro que é um ato para benefício próprio de início, no entanto isso mostra que esse homem está lá no seu serviço 24horas por dia no mínimo presente e trabalhando algumas horas.
(http://abcnews.go.com/Politics/story?id=6587327&page=1)
Em contra partida quantas vezes já não vimos cenas do nosso congresso praticamente vazio, e os projetos empacados por falta de votos ou sem a fiscalização devida da União?
Está certo que Jason Chaffetz, o deputado mencionado anteriormente, é ainda um iniciante, porém de acordo com os seus relatos ele não é o único que faz de Capitol Hill a sua casa, aparentemente ele recebeu a dica de que economizaria pelo menos US$1500 de seus amigos congressistas veteranos.
Enquanto isso um calouro político como o filho do Lula se torna diretor do departamento de turismo, sem base de capacidade técnica, sem esforço, mesmo o Luiz Marinho (PT) tendo dito antes que os candidatos teriam de ser especialistas no assunto -o filho do presidente se formou em Psicologia.
Isso mostra claramente a mentalidade dos povos quando o assunto é política. Se tornar político no Brasil é se tornar um "doutor" mesmo que a sua sigla seja PT. Significa também ter direito a todos os benefícios que aparentemente estão a altura de reis medievais e ter o tal do "poder".
Os PTistas odeiam quando são criticados dessa maneira, apontando os podres de outros partidos, e antecessores, mas eles esquecem que foram ELES que se diziam as excessões a regra do "jeitinho brasileiro".
Comentário de: Carlos Massaranduba (Direto do Eden) [Visitante]
18.01.09 @ 18:39Piza,
Linda materia! Excelnte sintese.
Infelizmente existe ainda espaco para adicionar alguns pontos.
Como o grande ignorantao ficou falando sem prara que a crise nao afetaria o Brasil e cascando o bico de americano.
Como o Sr. Jose Dirceu que escapou do caso mensalao. E hoje, no estado, o filho d eLUla e mai sum carguinho em uma prefeitura do PT.
Tudo isso me lembra a musica do grande e saudoso Cazuza "Transforma o pais em um puteiro so' ora' ver se ganha mais dinheiro"
Triste governo PTralha!
Comentário de: Ronald [Visitante]
18.01.09 @ 22:26Sr. Piza,
Seu post é brilhante, tocante, real e sensato.
Devemos antes de mais nada, esclarecer que jornal para o molusco-maneta nunca foi algo para ser lido.
Em PA City, jornal serve para tudo, menos para ser lido. Não seria surpresa se amanhã tivessemos a confirmação de que jornal foi usado até para limpar o seu rabitcho...
A mulla semi-analfa deveria ter morrido de inanição em idade tenra lá em Pau-de-Arara City, local onde esse verme foi evacuado (aquilo não pode ter sido parido).
O molusco mafioso sofre de cegueira pois não consegue olhar além de seu umbigo inchado pela barriga cheia de cana. Deplorável...
Os fatos ácidos citados pelo nobre blogueiro já foam lembrados por mim mesmo em outros posts. Ainda estou estupefato com a notícia de libertação de Marcos Valério e de uma manobra jurídica dando for privilegiado ao super-canalha José Dirreu. Isso para não falar no asilo concedido ao assassino italiano.
Aliás, me causa suspresa também como o assunto Celso Daniel foi abafado. Durante algum tempo esta era minha esperança de derrubar toda a escumalha petistóide ora roubando no Detrito Federal.
Por que a imprensa se calou a respeito dos mandantes do assassinato do prefeito Daniel ? Da última vez que me recordo ouvir algo sobre esse assunto, já tinham morrido (misteriosamente) 7 pessoas ligadas ao esquema de assassinato do prefeito.
Como a Justiça (até as mais altas instâncias) está toda comprada resta-me uma vã esperança de que em algum passeio do maneta vagabundo, seu avião caia levando junto uma parte da escória de patifes presente no Palhaço do Planalto.
Depois as pessoas ficam sem entender porque estou sempre alimentando ódio por este povinho-bunda que é o brasileiro.
Na minha modesta opinião, o molusco analfa vale ainda bem menos do que aquilo que ele faz sentado no vaso sanitário.
É uma enorme decepção constatar que a repressão falhou deixando todos esses vermes escaparem com vida para hoje serem os senhores da política imunda predominante nesta privada chamada Brasil. Pior, todos esses escrotos recebem pensões de "perseguidos políticos" com o meu, o seu, o nosso dinheirinho.
Ai que saudade dois tempos de exceção...Por que não enforcaram a Mula no DOPS no lugar do Manoel Fiel Filho ou do Wladimir Herzog ?
Pior. Como o brasileiro é um macaquito despersonalizado mesmo e IMITA os EUA em tudo, fico a me perguntar quem será o candidato negro que vai enfrentar a (assassina e terrorista) Dilma na disputa pela cadeira de chefete desta pocilga lá no Detrito. Pior ainda, como não há possíveis candidatos negros para concorrer, meu medo aumenta porque poderemos ter que engolir um playboyzinho deslumbrado como aquele anão de jardim que é o governador da mineiradinha.
Já estou até vendo o Luciano Huck como Minsitro da Cultura. Pode ?
Em que ponto chegaremos ?
Comentário de: Ronald [Visitante]
18.01.09 @ 22:31Sr. Piza,
Nenhuma sinecura foi dada a Paulo Lacerda para este se mudar para a terrinha. Lá, ele tentará ajudar os "portugas" a evitar a expansão do PCC,
uma vez que os brazuquinhas estão por trás de alguns assaltos a bancos e outros crimes incomuns para os portugueses praticados recentemente.
Ao menos, vai justificar os vencimentos de R$ 40.000,00 /mês que o delegado recebe de salário.
Sds
Comentário de: Ronald [Visitante]
18.01.09 @ 23:21Sr. Piza,
Se adianta, eu não sei.
Acabei de enviar um curto e-mail para o Procurador Geral da República externando todo o meu repúdio pela eventual libertação do marginal e assassino italiano.
Também lembrei que a vingança que está motivando alguns setores do Executivo em favor de Battisti não podem ser levados em consideração pois não passa de uma estúpida tentativa de retaliação desses energúmenos do governo mensaleiro-petistóide para vingar a negativa do governo italiano em extraditar o banqueiro Salvatore Cacciola.
Esquecem que Cacciola além de brasileiro, é também italiano enquanto Battist, ao que consta, não possui a dupla nacionalidade.
Ainda, Cacciola praticou crimes contra o sistema financeiro e as pessoas que foram lesadas por ele não deixaram de ter comida na mesa.
Já o meliante italiano ceifou vidas em nome de uma luta armada revolucionária e deve pagar pelos crimes que praticou. Esse cara não é bem vindo aqui não.
Lamentavelmente tivemos a anistia que permitiu o retorno do pilantra Dirceu, da subversiva Dilma, de Leonel Brizola ( que oficializou o poder paralelo nas fevalas cariocas) e de muitos outros vermes, ladrões e vagabundos que receberam (!) indenização e até hoje continuam com suas pensões vitalícias para pela sociedade.
Na Itália, tais práticas criminosas não prescrevem e seus responsáveis nunca são anistiados, muito menos recebem pensões vitalícias como perseguidos políticos.
Isso é coisa de país ordinário e vagabundo como o nosso. Um país onde ninguém levanta a voz para cobrar a legitimação do pagamento de tais indenizações.
É o fim...
P.S. Isso não me deixa dúvidas de que se o planeta Terra tivesse a forma de um corpo humano, o Brasil certamente estaria bem localizado no orifício anal. E cara alegre...
Comentário de: Aldo [Visitante]
19.01.09 @ 01:13Sergio "ETeimoso" Roswell:
1) O Piza alguma vez respondeu uma dessas suas maluquices?
2) Você é do tipo de sujeito que fica com aquela babinha acumulando no canto da boca enquanto fala?
Comentário de: Ronald [Visitante]
19.01.09 @ 08:48Sr. Piza,
Percebo, tristemente, que estou sendo censurado pelo nobre blogueiro. Que mal há em xingar quem merece ser linchado ? É lucro para eles...
Vivemos ou não em uma porcaria de democracia, onde todos podem externar opiniões sem medo de ser calado pelo Estado ? Ou será que é o "Estadão" que não quer a opinião livre ?
Sugiro que o nobre blogueiro reconsidere tais práticas de censura e passe a permitir que o blog seja uma tribuna integralmente aberta, sem censura, nada é censurado. NADA. Inclusive xingamentos e ofensas pessoais. É uma frustração não poder xingar o PT, seus mensaleiros, seus engenheiros e seu presidente de honra + toda a escumlaha política profissional que o apóia.
É minha sugestão e desejo.
Sds
Comentário de: Rogério [Visitante]
19.01.09 @ 09:10E Lula ainda mantem uma popularidade astronômica, que possui relação quase direta com o desempenho da economia, isso significa que o povo na verdade é cínico, pois enquanto estiver entrando dinheiro no bolso o fato de haver verdadeiros descalabros éticos não importa muito, o que vale mesmo é a economia, estúpido.
No Brasil descobriu-se o socialismo, a justiça social realizada ás custas do estado, ou pelo menos promovida por este é benvinda para tentar igualar as injustiças economicas e portanto sociais.
E isso Lula espertamente percebeu, ( ou não teve outra opção dado a sua história política) dando com a mão direita seguimento da macroeconomia liberal e com a esquerda aprofundando programas socias.
E o povão, parece que aprendeu a lição, se o dinheiro está ( ou estava )entrando no bolso, para que se preocupar com atitudes e críticas que parecem( para eles, claro )
saidas de um semanário de fofocas?.
Ou seja, nossa democracia após engatinhar, agora cambaleia seus primeiros passos, não podemos exigir que seja exigido mais que o mínimo.
No entanto a democracia amadurece, se não derrubamos o presidente como os irmãos mais ricos fizeram com Nixon, pelo menos não permitimos golpismos a lá Hugo Chavez.
Comentário de: Mário Latino [Visitante]
19.01.09 @ 10:51"Falar o que milhões de brasileiros querem falar mas não podem"? Uê, são mudos, Bandeira?
Como sempre, Piza, segundo seu ponto de vista a imprensa brasileira não é corrupta nem tendenciosa. Muito menos defende interesses próprios.
Não é de hoje que Folha de SP, Veja e outros órgãos da imprensa viraram o que são.
Tenta publicar esta, por favor. Aí talvez vou começar a mudar minha posição (sobre a imprensa).
Comentário de: Sérgio Roswell [Visitante]
19.01.09 @ 11:22Prezado Piza,
DILMA VANA ROUSSEF, a "BÚLGARA", era conhecida como "PATRÍCIA" ou "WANDA", no "VAR"-PALMARES, ( VANGUARDA ARMADA, ARMADA, ARMADA, REVOLUCIONÁRIA---PALMARES).
No dia 18 de julho de 1969, 13 militantes da recém-criada VAR-PALMARES invadiram a residência, RESIDÊNCIA ( poderia ser a SUA amável leitor ) de Ana Caprilione, em São Paulo City, e colocaram a dona da casa e funcionários num quarto e ROUBARAM UM COFRE DE 200 KILOS COM DOIS MILHÕES E MEIO DE DÓLARES ( dólares de 1968...).
PARA ONDE FOI ESSE DINHEIRO ??...
OS PRÓPRIOS "MILITANTES" DO "VAR-PALMARES" DISCUTEM ATÉ HOJE...
HÁ BOATOS QUE FOI MANDADO PARA A SUÍÇA...
DILMA VANA ROUSSEF, chamada por JOSÉ DIRCEU de "CAMARADA DE ARMAS", além de ajudar na "INFRA-ESTRUTURA DE ASSALTOS A BANCO", planejou o que seria o maior golpe, ( em termos de DINHEIRO ), do TERRORISMO DO COMUNISMO DE PÉ-QUEBRADO BRASILEIRO, O ROUBO DO COFRE FORTE DO GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO À ÉPOCA.
PARA ONDE FOI TANTO DINHEIRO ???
Só na casa de Ana Capriglione, foram DOIS MILHÕES E MEIO DE DÓLARES ( 1968...).
SE ESSE DINHEIRO FOSSE PARA COMPRAR ARMAS PARA OS TERRORISTAS, O EXÉRCITO BRASILEIRO ESTAVA FERRADO.
MAS, NINGUÉM SABE ONDE O DINHEIRO FOI PARAR...
BOA GESTÃO DE DINHEIRO ROUBADO...
Comentário de: ajlacb [Visitante]
19.01.09 @ 11:49Também concordo com o presidente: dá azia. Agora, chamar publicações como o Estadão, Folha, Globo, de jornais, é muita pretensão.
Comentário de: Emília [Visitante]
19.01.09 @ 12:17Quem desenhou a charge?
Não consegui identificar pela assinatura.
Achei-a fantástica.
O primeiro comentário que me veio à cabeça foi: "pena que não é mudo".
Comentário de: Mensageiro do Apocalipse [Visitante]
19.01.09 @ 13:42Calma Massaranduba,
Os brasileiros pagam tantos impostos e o governo arrecada tanto que nem a corrupção quebra este país, imagina se uma crisesinha dessas vai quebrar...
Comentário de: marcus bastos [Visitante]
19.01.09 @ 13:53a popularidade de Lula constata que a educação vai de mal para pior no Brasil.
Comentário de: Rogério [Visitante]
19.01.09 @ 16:33Piza
O Lula não tem poder sobre a taxa de juros, o banco central tem autonomia para decidir. No entanto ocorreu-me que os EUA, a Inglaterra e o Japão quase que ou zerarm suas taxas, e o Brasil tem muita gordura para queimar em caso de recessão, pois este instrumento da política monetária, a taxa de juros, é utilizada por todos países do mundo para refrear a inflação, independentmente dos efeitos colaterais que venha causar, o importante para os monetaristas é conter a inflação.
Se nossa taxa é alta, podemos abaixá-la e muito ainda, imagino, não sou economista, só especulo, ( portanto qualquer bobagem eventual está perdoada hehehe) o que dizem os economistas sobre isso?
E por acaso todo essas ações para aumentar os gastos públicos não tem um quê de keynesianismo?, agora em alta, frente a falência momentanea do liberalismo desenfreado?
Não acho que o Lula tenha vislumbrado algo, pois o maior talento do Lula é a política e não o pensamento técnico que necessita inevitavelmente do pendão pela leitura, pelo menos a dos jornais.
Comentário de: Paraná [Visitante]
19.01.09 @ 16:35Piza, não estou de acordo contigo, pois se ler jornais da azia, porque você está escrevendo?
A moeda tem dois lado, ou você é cara ou é coroa, no meio é impossivel.
E tem mais, quem não faz uma boa leitura não tem conhecimentos.
É isso que está ocorrendo com o nosso carissimo presidente, depois fala um monte de asneiras, como apoiar o outro para releição eterna e não quer houvir. Quem sabe se desse uma lidinha num jornalzinho viria que a coisa aqui fora não está tom tranquila como la dentro do palácio do planalto.
Meu amigo, ler jornais faz bem e muito bem.
Pudessemos nós uns 50 anos atrás ter acesso irrestrito a jornais como hoje, com certeza não tinhamos passado por esses rabos de foguetes que passamos.
Te garanto o Brasil hoje era outro.
É obrigação de um presidente da republica estar atualizadissimo e modernamente saber comentar as atitudes que toma, e explicar porque as tomou.
Comentário de: Pedro [Visitante]
19.01.09 @ 19:58iza
O Paulo Henrique Amorim publicou em seu site a íntegra da entrevista do Lula para o Mario Sérgio Conti, da Piauí. Lá estão as perguntas do entrevistador. Você que não cansa de falar sobre a 'arte de entrevistar', leia e diga se não dá azia. Eis alguns exemplos:
"O senhor se magoou muito alguma vez com a imprensa? Eu vou lembrar alguns casos. Primeiro, o caso do seu filho. Ainda na campanha, quando o Paulo Henrique Amorim, na Bandeirantes, o apartamento, não sei o quê, aquilo deixou o senhor muito... O senhor entrou com um processo."
"O senhor, por exemplo, no caso do seu filho quando houve... A Veja falou que havia ligações, não sei o quê... Isso deixa o senhor..."
"Eu vi uma entrevista ontem, lá, dos presidentes. Parece que é uma coisa chata pacas também, né?"
"No geral, o senhor gosta de jornalista ou não? De conversar, ou acha chato pra cacete."
Conti lista vários jornalistas e pergunta se o presidente Lula gosta de suas colunas:
"Presidente, o que o senhor gosta de ler? Elio Gaspari, o senhor gosta de ler?"
"Diogo Mainardi?"
No meu tempo de faculdade diriam que isso é coisa de juvenil.
Ao contrário do que você diz, Piza, Lula não se gaba de sua ignorância e se ele exerce alguma influência ao ponto do povo seguir seu exemplo, as pessoas deveriam dar menos importância ao golpismo descarado publicado diariamente nas páginas de jornais e revistas. Vide a entrevista publicada no Estado com o ministro Gilmar Mendes: os papéis se inverteram - Protógenes virou o quadrilheiro e Daniel Valente Dantas o bom moço, já 'reportado' anteriormente nas páginas da Piauí. Estes, sim, motivadores da nossa azia. Você cita os elogios aos colunistas "meio intelectuais, meio de esquerda", porém você não leu a entrevista na íntegra e o contexto inútil das perguntas do entrevistador. O link está logo abaixo e garanto que esta entrevista não estará na sua seleção de melhores do ano.
http://www.info.planalto.gov.br/download/Entrevistas/pr1037-2@.doc
Comentário de: Daniel Piza [Membro]
19.01.09 @ 21:05Ai, vamos lá... Mario Latino e Ajlacb, não preciso registrar aqui as numerosas vezes em que critiquei nossa imprensa. Mas um presidente dizer que não lê os jornais de seu pais, sejam bons ou não, é patético em qualquer lugar. Rogério, a autonomia do BC é bem relativa, e Lula sempre deixou ao vice a tarefa de criticar os juros altos... De qualquer forma, ele não disse que ia mudar o "modelo econômico"? Não mudou. Paraná, eu estava sendo irônico. Pedro: li a íntegra, sim, mas a parte sobre Gaspari e Mainardi já está na Piauí. A íntegra é ainda mais constrangedora, as respostas sendo piores do que as perguntas...
Comentário de: Rogério [Visitante]
19.01.09 @ 21:26Piza
É verdade, o José de Alencar é quem sempre bateu nos juros altos, afinal o cara é empresário, eu já estive na Coteminas em Blumenau, uma empresa de primeiro mundo.
Mas ainda bem que o Lula não mudou o modelo econômico, para um cara que não lê seria bem difícil mudar alguma coisa, ainda mais se tratando de economia.
A nossa sorte, na verdade, é que o Lula sabe que não sabe nada de economia, se fosse um petista mais letrado poderia tentar implantar um sistema neosocialista, vai saber.
Como sempre digo o maior mérito do Lula foi não ter feito nada.
Comentário de: Pedro [Visitante]
19.01.09 @ 21:53Piza
Eu diria que as perguntas mereceram as respostas que tiveram. Tudo bem que o Lula, por vezes, é bem informal, mas "Eu vi uma entrevista ontem, lá, dos presidentes. Parece que é uma coisa chata pacas também, né" ou "No geral, o senhor gosta de jornalista ou não? De conversar, ou acha chato pra cacete" não são coisas dignas de se perguntar a quem quer que seja.
E foi-se o tempo em que meu pai mudava o canal que eu estava assistindo para colocar no Jornal Nacional, pois dizia que precisava ficar bem informado. Hoje ele prefere ver o Alberto Dines discutindo a mídia.
Comentário de: Carlos Massaranduba (Brega com Orgulho) [Visitante]
19.01.09 @ 22:58Com a quantidade de impostos que este pais arrecada, espera servicos fantasticos. Mas mesmo assim ainda tem que privatizar as rodovias? Pagar pedagio? etc, etc.. Para onde vai o imposto?
Comentário de: Heloísa [Visitante]
19.01.09 @ 23:30lula, sempre desdenhando a instrução, sempre num discurso de frases idiotas, vai convencendo e deleitando ouvidos que, cinicamente, de algum modo, devem beneficiar-se com esse quadro deplorável.
Comentário de: Fey [Visitante]
19.01.09 @ 23:32Concordo com quem critica a imprensa em favor do nosso ilustre presidente.
Para um jornal ser legível pro Lula tem que ter letras tamanho 30 no Word, acompanhado de figuras e diagramas bem coloridas e sem vocabulário complicado. Quem sabe ele não pode começar pelo "Estadinho" aos Domingos?
Comentário de: caio [Visitante]
20.01.09 @ 00:45frisou bem, Piza. O Lacerda foi acusado e não se provou NADA contra ele. Até hoje essa história do grampo esta mal contada. Mas conseguiram, afastaram o cara. A princípio, o Dantas está vencendo...
Pior é o Protógenes...o acusam de vazamento, mas o relatório da corregedoria, do qual a mídia se alimenta também é sigiloso, ou seja, estão vazando pra imprensa!!! É um absurdo! Uma piada!! Cadê todo mundo dizendo que é um absurdo esse vazamento? Talvez não seja melhor ler mesmo...
Comentário de: Sérgio Roswell [Visitante]
20.01.09 @ 00:48Prezado Piza,
Pensei que você estivesse em WASHINGTON. A capital dos EUA, não o centro-avante do SPFC...
Para cobrir a posse de OBAMA.
Ouvi dizer que está um verdadeiro CARNAVAL lá ( aí...) em WASHINGTON.
No fim, o brasil vencerá.
O mundo está se transformando numa imensa aldeia africana.
O brasil já é...
Comentário de: José Maia [Visitante]
20.01.09 @ 09:39A CULTURA .... do preconceito e da humilhação.
Se a máquina de propaganda do PSDB/PFL/Serra montada na grande mídia não parar de mentir sobre o Lula, de humilhá-lo com preconceitos e de mentir sobre seu governo, vão perder a eleição de 2010. O que é uma pena pois a alternância do poder é saudável para a sociedade.
Como faz o nosso crítico cultural do Estadão, Daniel Piza, em seus seguidos posts de política. No último ele começa o post assim: "Estou com o presidente Lula e não abro:". Nada mais previsível do que o que viria a seguir. Para chegar ao final:
"que não lê jornais, mais uma vez se gabando de sua ignorância e incentivando o povo brasileiro a seguir seu exemplo".
Ora, só com o propósito muito firme de humilhá-lo pode-se ler no que Lula disse um gabar-se de ignorância. E para ir ao absurdo e dizer: "incentivando o povo brasileiro a seguir o exemplo". A frase é quase dúbia de propósito: o incentivo é para ser ignorante ou é para não ler jornais? Mas lendo com calma não fica dúvida: ele diz que o Lula incentiva o povo brasileiro a ser ignorante!
Parece pouco inteligente considerando um governo no qual há tanto o que criticar.
Porque a população em geral não é assim tão medíocre que não consiga ver o preconceito, a torcida, a aposta e o apoio à inviabilização do governo.
Como exalta o primeiro comentário ao post: uma análise perfeita!
Comentário de: Parsifal [Visitante]
20.01.09 @ 11:19Caro Piza
Infelizmente nosso presidente gosta mesmo de enfiar a cabeça num buraco quando as coisas esquentam.
A imprensa não é santa, mas a tentativa de desqualifica-la quando critica o governo me cheira a coisa de Hugo Chávez. Para os esquerdofrenicos fenilpirúcos, a imprensa era boa até aparecerem os escândalos do governo Lula. Vi com meus olhos o Zé Dirceu elogiar a Veja pelas denuncias feitas ao então secretário de FHC Eduardo Jorge, e depois o mesmo Zé ter de dizer que foi um engano na Câmara.
O próprio PT e o governo vive criando escândalos. Que aguentem
Ler jornais pode trazer o presidente a realidade e não acreditar cegamente em seus colaboradores (que ele mesmo um dia chamou de traidores e aloprados)
Comentário de: ratu [Visitante] · http://voit.uol.com.br/?p=interna&id=414
20.01.09 @ 11:54PREZADU PITIÇA
PREZADU PUXA SACU SERGIO RUSVEL
VORTEI PA DIZE KI CONTRA AZIA SÓ SONRIZAL RESORVI !!!
Comentário de: Sofia [Visitante] · http://Sofia
20.01.09 @ 12:25
Tranferi minhas esperanças para um país estrangeiro.
Não é o cúmulo da frustração?
Graças a postura debochada, mesquinha e infantil de nossos governantes.
Ai, que vergonha.
Tomo emprestado um presidente como Obama para fazer parte da minha utopia particular.
Tomara que ele aja conforme suas palavras, e mostre que os valores podem ser resgatados. Observem que sua política não dá masgem a conchavos partidários, ele propõe um mutirão.
Por Obama, sei que vai ser difícil, fmas não me decepcione!
Comentário de: Fey [Visitante]
20.01.09 @ 12:26A ignorância de um homem que TEVE OPORTUNIDADE de estudo como o Lula deve ser descriminada SIM!
Já cansei de ler e ouvir essa mesma ladainha de que o nosso presidente que teve um passado humilde, não tenha tido chances de estudo. Desculpa esfarrapada, pois há milhões de pessoas que estudam e trabalham pesado ao mesmo tempo no mundo inteiro.
Mesmo não conseguindo fazer ambos ao mesmo tempo, ele teve a oportunidade de se auto-educar durante suas famosas férias e horas de cachaça e TV. E não me destorça esse significado com "educação na prática" pois sabem muito bem que me refiro a educação formal.
O retrato do seu caráter de um homem que tem tempo suficiente pra ficar criticando coisas mundanas como jogadores de futebol e dando cargos a seus filhos, mas não consegue criar o hábito de leitura nem sequer de um jornal, independente de ser bom ou ruim, mostra perfeitamente o nível de esforço que esse homem dedica de verdade para se desenvolver pra ser um líder melhor.
Oque todo lulista teima em fingir que não entende, é que o Lula na verdade não dá atenção para imprensa não pela sua qualidade -ora pois quem não lê como pode julgar meramente com títulos e subtítulos?- mas sim pelo seu egocentrismo de não querer receber críticas. Pela sua maior ignorância (e agora não formal) de encarar todas as críticas como destrutivas e que não lhe servem nem sequer ao menos para ficar sabendo dos problemas do cidadão mediano brasileiro.
Esse comportamento faz juz a sua descriminação, mas devido a mentalidade colonial que ainda muitos têm, o complexo atrapalha pra ver ou admitir tal realidade. É mais fácil ser cínico e se fingir de vítima das circumstâncias doque ter de fazer mais um pouco de esforço para conquistar até mesmo o seu próprio progresso.
Comentário de: Sofia [Visitante] · http://Sofia
20.01.09 @ 13:29Fey,
o Lula é PHD em palavras. Vive delas há anos!
Sabe falar a língua dos inocentes!
Ex.: ...agora que a gente tá podendo comer um pãozinho com mortadela...
O Lula promove a divisão de classes.
Assim ele não tem a obricação de transfprmar a classe trabalhadora em classe média, lógico!
Comentário de: Anna H. [Visitante]
20.01.09 @ 13:53Fey, seu ´coment' está cheio de erros de português, foi proposital ? Outra coisa, criticar jogadores de futebol é passatempo e "métier" de muita gente boa, tanto que blogueiros do Estadao, considerando-se a nata do jornalismo brasileiro, o fazem com frequência e longamente. Não é sinal de mediocridade não, ao que parece.
Comentário de: Marco Aurélio [Visitante]
20.01.09 @ 17:17José Maia, quem dera o povo fosse tão inteligente para ver essas "mensagens subliminares" no comentário do Piza (como o "apoio à inviabilização do governo"). Se fosse, tenho certeza que ele (o povo) também saberia ver o quão grave é um presidente que diz sem nenhuma vergonha que não lê jornais e que, quando a economia vai bem, chama os méritos para si, mas, quando vai mal, joga a culpa na crise internacional.
Espero que este mesmo povo lembre que FHC também enfrentou crises... e, se for absolver os erros econômicos e políticos de Lula jogando a culpa na crise, façam o mesmo com FHC (que também cometeu muitos erros políticos e econômicos). Ou seja, é só ser coerente... nada de dois pesos e duas medidas.
Comentário de: José Maia [Visitante]
20.01.09 @ 22:48Marco Aurélio,
Não sei se foi o propósito, mas você não tratou do tema do meu comentário. Se sua discordância ao meu comentário é essa, estamos alinhados. De qualquer forma, acho mesmo que o povo brasileiro superou, em muito, os "intérpretes" do Brasil de plantão durante estes anos. Tanto em relação a FHC quanto em relação a Lula. E assim o Brasil avança.
Comentário de: Marco Aurélio [Visitante]
21.01.09 @ 12:39José Maia, eu concordo com o Parsifal: a imprensa tem sim suas falhas, seus jornalistas/colunistas tendenciosos, etc. Agora dizer que um jornalista ou um veículo de comunicação é ruim só porque critica o governo é beirar a censura.
Tanto críticas como elogios devem ser embasados em fatos e estes devem ser mostrados por completo... não manipulados nem omitidos de modo a induzir os leitores. Qualquer jornalista ou veículo de comunicação que não siga isso - seja "puxando" pro lado do elogio ou da crítica - é ruim.
Comentário de: Reinaldo Melo [Visitante]
21.01.09 @ 14:27Estou com o Lula e discordo do blogueiro:
Ler Jornais é que deixam as pessoas ignorantes, salve um ou outro colunista como, por exemplo, Marcelo Coelho.
Não foi num jornal que eu li que Jesus foi enforcado?
A imprensa deste país sempre foi chapa marrom, irresponsável e antidemocrática, mas depois de demonstrar que é favor da corrupção, no caso de vitimizar Dantas e Pitta, enaltecer o truculento Gilmar Mendes e criminalizar Protógenes e De Sanctis, azia foi o mínimo que senti.
Minhas assinaturas da Folha e do Estadão foram canceladas.
Bola dentro do presidente, mesmo eu não sendo eleitor dele.
Comentário de: Daniel Piza [Membro]
21.01.09 @ 15:38Reinaldo Melo, não acredite em tudo que lê nos jornais. Marcelo Coelho durante anos acreditou que o PT fosse honesto. Depois pediu desculpas, sujeito decente que é. Se para prender Dantas é preciso grampear sem autorização a sociedade brasileira inteira, a incompetência do delegado é óbvia. Eu espero que ele seja preso por vias legais, pois assim não tem como ser solto. Você poderia cancelar o título eleitoral também.
Comentário de: José Maia [Visitante]
21.01.09 @ 18:59Eu voltei e li meu próprio comentário e cerio que está compreensível. E acredito que quem leu, compreendeu o que escrevi.
Comentário de: Fusca Brasil [Visitante] · http://www.fuscabrasil.blogspot.com
22.01.09 @ 17:52Parabéns, Daniel!
leio sua coluna no Estadão de Domingo todas as semanas. Seu conhecimento eclético e sua análise objetiva e imparcial são motivo de orgulho para o Brasil. Lamentavelmente quase todos os outros espaços carecem de matérias dessa qualidade, exceto aquela página do caderno Cultura, com o brilhande João Ubaldo, e fora do Estadão, alguns poucos colunistas de jornais e revistas menos comprometidos com verbas públicas.
O resto está parecendo mais com o Afeganistão na época dos talebans, portanto pior do que na ditadura militar, quando tínhamos Pasquim, Opinião e Movimento. Exemplo concreto dessa destruição do Estado de Direito, da moral e da História do Brasil pelo "governo" lulopetista é a quebra das séries históricas de toda a nossa estatística do IBGE através da "mudança de metodologia", eufemismo para manipulação, do uso político do IPEA (coisa que nem a ditadura militar ousou) e das demais Agências Nacionais e estatais de nosso pobre país. Abaixo a ditadura neo-taleban!
Comentário de: Reinaldo Melo [Visitante]
22.01.09 @ 20:56Não, caro Daniel. eu ainda acredito em alguns homens, nos quais posso votar. Eu não acredito é nos jornais, que tentarão, a todo momento, influenciar o voto dos seus leitores.
Abomino o Lula, mas se esta mesma virulência, que é demonstrada quando se trata de seu governo, fosse praticada junto ao governo do estado de SP, acredito que as sucessivas gestões do PSDB não teriam posto em falência total a educação, a saúde, a segurança, etc.
E a democracia na qual acredito é muito diferente do que a maioria dos órgãos de imprensa pratica, não se resume apenas a um título de eleitor. Não se muda um país através do voto, como não se adquire conhecimento e bom senso lendo jornais.
Deixe seu comentário:
Daniel Piza é colunista de O Estado de S.Paulo. Site: www.danielpiza.com.br. Email: daniel.piza@ grupoestado.com.br
- Fevereiro 2010 (9)
- Janeiro 2010 (25)
- Dezembro 2009 (26)
- Novembro 2009 (39)
- Outubro 2009 (37)
- Setembro 2009 (36)
- Agosto 2009 (34)
- Julho 2009 (25)
- Junho 2009 (34)
- Maio 2009 (36)
- Abril 2009 (37)
- Março 2009 (40)
- mais...

Twitters 
RSS