BLOGS
26.03.09
Segue abaixo a reportagem do portal Estadão sobre o que o presidente Lula disse em encontro com o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown. Meus comentários estão em itálico:
"Ao lado do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira, 29, que as decisões políticas neste momento de crise são mais importantes que as econômicas. 'Ele (Gordon Brown), outros líderes mundiais e eu sabemos que o momento exige decisões políticas profundas mais fortes que decisões econômicas que viermos a tomar', afirmou. Lula reforçou que a crise financeira internacional foi causada e fomentada por 'gente branca, e de olhos azuis', numa referência a especuladores estrangeiros, de países do primeiro mundo.
Eu não sabia que a crise era uma consequência de atributos étnicos ou genéticos. Quer dizer então que os especuladores da Bovespa - pouquíssimos de olhos azuis - ou os banqueiros do Japão não têm culpa? Eles não investem nos Estados Unidos?
"Lula rebateu afirmações de que haveria questões ideológicas nas suas avaliações sobre a crise financeira mundial. 'Não existe questão ideológica, existe um fato que mais uma vez percebe-se que a maior parte dos pobres que sequer participava da globalização estava sendo uma das primeiras vítimas da crise. O preconceito que vejo é contra os imigrantes nos países desenvolvidos', afirmou o presidente ao lado de Brown.
Se os pobres não participam da globalização, como podem ser vítimas da crise financeira internacional? E quem disse que são eles os que mais estão perdendo? EUA, Europa e Japão são os que mais perdem crescimento e emprego no momento. China, Índia, Rússia e Brasil também sofrem, mas o enriquecimento dos BRICs, a emergência de suas economias nos últimos dez ou vinte anos, se deve em grande parte à globalização, à abertura comercial e financeira. Chineses vendem produtos para o mundo todo, indianos organizam call-centers para anglo-americanos, etc.
"Lula citou que no Brasil o governo decidiu regulamentar a permanência dos bolivianos. 'Porque não se pode jogar nas costas deles a responsabilidade de uma crise que foi causada por poucos.' E completou: 'Não conheço nenhum banqueiro negro ou índio. Só posso dizer que as pessoas desta parte da humanidade foram as maiores vítimas do mundo e elas não podem pagar por isso.'
Banqueiros negros nos EUA poderiam ser apresentados a Lula, que certamente já conhece presidentes de ascendência indígena em seu próprio continente. Regulamentar a permanência de bolivianos que vivem em sub-empregos em metrópoles como São Paulo não tem nada a ver com protegê-los da crise. Se eles ganham algo ao migrar, também perderão algo quando o país escolhido enfrentar problemas. Vitimizar a América Latina e a África, culpando exclusivamente o mundo desenvolvido por seu subdesenvolvimento, é ignorar boa parte da História - e ignorar Economia, porque a riqueza do tal "Primeiro Mundo" moderno não depende da espoliação das matérias-primas da tal "Periferia". Já há bom tempo que os povos escolhem seus destinos sem interferência alheia. Lula vive mentalmente nos anos 60, ou antes disso.
Em declaração à imprensa, no Palácio da Alvorada, o presidente voltou a defender a regulação do sistema financeiro internacional. 'Não é possível uma sociedade em que você entra no shopping ou no aeroporto e é filmado, sempre vigiado, e o sistema financeiro não ser vigiado e não ter uma regulação', afirmou.
Uma coisa não tem nada a ver com outra. Aeroportos e shoppings filmam os ambientes por questão de segurança. Regular o mercado financeiro não é botar uma câmera em cima de cada operador, mas criar normas e sanções para que créditos sem sustentação não sejam passados adiante.
Para o presidente, a crise financeira é uma febre que atinge todos os países. Ele defendeu maior participação do Estado na busca de melhorias para a sociedade. 'É preciso que o sistema financeiro se reeduque e trabalhemos para incentivar o setor produtivo', afirmou. 'Temos consciência de que é preciso fortalecer as instituições de financiamento', acrescentou.
Não acrescentou, na verdade. Disse o óbvio, sem propostas concretas, como sempre. Reaproximar o sistema financeiro do setor produtivo não é uma mera questão de "vontade política". É um tanto mais complexo.
"(...) Lula não demonstrou ânimo em relação à eficácia do pacote econômico apresentado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que prevê um aporte de US$ 1 trilhão para compra de ativos considerados 'tóxicos'. 'Se o Obama tomou a decisão pensando no melhor para os Estados Unidos, ótimo. Espero que dê certo', disse. 'Mas acho que não podemos usar o pouco dinheiro que nos resta para comprar títulos que aqui chamamos de podres', completou.
O governo Lula já fez isso por muitas empresas, inclusive bancos. Comprar títulos podres não é para passar a mão na cabeça de banqueiros que especularam irracionalmente nos últimos anos, mas para proteger os direitos dos cidadãos que tomaram empréstimos para comprar casas, por exemplo, e para garantir a solvência geral do sistema bancário.
"Lula afirmou ainda que entre os problemas que precisam ser enfrentados no mercado interno é o spread bancário. 'Subiu demais', disse."
De fato, o spread bancário no Brasil é um exemplo para o mundo...
P.S. - Para a colunista do 'NYT', Maureen Dowd, a gafe de Lula foi pior até do que a declaração do papa de que camisinha ajuda a causar Aids...
Comentários:
Comentário de: Carlos Massaranduba (Direto do Eden) [Visitante]
26.03.09 @ 20:08O chefe dos PTralahs e' uma vergonha apra a nacao.
Comentário de: Sérgio Roswell [Visitante]
26.03.09 @ 20:25Prezado Piza,
PARABÉNS DANIEL PIZA !!
PELO SIMPLES FATO DE DIZER A VERDADE.
LULLA é o Presidente do Governo MAIS CORRUPTO DA HISTÓRIA DO BRASIL. E LULLA fazendo parte, claro, junto com ZÉ DIRRRCEU, "DILMÃO" ROUSSEF e CAMBADA DO PT.
GORDON BROWN é uma NULIDADE TOTAL. Como OBAMA. Até TONY BLAIR, seu mentor, ( de BROWN ) NÃO AGUENTA MAIS SUA BURRICE.
LULLA sobrevive do que FHC deixou.
O BRASIL sobrevive do que FHC deixou.
FHC e JUSCELINO foram os dois maiores ( ÚNICOS ) presidentes que o bRAZIL-TUPINAMBÁ já teve.
Não deve ser fácil, CERTAMENTE NÃO É, um jornalista brilhante como DANIEL PIZA conviver com PETISTAS por todos os lados na "IMPRENSA" brazileira-Tupinambá.
LULLA e o PT são, sim, o "CUPIM" do BRASIL.
Estão destruindo o que resta de bom do BRASIL, por dentro, corrompendo o BRASIL por dentro.
O BRASIL VAI VIRAR UMA CUBA COM ELEFANTÍASE.
Comentário de: I. Go [Visitante]
26.03.09 @ 20:41Vovó já dizia: "a pessoa pode ser burra e ignorante; mas não precisa fazer alarde".
O homem sofre de incontinência verbal; e tem apoio dos bajuladores que ganham polpudos salários para fazerem o papel de "vacas de presépio".
Paulo Francis deve estar virando-se na tumba; ele dizia que o Brasil ainda não havia posto os pés no Século XX. Pelo jeito vai demorar.
Comentário de: João Cavalcante [Visitante]
26.03.09 @ 20:47Daniel,
Em primeiro lugar parabéns pela sua atuação nas manhãs na rádio Eldorado. Aproveitando o assunto gostaria que você colasse esses seus comentários na rádio, gostaria de ouvir também o Alexandre Garcia, a população precisa desenvolver o senso crítico. Um presidente da republica não pode falar essas bobagens.
Abraços
Comentário de: Donizeti [Visitante]
26.03.09 @ 21:19È de dar vergonha... mas cada povo tem o governante que merece, infelizmente ele foi eleito, democraticamente o que é bom, mas dado nosso baixissimo nivel educacional, que não tem sinal que vá melhorar, continuaremos á sofrer com esses comentários "non sense", e explicar para os nossos filhos que devem estudar, melhorar como pessoas, não serem racistas etc....
Comentário de: Fey [Visitante]
26.03.09 @ 22:10Rezumindo: falou muito e não disse nada.
Típico quando você tem um orador que apenas decora oque os outros escrevem, dizem, ou ainda plagia e entra na demagogia.
Ele disse muito (errado) no entanto numa outra ocasião, para a polícia federal "não fazer pirotecnia" no caso de suborno da Camargo Correa e deixar essa coisa de "aparecer" para os políticos.
Interessante esse homem. Cada dia tenho mais certeza que ele não precisava ser presidente pra ser feliz. Se aparecesse num programa do Faustão ou Silvio Santos todo Domingo estaria igualmente satisfeito.
Comentário de: Heloísa [Visitante]
26.03.09 @ 22:30lula é um ignorante, presunçoso e arrogante. Sou parte da minoria, e jamais lhe daria um voto, nem para torneiro mecânico. Estou envergonhada de ser brasileira.
Comentário de: Eduardo Grandinetti de Barros [Visitante]
26.03.09 @ 22:48Muitos” boquirrotos” irão dizer que Sua Exa., defendeu os interesses nacionais e dos paises emergentes.
Quero aproveitar esta oportunidade, para dizer que em relação a esta crise, o governo não tomou medidas para desestimular o desemprego.
Numa crise como esta, seria uma grande oportunidade para adequar a nossa colossal legislação de forma que esta facilitasse o trabalho em todos os níveis.
A historia é pródiga, ao demonstrar que paises em face de uma crise econômica, aproveitaram para arrumarem a casa.
Comentário de: Carlos Massaranduba (Direto do Eden) [Visitante]
27.03.09 @ 02:05Roswell,
sinto informar que o Brasil ja' virou cuba.. Voce ja' esta' vivendo o futuro que proclamas.
Basta olhar ai na sua ilha.
A policia politica dos PTralhas, tambem conhecida como policia federal, manda por na cadeia uma contrabandista cancerosa por 94 anos! Enquanto uma assassina terrorista e' ministra, jose dirceu e pallocci andam livres. Genoino come pastel na feira.
Um dia "os homi" vao aparecer na sua ilha e voce abre o olho s enao vira comida de caranguejo.
Comentário de: paulo de santi [Visitante]
27.03.09 @ 07:18Sr Daniel Piza,
Tal assertiva foi contundente, nao gostei. Presidente, foi precisa sua manifestação. Parabéns Lula.
Comentário de: Emile [Visitante]
27.03.09 @ 07:21Putz, sou sul-africano, branco com olhos azuis. África do Sul está sofrendo também. Agora o Lula disse que a culpa da crise é minha...
Comentário de: Manicoré, [Visitante]
27.03.09 @ 07:40O Lula não é nenhum santo mas convenhamos...
Os brancos exploraram a África e dividiram como quem divide um bolo de aniversário...Taí o resultado!
Os portugueses vieram prá cá e olha só esta maravilha governada pelos brancos do Brasil.
Era um paraíso até o Lula assumir não era?
Os ingleses exploraram o mundo dos éguas (índios e pretos) e têm até hoje ouro roubado estocado no Banco da Inglaterra que roubaram dos outros ladrões (portugueses e franceses).
Agora o Lula diz a verdade e todo mundo se dói em defesa dos bandidos do norte. Que tal ficarmos com os bandidos daqui e nos unirmos para espancá-los sejam eles ingleses, franceses, US citizens, etc.
Lá eles se unem contra nós, os éguas do Sul!
Comentário de: François [Visitante]
27.03.09 @ 07:43Camarada,
Dizem que os ignorantes são os que fingem não enxergarem os fatos mais simples diante de si, mas, acredito, os ignorantes são os que escolheram viver com as traves em seus olhos por conveniência!!!!!
O nosso presidente está acima do que possa sugerir os de olhos travados!!!!!!!!!!!
Somos sapientes, vemos além de sua deformada visão, pois temos o desígnio da natureza para levar a humanidade além do corporativismo sórdido do capital sem ética dos montes e dos siões!!!!!!!!!
Comentário de: Calos [Visitante]
27.03.09 @ 07:45Essa declaração não pode ser interpretada como um ato de racismo, não? Imagine se o Lula tivesse dito que a crise é culpa de gente de pele escura e cabelo encaracolado...
Comentário de: Daniel Piza [Membro]
27.03.09 @ 07:48Manicoré, quer dizer então que a África e o Brasil eram paraísos antes de os brancos chegarem? Como diz François, é um desígnio da natureza... mas o que é um corporativismo do capital "dos montes e dos siões"?
Comentário de: Marx A. Gomes da Silva [Visitante]
27.03.09 @ 07:51Já esta passando do limite a quantidade de asneira que esse senhor vomita toda vez que fala em público. Além de não saber o que fala, o minímo conhecimento do assunto, ele causa mal estar aos seus interlocutores. Esses discuros não tinham tanta repercusão quando feitos em sindicatos ou fábricas. Faz muita diferenca ter alguém com um mínimo de preparo acadêmico na posição de Presidente da República.É lamentavél ter que ouvir ou ler, esses perólas todos os dias.
Comentário de: Vander [Visitante]
27.03.09 @ 08:02Caro Piza,
Vejo na sua avaliação um teor de ser contra apenas por oposição. Acredito que uma pessoa de sua cultura e inteligencia, sabe interpretar uma fala associando as "parábolas" ao assunto citado. Dizer que a crise foi criada pelos olhos azuis não significa dizer que são as pessoas desta características que são os culpados pela crise, mas de onde vem crise (primeiro Mundo). O senhor é formador de opnião e leva consigo pessoas que não gostam do presidente a fazer comentários como os que vemos. Tenho formação superior e não acho o nosso presidente seja essa pessoa que tanto criticam. Não é perfeito, mas acredito que se ele conseguir fazer alguma coisa pelos mais pobres a minha vida também vai melhorar. Não sou egoísta aponto de querer melhorias apenas para minha vida. No aspecto geral o Brasil melhorou e todos somos beneficiados. deixemos de ser hipócritas.
Comentário de: martelanuca [Visitante]
27.03.09 @ 08:05UMA VERGONHA, o mundo comenta a imbecilidade deste apedeuta, que envergonha a nação, ele pensa que esta na porta da VW, fazem 6 anos que este cara vem soltando suas perolas IGNORANTES para nossos ouvidos, 2010 esta chegando e com certeza iremos limpar , desinfectar o planalto
Comentário de: Daniel Piza [Membro]
27.03.09 @ 08:07Vander, só me faltava essa: ter de ler as bravatas de Lula como "parábolas"! Ele não poderia fazer a mesma crítica ao tal Primeiro Mundo sem lançar mão de argumentos unilaterais e preconceituosos? Faça o favor... Hipocrisia é o discurso dele, que um dia disse que iria mudar o modelo econômico tucano e agora o faz à risca, com juros e impostos altos. E não confunda os comentários feitos aqui e o que eu penso.
Comentário de: Marta Macedo [Visitante]
27.03.09 @ 08:14Calma!
Nem tanto ao céu ou a terra.
Não penso que a declaração de Lula foi lá muito feliz, mas ambém não podemos ignorar que os paises ricos (que o Lula usou como metáfora "pele branca e olhos azuis), também nunca se preocuparam lá com os paises pobres. Muito pelo contrário, durante muito tempo houve exploração sim.
Quanto a atual crise, acho que todo o mundo tem um pouco de culpa, uns mais, outros menos.
Comentário de: Daniel Piza [Membro]
27.03.09 @ 08:18Pois foi o que escrevi, Marta. É óbvio que os países ricos têm culpa, não precisamos do Lula para saber disso. Mas a situação é mais complexa e transformá-la em questão étnica é um absurdo.
Comentário de: frade [Visitante]
27.03.09 @ 08:43Não é a toa que o Lula encanta o povo, pois ele fala do empírico que o homem intelectualizado não tem coragem de falar. Mais uma vez o presidente - como sempre - jogou para pratéia, pois ele não está nenhum um pouco interessado em resolver os problemas econômicos, cujo os responsáveis seriam os "brancos de olhos azuis", o que ele quer é se reeleger depois da uma quarentena de mandato da Dilma.
Sei que há muitos olhos azuis indignados, mas não se ofedam, pois este governo "branco de olhos pretos" comete muito mais discriminações com os bronzeados de olhos negros.
O Brasil é muito diferente dos Estados Unidos, lá os considerados "racistas" elegeram um presidente negro que fala bonito e sabe que não se deve inflar os ressentimentos raciais. Aqui, temos um que se considera "povo" mais que fala muitas baboseiras e ofede dos "olhos azuis" e as peles negras.
Comentário de: Ceu D´Ellia [Visitante] · http://www.ailhadoceu.com.br
27.03.09 @ 08:43Se Lula tivesse dito que a crise foi causada por "gente de pele negra", alguém teria dúvida de que foi uma declaração racista?
Comentário de: renato mota [Visitante]
27.03.09 @ 08:44Caro Piza,
Veja se não concorda comigo. Racismo é crime no Brasil. Não sou criminalista nem advogado, mas creio que a declaração do nosso presidente se enquadra naquele artigo do Código Penal.
Gostaria de saber se ele se referisse aos negros ditadores e genocidas da Africa como "a culpa de tantas mortes é daqueles pretos de cabelo pixaim" quais seriam as reações...
Deixo claro o meu repúdio a qualquer forma de discriminação racial, mesmo que vinda de uma "inocente" declaração feita de improviso e de um chefe de estado.
Aos vencedores as batatas!
Comentário de: Mané [Visitante] · http://visitante
27.03.09 @ 08:45Este cara mata a gente de vergonha.
Comentário de: Saulo Mundim Lenza [Visitante]
27.03.09 @ 08:58O Lula mais uma vez perdeu uma ótima chance de ficar calado.
Achei uma vergonha para nós as idiotices que ele disse.
Mas fazer o que?
Comentário de: Rodrigo L [Visitante]
27.03.09 @ 08:58Sr. Piza:
Como bem escreveu o Sr. Vander, o Presidente Lula usou apenas uma frase para descrever o epicentro do problema. Como todos aqui sabem, o Presidente Lula é uma pessoa que poderiamos caracterizar como sendo "do povo". Acontece que nas cabeças preconceituosas da classe média existe uma associação muito equivocada entre educação formal e capacidade de realizar ações concretas. Como sabemos Lula não tem a primeira mas lhe sobra a segunda ao contrário de seu par FHC que lhe sobrava a primeira (com teorias até hoje lecionadas) mas lhe faltava a ação. Sobre a questão do preconceito, é infantil pensar que Lula poderia ter algum, principalmente pela origem dele, este sim um fato que incomoda muitas pessoas. O Pais melhorou muito nestes últimos anos, com base em programas sociais (assistencialistas ou não) de compravado efeito no todo da sociedade. Muito me incomodam esses comentários ofensivos e grotescos (de algumas pessoas neste blog) com relação à figura do presidente Lula, e acredito que o bloguista deveria ter consciencia disso, pois ofensa ou desqualificação não é debate.
Comentário de: João Viggiani [Visitante] · http://jvviggiani@estadao.com.br
27.03.09 @ 09:07Lei Afonso Arinos no Lula: discriminaçào racial explícita e documentada.
Porém, ele não quis ficar atrás do Berlusconi: dispara contra os estrangeiros seu amontoado de asneiras.
Isso é resultado de quem nunca desenvolveu massa crítica e foi formado a partir de palavras de ordem e clichés políticos sem base científica. Estereótipos fazem sucesso em todo lugar do mundo. E s'o envergonham a minoria que pensa: garanto que as massas adoraram a coragem do Presidente de 50% dos brasileiros, justamente os 50% que chafurdam na " inguinorança".
Comentário de: Amoedo [Visitante]
27.03.09 @ 09:07Na verdade, quem começou a crise foi um cara bem moreno, que aliás é hoje o presidente dos EUA.
A crise teve origem nos créditos imobiliários podres, concedidos a pessoas que não podiam pagar pelos bancos americanos controlados pelo governo. Tal iniciativa foi um projeto dos senadores americanos do partido democrata, Obama e cia., para conceder crédito para os mais pobres poderem comprar a casa própria.
Então, senhor presidente lula (em letras minúsculas pois o senhor é minúsculo), a crise teve origem em medidas populistas de gente bem morena.
Comentário de: spyker [Visitante] · http://são paulo
27.03.09 @ 09:11Foi infeliz a "metáfora" usada, podendo chegar a prejudicar uma possível eleição de Dilma como a próxima presidente. Dependendo da interpretação a ela dada.
Comentário de: Rubens [Visitante]
27.03.09 @ 09:17Um verdadeiro lider buscaria outras metaforas para expressar a genese de uma crise sem precedentes para o mundo. Lamento que o Presidente ao inves do uso da retorica populista nao buscou ressaltar o posiitvo, como por exemplo as medidas que Banco Central implementou imediatamente para evitar que a crise chegasse com toda sua forca ao nosso pais. O papel de um lider de um pais como o Brasil eh o de liderar com acoes concretas, objetivas, e nao com discursos vazios que simplesmente levam o resto do mundo a dizer, "estamos acostumados a escutar estes absurdos vindos da America Latina".
Comentário de: molina [Visitante]
27.03.09 @ 09:22finalmente o asno esclareceu o que ocorre com minhas finanças.
minha filha é branca e tem olhos azuis, nunca havia percebido.
estou procurando fotos dos banqueiros do japão, india e china pelo menos.
os brancos de olhos azuis fizeram a lulalha ganhar muito dinheiro e ficar sem trabalhar desde 2002.
Comentário de: Rodrigo [Visitante]
27.03.09 @ 09:23Eu tenho vergonha do presidente do meu pais. Muita vergonha!
Comentário de: Cebola [Visitante]
27.03.09 @ 09:23Pessoal,
Não gosto do MULLA, não gosto do PT, não gosto dos PTralhas, não sou esquerdopata, muito pelo contrário. Minha formação é voltada para a DIREITA.
Que significa nacionalismo, patriotismo, trabalho, recompensa por trabalho bem feito, promoção por méritos, etc....
Muito ao contrário da esquerda, que divide tudo (os restos), entre todos, sem analisar competencias.
Senhores esquerdistas, vejam a França, que há séculos é socialista na essencia, querendo mudar, pois isso está fazendo a competitividade desaparecer em seu solo.
Pois bem, dito isso, quanto mais o apedeuta é xingado, quanto mais energias negativas ele recebe, mais m...... vai fazer.
Creio que devemos enviar energias positivas, para ver se saímos desse abismo, e o país volte a crescer.
Vamos dar o troco nas próximas eleições, não votando nem no PT, nem na guerrilheira bandida.
Piza, parabéns, foi uma análise crítica muito bem feita.
Comentário de: CONTRIBUINTE E CIDADÃO [Visitante]
27.03.09 @ 09:27A carapuça serviu para vc Boyzinho de olho Azul
Comentário de: maria helena [Visitante]
27.03.09 @ 09:30Nós somos mesmo masoquistas! Lendo as progressivas barbaridades ditas pelo nosso deploravel chefe, nos deixando cheios de vergonha do papel deprimente das constantes palavras que ele usa em ambiente internacional. Será que a nossa policia não poderia bloquear tudo o que ele fala , deixando que escutem as cretinices somente os amiguinhos dele?
Comentário de: Franc [Visitante]
27.03.09 @ 09:32Ao fazer esta afirmação , o Lula parece desconhecer , a situações de alguns paises Africanos , onde os políticos impedem que o progresso chegue ao pais , vendendo os recursos naturais para os paises mais ricos . Um dos grandes problemas enfrentados pelo Congo , Moçambique e dentre outros , é a corrupção dos Governantes , que disputam interesses próprios , massacrando vidas inocentes , e em lugares onde todos são da mesma cor . È uma grande idiotice falar que a culpa é por causa desta ou daquela cor , cor não significa nada em um mundo onde as pessoas estão preocupadas apenas com seus interesses pessoais , se a cor nos tornasse mais unidos ou de melhor convivência , os paises citados não teriam tantas disputas étnicas , impedindo assim a prosperidade da nação como um todo .
Comentário de: Paraná [Visitante]
27.03.09 @ 09:35A falta de cultura e de maiores conhecimentos as vezes da-se com os burros nágua.
Lembram quem disse que não lia jornais, revistas etc.
Está ai demonstração de que cultura e conhecimentos é e sempre serão o sustento de qualquer cidadão, seja ele rico ou pobre e de qualquer cor.
Nosso presidente peca muito nessas horas, aliás a equipe dele é horrivel, deveria corrigi-lo e não deixa-lo fazer estas manifestações de improviso.
Tenho duas netas de olhos azuis, primos, sobrinhos, irmãos de olhos azuis e nenhum deles sabe o quer dizer bolsa de valores ou mercado de ações etc.
Meus avós por parte da minha mãe tinham os olhos azuis, pois eram descendente de italianos e alemães, foram uns dos desbravadores desse Brasil nas décadas de 1880 a 1920, nunca aplicaram um tostão nas bolsas, pelo contrário morreram pobres na lavoura de café interior de São Paulo.
A India é feita de pessoas mulatas, morenas e no entanto hoje creio não muita certeza são uns dos que estão focados em bolsa de valores.
O Chineses e Japoneses praticamente estão ditando o sobe e desce desses investimentos.
Foi infeliz ao extremo sr presidente.
Comentário de: Fábio Amaral Di Fini [Visitante]
27.03.09 @ 09:37Lula, na simplicidade do seu linguajar, disse o que tinha de ser dito. Não será você, Daniel, provavelmente oriundo das classes A/B e tendo estudado nas melhores escolas, que vai desmerecer o discurso de Lula por sua possível falta de requintes acadêmicos... Além disso, esse seu falatório, me parece, é mais para atender a sua clientela demo-tucana e defender "o leite das crianças", dizendo o que eles querem ouvir...
Comentário de: Esron Vieira [Visitante]
27.03.09 @ 09:42O Lula é o que pode se dizer de um espelho do que realmete é o Brazil em termos de educação e cultura. Agora temos de decidir se queremos Democracia ou Ditadura ( que sempre tivemos). Em um país atrasado, quando se implanta a democracia, o resultado é este: o povo na grande maioria, vai votar em quem lhe identifica. Não adianta retórica e classificações de populismo ( a verdadeira democracia desde que foi idealisada sempre foi taxada de populismo pela aristocracia). O máximo que se pode fazer os considerados paladinos da cultura e do saber seria enxergar que: em um regime genuinamente democrático, o mandatário é reflexo da realidade da nação. Que isso sirva de lição à todos. Se querem um presidente que lhe causem orgulho, que assumam a responsabilidade pela falta de educação e cultura que foi imposta à maioria da população nestes céculos de extrativismo da dignidade e moral do nosso povo. Do contrário só ocorre com as ditaduras, que só chegam ao poder as elites, como nosso FHC que já foi preparado pela Ditadura Militar com seu pai General, o incubando no ninho dos Condores da América Latina. No mais o que temos de engolir são os pelegos do Nazi-Sionismo que funcionam como exercito formador de opinião, trabalhando na mente dos incautos. Quando a maioria da população tiver uma boa cultura e educação, fatalmente não teremos um apedeuta na presidencia e ninguem precisará de passar vergonha. Ignorância é se considerar melhor que os outros por ter oportunidade de uma cultura melhor . A pessoa realmente culta consegue enxergar responsabilidade em sua condição e não dona de direitos maiores que dos incultos.
Comentário de: Marco Aurélio [Visitante]
27.03.09 @ 09:43O legal é ler gente falando que ao Lula "sobra capacidade de realizar ações concretas". Realmente... ele realizou tantas "ações concretas" contra a crise que a queda na produção industrial no Brasil no último trimestre de 2008 (3,6%) foi uma das maiores do mundo. Sem contar que nesse discurso dele ele propôs muitas "ações concretas", mesmo...
Cada povo tem o presidente que merece, mesmo...
Comentário de: Silvio [Visitante]
27.03.09 @ 09:54Parabéns Daniel, seus grifos são a expressão da verdade de quem pensa neste país governado por um ex-metalurgico ferramenteiro falastrão, que foi guindado a instância máxima deste país com promessas suas promessas de saneamento da corrupção (ops!), tratamento de choque na banca (outro ops! os banqueiros nunca ganharam tanto antes neste paiz), término das filas do SUS ( ops! duplo) e blá-blá-bla.
Inventaram o PAC que está emPACado, agora um millhão de casas (será que saí?).
Uma vez, durante a campanha da primeira eleição ganha pelo Lula eu escutei de um sindicalista que o PT tinha um projeto de governo. Que projeto? Onde? Como? Porque?
Comentário de: Daniel Piza [Membro]
27.03.09 @ 09:56Pronto, já enfiaram os tucanos na discussão... Fabio Amaral, leia o que escrevi sobre a política econômica do período FHC, inclusive aqui nestes comentários. Quem quer agradar ao público é seu presidente. Esron, FHC não apoiou a ditadura.
Comentário de: Homero Pinto [Visitante]
27.03.09 @ 09:56O apedeuta não tem senso crítico não sabe o que fala nem o que representa. É um primitivo com poder e sem autocrítica.
Não há preconceito pois analisamos os pronunciamentos deste idiota.
É uma sucessão de gafes na forma e no conceito,
ainda não falamos dos erros de concordância.
É só aguardar o próximo pronunciamento do apedeuta provavelmente na reunião do G20 na Inglaterra. Temos que aturar estes absurdos constrangedores até 2010.
PORQUE NÃO TE CALAS!!!!!!!!
Comentário de: megatério [Visitante]
27.03.09 @ 09:57ho!ho!ho!ho!ho! um remanescente daqui das cavernas, dando opinião pros perplexos ainda primitivos, do século XXI ; sacudindo a cabeça dos mais esclarecidos...ho!ho!ho!ho!ho! = Falando sério...esse cidadão não se emenda, e, entre uma branquinha e outra (dizem que haja branquinha) taca uma porrada na população branca, pra conseguir votos dos pardos, negros e índios na próxima eleição...ora!ora! Se eu fosse escurinho, não votaria nesse branco irresponsável e racista, que envergonha o Brasil toda a hora...um escândalo...
Comentário de: thiago [Visitante]
27.03.09 @ 10:03Caro Daniel Piza, gostaria que você me diga o que de bom a história fez pelo negro e pelo índio? Aliás, seu texto e ses cabelos são loiros.
Comentário de: Ricardo [Visitante]
27.03.09 @ 10:05Adoro o nosso Presidente! Ele é nos fornece frases inesgotáveis para criarmos piadas! Isso é um grande patrimônio para o Brasileiro! Agora, turma, "relaxa e goza!"
Comentário de: Helena [Visitante]
27.03.09 @ 10:08O estupido do LULA tinha a chance de ficar calado, meu Deus quanta burrice!!! Como que a palhacada do PT mais estudadinha deixa o PANACA falar tanta tolice.....
Comentário de: elvira akchourin do nascimento [Visitante] · http://blog cristina-Comentario
27.03.09 @ 10:12Daniel, você rebateu uma a uma as declarações do presidente Lula, utilizando argumentos fortes. Ele perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado, inclusive, fez mau uso da metáfora, que soou racista. Lula deveria ter se cercado de assessores mais bem informados sobre o alcance da crise financeira mundial. O resultado de suas declarações foi constrangedor.
Comentário de: André L. Remy [Visitante]
27.03.09 @ 10:24Com este comentário racista, que a crise veio de “gente branca de olhos azuis,’ Lula reforça a falsa noção, já presente em boa parte da América do Norte e da Europa, sobretudo na América do Norte, que no mundo subdesenvolvido, e inclusive no Brasil, só há pessoas de cabelos escuros, quando, obviamente, o Brasil é na verdade um páis multi-racial, um verdadeiro ‘melting-pot,’ e no Sul há grande quantidade de brasileiros louros de olhos azuis. Portanto, seu comentário é bizarro é sem nexo, sendo ele brasileiro. Como uma pessoa comentou acima, o comentário de nosso presidente provavelmente se enquadra como racismo pelo código penal, além de ser gratuitamente ofensivo, rancoroso, desrespeitoso para com os brasileiros de olhos azuis, e servir para dividir etnias... Incrível ouvir tais palavras de um presidente de um país, nos dias de hoje! O Lula parece estar fazendo concorrência ao Berlusconi no que se trata de dizer besteiras ofensivas... Aliás, quando li hoje no jornal que o Lula criticara a atuação da PF, um dia após a divulgação dos esquemas na construtora Camargo Côrrea, fiquei chocado. Ele passou uma mensagem de desaprovação para a PF. Imaginei que ele queria lhes comunicar, vocês conversem conosco, os políticos, antes de me saírem com essas...; se afastem de buscar problemas em questões políticas ou partidárias....(ou de financiamento de campanhas...); vamos antes conversar e ver o que é politicamente cômodo... A PF poderia estar complicando as coisas nos arranjos políticos? Imaginando além, haveria uma noção de que os fins (o Lula manter a ‘governabilidade’ e os arranjos em ordem, para continuar com seu programa) justificam os meios, os quais não devem ser atrapalhados com ‘pirotecnias da PF para aparecer na mídia’? Por mais que gosto do Brasil, às vezes me pergunto o que estou fazendo aqui, nesse ambiente de poderosos corruptos eleitos pelo povo e comandando a pauta no Congresso enquanto pessoas como Jarbas Vasconcelos são ‘enquadradas,’ ‘queimadas,’ ou afastadas; de criminalidade, pobreza, ignorância, mediocridade e atraso; de oportunidades perdidas; de reformas não feitas (política, previdenciária, fiscal, etc) e subjugadas por interesses corruptos; de malandragem ‘esperta’; de, pelo menos em São Paulo, progressiva piora nos quêsitos civilidade e gentileza. Durante o governo de FHC, havia-se a impressão que o Brasil melhorava, não só em suas finanças, mas também em suas instituições; a sensação é que no governo Lula, há muito mais permissividade para com a corrupção, as reformas em geral pararam no tempo, a incompetência é muito maior, e as instituições são minadas (as agências regulatórias vêm em mente...). Os poucos pontos gerais bons do governo Lula, a meu ver, são dois: 1 -ter mantido uma linha econômica responsável, de diminuição das dívidas e de relativa baixa inflação (apesar de hoje os juros poderem ser reduzidos mais do que estão sendo reduzidos, e apesar do custeio do governo ter aumentado de modo irresponsável quando deveria ter sido reduzido, e a carga fiscal não ter sido reduzida) e, 2 - com ressalvas, a ampliação de programas sociais. Fora isso, é um governo medíocre que perdeu anos de prosperidade sem fazer reformas essenciais.
Comentário de: Benjamin Rosenthal [Visitante]
27.03.09 @ 10:27Daniel,
Há 2 possibilidades para esse comentário do Lula (pode até haver mais, mas não vem ao caso):
a) Mais uma vez ele se atrapalha quando fala de improviso e aí o máximo que podemos fazer é lamentar esses improvisos em um presidente (para quem já teve FHC...);
b) O Lula se aproveita de 2 dos piores sentimentos humanos, que é a inveja e o preconceito e capitaliza isso a seu favor - se a culpa é de gringos de olhos azuis, então não é do nosso governo, que lava as mãos.
Em ambos os casos, lamentável.
abraço
Benjamin
Comentário de: Cecchi [Visitante]
27.03.09 @ 10:28bando de reaças.. pior do que o estadão, só os leitores dele..
Comentário de: Rodrigo Wolff Apolloni [Visitante]
27.03.09 @ 10:30Um presidente da República tem por missão fundamental unir a nação. E não, por comentários desastrados, deixar antever um preconceito que, como todo preconceito, é malsão e revelador de profunda ignorância. Olho para trás e vejo meus antepassados - alemães, de olhos azuis e pele vermelha do sol escaldante dos trópicos - calejando as mãos na enxada e na construção de estradas de ferro, e me entristeço por perceber que o gatilho do racismo (parta de onde parta) ainda está armado. E, o pior, na mente do líder máximo da nação... Sr. Lula: por favor trabalhe para unir, e não para desunir as pessoas!
Comentário de: Narciso [Visitante]
27.03.09 @ 10:33Só haveria preconceito caso afirmássemos que o presidente pelo fato de ser um ignorante e iletrado só falaria besteiras. Isto não acontece pois analisamos o que ele fala, não há julgamento antecipado. É uma sequencia de atrocidades verbais julgadas após o pronunciamento, não há pre-julgamento do Mula.
Como foi dito acima é só esperar um pouco que vem mais ignorância pois o homem não tem o mínimo de auto conhecimento e é incentivado pelos espertalhões petistas.
Comentário de: Hagá [Visitante]
27.03.09 @ 10:35O pensamento de Lula não seria muito parecido com o de Susan Sontag?
Comentário de: maria [Visitante]
27.03.09 @ 10:36Acho que nos brasileiros deviamos nos perguntar: "Como eh que um cara que fala tanta besteira conseguiu chegar a presidencia? "
Comentário de: Ignez [Visitante]
27.03.09 @ 10:36Gente, é melhor não fazer muita marola se não daqui a pouco ele resolve criar cota para banqueiros!
Comentário de: Cebola [Visitante]
27.03.09 @ 10:36Prezado Daniel Piza,
Me perdoe o que vou escrever, mas fico indignado com o que algumas pressoas escrevem. Será que pensam exatamente isso ?
Aí vai
Ao Sr. Fábio Amaral Di Fini
Por favor, honre seu nome, e não diga asneiras.
O Apedeuta, não estudou por que não quiz. Ele já repetiu isso inúmeras vezes.
Eu nasci em berço humilde, nunca passamos fome, mas a comida era contada, certinha, não jogavamos fora, nenhum grão, nem que fosse o menor.
Meu pai sim, passou fome para nos sustentar.
E eu fui a escola senhor, quase sem roupas as vezes. As vezes, quase descalço. Magro e anemico, pois não havia comida suficiente.
Mas eu fui a escola. Quando adolescente, acordava as 5 horas da manhã para ir trabalhar e voltava pra casa a Meia noite. Estafado, cansado, para dormir e no dia seguinte começar tudo de novo.
E o senhor vem falar que quem não é Esquerdista, esquerdopata, PTralha, lulista e etc... Nasceu em Berço de Ouro e estudou nas melhores escolas ?
ACORDA, veja se consegue enxergar dois palmos a frente do nariz.
Esse PRESIMENTE, não foi à escola, porque não quiz.
Ou será que que os outros da curriola também não foram ?
Então, por favor, essa de ir a forra, de pregar a luta de classes, é populismo, é eleitoreiro.
Compreenda senhor, que ter cultura e instrução é algo que precisa querer, precisa ter garra, precisa ter ética e homnestidade.
Características que coloco em duvida, se este individuo tem.
Comentário de: Cláudia [Visitante]
27.03.09 @ 10:38"Já há bom tempo que os povos escolhem seus destinos sem interferência alheia. Lula vive mentalmente nos anos 60, ou antes disso. "
ã...deixa ver...existe algum país do mundo auto-suficiente? então, "escolher seu destino" é algo que pode ser feito sem levar em consideração o... resto do mundo? agora, quando você chega em um mundo com práticas já consagradas de produção e comércio, não é um pouquinho óbvio, que sua capacidade de intervenção no sistema é menor do que as do que já estavam lá? Evidentemente há uma mudança no sentido de se igualar as participações, mas daí a desprezar a história e dizer "há bom tempo etc, etc." vai uma longuíssima distância.
"Em declaração à imprensa, no Palácio da Alvorada, o presidente voltou a defender a regulação do sistema financeiro internacional. 'Não é possível uma sociedade em que você entra no shopping ou no aeroporto e é filmado, sempre vigiado, e o sistema financeiro não ser vigiado e não ter uma regulação', afirmou.
Uma coisa não tem nada a ver com outra. Aeroportos e shoppings filmam os ambientes por questão de segurança. Regular o mercado financeiro não é botar uma câmera em cima de cada operador, mas criar normas e sanções para que créditos sem sustentação não sejam passados adiante."
"Uma coisa não tem nada a ver com a outra." Sério? Eu achei que ele estava sendo literal e propondo realmente que se colocasse uma câmera em cima de cada banqueiro, veja só!
"Para o presidente, a crise financeira é uma febre que atinge todos os países. Ele defendeu maior participação do Estado na busca de melhorias para a sociedade. 'É preciso que o sistema financeiro se reeduque e trabalhemos para incentivar o setor produtivo', afirmou. 'Temos consciência de que é preciso fortalecer as instituições de financiamento', acrescentou.
Não acrescentou, na verdade. Disse o óbvio, sem propostas concretas, como sempre. Reaproximar o sistema financeiro do setor produtivo não é uma mera questão de "vontade política". É um tanto mais complexo."
Nossa, Piza, ainda bem que você, diferente do Lula, acrescentou muito à questão e não cometeu nenhuma obviedade.
Comentário de: Daniel [Visitante]
27.03.09 @ 10:38Crise é ligada a atributos étnicos ou genéticos?
Acho que nem um nem outro, estou certo que é atributo etílico...pelo menos no nosso país...
Comentário de: Daniel Piza [Membro]
27.03.09 @ 10:52Oi, Claudia, demorou, mas apareceu! Bem, se o Lula diz que para resolver a crise é preciso vontade política, sou obrigado a lembrar a obviedade de que ela não basta. Se ele relaciona câmeras em shoppings com regulação do mercado financeiro, obviedade nele! Se ele acha que todos os problemas da África e da América Latina vêm da exploração dos ricos de olhos azuis, vamos ao óbvio ululante de novo...
Comentário de: Anadissor [Visitante]
27.03.09 @ 10:55Ele falou verdade , pois é de geração a geração esse caras só virem explorando ,não é fator de ser branco de olhos azuis e sim de famías e família detentoras da grana. e fazem o quer quer com o mundo como fossen seus quintais.
Comentário de: Anita [Visitante]
27.03.09 @ 10:55É Daniel. Por essa infelizes palavras do nosso ilustre presidente é que podemos entender porque o Brasil está do jeito que está, dominado por demagogias oportunistas e à beira de uma guerra de classes, a qual os companheiros adoram fazer apologias.
Como bons hipócritas, já que não é segredo o luxo, a ostentação e a fome por poder e dinheiro destes pilantras que se dizem tão precocupados com a justiça social. Fazer demagogia virou fonte de renda para muita gente, o famoso "faça o que eu digo mas não faça o que eu faço".
Por outro lado, e tão patético quanto, é ver que o público que aplaude esse teatrinho é formado não por gente sem instrução, mas por muitos "branquinhos de olhos azuis", que nunca passaram fome na vida, decidiram salvar o mundo depois da aula de sociologia da faculdade bancada pelo papai. É o petismo formando uma geração inteira de pseudo-revolucionários e guerrilheiros de butique.
E são esses que acreditam que caça-níqueis como sistema de cotas, ONGs, bolsas esmola e pró-votos da vida vão realmente mudar a situação do Brasil, seja quanto a justiça social, a discriminação racial ou a igualdade de oportunidades. É tão pretensioso e de uma ingenuidade tão simulada letária e panfque chega a dar nojo. O que o Lula não sabe é que o mundo lá fora não cai tão fácil nesse conto do vigário assistencialista e oportunista.
Por isso espero que com o tempo essa máscara hipócrita e oportunista caia, e as pessoas consigam ver com clareza de onde está partindo a verdadeira discriminação.
Comentário de: Rodrigo [Visitante]
27.03.09 @ 10:56O presidente foi extremamente infeliz na colocação que ele fez, mas entendo perfeitamente o que ele quis dizer e de certa forma ele está certo.
Com certeza não foi um índio que provoco toda essa turbulência na economia mundial, e é bem por ai mesmo engravatados de olhos claros que estão em suas salas frescas ou quentes, claro que ele generalizo, como fala o artigo esqueceu dos asiáticos e também tem negros no mercado financeiro, apesar de falar isso inoportunamente ele está certo.
Cuidado com o que fala Presidente
Comentário de: Rômulo [Visitante]
27.03.09 @ 10:58Nosso Presidente, calado, seria um poeta!
Comentário de: Mario [Visitante]
27.03.09 @ 10:59O Lula está certíssimo no que fala, é isso mesmo, essa elitizinha que quebrou o mundo, a ganância, a especulação. Enquanto essa classe média paulista acha que é rica e letrada, e tem que pagar as prestações do carro, da escola dos filhos, tem vários brancos de olhos azuis dando risada do apoio deles. Daqui a pouco o blogueiro estará defendendo o Skaf da Fiesp que nem indústria tem e não paga imposto (bem a cara dos brancos de olhos azuis meio pardos de SP), o Daniel Dantas e o Gilmar Dantas. Vc é uma piada meu amigo blogueiro, vá ler mais sobre a exploração do mundo, odeio classe média que acha que o liberalismo é a saída. É óbvio que os pobres que perdem primeiro, vc acha que quem foi demitido? O peão ou o chefe? Quanta hipocrisia, me dá vergonha.
Comentário de: Emília [Visitante]
27.03.09 @ 11:04A distância entre bronco e branco é de apenas duas letras... A defesa dele é a própria prepotência travestida de ignorância, mas ninguém pode alegar desconhecimento da lei.
Lula não pode se iludir achando que vai angariar votos de negros, pardos e índios, pois numa recente pesquisa do IBGE, onde a cor é autodeclaração, muitos, muitos mesmo, se declararam brancos. Mas este é um conceito mutável, pois até FHC se disse mulato. Tudo pelo eleitor!
Só estranho que o deixem acima da lei, que nada ainda tenha sido feito para enquadrá-lo, ou racismo é só contra os não brancos?
Luta de classes, crises étnicas, o que mais vão inventar?
Comentário de: Daniel Piza [Membro]
27.03.09 @ 11:05Mario, quem tem olhos azuis não é demitido? Isso é que é piada. Em vez do liberalismo, propõe o quê? Socialismo, autoritarismo, social-democracia escandinava? A crise bateu em todos esses também.
Comentário de: luiz paulo [Visitante]
27.03.09 @ 11:07o que fanatismo por futebol não faz uma visita ilustre e importante para o pais ele faz um comentário idiota
Comentário de: Cláudia [Visitante]
27.03.09 @ 11:10Piza, ou bem se dá uma de Fidel Castro e faz-se discursos de 6 horas de duração que torram a paciência de todo mundo, ou bem se entra no espírito do tempo e se fala em uma linguagem inteligível à maioria. Claro que neste caso a fala se torna muito mais suscetível a erros, mas nada que um mínimo de boa vontade não seja capaz de relevar e corrigir.
A não ser que eu esteja esperando demais.
Comentário de: diana [Visitante]
27.03.09 @ 11:10Nao sou lulista, concordo com todos os adjentivos citados ao presidente mas faço uma ressalva a esse comentário. Foi tirado fora de contexto, ele (Lula) começa ressaltando que há de se resolver o problema da imigraçao ( há bem pouco tempo os britanicos queriam exigir visto dos brasileiros), que nao é justo que gente pobre que sai a procura de uma oportunidade seja discriminada. Acho que também mostra o resssentimento de como o caso Jean Charles foi tratado e acho justa essa colocaçao porque se ele (JC) fosse suiço, loiro de olhos azuis, nao teria sido executado.
Foi pertinente também ao mostrar que os países ricos nao dao mais as cartas e os países pobres nao vao mais ficar pagando juros ao Banco Mundial e ao FMI ad eternum.
A maioria dos brasileiros educados se sente ocidental, culpa também da nossa imprensa, na realidade o clube dos ocidentais é muito exclusivo e tem mesmo a ver com dinheiro e raça.
Lula jogou para galera como sempre mas a repercursao que teve, pelo menos nos meios de comunicaçao britanicos, foi de alerta. Esperem mesmo que o G-20 seja apimentado. É o começo de uma nova ordem mundial.
Comentário de: Minerim [Visitante]
27.03.09 @ 11:18Pelos belíssimos e bem "fundamentados" comentários contra o presidente Lula, me pareceu uma consulta de psicólogo. O Piza, levantou a bola e o bando de recalcados soltou toda sua ira e, este sim, preconceito contra o metalúrgico nordestino. As palavras de Lula tem o endereço certo, EUA e UE, eles com sua ganãncia e falta de controle de seus bancos e afins, causaram um rombo de aproximadamente o dobro do pib americano, ou seja o mundo todo está pagando a farra de anos e anos de gastos dos arrogantes anglo-saxões. O Gordon Brown tinha como missão "amaciar" o caminho para a reunião do G20, que vem com uma pauta desfavorável à dupla EUA e Reino Unido, os chineses e indianos tambem ja foram procurados, querem capitalizar o FMI, para ajudar no combate a crise, hoje eles vem com carinha de anjo do pau ôco, antes, nos humilhavam. Quem falou dos banqueiros asiáticos que não tem "olhos claros", esqueceu-se de dizer que eles tambem foram enganados, pois confiaram em quem não merecia confiança.
Eu sou branco de olhos claros, mas, tenho discernimento bastante para entender o recado de Lula, o resto é ideologia de quem perdeu as duas últimas eleições presidenciais.
Comentário de: Aristoxenes Dalla Stella Filho [Visitante] · http://estadao
27.03.09 @ 11:20É lamentável que um presidente abra a boca para falar tanta besteira. como ficam os brancos agora, somos discriminados? o presidente é racista?fala-se da culpa dos países ricos, este é um momento de participação e torcemos para que tudo melhore , e vai melhorar , depois como fica essas palavras infundadas? a arrogancia te derruba muito rápido, é um momento de cooperaçã e ajudar para colher os frutos mais adiante e não se colocar como superior, superior do que?
Comentário de: Celso [Visitante]
27.03.09 @ 11:22
Eu sou petista e afirmo que nunca na história deste país um presidente teve coragem de fazer uma afirmação contra a elite-dominante dos países mais ricos. O presidente Lula junto com Chavez , Morales e Fidel vão estabelecer as bases do socialismo do seculo 21. Nosso proximo passo será garantir a reeleição infinita para o companheiro Lula para que a justiça seja garantida para as camadas mais humildes da população.
Comentário de: Marco Aurélio [Visitante]
27.03.09 @ 11:28É impressionante como o brasileiro adora se colocar de vítima... é só ver os comentários falando de "exploração" dos países e coisa parecida... como se o Brasil tivesse declarado sua independência ano passado e a escravidão tivesse acabado ontem.
O importante que temos que perceber nesse discurso do presidente (e que foi perguntado por um repórter na entrevista coletiva) é que ela causa desunião num momento em que o mundo precisa mais do que nunca de união entre as nações... de certa forma, ela é tão nociva quanto medidas econômicas protecionistas.
Comentário de: antony stevens [Visitante]
27.03.09 @ 11:32Enfim entendo como resolver os problemas do Norte e Nordeste, é só dispensar todos os políticos brancos e de olhos azuis
Comentário de: Lucio Merlani [Visitante]
27.03.09 @ 11:39Lamentavelmente o mais triste deste comentário daquele qur foi elevado ao poder central pela ignorancia de seu povo, é que o comentário é racista.
Nada mais deve ser discutido. É racismo e deveria ser punido na conformidade da lei
Comentário de: rubson [Visitante] · http://www.eletricamg.com.br
27.03.09 @ 11:40Senhor.
Tende piedade de nós.
Senhor Presidente tenha dó da gente....
Comentário de: Clarissa [Visitante]
27.03.09 @ 11:46Olha, não acho que a crítica deva ser feita parágrafo, por parágrafo como foi feita. Não defendo o nosso presidente, principalmente porque concordo que ele tenha uma boca que só nos prejudica, mas, é possível afirmar que existe um ponto positivo nas afirmações dele. Mesmo com os países ricos serem os mais atingidos proporcinalmente, os pobres são os que mais sofrem, porque o que já era precário, fica mais ainda. Daí falamos de miséria, conflitos, fome, doenças. Por isso os países ricos não passaram ainda, mesmo com taxas (agora) próximas às nossas como a de desemprego, etc. Outra coisa, "È de dar vergonha... mas cada povo tem o governante que merece". Isso é sério? Ainda existe estúpidos com essa mentalidade? Pois se vocês querem saber, EU NÃO MEREÇO ESTE GOVERNANTE, E ACREDITO QUE POUCOS BRASILEIROS, QUE TENHAM VOTADO OU NÃO NELE, MERECEM. Talvez você mereça, não sei?
Comentário de: rubson [Visitante] · http://www.eletricamg.com.br
27.03.09 @ 11:48não da para acreditar.
o brasileiro faz direitinho o jogo externo...
tem coisa melhor que um presidente
que fala sem qualquer seriedade, sem
qualquer coisa de concreto ?
as casas previstas...já estâo vendidas....e
o dinheiro já está no bolso deles...
mas o dinheiro brasileiro daqui a pouco
nao vai valer nem para limpar a bunda com ele.
escuta só.
o lulla vai iniciar a quebra e culpando os outros...
Comentário de: João Cavalcante [Visitante]
27.03.09 @ 11:57Daniel,
li vários comentários aqui postados e você pelo visto incluiu todos, não fazendo qualquer restrição a criticas. Duvido que em algum blog de petista haveria essa chance de se manifestar.
mais uma vez meus parabéns por seus comentários.
Comentário de: José Wagner [Visitante]
27.03.09 @ 12:00Piza,
vejo muitas críticas das pessoas, mas parece que ninguém ainda percebeu, ou pelo menos não conscientemente, que esse discurso se insere dentro da ideologia comunista da luta de classes, pois ele na realidade fez uma coincidência entre a classe trabalhadora e minoria (são tantas minorias, que quando somadas serão maioria, sendo, portanto um completo sem-sentido tal denominação), ou seja, negros e índios. Em outras palavras, todos negros são vítimas, pois fazem parte de um "minoria" injustiçada historicamente.
Isso é um insulto à inteligência de qualquer pessoa dotada de um mínimo de discernimento.
Mais uma observação, foi esse discurso ridículo que serviu de base ideológica à decisão do STF em relação à reserva de Roraima. Eu quero dizer que eu nunca matei nenhum índio, não sou responsável por nenhuma injustiça com nenhum índio nem acho que os índios de hoje (considerados como uma classe, já que a justiça foi feita a uma classe, como se isso fosse possível) mereçam qualquer compensação por injustiças cometidas com os índios há 300 ou 200 anos atrás. Sabe para que vai servir essa reserva? Para que os "caciques" literalmente andem de carro importado e de avião, enquanto os outros pobres coitados vão passar fome. E os privilegiados vão poder ter acesso ao luxo vendendo as riquezas naturais da reserva, que não pertencem aos índios, pela constituição eles só têm o usufruto e enquanto for necessário à sobrevivência ao seu modo de vida. No entanto, os índios da reserva já são aculturados, não fazendo jus, pois, a reserva nenhum mais. Ou as reservas são eternas? Aquelas terras estão perdidas para sempre?
Comentário de: Fábio Amaral Di Fini [Visitante]
27.03.09 @ 12:06Daniel, já que fui nominalmente citado, me parece apropriado responder brevemente ao Sr. Cebola...
Senhor Cebola, sua história realmente me comoveu e lágrimas umedeceram meus olhos (e isso não teve nada a ver com seu "nome"...). Entretanto, acho que o conteúdo de sua mensagem não tem lá muito nexo com o que está em discussão aqui: o discurso do presidente e sua adequação ao momento econômico. Reafirmo que a falta de "requintes acadêmicos" no discurso de Lula não tira a propriedade do mesmo e, se isso perturba à pequena burguesia demo-tucana, lamento. Com toda titulação acadêmica que tinha, acho que FHC e seus asseclas não fizeram pelo Brasil, um terço do que, com todos os seus poréns, tem feito a administração Lula... Quanto a honrar meu nome, senhor, eu o honro mantendo categoricamente o que disse e não me escondendo atrás de pseudônimos culinários...
Comentário de: molina [Visitante]
27.03.09 @ 12:07blue eyes.
o morenhinho, baixinho, não letrado, preguiçoso está armando pior para nós que trabalhamos e conseguimos algo pagando.
ele vai liberar parte de seu exército (farb's??) do pagamento de moradia, sim, porque a inadimplência que ele diz que será subsidiada, só explodirá no próximo governo (que não vai ser a estela, wanda ou dilma?)
mais uma bomba de retardo.
pelo menos tirou os dois anos para construir um milhão de casas (só serviu a princípio para incendiar os pobres), ele teria que mandar construir 1400 casas por dia, nem um governo competente conseguiria.
Comentário de: José Wagner [Visitante]
27.03.09 @ 12:11Piza,
Mais uma observação. Ao contrário do que muita gente com pouco conhecimento acerca de economia imagina, Lula não está melhorando a vida do povo pela distribuição de riqueza não! Ele está é distribuindo pobreza, pois quando através dos impostos o Estado tira de quem produz para dar a quem está fora do mercado ele está minando o setor produtivo que realmente gera riqueza. A distribuição de riqueza só pode haver com produção, pois por uma questão óbvia só se pode distribuir aquilo que é produzido. E como se sabe o Estado não produz nada, mas sim tira de quem produz. Quem produz é o setor privado. Assim, para distribuir riqueza o Estado deve é incentivar a produção pela iniciativa privada e não cobrar tributos que inviabilizam a atividade econômica para distribuir o que as empresas produzem entre os pobres, pois essa política não é sustentável e logo, logo todos serão pobres, pois as empresas tendem a quebrar em um ambiente assim. Ou seja, será instalada a disneylândia do comunismo. Será essa a intenção?
Comentário de: Emília [Visitante]
27.03.09 @ 13:00Um "discurso acessível à maioria" não pode dar bons frutos, pois a maioria não tem o discernimento esperado. Antigamente ensinava-se na escola que o índio não pôde ser escravizado porque era preguiçoso, sem levar em consideração a cultura e o ambiente do índio. Hoje é crime dizer isto, pois preguiçosos existem de todas as cores e nacionalidades.
Da mesma forma, Lula cometeu um crime ao fazer uma generalização. Se ele tivesse sido claro (palavrinha maliciosa) e dado nomes aos bois, jamais se exporia e nos exporia desta forma. FHC também generalizou dizendo que os aposentados eram vagabundos, e o PT o linchou. Ele se retratou.
O problema do PT e dos petistas é a ausência total de autocrítica, é se vitimizarem, não assumir os próprios erros e jogar a culpa sempre em outro. É encontrar desculpas sem fundamento algum para justificar erros crassos que poderiam ser minimizados com um pedido público de desculpas. Mas a ausência de humildade não permite um ato tão elegante.
Pensamentos complexos, para os quais o próprio Lula não tem condições cognitivas, só são alcançados através de estudo e muito esforço. Tais condições serão alcançadas quando, como disse José Wagner, pararem de distribuir pobreza e de incitarem as várias lutas das inúmeras minorias. Quando...
Independência é parar de culpar os outros (papai, mamãe, colonizadores, estrangeiros, brancos, pretos, índios, etc.) pelas próprias irresponsabilidades. Os dados históricos estão disponíveis não para incitar briguinhas ao estilo vendetta e indenizações, mas para que não se cometam os mesmos erros. Ou devemos cobrar de Portugal alguma indenização? Talvez dos nossos caloteiros, que é bem recente, e não são brancos de olhos azuis.
Comentário de: Rodrigo L [Visitante]
27.03.09 @ 13:13Quanto mais leio as críticas contra o Lula mais me conveço da inquidade e da falta de argumentos consistentes das mesmas.
Vamos aos exemplos:
:.."O Apedeuta, não estudou por que não quiz"
..."O Lula se aproveita de 2 dos piores sentimentos humanos, que é a inveja e o preconceito e capitaliza isso a seu favor .." (este comentário em particular é digno de pessoas que se sentem perseguidas)
..."O estupido do LULA tinha a chance de ficar calado, meu Deus quanta burrice!!!
..e a melhor do dia..."Se os pobres não participam da globalização, como podem ser vítimas da crise financeira internacional? E quem disse que são eles os que mais estão perdendo?"
Isso me deixa muito feliz, pois:
se depender de pessoas que fazem este tipo de comentário, fica claro que a oposição deste país não tem nenhuma chance em 2010.
Comentário de: Visitante [Visitante]
27.03.09 @ 13:25O pobre hominídeo de Brasília esqueceu, como lhe é peculiar quando da necessidade de tirar a bunda da reta, de completar em seu jaculatório que se beneficiou amplamente dos recursos em moedas fortes dos homens brancos de olhos azuis, graças as altíssimas taxas de juros do Brasil, sem concorrência no mercado internacional. Tenta descaradamente ludibriar a todos com afirmações como "o preconceito que vejo é contra os imigrantes (ilegais) nos países desenvolvidos", bem como não tem vergonha em afirmar a incompetência de seu governo em reprimir a entrada e permanência de "imigrantes" ilegais (que tiram empregos de brasileiros) no país, falando bobagens como "que no Brasil o governo decidiu regulamentar a permanência dos bolivianos". Em 2010, temos de banir do território brasileiro estas aberrações.
Comentário de: Cláudia [Visitante]
27.03.09 @ 13:46Discernimento esperado... esperado por quem, Emília?
Comentário de: Paula [Visitante]
27.03.09 @ 13:55Independentemente de partidos políticos, prefiro que se for para falar besteira, faça nos um favor e fique de boca fechada!!! Não há cabimento um ser humano na terra, principalmente o Presidente da República, resumir algo tão sério a uma ridícula comparação de etnia!!! Desculpe-me, mas não posso encarar isso como uma parábola, são muitas coisas envolvidas, e o MUNDO encontra-se c/ o mesmo problema, afinal isso q é a Globalização, ao cair o primeiro dominó, todos irão tombar juntos, um a um...
Pq no lugar de se falar de etnia, não falou sobre os bancos e os verdadeiros responsáveis da crise!?!? Cadê a marolinha?!!?! Começou a tornar-se algo sério!?
Comentário de: Helson spagñol [Visitante]
27.03.09 @ 13:56Piza,
Viu como o blog está bombando?
Basta falar do Lula, que a paulistada "oriundi" despeja todo seu ódio, isto só prova que o homem é mesmo do povão pobre e dos médios, que entendem perfeitamente o que significa Lula, para diminuir ou quiçá acabar de vez com o fôsso obceno que separa os "Daslunianos" dos brasileiros que realmente trabalham e pagam impostos. Vergonha é o que temos de voces, bando de parasitas sem noção, nos anos 60/70 alguem falou que S. Paulo é coração do país, Deus nos livre, nós brasileiro não temos este coração preconceituoso e atrasado como, parece, voces querem representar.
Toc toc toc, pé de pato mangalô tres vezes!
Comentário de: amarildo [Visitante]
27.03.09 @ 14:02...sou brasileiro, branco, e tenho orgulho de ambas as coisas. Respeito a todos, sejam brancos, pardos, pretos, amarelos, indios, etc. infelizmente TENHO VERGONHA DESSE GOVERNO, que vive a prejudicar a imagem do Brasil, lá fora... é um escândalo...
Comentário de: Lourdinha Biagioni [Visitante] · http://lourdinhabiagioni.blogspot.com
27.03.09 @ 14:15olá DANIEL PIZA,
Se Lula está assim com a Lua Nova imagina-se o que pode falar na Cheia. Inacreditável. Fiquei conferindo o vídeo das notícias nas tvs, depois, de noite, para ver se o presidente estava bem, em estado normal. Ele parecia calmo e talvez tenha dito isso de caso pensado, não apenas uma gafe como poderíamos julgar. Outra bobagem para agradar seus companheiros? Só que dessa vez caiu pesado, deve ter horrorizado o primeiro ministro inglês. Lula se esquece da metade do país, da região sudeste para baixo; dos descendentes de alemão e de italianos, dos gaúchos louros que levam riqueza para Barreiras na Bahia,etc.etc. parece que ele não está 'nem aí' para nada mesmo...
Esta entrevista infeliz contudo serve para abafar os escândalos do Senado, etc e tal.
Que vergonha!
Comentário de: Ronald [Visitante]
27.03.09 @ 14:23Sr. Piza,
Já está perdendo a graça ver esse cara falar asneiras e boçalidades que envergonham o povo brasileiro.
Que exista uma boa parte do povo que se identifica com isso , todos já sabemos, pois foi com esse voto dos brasileiros esfomeados a iletrados que o ignorante maior chegou lá.
Mas é muito cômico, para não dizer trágico, que o analfabeto maior queira posar de estadista quando lhe falta tudo para isso. Tudo.
Nunca é demais lembrar que o PT rasgou todas suas cartilhas quando chegou ao poder. Parece que todos esqueceram que o dólar chegou a R$ 4,00 quando se instalou o pânico com a mudanças que o sapo barbudo e sua curríola prometiam fazer então.
Isto posto, Lula não tem o menor crédito colocar seu dedo (o que infelizmente não foi decepado) em riste e dizer de quem é a culpa da crise. São eles, os brancos de olhos azuis, que consomem as porcarias que temos para deseperadamente vender -- commodities -- e, se hoje o presidente brinca de dar esmolas através de seus programas eleitoreiros, ele o faz porque vendeu muitas commodities para a gente branca de olhos azuis, não foi para os índios cocaleros nem qualquer outro vizinho bunda mole do Cone Sul, pois esses não pagam. Foi para a gente branca de olhos azuis.
Também me divirto vendo a cara-de-pau dessa gente do PT que quer aparecer como benfeitores da nação. Ora bolas, o que eles fizeram pra isso a não ser roubar dólares na cueca e distribuir entre os congressistas ?
Nada, T-U-D-O foi herdado da administração FHC.
Diana,
A nova ordem mundial será a continuação da atual : manda quem pode, obedece quem tem juízo.
Não vejo como Estados Unidos e Europa se curvem a brasileiros como o nordestino que chegou lá. Nem "quebrados da silva" se humilharão a este ponto. Sinto muito frustrar suas expectativas.
Minerim,
Serve para você também : Manda quem pode, obedece quem tem juízo. O Brasil e outros países existem para serem usados mesmo. Assim foi desde a colonização, esqueceu ?
Celso,
Hoje é dia do circo, assim sugiro você ir até o mais próximo da sua casa para contar piadas do quilate como que você proferiu acima. Chávez ? Fidel Castro ? Fale de pessoas, não de gentalha, por favor. De gentalha da pior espécie nós já estamos bem servidos, basta o Lulla.
Criou-se uma falsa sensação de independência financeira por causa de uma esmola que o Brasil mantém como reserva. Lulla acha que US$ 190 bilhões é todo dinheiro do mundo e pertecente a este república de bananas. Ledo engano, essa soma é uma esmolinha e quero mesmo ver o que aconteceria se a gente branca de olhos azuis parasse de comprar nossas porcarias de commodities.
Essa é bem velha mas cai como uma luva nessa gentalhinha do governo petistóide : quem nunca comeu melado, quando come se lambuza.
Nunca na história deste país tivemos tanta gente ordinária, corrupta, insidiosa e incompetente na adminstração dos rumos do país.
Nunca na história deste país tivemos tanta gente comprometida com a mentira e a molecagem como temos agora.
Nunca na história deste país tivemos tanta vontade de ver essa gente cair de avião lá no Iraque.
Sds
Comentário de: Edgar [Visitante]
27.03.09 @ 14:59O comentário infeliz desse tal de 'Helson spagñol' resume bem a apologia petista: para os companheiros, todo paulista é milionário da "zelite", e claro, todo nordestino é necessitado e passa fome.
Na ótica psicótica dos petistas, Marta Suplicy, apesar de morar nos Jardins em São Paulo, não faz parte dos "Daslunianos". Assim como alguns representantes nordestinos do Planalto, como os ilustres José Sarney e Renan Calheiros devem ser os mais perfeitos exemplos da pobreza e da necessidade. Basta ver o patrimônio deles, coitadinhos.
Alguém ainda tem alguma dúvida de onde vem a generalização e o preconceito ignorante? E pior, de forma porcamente hipócrita, oportunista e panfletária. Bem para caçar votos mesmo, o que é a especialidade dessa corja de canalhas.
Comentário de: Carlos Massaranduba (Direto do Eden) [Visitante]
27.03.09 @ 15:03Claudia,
voce tem razao. Ele fez um discurso brilhante e bastant e"inteligivel a maioria".
Eu so' acho que ele nao prcisava tratar a maioria do povo brasileiro como um povo burro.
Comentário de: Emília [Visitante]
27.03.09 @ 15:29Esperado por você, Cláudia, releia o que você disse:
"...ou bem se entra no espírito do tempo e se fala em uma linguagem inteligível à maioria. "
O que ele quis dizer ele não disse, e seus eleitores analfabetos entendem ao pé da letra ou, quando muito, metáforas de futebol, o que pode gerar mais uma das típicas lutas comunistóides. Você não percebeu que é esse o peso da afirmação do seu presidente?
Nem a justiça entende, pois existe uma lei que condena este tipo de alusão e "brincadeiras", quaisquer que sejam. E se nenhum cidadão pode, ele menos ainda, pois detém o cargo mais alto do País e tem obrigação de ser exemplar, o que é um sonho! E lei contra racismo é via de mão dupla, pois não está especificado que brancos de olhos azuis não possam gozar dos mesmos direitos.
Por que então a cartilha do "policamente correto" lançada no início do primeiro mandato? Para proibir piada? Só se for para não fazer concorrência com o Lula. Piada não pode, acusação pode, incitação pode?
Mas você só leu o comecinho do que eu escrevi? Foi o suficiente para tentar defender o indefensável? Você não acha mesmo que ele deve fazer um pedido formal de desculpas ou ser enquadrado na lei?
Se você acha que ele nunca faz nada de mais, ou o fazendo, esteja acima das leis, está na hora de começar praticar um olhar crítico, senão podem pensar que você apoia o absolutismo, desde que você esteja junto com o poder.
O fundamentalismo grassa...
Comentário de: Thomas [Visitante]
27.03.09 @ 15:35O Lula viajou tantas vezes para os EUA e Europa e obviamente não se deu conta de alguns fortes desenvolvimentos socio-econômicos. Para citar alguns:
- mais de 30% de hispanos nos EUA - muitos estão em Wallstreet
- Paquistaneses e Indianos no Reino Unido (perceberam a etnia do juiz no julgamento do Fritz?)
- Argelinos pela França, turcos pela Alemanha
- um leste europeu se tornou presidente da França
- um negro se tornou presidente dos EUA
Que comentário irresponsável. Será que ele pensou nas consequencias das suas palavras?
Tanto externamente - afastando empresas interessados em investimento direto; criando conflito politico; etc...
Como internamente - ele pensou nas consequencias das atitudes do povo menos educado, que pode levar o que ele fala ao pé da letra? o medo que pode intrigar nos milhares de branquinhos brasileiros de caminhar nas ruas?
O que ele quiz dizer com isso? Será que ele achou que iria ganhar pontinhos com o Obama? Caso pensou isso, ele está totalmente errado.
O comentário foi destrutivo para todos nós. Ninguém ganha com isso.
Comentário de: Emília [Visitante]
27.03.09 @ 15:36Edgar,
com a licensa de continuar seu pensamento, cheguei à conclusão de que os brasileiros são separatistas com relação a São Paulo, culpando-nos de todas as mazelas do País. Estranhamente, eles não querem a separação de fato. Pessoalmente, acho que é por causa do PIB paulista, sem o qual a maioria da nação não vive.
Comentário de: Cláudia [Visitante]
27.03.09 @ 15:48O discurso de Lula me assusta bem menos que o de alguns comentaristas aqui deste blog, Emília, pode ter certeza.
Ah, e li, sim, todo seu comentário, só não consegui estabelecer a relação entre o que você escreveu e o que eu disse nos meus comentários.
Massaranduba
Por que você acha que ele tratou a maioria do povo brasileiro como um povo burro?
Comentário de: O Égua [Visitante]
27.03.09 @ 16:16Olha só o pessoal contra o Lula!!
Se votarmos contra o Lula é porque somos inteligentes e sabemos escolher!!!
Se votarmos no FHC somos inteligentes porque ele é intelectual e fala sem erros de português igual a gente não é???
Deixa só os ingleses te pegar lá em Londres sem visto!! Vão meter oito balas na tua cabeça!!
Talvez não!!
Dá uma olhada na sessão de quarta na Câmara dos Comuns em Londres! Vê só o que o Gordon diz e o que o Cameron diz como tréplica!
Olha que nós somos debochados mas os caras de lá não ficam nem pouquinho atrás!!
Comentário de: Flaviana [Visitante]
27.03.09 @ 17:33Muito bem Daniel, seus comentários são sempre pertinentes...ao contrário das declarações quase sempre sem lógica e inpertinentes do nosso querido presidente Lula, ele sempre tem uma "piadinha" e encontra a hora certa para soltar...acho que somente a Dilma acha graça!
Comentário de: Igor [Visitante]
27.03.09 @ 18:01Piza,
é muito bom termos discussão e uma avaliação da política do nosso pais. Não concordo com muito do que o Lula falou tb, e acho que as ideias dele estão presas no passado.
Mas além de revermos e avaliarmos a política, temos que avaliar a postura do povo brasileiro em relação ao próprio povo. Hoje não temos uma nação forte e unida, vivendo em nosso solo. Apesar de tentarmos esconder, aqui é o país do preconceito e da corrupção generalizada. A falcatrua, infelizmente não acontece apenas no planalto central. O brasileiro é um povo que tem que aprender o sentido da irmandade e da boa convivência. Ninguém da a mínima se o serviço público é um lixo enquanto pode pagar pelo particular. É incrivelmente difícil ver um brasileiro do sul ou do sudeste ter uma opinião boa sobre os brasileiros do norte e nordeste.
A política começa pelo povo, pelo seu envolvimento, pela sua preocupação com o desafortunado. Temos um presidente que não completou o ensino médio, porque todos os outros muito instruídos, nos trataram como todos nós nos tratamos... ele foi aparentou ser a melhor opção entre tantos que nos envergonharam, e infelizmente não se mostra a altura do cargo.
O Lula me envergonha, assim como meu vizinho me envergonha quando diz que a solução para a violência é jogar uma bomba nas favelas, e coisas do gênero.
Enquanto não tomarmos consciência que este é o nosso país e não do Lula, do FHC ou de qualquer outro nome que venha por aí, continuaremos com o constrangimento e reclamando, reclamando...
Parabens Piza, a discussão inteligente e com respeito só nos faz melhor!!!
Igor
Comentário de: Renato Mota [Visitante]
27.03.09 @ 18:08Caro Piza,
Após deixar meu comentário, li muitos dos outros. Realmente a declaração do Lula animou o debate - o que é sempre bom numa democracia.
Na minha opinião, o Lula é um homem de bem. Tem boas idéias, excelente intenção. Só falta a ele mais preparo.
Sem querer comparar, já comparando, o FHC - que é um doutor e uma das mentes mais brilhantes do país - já deu os seus deslizes no calor da entrevista. A diferença é que, os repórteres, em sua maioria, não treinados para coletar furos e opiniões contundentes nessas situções. E foi aí que vi o FHC deslizar.
Agora, num discurso formal, num cerimonial, ele deveria ser melhor assessorado. Ao meu ver, quando ele fala de improviso, ele pode tirar sacadas incríveis com o linguajar coloquial e sedutor, mas também causar um desastre total.
O Lula, quando fala de improviso, é um macaco numa loja de porcelanas! Você nunca sabe se vai se comportar ou destruir todas as peças.
Infelizmente nesse caso foi a segunda opção...
Nós, suados contribuintes, deveríamos contratar um "Speechwriter" - nome técnico.
O papel dele seria usar as boas idéias do presidente, organizando-as. Deveria inclusive manter a característica popular de seus discursos, que tanto encanta.
Particularmente, não vejo mal nenhum nisso. Todo presidente de empresa e de banco (ops!) não fala de improviso. Nem os melhores oradores.
Agora, se ele tiver um, quero a cabeça dele. Deve ser despedido agora mesmo. E por justa causa. Por incompetência.
Se Obama usou um profissional, porque Lula não pode usar?
É a imagem do Brasil que é arranhada, é o povo brasileiro que leva a fama, o empresário (que emprega), tem portas fechadas. Resumindo, é drástico para a reputação da "marca Brasil".
Muito mais barato e inteligente é contratar um "Escritor de discursos". Nem que seja com minha contribuição social.
Saudações!
PS: Em tempo: sempre votei no PT e, principalemte, no Lula, por ideologia. Depois do escândalo PT-Dirceu-José Genuíno-etc., agora só voto no número "69" em todas as eleições - contra a baixaria na política. É meu voto de protesto! E aconselho a todos fazerem o mesmo.
Comentário de: Daniela [Visitante]
27.03.09 @ 18:25Sera que o Lula nao podia ficar mudo como a Marisa?!?!?!?!
Comentário de: Eduardo Grandinetti de Barros [Visitante]
27.03.09 @ 20:09Frase do dia
Época de crise é época em que todos perdem.
Presidente Lula
(27/03/2009)
Comentário de: Carlos Massaranduba (direto do eden) [Visitante]
27.03.09 @ 22:51Claudia,
desculpe. mas nao caio mais nas suas pegadinhas "labirinticas."
Comentário de: Fey [Visitante]
28.03.09 @ 00:50Aposto que os líderes de outros países devem estar pensando: "Mas ele não é casado com uma branca loira?"
Comentário de: João Francisco Nunes Campos [Visitante]
28.03.09 @ 09:49Parabéns Piza!
Vou repassar pra amigos e parentes os seus comentários do 'portavoz' do governo Lula; o único cargo que foi extinto neste governo.
O presidente é dependente ideológico. Tem uma 'mente perigosa'. Precisamos convencê-lo de que necessita de um psiquiatra para organizar sua consciência. Vai ser difícil, mas, é necessário.
Sugiro a todos usar óculos escuros.....
Comentário de: Ricardo [Visitante]
28.03.09 @ 09:53Ele usa um discurso racista para proteger a outras raças .. está eu não entendi ...
Lula devia fazer igual o Obama fez quando perguntaram porque ele demorou para se pronunciar a respeito do bônus da AIG :
-"Eu prefiro ficar calado quando não sei todos os detalhes do assunto que estou falando !! ".
Comentário de: ana teresa [Visitante]
28.03.09 @ 10:46
"Cerca de 70 por cento da população brasileira é negra, mestiça, indígena: foi para eles que Lula falou"
in Público 28/03
Comentário de: Daniel Piza [Membro]
28.03.09 @ 11:17Números errados...
Comentário de: Emília [Visitante]
28.03.09 @ 11:47Cláudia,
que comentários a assustam? Os que querem torcer os fatos e as palavras documentadas tratando-as por "parábolas"? Os que dizem "reaças!!!" sem acrescentar nada o debate? É de assustar, sim. É como manipular números para iludir além de contribuir com a patrulha ideológica. Um discurso político não é poesia que pode suscitar diversas leituras.
Ou o que a assusta é a rejeição ao Lula? Isto faz parte da democracia, da mesma forma que já fazia no período pré-Lula. Só em regimes absolutistas o rei está sempre certo.
Comentário de: Cláudia [Visitante]
28.03.09 @ 12:17Prezado, quem é incapaz de articular as próprias ideias não precisa da ajuda de ninguém para entrar em um labirinto, já vive em um. Desse quem quer distância sou eu. Definitivamente. Passar bem.
Comentário de: Heitor [Visitante]
28.03.09 @ 14:46Dizer que o Lula transformou a crise em "questão étnica" é tão exagerado quanto massacrar o FHC por ter chamado os aposentados de vagubundos sem explicitar o contexto em que a frase foi dita.
É dizer que o único discurso do Collor foi o do "saco roxo", que o Itamar era o presidente que pulava carnaval com modelos sem calcinha, etc. Um reducionismo extremamente exagerado, mal intencionado mesmo, que mais confunde do que informa.
Piza, você é muito inteligente e informado, mas dessa vez suas colocações não foram felizes. As críticas que você faz às falas de Lula podem bem ser aplicadas a esse seu texto.
Comentário de: Adeel Kaweski [Visitante]
28.03.09 @ 14:59PRESIDENTE, O SENHOR ME OFENDEU!
Me desculpe senhor presidente mas o senhor me ofendeu. Tenho em meu nome a grafia orgulhosa de ser descendente de polonêses, pessoal trabalhador, branquelos e de olhos azuis, tradicionalmente trabalhadores da terra cujas mãos calejadas corroboram o chamamento carinhoso de “plantadores de batata” epíteto carinhoso a nós outorgado por gente autóctone que nos recebeu com carinho e amor. O senhor não deve saber o sentido da palavra epíteto, portanto esclareço: apelido carinhoso que damos à alguém a quem nós gostamos agora autóctone...Ora vá consultar seus assessores ou digne-se pelo menos uma vez na vida abrir um bom dicionário e tentar achar a palavra pela qual tem dúvida.
Continuo dizendo que fui ofendido, senhor presidente. O senhor não tem o direito de dizer que nós branquelos e de olhos azuis somos os únicos culpados pela derrocada que se avizinha em seu governo, aliás, que já começou.
Senhor presidente, a sua saída do desgoverno se aproxima, então como fera ferida nos últimos estertores tenta agarrar-se a algum galho da árvore cujas folhas anunciam um outono decadente cujo declínio se aproxima friorento.
Senhor presidente, o senhor jogou fora às últimas chances que ainda existiam de tentar colocar um nome para continuar desmandando neste país. Com esta posição esdrúxula, cheia de preconceito e ira mostrando completo descontrole emocional o senhor deu adeus aos seus anseios.
Senhor presidente manobrar com os necessitados é covardia. É uma infâmia tão grande que o castigo quando vier será estarrecedor.
Senhor presidente, negar direitos àqueles que deram seu suor pela nação é mais uma covardia que deve ser punida aqui na terra, na frente dos injustiçados cujos rostos encovados sulcados de rugas mapeiam o caminho do sofrimento que o senhor faz questão de consumir como iguaria apetitosa e delicada a fim de fortalecer seu ego maligno.
Senhor presidente seu manjado jogo de palavras já está desgastado. Fingir que esqueceu de nomes importantes quando participa de congressos e fóruns na expectativa de aproximar-se da platéia por vias duvidosas, é no mínimo hilário, do riso da platéia podemos tirar várias conclusões que vão da manifestação da alegria ao ridículo. Senhor presidente pelo seu perfil inconstante, volúvel e mutável penso que seja o do ridículo.
As ditaduras sempre começaram com a aproximação dos governantes com as classes mais necessitadas, o chamado populismo. A democracia é uma forma de governo permissiva, porém se alicerçada sobre leis cujas bases se assentaram em pilares sólidos, construídos por estudiosos de leis e dignos representantes da sociedade, sempre tomando como base o bem estar do cidadão o resultado será benéfico.
Senhor presidente, pessoalmente o senhor está nos braços da “galera”. Tirando os aposentados e Pensionistas, a classe média alta e baixa, com o restante incluindo noventa por cento do PT, o senhor está com tudo.
Senhor presidente isso não o exclui do pecado capital cometido contra os aposentados e pensionistas que tem crédito com o INSS (IRSM 94/97).
Adeel Kaweski - Um aposentado injustiçado.
Comentário de: Ricardo [Visitante]
28.03.09 @ 18:46racismo gera mais racismo, protecionismo, confusões diplomática etc, que belo estadista nós temos ...
Comentário de: Otavio [Visitante]
28.03.09 @ 20:33...é bom que o presidente resolva esse pacote para que os brasileiros nao precisem ficar emblulhados com essa nova onde de escandalos da Camargo.
Comentário de: Daniel Piza [Membro]
28.03.09 @ 20:44Heitor, ele disse que a crise foi causada por gente branca de olhos azuis, que não conhece banqueiro negro, etc. O que está fora de contexto aqui, exceto o próprio Lula?
Comentário de: Cláudia [Visitante]
28.03.09 @ 22:55Emília, democracia é sobretudo debate de idéias. Sendo assim, penso que quem tem problemas com a democracia são aqueles que truncam o debate e não quem tenta construí-lo de forma civilizada. Ora, ninguém é obrigado a saber o que o outro sente, muito menos a sentir o mesmo que ele. A argumentação clara e objetiva é condição incontornável à construção da democracia. Se para você termos como petralha, apedeuta, molusco, Lulla, comunistóide, são argumentos, só posso lamentar. A mim nada mais são que tentativas de desqualificação prévia, exatamente com o intuito do não-debate e de imposição da própria opinião ao outro.
É isso que me incomoda, assim como me incomoda estar em um ambiente onde esse tipo de prática seja admitida.
Comentário de: Fey [Visitante]
29.03.09 @ 01:54O problema é que na maioria das escolas brasileiras não se ensina História mundial e/ou até mesmo nacional a partir dos anos 50. (Não é lá muito cobrado nos vestibulares).
Por isso a maioria do povo tá lá congelado em 1940 e quem tem pensamento político "avançado" em 1960. Se levar em conta o pessoal que não estudou direito então, a maioria deve tar congelado em 1800 e bolinha no absolutismo imperialismo realmente.
E não adianta tentar explicar que o Brasil não foi oprimido por ninguém na década de 80 (chamada a década perdida), não adianta explicar que o Brasil se não tivesse o segundo congrsso mais caro do mundo até os dias de hoje (dias de Sarney, Collor e FHC mas do Lula e PT também), muito dinheiro estaria sobrando pra concluir programas de longo prazo mais inteligentes, não adianta tentar explicar que a abertura de mercado aumentou a competitividade de várias empresas nacionais que antes deitavam e rolavam vendendo produtos de qualidade mais baixa do que temos atualmente....não adianta...porque foi "assim" que os "Profs" CUTistas de História e Geografia os ensinaram. Tava escrito assim em 3 páginas de um livro de História que tinha 200páginas.
OBS: Lembrando que a pouco tempo atrás estavam distribuindo livros com dois Paraguais no mapa da América do Sul pra todas as escolas da rede pública.
Depois de pensar em tudo isso, o normal é ser um lulista nesse país, não se poderia almejar nada maior que isso, realmente.
Comentário de: Otavio [Visitante]
29.03.09 @ 09:22...o perigo é a cor do sentimento e nao dos olhos, ricos opressores isso sim!
Comentário de: Emília [Visitante]
29.03.09 @ 10:18Cláudia,
você chegou exatamente onde eu esparava que você chegaria. Você e os petitas se ofendem com os termos pejorativos dedicados ao Lula e ao PT, mas não se ofendem com o que é dito dos não petistas: reaça, ignorante, boyzinho, clientela demo-tucana, elite retrógrada. Isto, só pinçando dos comentários deste post. Não incluí o que todo não petista está acostumado a suportar discretamente da patrulha ideológica petista por anos a fio.
Hoje existe uma resistência declarada ao PT, coisa que há alguns anos dava um pouco de medo por causa da agressividade petista. Infelizmente, tais agressões foram adotadas pelos não petistas, o que poderia ser justificado nas mesmas bases que são justificadas as dos petistas.
Mesmo você sendo petista convicta, eu a respeito pela sua capacidade e sua educação, embora discorde de suas opiniões neste assunto. Discordo por aquilo que já disse antes: para os petistas, tudo o que o Lula e o PT fazem é perfeito. Falta-lhes autocrítica ou coragem para assumir quando ele pisa na bola e ainda inflam seu ego. Bajuladores nunca fizeram bem para ninguém em posição de comando.
Comentário de: Raimundim [Visitante]
29.03.09 @ 13:22questionar metáforas verbalizadas por um Lula é mais fácil que fazer xixi embaixo de chuveiro [rs]
Comentário de: Cláudia [Visitante]
29.03.09 @ 14:00Emília, alguns pontos.
No primeiro parágrafo você diz: “Você e os petistas se ofendem com os termos pejorativos dedicados ao Lula e ao PT, mas não se ofendem com o que é dito dos não petistas: reaça, ignorante, boyzinho, clientela demo-tucana, elite retrógrada. Isto, só pinçando dos comentários deste post.”.
Você é diferente? Você consegue, por acaso, se ofender com os termos ofensivos ao Lula? A diferença, então e no meu entender, parece estar não exatamente no sentir ou não sentir, mas no usar ou não usar os termos. O que você acha?
No segundo parágrafo você diz: “Hoje existe uma resistência declarada ao PT, coisa que há alguns anos dava um pouco de medo por causa da agressividade petista. Infelizmente, tais agressões foram adotadas pelos não petistas, o que poderia ser justificado nas mesmas bases que são justificadas as dos petistas.”
E vice-versa? A agressividade petista não poderia ser justificada por anos e anos de limitação à liberdade de expressão, de desprezo pelo sujeito político povo, por condições políticas perversas excludentes que causaram uma das piores distribuições de renda do mundo, etc, etc? Ou você discorda de que nossa conformação social é uma das mais injustas do mundo, a despeito de ainda estarmos entre os países mais ricos?
Daí no terceiro e último parágrafo, em tom um tanto pessoal, você diz: “Mesmo você sendo petista convicta, eu a respeito pela sua capacidade e sua educação...”. Mesmo eu sendo petista convicta?! Em algum momento eu disse a você, “mesmo você sendo uma direitista convicta...”. Consegue sentir o peso da expressão “mesmo você sendo”? Isso combina com democracia?
Por fim, “tudo o que o Lula e o PT fazem é perfeito. Falta-lhes autocrítica ou coragem para assumir quando ele pisa na bola e ainda inflam seu ego. Bajuladores nunca fizeram bem para ninguém em posição de comando.”
Emília, pode ter certeza de que as críticas acontecem. Em momentos e locais oportunos. Exigir críticas públicas de quem está na situação nada mais é que uma forma mal-disfarçada de não aceitar opiniões divergentes.
Comentário de: Mariana [Visitante]
29.03.09 @ 17:38
emília
"patrulheiros" do regime são uma praga em qualquer país. Subvertem as democracias que se tornam verdadeiras tiranias. Felizmente há o luar dos resistentes..
Comentário de: Eu [Visitante]
29.03.09 @ 18:41Eu já cheguei à conclusão que ouvir ou ler alguma coisa escrita pelo presidente em questão é pura perda de tempo, porque o DD só fala asneiras.
Tenho vergonha de ter um presidente com esse "nível", se é que existe algum, portanto, esperar que ele diga, ou escreva, ou faça alguma coisa realmente útil é como acreditar em papai noel.
Para um país com um povo aculturado, não poderia ser diferente. E assim, mais uma vez, atrasamos em mais mil anos a nossa história...Não temos educação, cultura, saúde, enfim, não somo s um país!
Comentário de: Emília [Visitante]
29.03.09 @ 20:59Cláudia,
Já chegamos num ponto de improdutibilidade, jogo de palavras, discussão pela discussão, e assim pode ficar indefinidamente, mas vou replicar pela última vez.
Você se ofende com os termos destinados aos não petistas? Você considera correto justificar a agressividade? Ou só um tipo de agressividade? Ou você acredita que exclusão alternada do processo político seja uma forma de fazer justiça? Não seria vendetta?
Concordo plenamente quando fala da injustiça, mas você acredita mesmo que isto seja prerrogativa de petista ou das esquerdas em geral? Qualquer um pode muito bem ver, trabalhar contra a injustiça e não ser petista. Não seria maniqueísmo e inocência demais achar que só as esquerdas tem olhos para as desgraças do mundo? Particularmente acho essa divisão entre esquerda e direita bastante sem nexo atualmente por uma série de motivos já exaustivamente comentados.
"Mesmo você sendo" não combina com a democracia? Quer dizer que não podemos aceitar e conviver com as diferenças? Não se pode tentar conhecer o outro? Eu sempre pensei que democracia fosse feita de pensamentos diferentes que geram trocas, não a submissão a um pensamento único. Você não acha que quem não conhece seu outro inventa lendas sobre ele?
Você não acha que figuras públicas têm o dever social de prestar contas à sociedade? Você não acha que segredos e abafamentos travestidos de "momentos oportunos" não combinam com a democracia?
Comentário de: Andréa Schönhofen [Visitante]
30.03.09 @ 04:16Caro Piza, seus comentários literários são muito bons.
Quanto a esse post político, gostaria de dizer que a classe média brasileira já transformou a questão política (da eleição do Lula) em questão étnica e social há muito tempo: operário, meio "amarronzado e crespo", pouco estudo...
Lula usou uma "metáfora" parecida para se referir ao problema. Concordo que podem haver outros fatores a serem avaliados, mas dai a chamar o cara de burro e ter vergonha do presidente por essa fala, por favor! Lula tem muita história, e uma história que ajudou-nos, a todos, a dar adeus a terrível ditadura que vivíamos (para dizer o mínimo). Ainda hoje vi o documentário "Linha de Montagem", de Renato Tapajós, sobre as greves no ABC. Recomendo a quem desejar proximidade maior com a história das lutas por melhorias sociais (liberdade) neste pais.
Aproveito para dizer que discordo em muitos aspectos do governo Lula, mas esse tipo de comentário, sobre a espontaneidade criativa de suas falas (óbvias!) me parecem, eles sim, preconceituosos.
Comentário de: Daniel Piza [Membro]
30.03.09 @ 07:35Andréa, quem nunca se cansa de falar em sua origem social e regional é o Lula. Também tenho aversão a esse preconceito da classe média, mas alguém no poder dar traços étnicos a uma crise financeira é lamentável.
Comentário de: Cláudia [Visitante]
30.03.09 @ 09:13Para encerrar também, Emília.
Eu me sinto mal com termos não civilizados, venham de onde vier. Por inclinação política é evidente que uma determinada parte deles me toca mais. Infelizmente fiquei sem saber se você se ofende com os termos direcionados ao Lula já que respondeu a minha pergunta com outra pergunta. Mas talvez isso seja uma resposta.
Enquanto houver propriedade privada dos meios de produção, existirão direita e esquerda e, sim, a esquerda é historicamente ligada à questões que envolvem a sociedade como um todo, enquanto a direita é mais preocupada com direitos individuais. No Brasil isso é ainda mais nítido (daí que talvez diferenças regionais tenham de ser constantemente lembradas, Piza, ainda mais na apavorante possibilidade, para os povos do norte do país, de se ter São Paulo outra vez no comando da nação).
"Mesmo você sendo...". Emília, a questão não é se há ou não diferenças, é claro que elas existem, são inevitáveis, A questão é se se aceita ou não as diferenças e, honestamente, quem diz "mesmo você sendo", não me passa exatamente uma idéia de respeito ao outro. Aliás, sua última pergunta também aponta nessa direção ao tentar colocar uma interpretação particular como se fosse uma verdade absoluta. Não lhe ocorre nem por um instante que o outro talvez veja a situação de uma forma diferente da sua?
Comentário de: Ronald [Visitante]
30.03.09 @ 13:28Sr. Piza,
Vejo que os debates continuam acalorados por aqui.
Não posso me referir este cara como gostaria. Acho que ele não merece o menor respeito, nem pela sua luta para alcançar a cadeira mais cobiçada do Executivo nem pela sua história de vida e origens.
Nada disso me comove, acho sua história, assim como suas origens nada digno.
Isto posto, quem o defende ou o admira se identifica com uma história tão ordinária como a dele. Um pau-de-arara que veio piorar a qualidade vida no Sul, de retirante a sindicalista e daí para ocupar uma posição para qual ele nunca se preparou.
Na verdade a eleição deste espécime serviu para confirmar o que já se desconfiava há muito : o Brasil é formado por uma escória, a pior possível, com mania de grandeza, despreparada, indolente, ordinária, insidiosa, manipulada e idiotizada pela grande mídia a serviço dos ladrões vagabundos do PT.
Especialistas já falam que o crescimento mundial voltará em 2010 o que não é suspresa para ninguém, aparentemente só o molusco analfabeto achou que o Primeiro Mundo não iria se levantar...E engraçado mesmo será quando os "brancos de olhos azuis" voltarem a normalidade da estabilidade e da prosperidade em seus países desenvolvidos e industrializados e a republiqueta bananeira continuar disputando o IDH com países de quinta categoria.
Parafraseando o molusco : Nunca antes na história deste país tivemos um governo tão canalha, corrupto e pilantra como este formado pelo analfabeto-mór e a gentalha ordinária que integra a curríola petistóide.
Sds
Comentário de: Carlos Massaranduba (Direto do Eden) [Visitante]
30.03.09 @ 17:10Gostei da frase
"nao lhe ocorre nem por um instante que o outro talvez veja a situacao de uma forma diferente da sua?"
Comentário de: Heloísa [Visitante]
31.03.09 @ 21:54Ótimo Ronald!
Gostaria de ter sido a autora do seu texto!
Deixe seu comentário:
Daniel Piza é colunista de O Estado de S.Paulo. Site: www.danielpiza.com.br. Email: daniel.piza@ grupoestado.com.br
- Fevereiro 2010 (10)
- Janeiro 2010 (25)
- Dezembro 2009 (26)
- Novembro 2009 (39)
- Outubro 2009 (37)
- Setembro 2009 (36)
- Agosto 2009 (34)
- Julho 2009 (25)
- Junho 2009 (34)
- Maio 2009 (36)
- Abril 2009 (37)
- Março 2009 (40)
- mais...

Twitters 
RSS