BLOGS
14.01.07
Popular, com muito dinheiro no bolso, Hugo Chávez é o senhor da situação na Venezuela. Ele fez um juramento em nome de “patria, socialismo ou morte” e tem repetido a frase em outras oportunidades. Num mundo de políticos cheios de segundas e terceiras intenções, Chávez tem aquela esperteza de sempre dizer o que pensa. Não se adapta ao interlocutor, por mais poderoso que seja, nem ao ambiente, por mais que lhe seja hostil. Estive duas vezes com o presidente da Venezuela, em 1999 e 2001. Foram conversas longas, que se transformaram em entrevistas. Obviamente ele não disse tudo o que pensa. Mas não fugiu de perguntas e nunca disse alguma frase que pudesse prejudicá-lo desnecessariamente.
Por mais que muitos intelectuais aliados digam que seu boliviarianismo se transformou em socialismo, eu acho que ele sempre soube o que pretendia e qual era seu projeto. Participou de estudos marxistas já na adolescência. É um militar que se preparou durante anos para a tomada do poder, numa atividade permanente, regular e clandestina. A ótima biografia “Chávez sem Uniforme” mostra que ele nunca deixou de conspirar. Quando considerou que sua hora havia chegado, tentou um golpe de Estado. Depois, a via eleitoral. Não esconde que adora o poder e irá conservá-lo enquanto achar que é possível. Não tem pudores de usar o petróleo em benefício de suas idéias nem acha que isso seja errado.
Se a legislação permite não renovar o registro de uma emissora, a RCTV, que não dá trégua ao governo em nenhum minuto do noticiário, Chávez não perderá esta ooportunidade. É justo informar ao público que o noticiário da RCTV, as entrevistas que realiza e o tom de seus comentários envolvem um grau de liberdade e mesmo agressividade que nunca se viu, por exemplo, nas emissoras brasileiras, em qualquer época, para criticar qualquer governo. A Constituição garante a liberdade de expressão como um direito universal e eu acho que não cabe a nenhum governo dirigir o conteúdo de qualquer emissora, até porque as concessões não foram criadas para serem manipuladas politicamente.
Construindo seu governo em sintonia fina com os acontecimentos, Chávez não abre mão de um milímetro de seu poder e é implacável para tirar proveito dos erros de uma oposição de baixíssima octanagem democrática. Se os adversários boicotaram as eleições legislativas e lhe entregaram 100% dos votos no parlamento até 2010, o problema não é do governo – que mudará o nome do país, já fez nova bandeira e pretende reformar a própria Constituição que havia refeito. O risco, obviamente, é aprovar na Assembléia Nacional uma legislação fora da realidade. O ano de 2007 teve início com propostas de mudança no regime de trabalho. O Partido Comunista fala em criar um regime de “controle operário” nas empresas. O Ministério do Trabalho tem discutido idéias semelhantes. Na prática, significa entregar a direção de empresas privadas aos assalariados. Não imagino de que forma as grandes multinacionais instaladas no país poderiam conviver com esse regime, que muda a natureza do negócio – em vez de atuar para os acionistas, passariam a cumprir, prioritariamente, planejamento dos empregados.
Chávez é um caso talvez único no mundo de quem anuncia uma revolução com muito dinheiro no bolso. Depois de subir regularmente nos últimos anos, o petróleo venezuelano caiu de U$ 63 para U$ 46 de agosto para cá. Embora alguns adversários digam que Chávez seria incapaz de fazer gastos de acordo com as receitas mesmo que o barril chegasse a U$ 100, acredita-se que o conjunto de sua política econômica entraria em risco se caisse para menos de U$ 36. Não se imagina que isso possa ocorrer – até onde a vista alcança. Nessa situação, poderá pagar as contas, investir, distribuir riqueza e estimular o consumo – num nível gigantesco e inédito, onde troca-se petróleo por automóveis, roupas de grife e bens de natureza de diversa, como se vê no comércio de Caracas.
O risco de seu governo não é a economia, mas a política – que pode criar um ambiente tão hostil aos negócios que acabe destruindo uma prosperidade de causar inveja em qualquer pessoa que visita o país.
(Leia mais sobre esse assunto em reportagem que escrevi na edição de hoje de o Estado de S.Paulo: http://txt.estado.com.br/editorias/2007/01/14/int-1.93.9.20070114.28.1.xml
Comentários:
Comentário de: Eliane [Visitante]
14.01.07 @ 11:13Paulo M.Leite, obrigada pela informação sobre quem é o Chávez.Mas, quem não gosta de poder?Sabem que ele corrompe, mas não estão nem aí.Certo dia me disseram que a política "é um vício", então o poder é a apologia desse vício. Só quero ver em que vai dar no futuro a audácia do Chávez (o cara é polêmico e sabe tirar vantagem disso, pois é)Quero assistir cada capítulo.
Comentário de: Jose Carlos Neves [Visitante] · http://Caro Paulo Moreira Leite
14.01.07 @ 11:16Caro Paulo Moreira Leite
Li o que escreveu sobre Chavez. Vê-se que se trata de um tenente-coronel meticuloso com as suas obras e a sua linha de pensamento.
Por enquanto, está entretido com os trabalhos de casa, limitando cada vez mais a intervenção da Oposição.
Não culpo a Oposição do seu papel, pois todo e qualquer cidadão na Venezuela é controlado através do voto, pois a votação é totalmente controlada e Chavez sabe quem votou em quem. Isso você não comentou ao falar da Oposição por lhe ter entregado o Poder numa bandeja de ouro.
Qualquer magistrado é obrigado a cumprir as suas determinações pessoais. A isenção da magistratura não é isente. É absolutamente controlada, logo parcial. Se um magistrado não cumprir alguma determinação de Chavez, vai simplesmente para o desemprego. Se algum funcionário publica votar em alguém da Oposição, perde o emprego. É a enormidade do Big Brother na sua melhor expressão.
Mas este tenente-coronel ao assumir a sua política intervencionista ao investir muitos bilhões de US$ na compra de muito material militar, como 100 mil “kalaches” e 50 aeronaves entre as quais 25 Mig-27 que só têm correspondência com os aviões dos EUA, coloca-me sérias duvidas sobre o futuro da AL, entre eles o meu Brasil que muito possivelmente será futuramente formado pelas regiões do sul e sudeste, pois o norte e nordeste serão venezuelanos.
Como o Paulo escreve: “O risco de seu governo não é a economia, mas a política...” não economicista, mas sim intervencionista.
A História da Humanidade já teve um caso curiosamente similar nas suas ações e modo de intervenção como paulitivamente ir criando um formidável poder militar para então devastar a Europa. É o que este tenente-coronel está criando: um novo Hitler.
Preocupa-me a situação do meu País perante esse louco junto das nossas fronteiras, pois ele não olha a meios para atingir os fins.
Paulo, estará o Brasil a salvo?
Comentário de: Mau [Visitante]
14.01.07 @ 11:25...o bolo...
...a articulacao do sr Chavez, nao perturbam, ainda, os interesses americanos...quem podera instalar misseis na Venezuela???
...mas, se essa hora chegar, nao tenho duvidas, fazendo o que fizer, para o povo...!!!
...e se os americanos fizerem, quem podera ir contra...???
...e bom que no Brasil, nao tenhamos essa riqueza, representada pelo petroleo, na mesma proporcao, para financiar esse tipo de projeto...
...seria mais dificil, controlar...se e que seja possivel!!!
...somente o tempo fara, essa massa virar bolo...
Comentário de: Almit [Visitante]
14.01.07 @ 13:38Esse negócio de se meter em assuntos internos de outros paíse custa caro e custuma dar errado. O Vietnã e o Iraque são os exemplos mais eloqüentes.
Comentário de: Paula [Visitante]
14.01.07 @ 13:58Paulo, é óbvio que Chavez está implantando o comunismo na Venezuela, e como todo comunismo, a presença de um ditador é indispensável, afinal, se no capitalismo os pobres sofrem, no socilalismo/comunista, a classe média é esmagada e torturada até que se nivele à classe mais pobre, em fim, socialismo/comunismo, é o nivelamento por baixo, é a eliminação dos degraus sociais (camadas) ou seja, é a morte dos objetivos, dos sonhos...tudo na inércia...na mesmice...e o estadão e sua trupe, pisando, degolando, emparedando...Chávez e seus parceiros, desejam isto para a América Latina, afinal eles só querem salvar a pele deles e o restante, oposição e povo, que se lixem, que se danem ou melhor, que se explodam!
Comentário de: Julio [Visitante]
14.01.07 @ 15:05Interessante o comentário de José Carlos Neves acima, pois toca em um assunto que poucos lembram, que são as ameaças estrangeiras ao território nacional.
Por décadas, a esquerda incutiu na mente dos brasileiros que os países ricos tramam a "internacionalização" da Amazônia.
Pois bem, quem é que falou recentemente em obter de volta o Acre? O amiguinho Evo Morales.
Quem é a ameaça agora à região Norte e Nordeste? A Venezuela e os grupos terroristas que entram e saem de lá como bem entendem.
Este é mais um exemplo da psicopatia da esquerda, cuja história é construída em cima da mentira e desinformação.
Sempre culpando o "Grande Satã" por malvadezas e mazelas do mundo, e tornando o mundo surdo e cego às atrocidades cometidas por estes regimes em todo o mundo, a falência do comunismo no leste Europeu, e as atrocidades que continuam a ser cometidas na China e Cuba.
Comentário de: Julio [Visitante]
14.01.07 @ 15:12E aí vem aquele outro dizendo que "é perigoso se meter nos assuntos internos dos outros países"...........
Bem alinhado ao discurso da esquerda.
Discurso deste tipo foi verbalizado nos acordos entre o PT e o partido comunista da China.
Ou seja, é proibido falar das atrocidades do outro....
Assassinatos e torturas são "sagrados assuntos internos".
E o pior é que esta bandidagem da esquerda brasileira agora é o cachorro tomando conta da linguiça, se refestelando em indenizações milionárias, para criminosos terroristas.
Comentário de: Closet [Visitante]
14.01.07 @ 16:11Já que é perigoso se meter em assuntos internos dos países...
alguém sabe o porque de helicopteros da Venezuela na fronteira do Brasil?
( Ponta Porã) justificam como ajuda de mecanicos na
"manutenção de helicpteros" bolivianos...
Comentário de: rique [Visitante]
14.01.07 @ 17:28Chavéz, é a novidade.Despolitizados,sucumbem ao bordões gerados na imprensa,desconhecendo minimamente a história recente desse país.Claro que lembra Cuba.Venezuela teve um tratamento semelhante a Cuba pré-Fidel,até a chegada de Chávez. Lembrem que eleito,foi vítima de golpe de estado,orientado pelo EUA,e executado por empresários locais, entre eles os proprietários da rede de televisão que perde agora a concessão.Ficou afastado por 48 horas.Essa iniciativa anacrônica e inábil, do Departamento de Estado Americano,valeu-lhes o desapreço do povo venezuelano e a hostilidade de Chávez.A economia venezuelana,é bom que se saiba,é quase toda do estado,ou serve ao estado venezuelano.Para acalmar os aflitos, em nada se parece com a complexa e gigantesca economia brasileira.Almejo que o próximo evento,no Rio,possam os profissionais ,que assim se consideram ,aprofundar uma entrevista digna das melhores tradições do jornalismo caboclo.
Comentário de: Gennari [Visitante]
14.01.07 @ 17:35
Pensar que Venezuela e Bolivia vão tomar regiões proximas ao Brasil!
Que piada!
Chaves tem uma piada que ele conta aos jornalistas quando os recebe!
Com a mão no ombro do interlocutor conta:
"Brejnev estava preocupado com os rumos da "guerra fria".
A um membro do Politiburo,ele comentou:
"a situação está complicada".
"ESPERO QUE O SOCIALISMO NUNCA CHEGUE ATÉ AQUI".
A brincadeira, em que é citado o secretário gerasl do PC Sovietico entre 1964 e 1982 traz uma mensagen séria.
Que quase uma decada depois do desabamento do comunismo soviético e em meio agonia do regime cubano, Chaves se apresenta ao mundo como o unico representante de um " "Socialismo do seculo XXI"!, um termo cunhado por ele!
Assim como Chaves que é uma pessoa "carismatica" para o povo da Venezulea!
Lula que tambem o é !
E poderia ter sido "o lider" de "centro esquerda" no continente latino mas dentro do propio Brasil sofreu um "desgaste" muito grande provacado pela "Direita Torta" brasileira em todos os niveis.
Que minaram tais pretensões!
Mas não a vontade!
Quem sabe?
Comentário de: Jose Carlos Neves [Visitante] · http://Caro Paulo Moreira Leite
14.01.07 @ 18:17Caro Paulo Moreira Leite
Paulão!!
Já leu hoje esta noticia no seu Estadão?
Não tem nada para comentar?
As Democracias acabam assim, sabia?
E as Ditaduras começam também assim, sabia?
"Lula quer rede de rádio para divulgar obras
Idéia é estabelecer canal de comunicação 24 horas com a população; 'A Voz do Brasil' pode acabar
Gerusa Marques, João Domingos
O governo planeja criar uma espécie de A Voz do Brasil 24 horas, rede de rádio pública a ser transmitida para todo o País via satélite. Assim o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acredita poder estabelecer um canal de comunicação direto com a população para divulgar seus feitos.
Pelos planos divulgados, a programação basicamente reproduziria o conteúdo das emissoras do Sistema Radiobrás, além das Rádios Câmara, Senado e Justiça. Mas poderão ser abertos espaços para notícias regionais, estaduais e municipais. A estimativa de assessores que participam do projeto é de que com R$ 50 mil seja possível montar no interior uma pequena estação que alcance pelo menos cinco cidades.
Em fevereiro, por ordem de Lula, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, deverá mostrar o projeto final. Dia 3, ao anunciar o plano, Costa disse que a intenção é fazer convênios com governos estaduais, Câmaras Municipais, prefeituras e entidades para que a rede tenha cobertura nacional."
Comentário de: Jose Carlos Neves [Visitante]
14.01.07 @ 19:59ACEITAÇÃO
Governo Kirchner é o mais popular da América Latina; Presidente Lula é o décimo
12/01/2007 19:40
O presidente argentino, Néstor Kirchner, lidera em janeiro os níveis de aceitação entre os governos latino-americanos, com 73 por cento de aprovação, segundo uma consultoria privada.
Desde que Kirchner assumiu o poder, em maio de 2003, a economia argentina cresce 9 por cento ao ano, permitindo uma forte redução dos níveis de pobreza, miséria e desemprego.
Depois dele vêm o salvadorenho Antonio Saca (68 por cento de aprovação), segundo a pesquisa da consultoria Mitofsky. O colombiano Álvaro Uribe e o venezuelano Hugo Chávez aparecem empatados na terceira posição, com 65 por cento.
Felipe Calderón, cujo mandato no México acaba de começar, está em quinto, com 62 por cento de aprovação, resultado idêntico ao do boliviano Evo Morales.
O brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, cujo segundo mandato começou no dia 1o, é apenas o décimo mais popular, com 52 por cento de aprovação, seguido pelo uruguaio Tabaré Vázquez (50 por cento). A chilena Michelle Bachelet, com 46 por cento, está em 13. lugar.
http://www.opovo.com.br/politica/661742.html
Comentário de: Closet [Visitante]
14.01.07 @ 20:00Está com excesso de enzima PCK......
Bipolar....
continua a escrever Propio em vez de Próprio e a chatissima de direita torta, se é torta é pra esquerda, se é esquerda não é direita.... afffffffffff confuso o rapazinho não adianta o nome que use...
rs rs rs rs
Comentário de: Closet [Visitante]
14.01.07 @ 20:12José Carlos
li essa idéia do nosso pré presidente( ainda não começou o segundo mandato na verdade, só férias e viagens) ele é bem mandado viu? com essa rádio pra ele encher o ouvido nos rincões com " feitos" pro povão vai armar uma belissima cama pra se deitar e deixar quem ele apontar nas próximas eleições na presidencia Serra e Aécio vão cair do cavalo, estive lendo tbém sobre os milhões que precisam pra estradas que ele quer que o GOV seja o controlador,30 milhões só continuar porcamente o tapa buraco .
Uma série de problemas, outra vez a aviação dando trabalho... e o moço passeando e esperando o Chinaglia com ajuda do PSDB ser o presidente da camara, Dirceu de volta em julho comno ele mesmo afirma , Chinaglia se comprometeu rs rs
não vai chegar a Chavez nunca, é um néscio, Chavez dá de dez a zero nessa coisa aí....quero ver qndo o Chavez resolver ser o
" lider" rs rs ele vai ficar de 4 rs rs
Comentário de: Promotor dA Justiça [Visitante]
14.01.07 @ 21:34Comentários de "Eliane" no post Gandhi, Hitler e a liberdade do ridículo de GUTERMAN
_____________________________________
Comentário de: Eliane [Visitante]
14.01.07 @ 11:29
Guterman,desculpe-me o modo, mas preciso dizer algo aqui antes que seja xingada mais ainda.
Quanta insanidade,percebo, até já me chamaram de "elemento terrorista" porque falei a respeito de pessoas que não tendo muito o que dizer, naturalmente como qualquer pessoa cansada e com sono, transformam-se num "bando" (que não é no sentido pejorativo,mas significando grupo) que toma conta, MONOPOLIZA o blog do PML (desculpe a abreviação) para rir dos outros participantes, digo, Visitantes. Perdem o tempo até copiando e colando os comentários destes, como o meu, para debochar mais ainda, num sentido de CENSURAR e causar incômodo na sua, digamos, vítima.
Sr.Alvaro Berhings, calma lá! Se o sr. está querendo me provocar se enganou de estratégia, tá bom ?
E depois, chamar alguém de "terrorista" é muito fácil mas extremamente perigoso.
Comentário de: Eliane [Visitante]
14.01.07 @ 11:53
Ei, seu Carlos, se eu for terrorista o senhor é cadáver ambulante, rá!
Comentário de: Eliane [Visitante]
14.01.07 @ 12:12
E enfim, terceira-idade não é palavrão e está muito bem colocada...Não tenha complexo por isso, que me perdôem os que se sentiram ofendidos,mas não foi essa minha intenção.Afinal, sabemos que nesse período crucial da existência humana ficamos mais lentos em tudo, e mais nervosos também (na mulher, culpa da menopausa), daí "esquentamos" facilmente e nem os parentes aguentam.SORRY!
__________________________________
Continua lá, não se sabe porque, falando mal da "velharada" aqui e do próprio blogue.
Qual será o problema dela? O que fizeram com a coitadinha da "terrorista"?
Comentário de: Waldemar [Visitante]
14.01.07 @ 22:04Promotor dA Justiça
Problema dela é não ter conseguido superar a adolescência, recuando para a infantilidade.
Julga que a terceira idade é quando lhe perguntam a idade 3 vezes.
Ainda pensa que parareca é um sapo e o pinto o filho da galinha.
rsrsrsrsrs
Comentário de: Rone [Visitante]
14.01.07 @ 22:11
Chaves tem apoio da população carente e uma parcela da elite americanizada!
A oposição venezuelana falhou,não conseguiu se conectar com os excluidos!
Com a doença de Fidel e a falta de liderança de Lula na região devido aos problemas internos criados pela "DIRIETA TROTA"(*) brasileira impediram o!
Lula não perdeu a eleição; mas conseguiram manchar sua imagem fora do pais!
Chaves tenta influenciar cada vez mais na America Latina!
Chaves só confia em si mesmo e troca metade dos ministros a cada ano e tem uma milicia sob seu comando depois do golpe sofrido!
Entre os autores conteporaneos, o grande ideologo de Chaves é o cientista politico alemão Heinz Dietrich.
No agitado ano de 1968, Dietrich lutava nas barricadas do lider historico Daniel Cohn Bendit.
Quando Chaves esteve preso em 1992 ele leu o livro de Dietrich sobre Simon Bolivar.
Eles se conheceram em 1998.
Chaves tambem cita cada vez mais "Jesus", para ele o maior socialista de todos os tempos!
Chaves é um Ditador pos moderno, com "carisma para seu povo"!
*(direita torta)
Comentário de: J. BRASIL [Visitante]
14.01.07 @ 22:35
A direita reta deve ser o Sarney ou o Jáder da Mão Beijada Pelo Lula Barbalho.
Comentário de: Parsifal [Visitante]
14.01.07 @ 23:04Chavez pode ser um ditador que fez um MBA em ditaduras. Tenta ser um ditador, tentando fugir dos fundamentos que definem um ditador.
Ditadores de todos os tipos são nocivos à homanidade.
Me admira a afabilidade, com que este despota é tratado pela esquerda brasileira.
Comentário de: Parsifal [Visitante]
14.01.07 @ 23:05Todos os ditadores sanguinários são também carismáticos.
Comentário de: Parsifal [Visitante]
14.01.07 @ 23:07Amanhã terei muita aporrinhação.Boa noite a todos, vou dormir.
Comentário de: Paula [Visitante]
14.01.07 @ 23:14Dizem que Chávez fala muito em Jesus e o utiliza em seus discursos, mas isto já estava previsto no final dos tempos, muitos viriam falar em seu nome...os ANTICRISTOS, PRINCIPALMENTE!
Comentário de: Jose Carlos Neves [Visitante] · http://Caro Paulo Moreira Leite
14.01.07 @ 23:35Caro Paulo Moreira Leite
Do Exmo. Senador Almeida Lima
"Termina a atual legislatura do Congresso Nacional. Moribunda, ela passa à história de forma degradante como a mais corrupta, servil e dissociada do pensamento nacional. A Casa dos representantes não se portou representativa e operou, por todo o tempo, como inimiga do povo. O parlamento nos últimos quatro anos esteve desfibrado, sem envergadura e, por isso mesmo, deixou de ser o depositário das esperanças e da garantia de que a vida nacional irá transcorrer sem sobressaltos institucionais. Esteve sempre subserviente ao governo quando deveria ser obediente ao comando popular. Esta não é uma opinião! Este é um fato notório e incontestável!
Embora nada justifique tal mazela, da mesma forma que nenhum fato a tornará menos dolorida, convém evidenciar que o governo Lula foi o grande parceiro intrujão para todas as imposturas da atual legislatura. Sendo ele reeleito e assegurada a “coalizão de partidos” que anunciou, o que vivenciamos nos últimos quatro anos passa a ser uma realidade a se perpetuar. Como jamais imaginei ser membro de um parlamento arruinado, e por onde ando não pretendo esconder a minha identidade com receio de ser injuriado, tornou-se um imperativo resistir contra este projeto torpe que visa desacreditá-lo diante da opinião pública.
É urgente, pois, que todos compreendam que será catastrófico o esfacelamento do Congresso Nacional. Não é difícil perceber, por mais curta que seja a inteligência, que o projeto totalitarista do governo Lula somente será exeqüível quando o povo chancelar a derrocada total do parlamento brasileiro. Este projeto já está em curso, e o sonho do governo é mostrar ao povo que o parlamento é desprezível e dispensável. O governo deseja concentrar, nele próprio, todos os poderes da República – o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, passando a nadar sozinho e de braçadas, a exemplo do que já faz o seu amigo e ditador Hugo Chaves."
Comentário de: J. BRASIL [Visitante]
14.01.07 @ 23:38
Jesus disse, manifestando um conhecimento político: a Cesar o que é de César; a DEUS o que de DEUS. Desse modo ele separa muito bem a religião do Estado.
O fim do Cristianismo é recolher indivíduos para um novo estado de consciência, dentro de um pacto sócio-político. Para que a religião funcione é preciso uma certa estabilidade política da sociedade.
Comentário de: Vermelho [Visitante] · http://www.vermelho.org.br
15.01.07 @ 21:54Assuntos que o 4* Poder ignora, principalmente os fatos e responsabilidades que cairam sobre a Teologia Liberal:
Na Engenharia há uma regra inexorável: se houve acidente, houve uma falha. Essa falha pode ser de diversas ordens: erros nas informações técnicas (dados de entrada) para o projeto, erros de projeto, erros no plano de obra, erros nos processos construtivos, deficiência em materiais empregados... A redução da margem de ocorrência de erros é uma meta que a boa Engenharia persegue com obstinação. E, ao lado de uma provada competência dos técnicos envolvidos, o maior instrumento para essa redução está na gestão técnica do empreendimento, desde a fase dos estudos preliminares até a entrega da obra acabada e seu futuro plano permanente de monitoramento técnico.
No caso dos recentes acidentes da barragem de rejeitos de mineração da Rio Pombas em MG e da Linha 4 do Metrô na capital paulista, mais uma vez as chuvas e eventuais “imprevistos geológicos” estão sendo apontados como causadores dos problemas. As características e o histórico pluviométrico, assim como todas as informações sobre a geologia regional e local e seus desdobramentos geotécnicos são dados elementares de entrada para a concepção do projeto e para a escolha do plano de obra. Surpresas consideráveis só podem ser debitadas a falhas ocorridas nessa fase inicial de levantamento e recolhimento de informações. No caso da Geologia, até a probabilidade de se encontrar durante o andamento da obra alguma feição particular não anteriormente detectada deve obrigatoriamente ser considerada nos cuidados do plano de obra e dos processos construtivos, que, para tanto, devem sempre ser acompanhados por um eficiente serviço de monitoramento e investigações complementares.
Particularmente no caso da Linha 4 do Metrô, a geologia e a hidrogeologia do local são por demais conhecidas e foram profusamente investigadas nos estudos preliminares.
Da mesma forma, não se pode a essas alturas alegar dificuldades com as chuvas, uma vez que o regime pluviométrico da Capital é sobejamente conhecido.
Ou seja, em defesa dos profissionais brasileiros em Hidrologia, Hidrogeologia, Geologia e Geotecnia, que colocaram o país em nível internacional de competência nessas áreas, e em defesa dos interesses maiores da sociedade brasileira, apelamos às autoridades públicas e privadas relacionadas a esses trágicos acidentes que não capitulem diante dos impulsos naturais em buscar explicações e justificativas que lhes eximam de alguma responsabilidade, e tenham a coragem de “colocar o dedo na ferida”, investigando criteriosamente o plano de gestão técnica dos empreendimentos afetados. Investiguem, por exemplo, as conseqüências de um eventual excesso de terceirizações dos mais variados tipos de serviços de engenharia, ou de uma compulsiva e onipresente busca da maximização de lucros, pois que condições assim postas são incompatíveis com a predominância do necessário, responsável e sadio espírito da boa técnica em uma frente de obra. É muito provável que aí esteja a deixa para melhor se entender os acidentes ocorridos e, por dedução, para se evitar novos acidentes.
*Geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos
· Ex-Diretor de Planejamento e Gestão do IPT e Ex-Diretor da Divisão de Geologia
· Foi Diretor Geral do DCET - Deptº de C&T da Secretaria de C&T do Est. de São Paulo
· Autor dos livros “Geologia de Engenharia: Conceitos, Método e Prática”, “A Grande Barreira da Serra do Mar” e “Cubatão”
· Consultor em Geologia de Engenharia, Geotecnia e Meio Ambiente
· Criador da técnica Cal-Jet de proteção de solos contra a erosão
Comentário de: Alvaro P Janikian [Visitante]
16.01.07 @ 00:01Hugo Chavez foi eleito por voto popular, portanto democraticamente eleito.
Entretanto, a informacao que tenho de pessoas da Venezuela eh de que, diferente do Brasil, o voto na Venezuela nao eh secreto (ao menos para o Governo), e se algum funcionario publico votar na oposicao, perde o emprego logo em seguida.
Seguindo esta logica, a nacionalizacao de empresas do ramo de telefonia e petroleo, entre outras, adicionara ao atual governo Venezuelano eleitores compulsorios.
Se adicionarmos a isto o fato do atual presidente da Venezuela poder ser re-eleito indefinidamente, teremos uma ditadura disfarcada de democracia.
Sob este e outros pontos de vista, o governo Lula eh muito mais democratico.
A tempo: nao votei no Lula nas ultimas eleicoes, mas isto nao quer dizer que seus esforcos democraticos nao devam ser reconhecidos. Espero que ele continue assim.
Comentário de: Wellington Amado [Visitante]
21.01.07 @ 11:34Ditador Lá e Ditador Aqui !!
Esse é Hugo Chávez
Ditadores disfarçados de Socialistas!!
Muito interessante as atitudes do DITADOR Hugo Chávez no Brasil.
Ele se acha tão poderoso, que se acha no direito de criticar a liberdade de imprensa e um veículo de comunicação no País dos outros.
Na verdade esse ditador só não faz retaliações as Organizações Globo, porque ainda não tem poder para tanto.
Quero ressaltar que não estou aqui para defender as organizações Globo, mas quero com isso pedir a união dos meios de comunicação no Brasil, para que ditadores como esse não comprometa a libertade de imprensa e nossa democracia.
Mas em seu País, ele já estar fazendo isso, acabando com a liberdade de imprensa e a democracia.
O mundo precisa ficar de olho neste Ditador que tem de certa forma o apoio de Lula e deste PT com essa esquerda de ditadura disfarçada de democracia socialista.
Na verdade o Brasil pouco tem a ganhar com esses visinhos.
Exemplo: A Argentina recentemente reclamou do Brasil no tribunal internacional, e o Sr. Celso Amorim ainda achou normal que Argentina reclamasse lá e não dentro do Bloco do Mercosul.
No entanto, o Governo Lula preferiu reclamar dentro do Bloco, aceitando inclusive as ameaças e ser desafiado por Bolívia e mesmo assim não achou necessário que o Brasil fosse reclamar na OMC.
Afinal que Governo é esse que acha e aceita que nossos visinhos tenham mais direitos que o Brasil.
Minha modesta opinião.
Outra coisa, O Lula, + Seu PT, sempre criticaram a Ditadura Militar no Brasil, mas não são corajosos o bastante, para criticar o Ditador Hugo Chávez.
Talvez não seja falta de coragem, e sim omissão e concordância com as atitudes do Ditador.
O Perigo é que o Ditador avança em suas metas, e para tanto busca aliado dentro do Mercosul.
Wellington Amado
Comentário de: Gustavo Henrique Lopes Machado [Visitante]
01.02.07 @ 12:07Li em um dos comentarios acima, que chaves estah cada vez mais limitado pela influencia da oposicao. Discordo totalmente, percebo que o frustrado golpe contra seu mandato, foi o argumento que chavez queria para sufocar a oposicao. E assim foi feito, a oposicao foi limpada da estatal do petroleo. Os canais de TV nao terao as suas respectivas licencas renovadas. E nao se pode falar muito de chavez, pois a mah fe, e a parcialidade estah presente desde o primeiro momento de seu governo, nos meios de comunicacao e na oposicao.
Comentário de: Hugo Leandro [Visitante]
04.02.07 @ 19:28Paulo M. Leite
Muito me alegro em ver o resurgimento da América Latina, secularmente explorada e q agora se levanta sob o comando do Chavez, a respeito da forma autoritaria do Hugo agir, o Chê já havia dado a dica: "é preciso ser duro mas sem perder a ternura". Viva Hugo Chavez!!
Comentário de: Bruno [Visitante]
14.02.07 @ 18:47OI eu queria saber soh uma coisa...
eu li o que você escreveu sobre o hugo chavez, mas eu queria te pergunta uma coisa....
E quando o hugo chavez tiver muito poder em suas mãos o que ele poderia ou vai fazer a respeito disso ?
Comentário de: Maria Feitosa [Visitante]
11.03.07 @ 16:15O Futuro do Brasil é bem longe do Ditador Hugo Chávez, Bolívia e a falsa Argentina.
Idiotice de o Lula achar que o Brasil deve explicações aos nossos visinhos, Como o Ditador Hugo Chávez, Bolívia e a Falsa Argentina. No propósito de se explicar junto ao seu Comandante o Ditador Hugo Chávez, Lula marca viagem para Venezuela. Lula e sua equipe, juntamente com o PT devem estar se explicando junto ao comandante maior deles: O DITADOR HUGO CHAVEZ. Tanto o Lula, Sua Equipe e o PT estão preocupados em esclarecer para o Ditador Hugo Chavez que Bush só passou pelo Brasil, mas que Lula, PT e Equipe do Governo devem mesmo obediência é só a Ele: DITADOR HUGO CHAVEZ. Isso é ridículo, um País na dimensão do Brasil, ficar se justificando junto a Ditadores como esse Hugo Chavez. Maria Feitosa Estagiária 21 Anos Rio-Brasil VAI LULINHA, VAI PEDIR A BENÇA AO DITADOR HUGO CHÁVEZ VAI!!
Maria Feitosa 21 anos Estagiária. P.S. O Brasil em parceria com os USA pode se tornar uma potência na área de energia renovável. Mas isso pode e estará causando inveja dos países visinhos, nos quais poderão melar esta grande oportunidade que o Brasil tem para se destacar no mundo.
Comentário de: Tom Freitas [Visitante] · http://www.barulhu.blogspot.com
11.03.07 @ 16:50Vejam o documentario
"A revolução não será televisionada"
Comentário de: Angelo Duarte [Visitante]
12.03.07 @ 22:13O BRASIL NÃO DEVE SATISFAÇÃO AOS PAÍSES VISINHOS!!
AFINAL SOMOS OU NÃO SOBERANOS!?
Não tenho dúvida, que uma negociação entre Brasil e USA, vem no momento certo.
Vem no momento certo, porque o certo é o Brasil se reaproximar de Quem tem a nos dar, e não ficar levando tapas e beijos de quem só nos quer tirar.
Na verdade negociações e renegociações com o país mais poderoso do mundo, são assim mesmo complicadas e bem difíceis.
O que nos resta esperar, é que nesta nova era, e neste avanço de negociações e uma reaproximação com os USA, os negociadores brasileiros saibam negociar sobre a lembrança de que é preciso prevalecer o melhor para o Brasil.
Também espero que o Governo Lula, acorde definitivamente e reconheça que ter os USA como parceiro tem seus vários pontos positivos e nesta busca de manter e ampliar esta grandiosa parceria vale a pena que as partes envolvidas sedan e busquem o melhor para os dois.
O Brasil já é adulto, e hoje estar sendo visto pelo mundo, como um país promissor e que tem muito a oferecer na comunidade mundial levando em conta que sempre foi um País pacífico e amigo.
É Notável que Lula ao posar ao lado do presidente dos USA, tenta mostrar certo constrangimento, pose na qual inadequada, digo inadequada porque Lula se comporta como se devesse satisfações a América latina por estar negociando com USA.
Talvez e acredito que seja assim infelizmente, mas Lula irá após Bush ter ido embora, tentar se justificar para os nossos visinhos sobre a pesagem e negociação com Bush.
Se isso realmente acontecer, Lula se mostrando com certa culpa por ter negociado com os USA, e com isso dando uma satisfação pelos atos do Brasil aos nossos visinhos, vou entender isso como Covardia e retrocesso de Lula.
Espero que não, mas se o governo Lula ficar se justificando com os países visinhos porque negociou com USA, isso será decadência do Governo Lula.
O Brasil não deve satisfação aos países visinhos.
Não deve satisfação a: Venezuela, Bolívia, Paraguai e muito menos a falsa Argentina.
O Brasil precisa avançar, e a hora é essa de aproveitar esta oportunidade e definitivamente se aliar aos USA e União Européia em busca do melhor para esta nação.Se alguém acha que o Brasil tem algum futuro com os países vizinhos, estar enganado, porque nossos visinhos só querem tirar do Brasil.
Em relação a esquerda ficar protestando e entrando em conflito com a polícia nas ruas devido a vinda de Bush, ao Brasil, acho que é uma besteira e idiotice de radicais da esquerda do PT e Psol.
É preciso investigar onde a esquerda busca dinheiro para costear as inúmeras pessoas que eles levam e muitas delas nem sabem o que estão fazendo lá nas manifestações.
Esta é minha modesta opinião.
Angelo Duarte.
P.S. Os idiotas radicais do PT, Psol, precisam entender que importante para o Brasil, não é bush e sim os USA.
Essa parceria será algo grandioso para o bem do Brasil.
Na verdade nossos visinhos estão merendo de inveja por estarem vendo o potencial do Brasil (Tecnologia Álcool) se aliando a outra potência que poderá ser um grande cliente do Brasil.
Só os idiotas não apostam nisso.
Comentário de: Langstain Almeida [Visitante]
13.03.07 @ 23:50Os 80 milhões de miseráveis; os que já foram assaltados em qualquer parte do país; os comerciantes e industriais que foram arruinados pelos juros escorchantes dos governos cardosiano e luliano; as mães que choram seus filhos vítimas de balas perdidas; todas essas pessoas violentadas em sua incolumidade física ou moral, esperam a vinda de um Hugo Cháves para o comando da República Socialista dos Estados Unidos do Brasil.
Abaixo tanta submissão à plutocracia internacional e vivam os latinos que buscam a independência econômica!!
Comentário de: Adroaldo de La Serna [Visitante]
15.03.07 @ 09:59Muito me admira as críticas infundadas de pessoas que desconhecem as agruras e caracterísiticas dos vizinhos. O Sr. Hugo Chavez interessa muito à população carente da Venezuela e causa espanto nos falsos critãos que acham que pobre deve viver de esmolas e preto nasceu prá ser escravo. Em Cuba existe uma palavra de ordem que diz "antes quemada que esclava". Bolívia e Venezuela atingirem interesses do Brasil????? Piada de gente péssimamente intencionada. É isso.
Comentário de: Adroaldo de La Serna [Visitante]
15.03.07 @ 10:03Muito me admira as críticas infundadas de pessoas que desconhecem as agruras e características dos nossos vizinhos. O Sr. Hugo Chavez interessa muito à população carente da Venezuela e causa espanto aos falsos critãos que acham que pobre deve viver de esmolas e preto nasceu prá ser escravo. Em Cuba existe uma palavra de ordem que diz "antes quemada que esclava", tendo em vista a constante mobilização armada contra o potencial inimigo ianque. Bolívia e Venezuela atingirem interesses do Brasil????? Piada de gente péssimamente intencionada. É isso. (texto com correções de ortografia)
Comentário de: nathalia [Visitante] · http://google
28.03.07 @ 22:14Muito me admira as críticas infundadas de pessoas que desconhecem as agruras e características dos nossos vizinhos. O Sr. Hugo Chavez interessa muito à população carente da Venezuela e causa espanto aos falsos critãos que acham que pobre deve viver de esmolas e preto nasceu prá ser escravo. Em Cuba existe uma palavra de ordem que diz "antes quemada que esclava", tendo em vista a constante mobilização armada contra o potencial inimigo ianque. Bolívia e Venezuela atingirem interesses do Brasil????? Piada de gente péssimamente intencionada. É isso. (texto com correções de ortografia)
Comentário de: Welleson J. B. Silva [Visitante]
10.04.07 @ 17:30Viva Hugo Chávez, viva a República Bolivariana da Venezuela, viva a cultura de cada país. Hugo Chávez é um héroi, um dos homens mais corajosos dos últimos tempos, é o unico que tem coragem de ir contra os EUA para denfender os interesses do seu país e do seu povo.
Comentário de: Michelle [Visitante]
18.05.07 @ 18:18Nao sei o que tanto pode admirar as pessoas no fato de encontrar em Hugo Chavez alguém que "desafia" os Estados Unidos. Para mim, este é um exemplo de burrice extrema, afinal, nao existe motivo que me convença de que devemos "desafiar" a nacao mais poderosa do mundo! O que precisamos é justamente de novos negócios com tal país, para alcançar o crescimento econômico e, com líderes inteligentes o suficente, desenvolver nosso setor social. Nao quero defender totalmente as atitudes norte-americanas, pois também acredito que em certos momentos sua agressiva política externa alcança níveis elevados, mas sinceramente acredito que nao podemos crescer no mundo sem mater relacoes com os Estados Unidos. Nao há motivo pelo qual os países latino-americanos, subdesenvolvidos e dependentes, tenten rebelar-se contra aquilo que todos os países desenvolvidos agora seguem: o capitalismo. Com perspicácia e inteligencia dos governantes, podemos melhorar sim nossa situacao, sem correr o risco de entrar numa ditadura socialista e que ainda por cima pode gerar a quebra de relacoes diplomáticas com outros países. Precisamos de inteligência, nao de shows de falso socialismo.
Comentário de: narciso [Visitante]
24.05.07 @ 23:20esse promotor visitante é um fdp , como quero que no sinal te façam justiça, seu pulha.
Comentário de: Luiz [Visitante] · http://google
26.05.07 @ 10:32Pode ser que no Brasil as emissoras de TV não critiquem o governo com tanto ênfase como é o caso da RCTV, emissora venezuelana citada pelo colunista Paulo Moreira Leite, mas não se pode negar que o ex presidente Fernando Collor foi praticamente eleito pela Rede Globo.
Comentário de: Lourenço [Visitante]
28.05.07 @ 10:51Alguem poderia falar para o sr. chaves não visitar mais o Brasil , eu vi uma revista , quando de visita a Espanha , que mostrava que a familia chaves adora ouro e coisas preciosas , sua mãe inclusive adora poder , roupas de grife e tudo mais , e seu pai se veste com ouro , e ai chaves
que porra de socialismo é esse, por gentileza não ponha mais sua pata no meu país ,
Grato
Comentário de: marcos [Visitante]
02.06.07 @ 01:16como cidadão brasileiro fico bestificado ao constatar que um ditador ridiculo como é o sr hugo chaves tenha a cara de pau de se meter em assuntos que não são dos interesses dele e de ninguem exceto o brasil.fico mais estarrecido ainda com a passividade do nosso presidente que num passado proximo teve seu patrimonio roubado pelo mesmo tirano ridiculo como foi o caso da petrobras. ora se ele tem problemas com o tio san ele que resolva isso sozinho sem querer envolver ninguem mas quando uma nação soberana no caso do brasil,é desafiada dessa forma eu acho que tem que haver uma resposta imediata e firme,porque respeito se conquista com firmeza e quando se perde o respeito se perde a identidade,o povo brasileiro exije retratações por parte desse ditador bobo e fanfarrão e quanto ao lula ACORDA e aja como um estadista de verdade
Comentário de: marcos [Visitante]
02.06.07 @ 01:21caro wellesom vc é um imbecil bem grande, quando se glorifica um ditador como esse retardado hugo chavez vc passa a se comparar a ele quer um conselho faça sua mala e se mude para a venezuela e para de falar bobagens
Comentário de: Anderson [Visitante]
03.06.07 @ 14:35Bom..., em primeiro lugar, eita discursinho passado esse, que reza sempre a mesma coisa, a esquerda é ruim..., vão tomar o que é meu..., vão invadir o Brasil, todo comunista é Ateu!
Na verdade mesmo, não deixa de ser medo, todos que dizem isso, têm o que perder, e não pensam em quem não tem.
Logo, quem governa, ou promove idéias (de esquerda), é equivocado, romântico..., mas eu gostaria que essa tal de democracia "desse as caras" aqui no Brasil. Aqui a democracia é mais democrática para quem pode mais!
Ah e tem mais, se tem alguém que vai tomar o que é nosso (nosso só em tese, até por que eu já não tenho controle sobre nada), com certeza é o Tio San, aliás, não vai tomar nada, nossa elite burra vai dar de mão beijada, depois é só viajar para Miami, e tá limpo, a consciência tem um preço, uma ninharia, mas é um preço! Tem mais, Ah se eu pudesse ter um presidente como Hugo Chaves, iria rir muito, vendo a elite ridícula fazendo passeata, batendo panela, só por que estaria deixando de ser privilegiada, e passaria a ser enterrada em vala comum..., kkkkkkkkkk.
Igualdade é justiça!
Democracia deve ser pra todos, e não só pra quem pode comprá-la!
Tremam de medo, enquanto eu tremo de indignação diante da desigualdade!
Comentário de: PAULO ROBERTO DA GAMA [Visitante]
07.06.07 @ 21:03A Rctv - Tv supostamente independente que atua na Venezuela, recebe dinheiro do Narcotrafico e da Cia. Conclamava o povo venezuelano diariamente a derrubar Hugo Chaves fazia uma politica que os Americanos adoram. Foi assim com o Xá no Irã, foi assim com Sadan Russem na Guerra Irã X Iraque, bom enfim, ninguem é tolo o suficiente para avreditar que uma atitude desta, errada digana-se de passagem, do fechamento deste TV ocorrido na venezuela possa ser apenas uma congecctura com intuito promocional da pessoa de Hugo Chaves...
Pensem Nisso!!!
Comentário de: ROGÉRIO [Visitante]
10.06.07 @ 02:31ACHO QUE O CHAVEZ ESTÁ CERTO!
ELE FOI ELEITO, O GOVERNO DELE É DEMOCRÁTICO!
VIVA OS LIBERTADORES DA AMÉRICA LATINA; FORA OS EXPLORADORES ECONÔMICOS, SANGUSSUGAS E ANTI-DEMOCRÁTICOS.
A RCTV QUIS RETIRÁ-LO POR MEIO DE UM GOLPE DE ESTADO.
SR. JORNALISTA, O SR. FOI CONTRA O GOLPE MILITAR DE 64 NO BRASIL, OU A FAVOR?!
PARA QUE CAPITAL O SR. TRABALHA?!
QUE CARA-DE-PAU A SUA!
ATENCIOSAMENTE,
ROGÉRIO.
Comentário de: Socialismo SIM [Visitante]
19.06.07 @ 18:36Caro amigos, lembrem-se do que dizia Marx.. (A ideia dominante em um povo, é a ideia imposta pela classe dominante).. Estudem um pouco sobre o que Hugo quer fazer na.. ele é um ditador para o bem para o proletáriado. classe que construiu e constroi tudo o que vemos, fruto do trabalho arduo dos trabalhadores braçais, que não podem ultilisar de toda a materia que por sua mão é produzida, isso se chama trabalho alienado! Procurem saber e refletir um pouco sobre a igualdade.. provavelmente ao participar desses comentários, os senhores etão com as barriguinhas cheias, e devem ter tambem uma caminha forrada esperando pra deitar, caros colegas, por mais que isso possa parecer um clicher.. tentem refletir e analisar se com a exploração a terrivel mais-valia q é feita nessa classe miserável poderemos alcançar a igualdade. Pois você ainda não se deu conta, mas vc poderia sim ser o mendigo sem educação e sem teto, sem cama ou sem terra, você é um humano como qualquer outro, e deveria ter direito a partilhar a terra com todos que aqui abitam. Prestem atenção a quel nossos poderes privilegiam.. se é ao pobre sem documento.. ou se é um juiz Lalau da vida.. sera que é o Capitalismo da exploração que vai resolver nosso problema? A senhora GLOBO está nervoza com tudo isso, se você ja leu O Manifesto do Partido Comunista, vai perceber que Marx se referia ao que acontece nos nossos dias.. Um espectro ronda a Europa.. seria dizer o mesmo da America-Latina (Um espectro ronda a America-Latina) a globo e outras empresas que so pensam em seus lucros e ostentar o sistema desumano capitalista que poe o capital como valor maximo em nossa sociedade, se desesperam ao ver Hugo tomando força.. pois chegou a hora da ditadura ñ de Hugo.. MAS SIM DO PROLETARIADO.. acordem para a crítica.. faremos um mundo melhor!
Comentário de: cristina [Visitante] · http://qualquer um
19.06.07 @ 20:44Não sei bem o que está acontecendo na venezuela, mas estou certa que Hugo Chaves é um ditador de mão cheia
Comentário de: marcos [Visitante]
25.06.07 @ 12:17Como e ridículo ouvir, ler, e assistir todos os dias amebas da classe burguesa criticando qualquer ação que visa à distribuição real de renda e igualdade entre os povos. Podem tremer de raiva, pois a historia já começou fazer a sua parte, vocês dessa elite burguesa imunda, egoísta, burra, incessível, canalha. num futuro próximo não poderão mas explorar e ridicularizar os pobres sem informarão e consciência real de quem são vocês, toda a imprensa burguesa,tendenciosa,partidária e que só visa lucro tem sim que ser vigiada de perto,porque são formadores de opinião,e quem paga mais manda publicar a noticia que quiser, pois bem, sendo assim defendo a liberdade de imprensa não a libertinagem de imprensa isso não e ditadura e sim uma verdadeira democracia,distribuindo informação de verdade e não só o que interessa para os burgueses desse pais. E quanto a RCTV, não foi reincidido o contrato e sim não renovado apos o fim do mesmo, a constituição da Venezuela foi seguida à risca, então parem com estas histerias baratas e demagogas e vamos ser mais honestos com nossas consciências. parabéns Hugo Chaves, Evo Morales,Rafael Correa. E você lula, vai mudar ou vai continuar a fazer política só voltada a essa turminha do mal que é a elite?
Comentário de: sanderson [Visitante]
10.08.07 @ 16:50vou ser um pouco extremista com relacao a postura do ( ditador ) hugo chaves , acho que com toda pobreza que existente na venezuela ele deveria primeiro dar o exemplo de que a ( politica ditatoria ) dele realmente funciona na pratica , pois se vc prestar atencao vera que quando vai pra pouso no aeroporto internacional de caracas , tem muita pobreza e favelas , entao volto a dizer , se ele se acha o todo poderoso , porque seus compatriotas morrem de desnutricao entre outras coisinhas mais ...............A AMERICA LATINA ASSIM COMO NO MUNDO TODO , NAO PRECISA DE DITADORES EXIBICIONISTAS , CAPITALISTAS, REPUBLICANOS O QUALQUER QUE SEJA A DENOMINACAO A SER USADA , PRECISA DE GOVERNANTES QUE SAIBAM OQUE FAZER DIANTE DOS PROBLEMAS DE SEUS PAISES
Comentário de: carolina gouveia da silva [Visitante]
13.08.07 @ 12:02hugo chaves é um safado
Comentário de: Matheus Azevedo [Visitante] · http:// exemplo
20.08.07 @ 20:26Eu estou fazendo um trabalho que fala sobre esse assunto e queria saber como e por que falam que Hugo Chavez quer invadir o Brasil?
Comentário de: Ninguém merece [Visitante] · http://comosenaobastasse.blig.com.br
04.09.07 @ 14:33A burrice de uma parcela da sociedade, é tão grande, que assusta.
Pessoas que só pensam em Business, curto é médio prazo, que serão afetadas da mesma maneira que o mais pobre dos pobres, vivem no pais das maravilhas, onde as revistas e jornais, não publicam o que não interessa a seu patrões.
Essas pessoas tem um discurso vazio, alegam o crescimento econômico como meta e exemplo, mas..., se existir o crescimento, existirá a divisão dos bens para todos? essa é a questão fundamental, se hoje não há distribuirão de renda, por que amanhã haverá?
Só por que é politicamente correto, para já com isso, é ingenuidade ou má fé de mais.
Comentário de: Leandro [Visitante]
11.10.07 @ 19:13Fica bem claro para mim, que o autor do texto acima não aceita que se acabe com a desigualdade social. E sim que os ricos continuem cada vez mais ricos e os pobres que se virem para sobreviverem no capitalismo. Para quem quiser ver o outro lado da história, lei " Um homem Um povo". E conheça o jornal 'Brasil de Fato".
Comentário de: tarcisio [Visitante]
13.10.07 @ 12:37assim como a globo a mídia hoje financiada pelos políticos conservadores que por trás de tudo há influência dos Estados Unidos, Paulo Moreira Leite manipula os fatos qualificando cháves como um ditador.Porém ninguém se lembra que cháves foi eleito pelo povo de forma democrática apesar da tentativa frustrada de golpe em 92,mas sua forma de governar melhorou a educação, saúde e luta pelo poder do povo que não se deve ser esquecido e sua atitude de fechar a emissora RCTV é um contra-ataque a mídia q ilude nossa população.
O culunista ataca o uso do poder do petróleo mas se ele não usar esse poder, que poder terá ele com um país subdesenvolvido e que a história do capitalismo explica sua fraqueza econômica e social?
Comentário de: tarcisio [Visitante]
13.10.07 @ 13:03assim como a globo a mídia hoje financiada pelos políticos conservadores que por trás de tudo há influência dos Estados Unidos, Paulo Moreira Leite manipula os fatos qualificando cháves como um ditador.Porém ninguém se lembra que cháves foi eleito pelo povo de forma democrática apesar da tentativa frustrada de golpe em 92,mas sua forma de governar melhorou a educação, saúde e luta pelo poder do povo que não se deve ser esquecido e sua atitude de fechar a emissora RCTV é um contra-ataque a mídia q ilude nossa população.
O culunista ataca o uso do poder do petróleo mas se ele não usar esse poder, que poder terá ele com um país subdesenvolvido e que a história do capitalismo explica sua fraqueza econômica e social?
Comentário de: mateus [Visitante] · http://youtube.com/watch?v=aQu8ic0WRXo
24.10.07 @ 10:36Vejam o documentário, A Revol~ção não será televisionada.
Está no meu link
Comentário de: Crítico [Visitante] · http://blog.estadao.com.br/blog/paulo/?title=perto_do_enigma_hugo_chavez&more=1&c=1&tb=1&pb=1
04.11.07 @ 20:19Tenho acompanhado os noticiários sempre que posso e confesso ficar extremamente angustiado ao ver as Pretenções do ditador Chavista!
Pior aínda é que todas suas pretençoes não se resume apenas ao seu território Venezuelano e seu povo, mas a audácia deste ditador se excede as fronteiras Venezuelanas e se aplica a outras naçoes e continentes incluzive o Brasil.
Imagine vocês que Chaves pretende fundar um bloco Sul Americano "Liderado por ele" para ir de econtro aos interesses Norte Americanos e o regime do capitalismo, e o nosso governo parece estar gostando dessa idéia!
Ah Deus tenha misericórdia do Brasil...
Comentário de: Rui Oliveira [Visitante]
11.11.07 @ 12:42Que Hugo Chaves éra um DITADOR, nunca tive dúvidas , mas agora após o incidente de ontem c o Sr 1º Ministro de Espanha e o Sr. Rei de Espanha , tenho a certeza que é também um refinado Bandido, Malcriado e Prepotente, realmente a maior ameaça para o seu próprio País.
Rui
Comentário de: Ana Lucia Fernandes [Visitante]
12.11.07 @ 23:22Ainda bem que alguém mandou este palerma calar a boca. Enquanto derem ouvidos a este estúpido ele não irá se calar. O diabo é sempre do tamanho que se pinta. No momento que a imprensa não der mais nenhuma importancia a este imbecil ele voltará ao tamanho que lhe cabe, ou seja, nenhum lugar ao sol. Olha que eu já vi político fanfarrão mas como esse cretino está para nascer. Ele é o maior abacaxi político da história... Além de não ter nenhuma compustura e educação, deixa o povo da Venezuela roxo de vergonha com tantas grosserias e mentiras que é capaz de criar. É... a América Latina está mesmo em maus lençois com esses demagogos hipócritas no poder. Pior é que se jogar todos no mar, corre-se o risco de nenhum afundar... Nem preciso dizer o porquê.
Comentário de: Igor Juliano [Visitante]
14.11.07 @ 15:37O que acho muito cômico, é usar este espaço para chamar o eleito, referendado e reeleito, Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de DITADOR. Eu acho graça, sinceramente!
Não foi ele mesmo que pediu o referendo para rever a vontade do povo na continuidade de seu governo? Esse referendo aliás, teve a participação de observadores internacionais, que supervisionaram o voto e a contagem dos mesmos.
Agora vem essa questão da reforma da constituição. São contra? votem contra, do contrário irá ser aprovada. Tudo que Chávez fez e faz, o povo tem voz ativa, o povo decide.Não entendo o motivo de não chamarem o também presidente Bush de ditador!?! Já que foi eleito de forma não democrática,com a minoria dos votos, e faz o que bem quer. Invade paises, os bloqueia economicamente, invalida eleições, depõe governantes, os assassina. Vou corrigir-me, não é o Bush, é o americano em geral, que já faz isso à décadas, e conta com o apoio da maioria para realização de suas barbáries. Quando surge um que se dispõe a peitar isso tudo, eis que surge o "Capitão América", e os "golpeiam" , ou os "bloqueia", prendendo suas mãos a algemas que o impedem de crescer, e seus maiores inimigos sofrem com a fúria do capitão, que na superioridade que lhe é vulgar, faz o que bem entende, sem perguntar a ninguém o que pode ou não pode.
A ONU nada mais é do que a Presidência Americana Mundial, e porque ninguém enxerga?
Não sei! talvez eu seja um dos poucos racionais que ainda restam no mundo...
Comentário de: João Mensageiro [Visitante] · http://abc.de.deus.googlepages.com
02.12.07 @ 00:29Parabéns, Rui Oliveira! Acredito que sua erudição ultrapassou as minhas curtas luzes, pois fiquei enrolado na perfeição de seu discurso lógico sem alcançar a saber em quem você estava fitando seus olhos quando escreveu seu comentário. Poi, seu comentário é o mais razoável que vi aqui: o rei não eleito pelo seu povo, também sem pedir autorização para falar, espeta ao presidente eleito pelo povo “Por qué no te callas”, como si o presidente fosse seu filho, ou seu vassalo, ou de sua servidão domestica, que não o é; pois a Venezuela é país soberano. E então, seu presidente é tão soberano quanto o rei, e o que leva os epítetos de “malcriado, prepotente, e refinado bandido” é o outro. Isto está verdadeiramente bom! Se não fosse para chorar seria para rir. Teu posicionamento ideológico te coloca em um sítio muito evidente. Infelizmente, tanto o rei, quanto o presidente, como tu e eu, antes ou depois vamos entrar em um lugar onde esses desvios de discursos lógicos (inferências lógicas que são anacrônicas, com a finalidade de favorecer ou prejudicar alguém) vão fazer com que DEUS nos coloque no lugar apropriado. E; se alguém foi retorto em suas conclusões com a finalidade de defender o indefensível, DEUS sabe que também continuará sendo assim quando esteja no SEU REINO, no REINO DA RETIDÃO (vê Isaías 26.10) e não o deixará entrar porque entortaria a justiça de DEUS. Melhor faças uma revisão de tuas orientações: te posso dizer que, a longo prazo, te resultarão fartamente prejudiciais, por insensatas, insanas.
Comentário de: André Arbelo [Visitante]
25.12.07 @ 22:01Impressionante, em um continente devastado pelo imperialismo espanhol e posteriormente norte americano, com seus oligarcas, quando aparece alguém disposto e apoiado pelo povo, de mudar a situação em favor deste povo, é duramente criticado pelos meios com a clara intenção de que tudo fique como está. Nenhum oligarca da atual oposição quer perder o poder, e nessa quem perde é o povo.
Comentário de: Diego Pimentel [Visitante]
31.12.07 @ 16:50Hugo Chávez, o maior acontecimento politico dos ultimos tempos, prova cada vez mais á que veio e qual o papél que deve cumprir na sociedade , e é claro está cada vez mais evidente qual é. Hugo esta confirmando o que já era de se imaginar, ele é o que podemos apelidar de "socialista frustrado", só não esquessamos que o "Senhor da situação na venezuela" possui um elemento fundamental, o qual nenhum outro dito- "socialista"possui ou possuiu, o petróleo, afinal se desasosiar-mos o petróleo de Hugo o que restará? talvez um Fidél mais gordinho e rechunchudo,além da sua modéstia e auto-controle, que sem dúvidas são algumas de suas reais virtudes .Òra como podemos chamar de esperteza este homem dizer o que pensa quando um veiculo que o faz oposição é casado. Se isto é esperteza eu chamo de censura.
Comentário de: roberto peçanha [Visitante]
31.12.07 @ 17:47Hugo cháves é um safado e doido que quer invadir o brasil
Comentário de: claudio silva [Visitante]
31.12.07 @ 18:00DIEGO PIMENTEL,você é um defensor da globo, e do imperialismo americano, preste atenção, censura é o que á globo e seguidores dela assim como você querem nos impôr, parece até que não lê jornal. HUGO CHAVEZ é o verdadeiro herói do povo dele, quem me déra ele fosse brasileiro, gostária que o lula tivesse um terço da inteligência, coragem e carisma de hugo.
Comentário de: Diego Pimentel [Visitante]
31.12.07 @ 19:50Vamos refletir com atenção ás palavras póstas no comentário do colega "IGOR JULIANO 14/11/07-15:37", acima e vamos nos esforçar ao máximo para compreender seu ponto de vista:
"o que acho muito cômico,é usar este espaço para chamar o, eleito referendado e reeleito presidente HUGO CHÀVEZ de ditador".Perceba com atenção á maneira como ele se dirige respeitosamente com relação á Hugo, e reflita mais com este próximo comentário: "não foi ele mesmo(Hugo chávez) que pediu o referendo para rever á vontade do povo na continuidade de seu governo". Agora vejamos por que será que o colega em questão não fala nada á respeito do caso rctv ? será por que está ocupado demais criticando o Bush, que não se dá ao luxo de perceber está ameaça chamada HUGO CHÀVEZ que cada vez mais cresce em território,bem próximo ao nosso. Paremos com está ideia fixa de socialismo barato, está evidente que nenhum brasileiro por menos favorecido que seja consiga viver sem alguns privilégios que só o capitalismo pode nos proporcionar como aquela coca-cola áos domingos ou então um sorvete que só á nestle sabe fazer pois se o amigo não sabe no falso-socialismo que hugo quer implantar nenhum tipo desses privilégios são aceitos. Realmente acho que o amigo Igor acredita em Hugo Cháves ou pelo menos o considera menos pior que o Bush, mas é bom que saibamos que tanto um quanto o outro não amam o povo, mais sim o poder, e que é bem verdade que o Bush está longe de se tornar um ditador e Hugo se tornar o próximo herói do dá américa latina. Pois o colega quer saber o que realmente acho cômico, é não poder chamar alguém que não sabe lidar com um veiculo que o faz criticas de ditador.
Comentário de: Delfos [Visitante]
20.01.08 @ 19:59Paulo, muito obrigado pela excelente análise sobre o Chaves. Eu já desconfiava que era assim. Ainda bem que ao fim e ao cabo, um dia, ele tambem vai morrer.
Quanto aos visitantes que demonstram medo quanto ao futuro da fronteira norte do Brasil, nada temam. De que adiantam Sukhois e helicópteros Migs ou bombas com guia a laser, se por tras de tudo isto não houver inteligência? Alem do mais o problema não é atacar e destruir o que está em terra. O problema é ocupar. Quem o Chaves usaria para ocupar terras brasileiras, povoadas por bandeirantes, grilheiros, mineradores, madereiros, criadores de gado, aventureiros de todo tipo, aferrados a seu território? Duvido que conseguisse ocupar um milimetro. O contrario é mais provável.
Comentário de: Clovis [Visitante] · http://www.salaibe.pro.br
21.01.08 @ 11:41Com tantos plebiscitos aprovados pelo povo e audácia diante dos países hegemônicos, não é de se esperar outra coisa da direita nas américas que não seja o repúdio a escalada chavista. Infelizmente o que sempre está em jogo é a manutenção do capital privado, mesmo que seja preciso oprimir o povo. O que falar então das regres imobiliárias americanas, das leis pró-armas, do veto de censura do governo Bush e de sua conquista petrolífera em território árabe?
O que dizer então da atitude de um presidente (eleito pelo povo) de acabar com a concessão de uma emissora de TV que havia sido indiciada várias vezes pela polícia por vários crimes?
Ah se o nosso presidente fizesse o mesmo.
Ah que inveja.
Comentário de: A.Nazário [Visitante]
07.03.08 @ 14:09
A America Latina, sempre foi recheada de BANDIDOS no poder.
Pra mim não é nenhuma novidade!
Tenho 62 anos dentre os quais, um montão ouvindo e vendo as armações,peripecias, falcatruas, bolços cheios com o dinheiro do
POVO, e não lembro de nenhum ter sido mandado pro INFERNO; ao contrário, todos
são SANTINHOS quando morrem. NO CASO DO CHAVEZ!
VOÇÊS VERÃO A IMENSA COMITIVA "TODOS DE OCULOS ESCUROS" QUANDO DO SEU VELÓRIO.
Comentário de: eduardo vasco manhiça [Visitante] · http://viva chaves
15.03.08 @ 09:24este e um grande homem que o mundo precisa.viva chaves que deus ti de muita força
Comentário de: eduardo vasco manhiça [Visitante] · http://viva chaves
15.03.08 @ 09:54nâo ha uma pessoa como este homem meu deus. este homem é deus na terra. eduardo ,moçambique
Deixe seu comentário:
Paulo Moreira Leite é repórter do Estado de S.Paulo. Foi redator chefe de VEJA, diretor de redação da Época, correspondente em Paris e Washington.
- Fevereiro 2007 (10)
- Janeiro 2007 (27)
- Dezembro 2006 (36)
- Novembro 2006 (40)
- Outubro 2006 (57)
- Setembro 2006 (60)
- Agosto 2006 (69)
- Julho 2006 (36)
- mais...

Twitters 
RSS