BLOGS

02.12.07

por Patricia Campos Mello, Seção: Estados Unidos 21:57:42.

.

É uma pena, mas dificilmente John McCain vai ganhar a indicação do partido Republicano. Mc Cain é, de longe, o mais qualificado e razoável dos republicanos para ser candidato a presidente.

Para começar, ele não joga para a platéia. Continuou defendendo sua posição de aumento das tropas no Iraque, mesmo quando ela se transformou em veneno político. Seus colegas de partido até hoje se fingem de mortos quando o assunto é o que fazer no Iraque – falam que não vão retirar as tropas às pressas, e logo mudam de assunto. (eu não concordo com McCain, mas acho louvável o sujeito ser coerente).

McCain é o único dos republicanos que não endossa os “métodos alternativos de interrogatório”, um mimoso eufemismo para tortura. Mitt Romney, a.k.a. torturador de cachorros em bagageiro de Volvo, quer “dobrar Guantánamo”. Rudy Giuliani tem como assessor Norman Podhoretz, o neocon desvairado que prega a invasão imediata do Irã para salvar os EUA na “Terceira Guerra Mundial, contra o Islamofascismo”. Talvez McCain tenha uma visão mais clara do assunto, já que experimentou as conseqüências do desrespeito à Convenção de Genebra, ao ser torturado durante cinco anos no Vietnã.

Em imigração, o tópico mais controvertido desta eleição – emparelhado com a guerra do Iraque, acreditem – McCain também está fora da curva. Em vez de recorrer a frases grandiloqüentes e populistas na linha “vamos expulsar todos os chicanos”, ele defendeu até o fim a impopular reforma da lei de imigração, argumentando que não basta erguer muros e policiar fronteiras, é preciso dar uma solução humana para os 12 milhões de ilegais atualmente nos EUA.

Ele se abstém das patéticas trocas de acusações xenófobas que tomam conta dos debates. “Você usou ilegais para cortar a grama de sua mansão!” (Giuliani versus Mitt Romney). “Você propõe faculdade mais barata para filhos de ilegais” (Romney versus Huckabee).

McCain insiste naquilo que ninguém quer ouvir. Não adianta berrar e dizer que vai expulsar os ilegais. É preciso desenhar alguma política de absorção para aqueles que já estão aqui.

Mas como se pode imaginar, a linha jingoísta Tom Tancredo faz mais sucesso com o eleitorado.

Mesmo assim, ainda conservo uma pontinha de esperança. Várias verdades universais desta campanha já caíram por terra.

Todo mundo dizia que o Rudy Giuliani não ia nem fazer cócegas, afinal, a direita cristã ia cortar as asinhas dele logo de cara. Não exatamente...

E o próximo Reagan, o ator-ex-senador Fred Thompson??? Muito barulho por nada. Ele e seu ar de fadiga crônica não decolaram.

Portanto, podemos estar todos errados, como sói acontecer. E McCain terá seu momento Lázaro. Tomara

 

Link permanente Permalink 54 comentários

Comentários:

Comentário de: jairo. [Visitante]
02.12.07 @ 23:40
É, esse Mccain pelo menos não caiu na hipocrisia, penso que os americanos devem ler isso áí com atenção, pois a fazer a besteira que fizeram. pagam um preço alto demais, o maior deles é o título de País menos admirado do mundo, ou o mais odiado, como queira, o reflexo disso, é o sentimento de antiamericanismo no mundo todo, e fortalecimento daqueles que se declaram contra este perverso país, tal como Chaves, Almadinejah etc.etc.Os americanos estão atolados no Iraque e Afeganistão, vencer a guerra é fácil, agora para sair com a moral alta é outra história! tem que deixar a casa em ordem, instituições funcionando, população em paz e amparada, senão vai ser motivo de ódio para sempre, despejar bombas é moleza, agora é a hora de arrumar a casa, ""coisa impossível por lá"".
Comentário de: Augusto [Visitante]
03.12.07 @ 00:48


Cara Patrícia,

Além das questões tradicionais da campanha eleitoral estadunidense (imigração clandestina, iraque, despesa pública etc.), seria interessante sabermos como os republicanos e os democratas estão pensando em tratar a questão da Venezuela, ou melhor, do Presidente deste país, visto que pelo andar da carruagem esse assunto tem tudo para se tornar um "abacaxi" internacional, ainda que de proporções e acidez incertas.

Pergunta fora de propósito: você por acaso cursou direito na PUC nos anos 90 ?

Comentário de: Rodrigo [Visitante] · http://www.panoramainternacional.com
03.12.07 @ 01:34
é bom saber que existe pelo menos um candidato minimamente razoável nesta eleição. É triste olhar para processos eleitorais no mundo todo que só mostram que a política está se esvaindo, sem conteúdo, sem ideologia, sem resultados, sem comprometimento. Tudo é uma questão de imagem, só casca e propaganda.

Há muito tempo não temos motivação, não temos projetos em que acreditar, não temos um norte em relação ao que viria ser um mundo melhor...

Não que supostamente algum presidente americano pudesse oferecer este tipo de alternativa, mas nem as ideologias baratas, simplistas e maniqueístas eles conseguem emplacar.

Um mundo indo para lugar nenhum, ou lançado na tempestade sem direção motivo para bastante preocupação.
Comentário de: Tá olhando o que? Eu sou normal! [Visitante]
03.12.07 @ 02:19
Às vezes chego a pensar que a democracia sobrevive apenas porque não conseguiram inventar ainda nada melhor.

De tudo que li a respeito dos candidatos norte americanos e de suas quase-plataformas, notei apenas um cuidado todo especial em fugir dos temas mais preocupantes. "Papos leves" que não "pegam nada", sabe como é?

Questões sérias ou polêmicas? Respostas vagas e inconsistentes.

Posso estar errado, afinal, sou recém alfabetizado e posso não ter entendido bem alguma questão devido a efeitos da paralaxe de latitude.

(Paralaxe de latitude? O que é isto? Me faz lembrar da piada da mulher rica e burra que disse:
_Meu marido tem mania de sifilítico, mas estou mais preocupada porque que ele é aidético.
Ouvindo a frase, o marido irado brada:
_Filatélico, mulher...diabético...loira burra!)

Mas, gracejos à parte, pode ser que nesse momento já tenhamos a decisão da consulta popular na Venezuela.

Pela 1a. vez (que eu saiba) um ditador vai ser aclamado democraticamente. É possível ? É !

Mas não vamos dar risada não, porque o nosso rabo é de palha. Quem conhece bem a história do Dia do Fico ? E a da promulgação da constituição do 1o. Império ? E a da eleição de 2003 ? Ops...too much for myself.

Já falei demais e quem fala demais diz o que deve, ou será - diz o que não deve ? Bem, "via das dúvidas", boa noite camaradas.
Comentário de: Cláudia [Visitante]
03.12.07 @ 12:53
Ou seja, ele é sensato. Realmente, pouquíssimas chances de ser indicado.
Comentário de: Chi Qo [Visitante]
03.12.07 @ 13:22
Talvez fosse o caso de considerá-lo um inimigo leal, que é melhor que um traiçoeiro aliado de ocasião.
Comentário de: Eli [Visitante]
04.12.07 @ 07:17
Patrícia,

Em resumo, o que você quer dizer é que o Mc Cain é o menos ruim da turma?
O menos desumano,algo assim?
Eu que não ponho meus pés nos EEUU,nem agora nem nunca!

(mas o Barack Obama é tão gostozinho,não é? acho uma simpatia)
Comentário de: Jorge de Lima [Visitante]
04.12.07 @ 12:48
Greetings.
Never, ever support a Republican !

Nunca, jamais apoie um Republicano !
Comentário de: Celso [Visitante]
04.12.07 @ 12:49
È impressionante a superficialidade do artigo e a ignorancia dos comentários. Acusações ridiculas, como "torturador de cachorros" simplesmente demonstram a falta de interêsse em divulgar a verdade, pois esse fato, absurdo, já foi desmentido várias vêzes. Não irei entrar em detalhes, além de dizer que felizmente o McCain não tem a menor condição de ser Presidente. Sua posição idiota no que tange a percepção de tortura, que exige definições claras, é nada menos do que patética. O chamado''water boarding' é um método eficiente, com comprovados resultados, que não causa consequencias, fora o mal estar causado durante alguns segundos. A própria Convenção de Genebra, não tem uma posição definida, quanto a considerar este método como tortura. Os pseudo santos, deveriam perguntar as vitimas dos terroristas, o que acham do método, que realmente funciona, e não perder tempo com discussões teóricas e inócuas. Deveriam antes ver as fotos das vitimas com cabeças decepadas, antes de criticar um método que visa justamente, esvaziar essa atrocidade. Isso tudo sem contar que os terroristas não são protegidos pela Convenção de Genebra. São uns covardes, que se beneficiam de idiotas úteis e mal informados, tratando-os como prisioneiros de guerra, que não são. Acordem, são terroristas. Uma última pergunta, Patricia, você por acaso, é loura natural?
Comentário de: carlos [Visitante]
04.12.07 @ 16:22
Patricia,

Discordo totalmente do seu artigo. O candidato mais razoavel dos Republicanos e Ron Paul.
McCain nao so e radical no que se refere a politica externa dos Estados Unidos como tambem e um dos grandes defensores do aumento das tropas no Iraque e a permanencia por tempo indeterminado.

CK
Comentário de: roberto [Visitante]
04.12.07 @ 16:31
ESPERO QUE ESSE POVO TODO AI QUE SE DIZ TÃO ENTENDIDO EM POLITICA INTERNACIONAL,ENTENDA TAMBEM DE POLITICA INTERNA ,AQUI DO PAIS TUPINIQUIM
Comentário de: Antonio Veras [Visitante]
05.12.07 @ 10:28
Outro paranóico. Outro dia, antes de uma entrevista entrou cantando: "Bomb Iran, Bomb Iran".
Comentário de: Tony Pirard [Visitante]
05.12.07 @ 10:49
Quando há eleição nos EUA é como se fosse aqui..! Nós vamos de Hillary Clinton,pourquoi...?,je ne sais pas..! Talvez,porque queiram ou não,Clinton foi um bom presidente,apesar de Monica Levinsky ter colocado o pé na frente deste.
Mas,como aqui os anlfabetos culturais elegeram um apedeuta e analfabeto funcional ,porém espertalhão no "mau sentido" quiças lá dê certo..!
Comentário de: Renato [Visitante]
05.12.07 @ 12:32
Patricia,

vc deveria se informar mais antes de soltar estas asneiras a respeito desse promotor de guerras.
acima um leitor ja escreveu BOMB IRAN BOMB IRAN!
O partido republicano tem de bom RON PAUL se vc tivesse ao menos chegado no intermediate listening poderia entender a mensagen que ele prega assistindo seus debates e entrevistas no youtube.
Todas as pessoas estao se perguntando aqui, o que RON PAUL esta fazendo no partido republicano com estas ideias tao claras e progressistas para os eua e o mundo. O Sr RON PAUL quer o exercito dos eua em casa cuidando da seguranca interna e parar com o patrulhamento ideologico no mundo.
O acordao aqui ja esta feito, a imprensa procura nao tocar no nome de RON PAUL por medo, se ele ganha acaba com as "rede globos" daqui. o Partido democrata segue no seu teatro para levar a candidata Hillary para a disputa, seu marido ja almoca e janta com os Bush, e dalhe guerra e morte. O candidato republicano, caso nao seja RON Paul vai entrar para perder. e mais 4 anos de guerra teremos pela frente. Hillary nao tem posicao para nada, nem reforma imigratoria, nem fim da guerra do iraque, nada de nada. RON PAUL merecia uma noticia de capa no caderno internacional, nao esta baboseira escrita acima.
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Comentário de: Renato [Visitante]
05.12.07 @ 13:14
canalhocracia tem escola!!

nao foi introduzida por toninho malvadeza!

assista este video esta em ingles, mas voce podera entender mesmo sem audio. Veja deputados votando nos EUA!!!

http://www.blacklistednews.com/view.asp?ID=4406

Politicos sao a escoria da escoria da humanidade nestes dias de hoje. espero que o brasil descubra que nao existe primeiro mundo em termos de politica, isso e ficcao!

saudades do Brasil

Renato
Comentário de: pdehaan [Visitante]
05.12.07 @ 13:55
basta ver o 'voting record' do hawk McCain:

--Byrd's Proposal to Require Bush to Seek Additional Congressional Authority if Bush's War Was to Exceed Two Years (10/10/2002). McCain votes to Reject.

--Proposta do Byrd Rejeitando guerra 'preventiva', independente se for unilateral ou multilateral (10/10/2002). McCain rejeita.

--Proposta do Durbin para guerra preventiva multilateral (10/10/2002). McCain rejeita.

--Authorização para guerra 'Preventiva' contra Iraq (10/11/2002). McCain vota em favor, sendo grande proponente e guiando o 'bill' com grande empenho.

Patrícia, não está na hora de vc sair um pouco dos Estados Unidos e cair no real, ou pelo menos faça a sua lição de casa??
Comentário de: Eli [Visitante]
05.12.07 @ 15:28
Hoje vi na rua um carro com adesivos de propgaganda pró-Barack Obama e contra armas .
Eu não sabia,mas parece que ele é também a favor do desarmamento a nível mundial.
O que vc acha, Patricia?
Comentário de: Gessi [Visitante] · http://http
05.12.07 @ 18:21
Que seja bem vindo o proximo presidente, democrata ou republicano. contando q/ resolva os problema principalmente o da imigration.
Comentário de: Flavio Ribeiro [Visitante] · http://www.ime.usp.br/~fr/
06.12.07 @ 00:25
Mas é assim mesmo -- na política, os melhores não jogam pra torcida.

Do lado dos democratas, o cara mais decente parece ser de longe o Kucinich. Mas a disputa na prática fica entre a Hillary e o Obama. Acho a Hillary insuportável, e o Obama não é lá essas coisas.

Pelo jeito do Kucinich, ele não participa muito da imensa troca de favores que é a política. Não se envolve com tanta picaretagem, então não ganha o apoio que precisa pra virar presidente.

A impressão que tenho é que os democratas gostam de perder.
Comentário de: Regina [Visitante]
06.12.07 @ 12:46


Vou fugir do assunto do post, primeiro por não ter opinião formada, e por não ser suficientemente esclarecida.
Então para não falar bobagens vou falar da foto.
Eu não consigo olhar para a cara do John McCain, sem lembrar dos 2 sizos que arranquei esta semana.
Desculpem-me a frivolidade, mas isso é por que não viram as minhas bochechas inchadas.
Comentário de: Regina [Visitante]
06.12.07 @ 18:34
ops, dentes de siso.Falha minha.
Comentário de: Rouslan Roshkov [Visitante]
06.12.07 @ 18:59
Sra.Regina,
saudacoes anestesicas!!!

Uma pergunta pertinente..os dentes do siso que foram extraidos eram superiores ou inferiores ou ainda um superior e outro inferior...fica ai a questao que esclarecida confortara os leitores que assim poderao continuar a escolher seus candidatos ....

opinar com duvidas eh desgastante..nada como ter a coisa transparentemente esclarecida!

Afinal de contas sao dois dentes!
grato.
Comentário de: sem@email.org [Visitante]
07.12.07 @ 01:02
Ele se parece um pouco com Steve Martin (quando este estiver com a idade do fotografado).

Trocando de assunto.

http://www.estadao.com.br/economia/not_eco91662,0.htm

Ja estava na hora!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Os bancos ja tinham passado da fase do lucro para a de expoliaçao ha muito tempo!!!!!

Eh um absurdo voce ter que pagar R$ 1,80 toda vez que quiser saber se o cheque que voce depositou ja foi compensado!

Deve ser a tarifa de solicitaçao de saldo mais cara do Universo!!!!!

E mesmo com a a medida anunciada a coisa nao melhora. Voce so tem direito a duas solicitaçoes gratis de saldo por mes.

Mas e se o patrao atrasou o deposito do seu salario? E se voce tiver que ir ao banco solicitar o saldo varias vezes ate que o dinheiro seja depositado? E no caso de um cheque? O pessoal do banco se apressa a dizer que eles so cobram se voce usar o terminal de auto atendimento. Se voce for ate um guiche eh gratis! MAS E A FILA??????

Eles poderiam pelo menos exibir o saldo da conta no terminal de auto atendimento em vez de imprimir! Eu so quero saber se o dinheiro ja esta na conta. Se ja estiver e eu precisar de um documento escrito eu ai solicito explicitamente uma versao impressa no terminal de auto atendimento!!!!!

Alguem ai sabe como eh que eh nos EUA?
Comentário de: Regina [Visitante]
07.12.07 @ 18:40
Sr. Rouslan,
Agradeço seu interesse por meus problemas dentários.
Para esclarecer melhor,foram os dois inferiores ,como acusa o inchaço do Sr. Mc Cain na foto que trouxe-me tão doidas recordações. Eu só queria participar, não era nada tão sério.
Mas teria um peso relevante se fosse uma feira de equinos, como não sei detalhes odontológicos dos outros candidatos, ainda não consegui decidir-me.
Mas pelo menos espero que a decisão não seja determinada por tais fatores, pois na verdade é quase uma competição de equinos, com todo respeito pela espécie.
Seria bem mais fácil se pudessemos analisá-los por esse aspecto.
Adorei suas saudações anestésicas e quero comunicar-lhe que já estou na fase final antibiótica.
Quando recuperar-me do trauma emitirei uma opinião mais inteligente.
É que esse negócio de dor de dente acaba tomando nosso cérebro por inteiro.
Quando recuperá-lo( o cérebro) voltarei para melhores e mais sábias considerações.
Comentário de: Rouslan Roshkov [Visitante]
08.12.07 @ 10:15
Sra.Regina

Saudacoes Anti inflamatorias...

Perdeu os dentes do siso mas manteve o juizo..
isso e importante na conjuntura atual..
Estimo sinceramente suas melhoras...

e que possa mastigar tudo o que for palatavel daqui pra frente!!

RR
Comentário de: Paulo [Visitante]
08.12.07 @ 18:34
Infelizmente a ética política não permite certas posições radicais como a desse sr McCain. Um visionário. Lula, uma metamorfose ambulante, e McCain? Será que existe autocrítica na política norteamericana? Onde?
Comentário de: Paulo [Visitante]
08.12.07 @ 18:37
Dizer que todo político é cara-de-pau é eufemismo. Mas o que os meios de comunicação fazem? Endossam, é a regra.
Comentário de: carol [Visitante]
10.12.07 @ 15:15
chegar la no projeçao que que vai ter que fazer?

to com medo de nao dar certo e ter que ficar naquela merda de faculdade!!! rsrsrsrsrsrs

tomara que de certo!!!!!!
Comentário de: KAREN [Visitante]
10.12.07 @ 15:27
Carol...
Vamos beber..

to de ferias que tomar todas...

para com essa de beber socialmente...


Comentário de: KAREN [Visitante]
10.12.07 @ 15:46
não quando chegar lá no projeção você vai falar com o diretor...

ou preencher o requerimento e eles vao te dar a resposta so amanha...


mais é melhor falar com o diretor...
relaxa
Comentário de: carol [Visitante]
10.12.07 @ 15:59
se tu for pagar hj eu tomo umas !!!!!!!!!!!!!

mas tem que pagar um churrasquinho tb!!!!!

kkkkkkkkkkkk!!!!

mqas tarde agente ve o que faz!!!!!!!!
Comentário de: KAREN [Visitante]
11.12.07 @ 14:53
CAROL...

Eai foi lá no projeção?
Comentário de: Bruno Xavier [Visitante]
11.12.07 @ 20:22
Realmente ele não aprova a tortura, como disse na Fox no domingo, pois "a tortura gera informações que não podem ser confiadas, e é por isso que outros países não usam essas técnicas."
Ou seja, Patrícia, não é por causa da convenção de Genebra! E se for por sua experiência em ser torturado pelos vietcongues, deve ser porque ele falou um bom punhado de mentiras para livrar a própria pele...
E essa história dele não ter mudado de idéia em relação à guerra, como é que isso pode ser vantagem? O mundo inteiro sabe que essa guerra não vai levar a lugar nenhum... O Obama sempre esteve contra, vote nele!
Comentário de: charles [Visitante]
11.12.07 @ 22:37
Cara Paty, gostaria muito de saber qual a sua religião. Se é que vc pratica alguma. Provavelmente não, típica brasileira quando não tem uma se diz ecumênico ou cidadão do mundo ou talvez que tem Deus no coração... sou catôlico e praticante e tenho vários amigos mormons e lhe sugiro. Não faça deboche, piadas ou diga coisas grosseiras relacionadas a religião alheia... talvez o candidato Mitt Romney seja tudo aquilo que vc diz mas religião não tem nada a ver com a história...pergunte dos mormons aos mormons...alias a dica do sua Blog veio de um mormons que não concorda com tudo que vc diz mas se considera um fã. Parabens pelo blog apenas recicle suas idéias sobre religião. Mostre que vc realmente fez mestrado e é mestre com mente aberta. Um abraço.
Comentário de: flavio valiati [Visitante]
12.12.07 @ 22:59
Se em fosse amaricano votaria em Romney pelos valores que ele defende e sua religião.
Tenho certeza ajudaria mais os pobres do mundo sem demagogia e, também lutaria contra as desigualdades sociais.
Comentário de: Charlie [Visitante] · http://hotmail
13.12.07 @ 21:59
OI Patricia: John McCain há dois anos atraz parecia imbativel. Hoje, êle fica no bloco dos "also ran", sem as minimas possibilidades de ser eleito. McCain em 2004 foi decepado (injustamente e de uma maneira suja e rasteira) por George Bush e depois disso se encostou nesse péssimo presidente com a esperança de sucede-lo na Casa Branca. McCain mostrou maus instintos para entender o que o botaria como o "nominee" dos Republicanos. ALIAS, DEVEMOS SABER QUE TODOS OS REPUBLICANOS SERIAM MAL PARA OS EUA E HORRIVEIS PARA O MUNDO. A campanha fica baseada nessa babosada de religião para ca e para lá. Main um rebuplicano na presidencia, arrastaria o país para traz uns 60 anos. A questão de "woman's choice" seria revertida com mais um Juiz conservador na Corte Suprema. E na questão internacional, nem se fale. A tal de "cowboy diplomacy" tem que acabar para o bem do Mundo.
Abraços, Patricia -
Charlie W.
Comentário de: Renato [Visitante]
14.12.07 @ 07:56
Eu prefiro o Rudy Giuliani, o John McCain me parece um democrata um pouquinho mais durão e não um republicano de verdade.
Comentário de: Fantasma dos natais futuros [Visitante]
14.12.07 @ 15:20
Rudy Giuliani também está longe de ser um republicano de verdade.

Ron Paul é, de longe, o melhor republicano, um legítimo defensor de princípios genuinamente conservadores: econômia livre, não-intervencionismo e cuidar da segurança interna começando por guardar as próprias fronteiras. Num contexto específicamente americano também é um defensor dos direitos dos estados em relação ao governo federal, uma questão sensível na política deles, que já causou uma guerra civil. Giuliani (um defensor do aborto que aparentemente gosta de se travestir de mulher, procurem pelo Google), McCain, Thompson, Romney, Huckabee etc., não representam nada disso.

Espero que Ron Paul consiga a nomeação. E de qualquer forma, deve arrecadar mais um monte de dinheiro para a campanha no domingo:
http://www.teaparty07.com/

Site do candidado:
http://www.ronpaul2008.com/
Comentário de: carol [Visitante]
14.12.07 @ 16:43
combina o que ??
nao ja ta tudo combinado???

vc vai na sua cs pegar suas coisas e ir pra minha me esperar!!!

o que que vc ainda quer saber????
Comentário de: KAREN [Visitante]
14.12.07 @ 17:44
JÁ ESTOU SAINDO DO BANCO..


FALOW


QUALQUER COISA EU TE LIGO...
Comentário de: Paulo [Visitante]
14.12.07 @ 23:43
Mas para segurar o abacaxi o candidato tem que ser no mínimo um quase cafajeste como o Bush por exemplo. Colocar um "santinho' desses na presidência é meio arriscado porque a situação não esta lá muito favorável para certas "conversas".
Comentário de: Paulo [Visitante]
14.12.07 @ 23:58
Seria interessante descobrir-se quem de fato está por traz efetivamente da questao dos imigrantes. Seriam debates academicos, estatisticas, enfim é uma questao politica onde as forças majoritarias vencerao. Se houve manipulaçao bem aí o problema deixa de ser um e passa a ser outro. Mas o McCain prefere focar o primeiro problema demonstrado incapacidade de análise e cinismo.
Comentário de: Paulo [Visitante]
15.12.07 @ 00:07
Bem, ele nao joga para a "plateia". Que plateia. Ele tem que ter apoio de algum lugar. É apenas uma questao de escalão.
Comentário de: Marcelo [Visitante]
15.12.07 @ 14:32
Como o Celso acima já postou, o episódio relativo ao cão de Romeny já foi amplamente desmentido, admira-me que uma jornalista não esteja a par deste assunto (o cachorro estava solto na carroceria da caminhonete dos Romney's e se apoiava por si só sobre a boléia, jamais foi amarrado).
Quanto a McCain, ele sempre defendeu uma posição mais firme contra o Iraque do que Romney ou Giulianni, apesar destes serem menos brandos do que Ron Paul e os democratas.
Os últimos resultados apresentados pelo General Patreus no Iraque apresentam avanços, houve redução de 70% nas mortes e homicídios pelos terroristas desde novembro de 2006, tais progressos e sucesso podem por fim a aspiração dos democratas, que sempre assumiram uma posição em completo desacordo com a estratégia dos generais americanos.
Uma coisa a considerar é que McCain é um Senador (assim como os principais presidenciáveis Democratas), jamais teve uma experiência Executiva, somente Legislativa, não tem atrás de si histórias de sucesso como Giuliani e Romney.
Giuliani e o seu "tolerância zero" reduziu os índices de criminalidade de Nova York aos índices do século XIX.
Romney tem o "toque de Midas", salvou os Jogos Olímpicos de Inverno em Salt Lake revertendo um prejuízo de US$ 100 MM em um lucro de US$ 300 em apenas alguns meses, eleito Gov. do Massachussets, novamente reverteu um défict de mais de US$ 1 bilhão em outro surplus de quase US$ 2 bilhões em apenas 4 anos, e pasmem, sem aumentar nenhum imposto, até mesmo baixou! Romney é co-fundador da Bain-Company, uma das mais conhecidas empresas de consultoria internacional, fez sua fortuna nos negócios por ser um excelente administrador, aliás abriu mão de seu salário de governador durante seus 4 anos de governo e promete igualmente doar 100% de seu salário como presidente. Duvido que algum candidato americano possa oferecer o mesmo, e isso demonstra quantos anos-luz os nossos candidatos tupiniquins a governador e presidente estão dos seus correlatos americanos.
Quanto à imigração, a bomba está para estourar sobre os ilegais, um país cada vez mais endividado como os USA deverá cortar cada vez mais seus benefícios aqueles que somente usufruem mas não pagam nenhum imposto. Os imigrantes legais não terão nada a temer.

Um abraço!
Comentário de: Jailson Mário [Visitante]
17.12.07 @ 14:48
Os comentários John McCain são no mínimo exagerados.
O pleito presidencial, em qualquer país do mundo, é mais complexo do que uma macrohistória tendenciosa.
Do ponto de vista político e humanitário, defender a guerra no Iraque é absolutamente incoerente a qualquer governo democrático no mundo.
Alegar coerência de posição é no mínimo infantil, dado que por trás dessa guerra que já custou mais de 1,5 trilhões de dólares há gigantescos conglomerados de insdústrias bélicas, que fomentam as mazelas de crianças, mulheres e velhos.
Ora. Defendamos funamentos de liberdade, humanidade, compaixão e paz entre os homens, antes que defendermos qualquer candidato que seja.
Em se tratando dos EUA, um presidente com valores e práticas cristãs é o mínimo que se pode buscar.
Não estamos aqui observando uma plataforma pessoal de um homem, mas um direcionamento que impacta gerações e é uma medida na balança entre a prática da vida e a prática do morticínio.

A Paz do Senhor Jesus
Jailson Pereira
Comentário de: Paulo Ferreira dos Santos [Visitante]
18.12.07 @ 02:00
Seja lá quem for o Presidente, não vai mudar em nada, este pais só se preocupa com eles, não é interessante acabarem ou amenizarem o sofrimento dos seus vizinhos, estou mais preocupado com quem virá depois do Lula!!!!!
Em relação às guerras que o Sr Bush,( o Sr da guerra), comanda até ele proprio já está se dando conta que as unicas que eles ganham são as produzidas em Holywood.
Como já dizia um grande pacifista:
_Não basta querer ou desejar a paz,
Mas sim viver em paz.
Comentário de: Paulo [Visitante]
25.12.07 @ 10:10
Onde as coisas chegaram...deve ter algum fundamento nao se pode mudar apenas criticando. É preciso ver os precedentes para poder agir. Depois do que houve no iraque a questao é administrar.
Comentário de: Fabio [Visitante]
27.12.07 @ 13:28
Olá,

A meu ver, o McCain poderia ser vice numa chapa com a Hillary. Se a Hillary for inteligente, convida ele após conseguir ser escolhida candidata.
Os EUA vão precisar de um governo o mais abrangente possível para enfrentar o fim da guerra no Iraque.
Comentário de: Felipe Pelussi [Visitante]
28.12.07 @ 23:14
John McCain é o grande achado da política americana: ele vem de uma família com um passado militar importante (o avô e o pai lutaram bravamente na 2ª Guerra Mundial e foram condecorados por isso), foi barbaramente torturado no Vietnã (enquanto Hillary e Giuliani faziam proselitismo político em Nova York), sustentou e ainda sustenta posições nem sempre populares aos olhos da população (mas que, no fim das contas, provaram-se corretas, veja-se o apoio ao incremento das tropas no Iraque e os bons resultados que vêm sendo colhidos por lá), divergiu publicamente da linha-dura representada pelo “falcão” Donald Rumsfeld (quem não se lembra do tom duríssimo que McCain empregou, em audiência no Senado, quando inquiriu o ex-secretário de Defesa sobre as práticas de tortura em Abu Ghraib?) , etc.
A excelente coluna Lexington, da revista Economist, três semanas atrás, clamou aos eleitores do Partido Republicano um pouco mais de atenção à figura de McCain. Nesse ponto, concordo com ela e com Patrícia: Romney é patético e, pior, um “flip-flopper”, para não dizer um oportunista; Rudy Giuliani, como diz um amigo meu, parece mais um “crook” (corrupto) ítalo-americano; Huckabee, se não representa “o fim da História” com o discurso primitivo e populista, é, ao menos, o fim da picada (e, receio, uma vez escolhido, o fim da reputação do “G.O.P.”).
Mal comparando, John McCain é uma espécie de José Serra da classe política americana. A similaridade entre os dois, aliás, é um tanto aterradora: ambos são reconhecidamente “independentes” por divergirem de seus próprios colegas de partido, possuem altíssimos índices de intenção de voto nas eleições presidenciais que se sucedem (o primeiro, segundo levantamento recente, bateria Hillary com uma diferença de cinco pontos percentuais; o segundo, até aqui, é o líder inconteste à sucessão de Lula) e, no entanto, não conseguem o apoio necessário às respectivas candidaturas.
De qualquer modo, ainda tenho a esperança de que McCain venha a obter a indicação do Partido Republicano.
Comentário de: marcio varella [Visitante]
29.12.07 @ 21:39
Esse McCain é só mais um defensor do supercapitalismo, e ainda mais do partido do superporco Bush. Essa foto do sujeito está na pg frontal da agência há mais de 30 dias. Será de propósito? Desculpe-me, Patrícia, mas chega de assassinos sanguinários. Está na hora de um homem humilde assumir a presidência da supermerda do Norte.
Comentário de: ZéMané [Visitante]
03.01.08 @ 11:24
Patrícia:

Qual o posicionamento de McCain quanto ao aquecimento global?

Os republicanos em geral, com excecao talvez dos californianos, afirmam que as alteracoes climáticas näo säo fruto da acäo humana...

O McCain também faz parte da tchurma que quer esconder o sol com a peneira ou tem uma posicäo também diferente nessa questäo?
Comentário de: Fellipe Weno [Visitante]
03.01.08 @ 11:37
Olha, se voce acha que o McCain é "o" candidato tudo bem, mas deixar um link para um artigo do Barak cair num artigo do McCain e PURA sacanagem. Corrigir por favor.
Comentário de: carol [Visitante]
30.01.08 @ 18:23
o que que vc ainda quer saber????
ja ta combinado, chega!!!

sabe, melhor vc nem aparecer na minha cs.
To meio cheia de vc!!!
Comentário de: Daniel [Visitante]
06.03.08 @ 16:53
John McCain conquistou a candidatura Republicana, quem diria hein...?

Se tudo der certo, Barack Obama conquistará a candidatura Democrata, e as eleiçãos ficarão muito, muito interessantes.

Deixe seu comentário:

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do blog.

Seu endereço de email não será exibido nesse site.

Sua URL será exibida.

Tags XHTML permitidas: <p, ul, ol, li, dl, dt, dd, address, blockquote, ins, del, span, bdo, br, em, strong, dfn, code, samp, kdb, var, cite, abbr, acronym, q, sub, sup, tt, i, b, big, small>

authimage

Opções: (Quebras de linha se tornam <br />)
(Configura cookies para o nome, email & url)

 

Patrícia Campos Mello é correspondente do Estadão em Washington desde 2006. Ela cobriu toda a campanha que culminou na eleição de Barack Obama, em 2008, e passou um mês no Afeganistão "embedded" com as tropas americanas. Patrícia é formada em jornalismo pela Universidade de São Paulo e tem mestrado em Economia e Jornalismo pela New York University. Ela é autora de dois livros: "O mundo tem medo da China", editora Mostarda, e "Índia - da Miséria à Potência", editora Planeta.





Todas as Palavras
Qualquer Palavra
Toda a frase