BLOGS
15.01.09
Há casais que gostam de passar o tempo livre jogando baralho, outros preferem aproveitar o verão para jogar frescobol na praia. Mas entre os joguinhos praticados por casais, não há nenhum mais comum e desagradável que a boa e velha manipulação.
Quando se pensa simplesmente na palavra 'manipulação', logo imaginamos aqueles esquemas de filme de espionagem, feitos às escuras, cheios de estratégias complexas e sofisticadas. Pois a manipulação entre casais não precisa de nada disso. É bastante simples e, na verdade, quase inevitável.
Fazer alguém mudar seu jeito para agradar ao outro é uma das muitas maneiras de se manipular alguém, talvez a mais popular. Como toda a manipulação, no entanto, ela pode ser revertida em algum futuro próximo. E aí o jogo fica confuso e desequilibrado, como se alguém abandonasse subitamente um dos lados da gangorra.
Como em todo jogo, há um vencedor e um vencido. Mudar as ideias, mudar o modo de vida, mudar o comportamento... vale tudo para se conseguir criar alguém 'perfeito'. Pena que essa perfeição é ilusória e, obviamente, desaparece no ar em algum momento – geralmente junto com o relacionamento.
Controlar a cabeça de uma pessoa é uma enorme responsabilidade, uma encrenca sobre a qual nunca entendemos a dimensão exata até o dia em que surgem os primeiros indícios de efeitos colaterais: insegurança, perda de identidade, ansiedade, medo. Por definição, a palavra 'manipular' significa 'manejar'; e lembre-se que só objetos podem ser manejados.
Toda técnica de manipulação prevê o sistema de punição/recompensa. E é nisso que se baseia o dia-a-dia dos casais; eu faço isso se você fizer aquilo. Não faça isso ou então eu serei obrigado a fazer aquilo. Mas se você fizer isso, aí então prometo que eu faço aquilo. Combinado?
Inspirada pelo livro de Robert Masters e Jean Houston, a letra da música Mind Games, de John Lennon, falava de 'jogos da mente' no sentido positivo da expressão, quando duas pessoas juntam suas cabeças para desejar algo positivo em comum, no caso, a paz no mundo, a felicidade, etc. Seria ingenuidade acreditar que todo o mundo tem essa grandeza de alma, essa generosidade. Mas não custa nada imaginar um mundo assim, onde cada um pode ser como realmente é, sem ninguém tentando mudar o seu jeito.
Talvez a liberdade de ser quem você é traga a felicidade, não sei. A única coisa que eu sei é que ter alguém puxando as suas cordinhas como se você fosse uma marionete com certeza não a trará.
Comentários:
Comentário de: Eumermo. [Visitante] · http://www.eumermo.com
15.01.09 @ 15:01Felipe, Legal o post, mas gostaria de fazer uma pergunta... Nenhum comentário sobre a "volta" dos Hermanos, abrindo o show do Radiohead? Mesmo se você não for assim "muito" fã, acho que seria legal um comentário sobre a devoção dos fãs, que confesso me parece algo inexplicavel! Particularmente não gosto do Radiohead, mas vou no show, afinal de contas são 2 anos sem shows, e para um Hermaníaco como eu então é como uma eternidade.
Comentário de: Milton Soares [Visitante]
15.01.09 @ 15:02É inacreditável, mas em pleno século 21 o homem ainda não aprendeu a entender que as diferenças é que dão sentido à vida. É como caminhar, se não temos diferentes escolhas, não nos descobrimos.
Comentário de: CRISS [Visitante]
15.01.09 @ 15:02Felipe...
(filosofas dessa vez)
Infelizmente eu acredito que há uma tentativa de manipulação em quase tudo.
Desde uma propaganda, uma matéria de jornal, um pai, professor... sempre que recebemos uma informação ela pode estar tentando nos manipular...
e sempre que nos relacionamos, podemos estar inconsciente ou conscientemente, tentando manipular alguéns !!!
Mediante essa constatação... o fato que me faz acreditar na vida e nas pessoas... o porque de não achar impossível ser feliz e autêntico é o SIMPLES FATO DE QUE SEMPRE PODEMOS RACIOCINAR E ESCOLHER.
simples assim.
abraçs
Comentário de: tiago Avelino [Visitante]
15.01.09 @ 15:09Olá felipe !
Cara,esse texto que você escreveu é o dia-a-dia de muitos casais,até o meu relacionamento,no meu caso eu amo Hip-Hop,tenhos roupas,correntões,e ela não gosta de jeito nenhum,fala que é bandido,maloquero,e por aí vai ! shuashuashushau,ai entra o tal joguinho de manipulação,nunca é o jeito certo,mas acabamos mudando algo no nosso comportamento por amor !
fico por aqui,abraços ... !
Comentário de: Maria Ceeilia [Visitante]
15.01.09 @ 15:20Felipe,
você anda desiludido com relacionamento conjugal. Uma pena! Espero que sare logo e encontre seu par ideal. Vai ter muitas pretendentes, mas desta vez veja se escolhe ao invés de ser escolhido, hein?!
Beijos,
Cecilia
Comentário de: Alexandra Aparecida Soares [Visitante]
15.01.09 @ 16:32Felipe Sei cozinhar, passar, lavar roupa, arrumar a casa, sou maior de idade, vacinada, bonita, inteligente, romântica e ainda sei amar (e muito bem...). E aí? Quer casar comigo? Te acho um ser humano lindo e incrível. Amei sua matéria. Beijo, Alexandra.
Comentário de: MAJOR [Visitante]
15.01.09 @ 16:35Heavy Metal ou ELA...?
Futebol ou ELA...?
Asia 70 ou ELA...?
Samaro ou ELA...?
Ai fica complicado a manipulacao.
Abras,
MAJOR.
Comentário de: Rogério [Visitante]
15.01.09 @ 16:53Depende do jogo que cada um gosta de jogar, o masoquista não vive sem o Sádico, há pessoas dominadoras casadas com verdadeiros cordeirinhos. Os jogos podem variar, no entanto em comum deve haver o prazer em jogar, em aderir voluntariamente ás regras que vão sendo criadas de improviso e aproveitar enquanto dura.
Há casais mais sossegados que gostam de jogar frescobol, um manda a bolinha e o outro se esmera em devolver. Já outros preferem o tênis, querem mesmo é cortar o outro e da melhor maneira. (Acho que li essa bobagem em alguma revista de mulher).
Mas naturalmente o melhor jogo é aquele jogo que é bem melhor quando não há mente, quando não se pensa em nada, aliás, quanto menos se pensar melhor, que, na verdade faz um casal funcionar, apesar de, por si só, não ser garantia de uma estabilidade ( que palavra mais broxante ) duradoura ( mais broxante ainda ).
É, não adianta eu tentar filosofar, nem eu acredito em mim mesmo.
Comentário de: Mariana [Visitante]
15.01.09 @ 16:57Acho que qdo a pessoa ama demais a outra e faz de tudo para agradá-la, como mudar seus hábitos, comportamento, etc é péssimo para o relacionamento. A minha paixão pelo meu marido acabou por esta razão, ele fazia todas as minhas vontades e se anulava para me agradar.
Comentário de: Marco Canton Jr [Visitante]
15.01.09 @ 17:05Felipe, com certeza o jogo de manipulação é um fator em nossas vidas, não tem como a gente simplesmente ignorar, desde que nascemos somos manipulados, passando pela fase, criança, adolescência e quando finalmente enfrentamos o mundo com o trabalho e relacionamentos mais profundos, nos colocamos em uma posição de que se não nos adequarmos a algumas exigências do conjugê, seremos retraidos, da mesma forma de que se não impormos certas condições, não iríamos suportar.
Faz parte da vida, o que temos que fazer é sermos nós mesmos é sempre que pudermos ser compreensivos, não forçaremos a barra...
Comentário de: Natalia [Visitante]
15.01.09 @ 18:15Isso mesmo.. Precisamos encorajar os jovens a raciocinar, nao se deixar manipular, pois acredito na perda da individualidade..Isso principalmente estando a caminho de um grau de relacionamento mais maduro e duradouro. Gostei muito..Rita de Cassia - mae de 5 filhos.
Comentário de: yo [Visitante]
15.01.09 @ 20:08ta em crise? isso passa....a maioria das relações humanas se baseia em subjugar ou ser subjugado...liberte-se não existe só um caminho...a vida é curta...e vc tem tanto para ver né? e para fazer?...escolhas...
Comentário de: Rogério [Visitante]
15.01.09 @ 21:27Alexandra
Tô interessado.
Pra mim basta saber cozinhar, lavar e passar, o resto a gente dá um jeito.
Comentário de: Teresa [Visitante]
15.01.09 @ 22:17A manipulaçãozinha faz parte dos relacionamentos, mas quando chega nesse ponto em que um com toda a clareza percebe a outra pessoa sem máscaras, se sente claramente manipulado, não conseguindo ser como é e uma marionete....aí é fim de linha.
Comentário de: Kaká Daschund [Visitante] · http://ballroomsofsaturn.blogspot.com/
15.01.09 @ 22:36incrível o texto! eu posso dizer que tenho sorte em ter encontrado uma pessoa que não tenta me mudar de nenhuma forma, e mais sorte ainda de estarmos juntos há tanto tempo.
adoro seus textos!
beijos.
Comentário de: marcelo [Visitante]
15.01.09 @ 23:29em qualquer relacionamento de verdade é preciso negociar com seu próprio ego o tempo todo, estar à disposição do outro, abrir mão do eu pra existir algo além do indivíduo...essa coisa de manipulação é uma conversa meio modernosa, parece justificativa pra não se relacionar de verdade e permanecer orbitando em torno do seu próprio umbigo...
Comentário de: GUILHERME CIMINO [Visitante]
15.01.09 @ 23:51"Amar é a melhor forma de ter
e ter é a pior de amar."
- - - Marcel Proust - - -
Comentário de: Lilian M. [Visitante]
16.01.09 @ 07:41Felipe..
Adorei o texto, isso acontece sempre...., mas tenho que concordar com o Major...., com exceção do Samaro.....kkkkk, aí , nem tem o que se discutir, né......
Super bjooooo
=)
Alezinha e Ale....
To com saudades !!!! Vamos marcar alguma coisa....
Bjooo
Comentário de: Carolina Molina [Visitante] · http://www.camolina.blogspot.com
16.01.09 @ 08:51Isso existe e existe entre casais que na maioria das vezes não precisava disso. Você foi muito feliz citando "Mind Games". O que é o amor real? A gente pensa em desejo, em formas de agradar a sociedade como mudar seu namorado/namorada para que todos gostem dela/dele, mas não se pensa no real significa desse sentindo que já foi tão subestimado que se perdeu.
Comentário de: Kiki [Visitante] · http://nao tenho.
16.01.09 @ 09:29O velho jogo da manipulação? Sei que é besteira desde que sou pequena. Na verdade, esse negócio só chega a esse ponto porque no fundo - e quintessencialmente - todo mundo transfere para outra pessoa a responsabilidade de "ser feliz", de se "realizar" na vida.
Comentário de: André Sant´Anna [Visitante] · http://www.vitrolanews.com
16.01.09 @ 10:16OI Felipe, bacana o seu blog. Tbm sou jornalista e já fui músico um dia, muito influenciado pelo Viper, diga-se de passagem. O meu blog é dedicado à música e sempre entrevisto algumas bandas, músicos...Tem como você mandar o seu e-mail para falármos a respeito?
Depois aparece para fazer uma visita, o endereço é www.vitrolanews.com ou www.blogs.abril.com.br/vitrolanews .
Abraços!
Comentário de: cami [Visitante]
16.01.09 @ 10:47ooo dó!
aliás...oooo lá em casa....Felipãooo
n vou tentar te mudar....lavo passo cozinho e mando mto bem !...hahaha e adoro metal e ja li seu livro olhos cor de chuva....hahaha desculpa ai Alexandra... to na fila tb!!! hahahaah bjossss
Comentário de: tio de pijama [Visitante]
16.01.09 @ 11:37eu cresci com a minha mae me fazendo chantagem emocional de toda espécie. peguei tanta pratica que hoje em dia quando vejo alguem chorando primeiro vou ver qual é a real jogada em vez de sentir pena. a maior parte das vezes é mais pra sentir asco do que pena.
Comentário de: patricia pinto [Visitante]
16.01.09 @ 12:20EU acho que eh manipulacao, quando duas pessoas do mesmo genio se casam, uma fica tentando mudar a outra, vence o mais forte, quando se casa "cordeirinho" com "lobo", ai sim eh somente um jogo sadio pois ha o sadico e o masoquista, como a "cura e o veneno", foram feitos um para o outro, pois de qualquer forma se aceitam. Eu vivi muito mal durante dez longos anos, me envolvi com uma pessoa com os "mesmos" defeitos e qualidades, fui vencida, maltratada, hoje depois de tres anos, ainda sou insegura.
Comentário de: Marcos [Visitante]
16.01.09 @ 12:27O engraçado é que o John Lennon foi um dos homens mais manipulados do mundo, por aquela bruxa interesseira da Yoko. Leiam a biografia dele, é de chorar.
Concordo que a maipulação é uma coisa ruim, mas a mudança voluntária de cada um, para agradar um pouco o parceiro e chegarem juntos a um objetivo comum, é imprescindível para um relacionamento. Uma pessoa que não quer ceder em nada nunca consegue conviver com o outro.
Comentário de: helena [Visitante]
16.01.09 @ 12:28Que coisa, um homem que passa o dia tentando entender as mulheres. Tem coisa mais fácil pra fazer não??? Estudar japonês em braille, por exemplo...
Comentário de: zelão [Visitante]
16.01.09 @ 12:34Amigo,,
Depois que as mulheres começaram a ocupar cargos em altos escalões de grandes companhias a vida ficou fácil,,, como elas estão com o vírus do gerenciamento total e com o ego lá em cima. É só a gente dizer 'não vou mudar', e 'pirlim pim pim',,, elas somem como num passo de mágica. Aí é cair na balada e pegar outra baranga gerente inútil de uma dessas multinacionais por aí...
Abrçs
Comentário de: Alesandra de Assis Kuuano [Visitante]
16.01.09 @ 12:50Olá, Felipe!
Tentei conscientemente manipular meu marido pois achava que poderia melhorar seu jeito de se apresentar, mas com o tempo observei que ele tinha formas tão lindas de me demonstrar amor que aquele detalhe era pequeno demais em vista das grandes demonstrações de afeto que tem por mim. Hoje sou muito mais feliz por a cada dia conseguir interpretar a linguagem do seu amor.
Comentário de: Celi Alba [Visitante]
16.01.09 @ 14:21Torço para que meu parceiro possa enxergar todo seu potencial, todas as avenidas de suas escolhas. Não posso enxergar por ele.
Torço também para para que em seu processo de amadurecimento ele não se perca "daquele" moço que me atraiu, me conquistou.
Há de existir espaço, atenção, e se pedir dou minha opinião, assim como é, minha.
Foi para isso que entrei em sua vida, para que nossa vida em comum nos faça feliz. Que outro sentido teriam os últimos 15 anos?!?
Comentário de: Murilo [Visitante]
16.01.09 @ 17:38Acho que mudar um pouco as vezes faz bem. Nem sempre uma manipulaçaozinha é malefica.
O problema é quando o outro tenta mudar coisas que sao essenciais em vc, algumas coisas sao impossiveis de serem mudadas.
Por exemplo, vc pode mudar seu jeito de se vestir, mas se vc for atrapalhado, do tipo que sempre derruba as coisas, tropeça, etc etc.. vai ser dificil mudar e se o outro nao aceitar esse seu jeito provavelmente o casal nao dara certo.
Comentário de: Alezinha [Visitante]
17.01.09 @ 12:46Para que aconteça a manipulação num relacionamento tem que existir um fator importantíssimo:o fator querer...querer manipular e querer ser manipulado.
Ninguém muda ninguém e todo mundo sabe disso. As pessoas mudam quando elas QUEREM mudar e não existe chantagem barata que mude isso.
Bjkas!!
Eba!Hj tem Elton John!!!
Comentário de: Pati Paixão [Visitante]
17.01.09 @ 21:55Ah Felipe, há tempos não lia um texto que tinha tanto com a realidade dos relacionamentos. O pessoal hj não tá preocupado com isso. Liberdade? depende para que tipo de homem?
Manipulação? Vocês odeiam isso! mas vivem fazendo!
Acho que a verdade está no melhor trecho:
"duas pessoas juntam suas cabeças para desejar algo positivo em comum, no caso, a paz no mundo, a felicidade, etc. Seria ingenuidade acreditar que todo o mundo tem essa grandeza de alma, essa generosidade. Mas não custa nada imaginar um mundo assim, onde cada um pode ser como realmente é, sem ninguém tentando mudar o seu jeito. " Desejo muito isso, mas não tenho a menor esperança de acontecer. Tenho mesmo a crença de fazer a minha parte....Que já é alguma coisa!
Beijos
Pati Paixão (amiga da Bia - esposa do João)
Comentário de: Daniela [Visitante]
18.01.09 @ 10:27Esse texto é ótimo, assim como todos os outros. Infelizmente, uma realidade muito presente no dia-a-dia. O que eu não entendo é porque tanta gente casa, namora, sai, tem caso, com tanta pessoas assim, manipuladoras. Enfim, sobre o texto, não sei o que houve, mas antes você era mais festivo no seu estilo. Hoje em dia, dá pra perceber ' a little bit of bitterness' nas entrelinhas. Continuam bons, mas tristes.
Abraços!!
Comentário de: Sebastião.M.Silva/Brasilva [Visitante] · http://www.hotmail.com.br
18.01.09 @ 11:46Felipe você, jamais vai entender a cabeça das mulheres, porque os pensamentos são iguais a dos homens, tenho muita experiências, já fui casado pela 2ª vez, analiso no sentido que são iguais os pensamentos dos dois. Falando em musica, que sua area também faz parte, não sou compositor mas com uma certa criatividade escrevi uma letra de um fato que esta sendo apresentado todos os dias pela televisão,jornais e revistas, o conflito do Oriente Médio, amor proibido, "Palestina e Israel". É a briga por uma herança do principe Negro. Só faltar um bom compositor gravar. Mande seu e-mail, mandarei a letra.
Comentário de: Santa [Visitante] · http://www.melatudo.blogspot.com
18.01.09 @ 13:52Ai que legal! um blog tão bom de ler...!!!
Li tão compulsivamente que nem mais lembro como cheguei nessa página. Parabéns!
Tenho a impressão que tô escutando cara a cara você falar comigo num boteco hahaha!
Comentário de: Alessanra Elias - Ale [Visitante]
18.01.09 @ 23:38Concordo com a Alezinha. Nada na vida acontece se não permitirmos. Manipulação, submissão ou o que quer que seja. Para resolver tudo e causar mudanças produtivas basta dizer uma simples palavrinha mas, que a maioria tem medo: Não
No começo pode parece difícl ms, o ser humano é totalmente adaptável a mudanças.
Adorei nossa conversa ontem, Lílian!!!
Principalmente sobre os padrinhos... ;-)
Tinha até esquecido do Samaro. E olha que não tinha achado essa idéia ruim... hahahahaha
Não resisti Major!
Bjs e ótima semana a todos
Comentário de: Alezinha [Visitante]
19.01.09 @ 12:18Eba!!!!
Eu vou ser madrinha né Ale?
Rsrsrsrsrrsrsrsrsrrsrsrsrsrsr!
Bjinhos!
Ei, vamos pro Fashion Week amanha? Bjs!
Comentário de: Lilian M. [Visitante]
19.01.09 @ 17:49Concordo com as meninas.... tem que haver o 'querer'.....
Ale...sempre que precisar, disponha....
Em relação aos padrinhos, mantenho minha palavra... já vai arrumando o vestido , hein.....srsrs
Já avisei a Alezinha.....rsrsrsrs...
Super bjoss...
=)
Felipe, posso mandar meus livros O Martelo e Ping Pong p vc assinar p mim? =)
Bjooooo
Comentário de: Paulinha Costa [Visitante] · http://jogandoconversaforamesmo.blogspot.com/
19.01.09 @ 23:16Quem não consegue se amar do jeito que é, com certeza não vai conseguir atrair para si alguém que o ame desse jeito e ai começa toda a confusão... Amar de verdade, só pode ser amar o que já se é, quem fica tentando mudar o outro não ama o que tem, mas sim o que imagina que seja, ou o que queria que fosse, ou seja uma grande ilusão! As pessoas estão doentes em relacionamentos e ficam procurando a cura no lugar errado, no outro. Estamos num grande manicômio! Quem sair por último que apague a luz! Bjssss
Comentário de: Lilian M. [Visitante]
20.01.09 @ 17:12Alezinha, dear....
Claro que vc será madrinha, aliás, a principal, neh....
Eu convidei a Ale tbm p fazer parte da festa, afinal, um casamento como esse não terá igual, neh..srrsrs
Super Bjkassss.....
Ah, adorei as nossas fotos.....
;)
Comentário de: Du Domeneghetti [Visitante]
23.01.09 @ 01:58Apenas parabenizar pelo texto excelente, é isso ai!
abraços
Comentário de: Daniela [Visitante]
23.01.09 @ 03:32sim sim sim
Comentário de: karin [Visitante]
23.01.09 @ 23:24Uau...e eu sou tão recriminada por criticar meus amigos e amigas que viram fantoches!!! Mas, ok, tambem....vou continuar criticando..fantoche? Só no teatro!
Adorei o blog...santo chopp no Filial...
Comentário de: Regiane [Visitante]
12.05.09 @ 22:54Em um relacionamento maduro não existe manipulação e sim o bom senso.
Abraços
Deixe seu comentário:
Felipe Machado é jornalista, músico e passa o dia tentando entender o que se passa na cabeça das mulheres
- Fevereiro 2010 (4)
- Janeiro 2010 (5)
- Dezembro 2009 (9)
- Novembro 2009 (8)
- Outubro 2009 (10)
- Setembro 2009 (10)
- Agosto 2009 (14)
- Julho 2009 (16)
- Junho 2009 (14)
- Maio 2009 (15)
- Abril 2009 (16)
- Março 2009 (17)
- mais...

Twitters 
RSS