BLOGS
23.01.09
PARIS - Tentei assistir ontem à exposição de Picasso no Grand Palais, mas os ingressos estão esgotados até dias 2, quando o evento se encerra, e os poucos disponíveis só podem ser comprados na fila. A situação ontem era simples – quatro horas de espera, sob a chuva. Não deu. Voltei à redação para o anúncio do Oscar. Tinha um texto que saiu hoje no ‘Caderno 2’. Não mtive tempo de registrar minha indignação com essa academia de m... A crítica reclama que o dinheiro – money, money, money – é o Deus do cinemão, mas como virgem no bordel a academia tenta fingir que não é com ela. O maior sucesso do ano também é o melhor filme, ou um dos maiores, mas seria feio colocar ‘Batman – Cavaleiro das Trevas’ entre os indicados para melhor filme. Não é suficientemente ‘sério’. A disputa será, como no Globo de Ouro, entre ‘Benjamin Button’ e ‘Slumdog Millionaire’, que no Brasil vai se chamar ‘Quem Quer Ser Um Milionário’, que concorrem com ‘Milk’, ‘Frost Nixon’ e qual é mesmo o outro? ‘O Leitor’, do Stephen Daldry, me havia dado um branco. E depois vocês dizem que o Globo de Ouro não é mais indicativo do Oscar... ‘Batman’ já não havia sido indicado no Globo, não é? Vamos ter nova vitória póstuma de Heath Ledger como melhor coadjuvante, Kate Winslet pode até ser melhor atriz (por ‘The Reader’), mas não vai repertir a dupla vitórtia simplesmente porque não foi indicada para melhor coadjuvante. Disse um dia que o Oscar não é honesto. Alguém reclamou. Pode ser não ser justo, mas honesto é, por ser democrático etc e tal. Mas me referia à questão da honestidade como um conceito inviável em Hollywood. Como pode ser honesto um sistema que celebra o sucesso, ao mesmo tempo em que o pune? Eu, hein? Fui ontem à noite ao teatro, ver Fanny Ardant. A peça é ‘Music Hall’. Dramaturgicamente – tecnicamente – não é um monólogo, mas é como se fosse. Fanny divide a cena com dois sujeitos, que se chamam ‘boys’, e eles estão ali somente como escadas para o texto dela. Achei médio, embora a atriz seja ótima, claro (qual é a novidade?). Só para a informação de vocês, o espetáculo é dirigido por Lambert Wilson, ator de 'são' Resnais (em 'Beijo na Boca, não'). Na saída, ele estava na porta, muito simpático. Agora, pela manhã, segue chovendo. Vou tentar – mais cedo – a fila do Picasso, de novo. Quem sabe hoje tenho mais sorte? No domingo, vou para Lisboa e volto para Paris na próxima sexta. Os três últimos dias, de sábado, 31, a segunda, dia 2, serão ininterruptos. Exposição 24 horas. Espero ter chance de ver, hoje ou mais tarde, os mestres pelo gênio de Picasso.
Comentários:
Comentário de: Clodoaldo Lucena [Visitante]
23.01.09 @ 08:54Concordo com vc. Luiz, O Cavaleiro das Trevas é o melhor do ano, a história é densa, complexa, o expectador fica o tempo inteiro tentando imaginar o que vai acontecer em seguida, e além do fato de ter um ator como Heath Ledger, que vai ganhar o Oscar (Deus nos ouça), tem o Christian Bale (o garoto de O Império do Sol), como Batman que é primoroso, um ótimo ator, tem Mongan Freeman, Michael Caine, Gary Oldman, porra !!! Os puristas não podem reclamar. Excelente estória, otimas imagens, ritmo, personagens, atores, que mais esse caras querem ???
Comentário de: Edvaldo [Visitante]
23.01.09 @ 09:15Concordo contigo, caro Luiz...
Jamais indicarão um filme, como Batman, para a categoria de melhor filme.
Mas não é tão diferente do que um "Senhor dos Anéis", por exemplo.
Este filme do Batman é, disparado, o melhor Batman que já fizeram! A atuação do Leger foi espetacular, assim como foi a atuação do Jack Nicholson no primeiro Batman. Olha o vilão roubando a cena no filme do Batman de novo... Parece até maldição dos filmes deste herói!
Garanto pra você que, se tirassem a fantasia do batman, colocando um agente do FBI, CIA, etc, no lugar do herói, colocasse "apetrechos" menos tecnológicos, motos e carros reais para o Batman, este filme seria um dos indicados a melhor filme.
Tem uma vaga aí pra mim, pode até ser como fotógrafo, redator, etc... rsrs
Grande abraço e divirta-se na Europa!
Edvaldo.
Comentário de: Jose Tavares [Visitante]
23.01.09 @ 09:28Meu caro,
Li seus comentarios, e apenas quero fazer uma " reparação".
Batman.. Assiti. e tive dificuldade de "levar " ate o fim..
Na minha opinião nunca vi um Batman tão ruim.. Um lixo..
Comentário de: Marcos de Luca Rothen [Visitante]
23.01.09 @ 10:05Damos muito valor ao Oscar que é influenciado pela industria do marketing!
Comentário de: Janaina [Visitante]
23.01.09 @ 10:33Também não entendi até agora o pq deles não etr feito a indicação dupla da kate winslet.Simplesmente parece que eles gostam de boicotar o que é bom, não queremv er uma pessoa triunfar duas vezes!ODEIO Oscar!e só falta eles não premiaram novamente a Kate Winslet como melhor atriz, ai sinceramente acho que a melhor coisa que ela deve fazer, já deveria ter feito isso faz tempo, é ignorar o Oscar e fazer como Paul Newman, que ganhou o Oscar após a 10 indicação e não foi lá buscar a estatueta!Fez muito bem, pra que prestigiar esse prêmio que adora premiar a mediocridade?
Comentário de: Adriano [Visitante]
23.01.09 @ 10:44Prezado Merten Eu tambem acho o Oscar uma m..., mas achei Batman - Cavaleiro das Trevas um filme muito sonso na primeira metada e decola somente do meio pro fim, apesar disso, respeito a sua opiniao de que ele poderia concorrer ao Oscar. Agora realmente nao entendo o que isso tem a ver com suas tentativas frustradas de frequentar a exposicao do Picasso no Grand Palais ou em outras cidades da europa, acho seu comentario totalmente descartavel e pretencioso.
Comentário de: Marco Luz [Visitante] · http://Marco Luz
23.01.09 @ 11:04A academia fecha os olhos para o Batmam, pois tem medo da "vulgarização" que ele pode causar ao prêmio..... Ele é uma ameaça aos bons costumes.....rsrs....
Comentário de: Bruno Piscinato [Visitante]
23.01.09 @ 11:40Bom dia, Merten.
Tenho acompanhado o blog desde o ano passado e não sei se você já chegou a comentar algo sobre o cinema mudo (a não ser que eu tenha pulado algum post). Gosto bastante de cinema, mas confesso que só recentemente comecei a assistir este tipo de filme. De cara fui nos clássicos (chaplin/keaton) e pra ser sincero nunca pensei que fosse rir tanto de filmes de mais de 70 anos! Os caras eram simplesmente demais: atuavam, dirigiam, roteirizavam, compunham trilha sonora, editavam, ... Enfim, se você puder comentar algo, agradeço! (se já existir um post a respeito e algum dos leitores souber em que data está no histórico, agradeço se me direcionar).
Abraço!
Bruno Piscinato
Comentário de: guto [Visitante]
23.01.09 @ 12:50Por favor, de achar que um filme como Batman teria alguma chance. Foi horrivel, com todo respeito ao Heath Leger, mas nao acho que foi que assim tao espetacular. Talvez vc precisam ver o filme Duvida, ou Milk, pois foram atuacoes. E provavel que Heath Leger ate ganhe, por reconhecido dos membros da academia, injustamente. Boa viagem pra vc e divirta-se.
Comentário de: Fernando Maia [Visitante]
23.01.09 @ 12:55Caro amigo, como disse em certa ocasião, Ariano Suassuna, com relação ao que ele achava do Oscar:
" Dá para acreditar num prêmio que não foi concedido a Charlkes Chaplin? ".
Batman foi o melhor filme de 2008, mas as cabeças em Hollywood (Oscar) nunca mudam!
Comentário de: jULIE [Visitante]
23.01.09 @ 13:32Concordo com vocês, O cavaleiro das Trevas é de longe o melhor filme do Batman, mas querer que ele seja indicado ao oscar, é querer muito na Industria do Cinema. Ali reina o interesse político, financeiro, a mediocridade por trás da fama e principalmente a máfia dos falsos endinheirados. É o meio usado pelos que vivem de fama, ainda que sem dinheiro no bolso, possam continuar morando em Beverly Hills e comendo caviar.
Comentário de: Marcus [Visitante] · http://marcuspessoa.net
23.01.09 @ 13:46Cavaleiro das Trevas é um ótimo filme de quadrinhos; o melhor já feito. Mas é primário como obra de arte, como quase todos os grandes quadrinhos de super-heróis o são, aliás.
Quadrinhos desse tipo falam de escolhas morais que são facilmente categorizáveis. Por mais que Christopher Nolan tenha tentado criar uma zona de sombra aí, ainda é basicamente uma típica história do bem contra o mal. A grande arte moderna não é isso... ela dilui as escolhas morais num caldo mais complexo.
Como grande fã do Batman, adorei o filme e consegui entender perfeitamente a sua excelência -- para os padrões do gênero. Mas o espectador ocasional diz: "se não fosse o personagem do Coringa, seria um filme de aventura como outro qualquer". Não tenho como discordar muito disso.
Comentário de: Lu [Visitante]
23.01.09 @ 14:02Eu daria o Oscar de ator principal para o Heath Leadger. Coadjuvante eram todos os outros. O filme deveria ser chamado Coringa e faturar o Oscar.
Comentário de: Renato Saad [Visitante]
23.01.09 @ 15:04Prezado Luiz,
Concordo plenamente com você, foram poucos os filmes que marcaram tanto quanto "O Cavaleiro das trevas" Tudo nele é bom, concordo com o Clodoaldo e o Edvaldo, não há razão lógica, a não ser puro preconceito, o que é uma contradiçao por si só, em não ter sido indicado aos melhores prêmios da acadêmia.... Acho que o prêmio pôstumo e justo ao ótimo Head servirá também como prêmio de consolo.... o que não é justo para um filme tão bem amarrado em todos os aspectos.
Abraços e bom divertimento.
Comentário de: General Motors [Visitante]
23.01.09 @ 15:24Merten, sei que isso é um blog, mas você não consegue escrever nada sem ser tão dispersivo? Suas opiniões são sempre acompanhadas de passeios ou compras - nada pode ser sobre um assunto específico. Acho incompreensível alguém achar que um lixo como "Batman" é um filme de primeira, mas, tudo bem, ninguém é perfeito. Mas isso não é desculpa para sua insuportável afetação nos posts ("academia de m..."). Não é coisa de crítico sério.
Comentário de: Claudio [Visitante]
23.01.09 @ 15:29Tb concordo contigo Luiz. No momento que terminei de assistir ao Cavalheiro das Trevas, disse pra mim mesmo que esse era o melhor filme do ano. Não consigo entender o que a Academia pensa. Talvez seja mais fácil para nós, brasileiros, entendermos o pensamento deles se compararmos com a seleção brasileira. Um técnico medíocre que pode ser manipulado pelos patrocinadores. A mesma coisa acontece com eles. Afinal estamos cansados de ver os filmes Blockbusters sendo premiados.
E outra coisa que erraram, foi indicar o Heath Leadger pra ator coadjuvante. Tem que ser indicado ao Oscar de melhor ator. hehe
Me desculpe mas o Christian Bale faz o que tem que fazer como Batman sem se destacar. Mas o Coringa foi além. Foi uma criação do ator, desde a maquiagem. Realmente merece o Oscar póstumo.
Abraços e parabéns pelo blog. É bom sabermos que não somos um voz solitária contra essa multidão da mediocridade.
Comentário de: Johnny [Visitante]
23.01.09 @ 15:33Em parte concordo comos comentários e com o post do Luiz. Batman - O Cavaleiro das Trevas é mesmo o melhor dos filmes dobre o heróis mas, querer colocá-lo como melhor filme candidato ao Oscar ou ao Globo de Ouro, acho um pouco de exagero. Quem sabe, se fosse criadas subcategorias para distinguir os filmes de acordo com o gênero, tanto este como muitos outros poderiam ser premiados. Minha observação é Heat Ledger, o Coringa, deveria ter sido indicado sim, mas como ator principal e não coadjuvante. O filme é todo dele. Não seria nada mal se o título fosse Coringa - Contra o Cavaleiro das Trevas.
Comentário de: ludimilla [Visitante]
23.01.09 @ 16:19Sem dúvida....na veradade desde q Nolan botou a mão nas histórias do batman elas ficaram excelentes. o filme é ótimo, tem fôlego, roteiro bem amarrado e nada clichê, mas era de se esperar, o oscar há mt tempo ñ é parãmetro de bons filmes...
Comentário de: José Roberto [Visitante]
23.01.09 @ 17:31Só se for na categoria de filme mais chato do ano. Aliás, esses ilmes do Batman se superaram um após um nessa categoria. Filme de ação que dá sono não é de se desprezar para o Oscar.
Comentário de: Maria Carolina Hernandez [Visitante]
23.01.09 @ 17:53De boa... O Oscar só vale para uma coisa... Ver gente bonita, e no meu caso, os vestidos das atrizes também... De resto, quando não entedia o telespectador, só decepciona!
Mas tô curiosa pra ver como o Hugh Jackman vai se virar como apresentador esse ano!
Comentário de: Teresa [Visitante]
23.01.09 @ 18:35Olá!
Gostaria que vc comentasse algo sobre o filme " The Wrestler", em que o Mickey Rourke ganhou o Globo de Ouro de melhor ator e agora está indicado para o Oscar. Ele está realmente bem ou sou eu que estou desconfiada à toa que parece só uma tentativa de o reabilitar?
Obrigada!
Comentário de: arthur malaspina [Visitante] · http://hanatirouprimeiro.blogspo.com
23.01.09 @ 21:57Realmente essa tendencia de Hollywood de tentar se desvenciliar do sucesso, mesmo quando ele vem acompanhado de brilahntismo, que é o caso do Batman, é risível, pra não dizer patética...
Comentário de: Cátia Ramos [Visitante] · http://www.movienews.zip.net
23.01.09 @ 22:50Pois é Merten. Concordo em gênero, número e grau. Também fiquei um pouco indignada, mas ainda acho que algum dia mudaremos isso!
Abraços.
Comentário de: PSB [Visitante]
23.01.09 @ 23:28Caro Mertem
Declaro já que não tenho nada contra qualquer tipo de gênero de filme, contanto que seja bem feito. Assisti a esse Batman e achei um lixo. Isso mesmo, um lixo. Entendo que cinema trata de imaginação e fantasia, mas tudo tem limite. Exageros podem ser insuportáveis (talvez uma poucas vezes sejam suportáveis). Gostei MUITO de Homem-Aranha 1, o segundo foi um pouco inferior e o terceiro se tornou um nada.
Quanto ao Batman, vejamos:
1-O Batman (não o Bruce Wayne) tem uma voz exageramente, como diria, gutural, de modo que se torna ridículo ver B. Wayne com uma voz normal e o Batman com um voz MUITO diferente, muito gutural. Não cabe aqui o argumento de que ele mudaria a voz para não descobrirem sua verdadeira identidade. Acredito em que eu esteja certo ao dizer que ele muda a voz para parecer mais másculo ou mais negro, você sabe, cavaleiro das trevas.
2- Ninguém prevê o futuro, nem mesmo o Coringa, e acho que concordamos com isso. Mas ele SEMPRE tem um plano preparado para qualquer circunstância, mesmo que em cerca de 2 horas ele tenha de colocar MUITAS BOMBAS em um hospital sem ninguém saber disso.
3-História boba e difícil de engolir no final, quando Batman se sacrifica para assumir os assassinatos do promotor Duas-Caras e salvá-lo. Se minha memória não falha, na mesma noite em que o promotor cometeu os crimes havia ataques do Coringa e seu grupo. Ora, penso que seria igualmente fácil atribuir os crimes ao grupo do Coringa, ou deixá-los não resolvidos. A policia, é claro, colaboraria para a não resolução dos crimes, assim como colabarariam para fechar os olhos e divulgar que Batman é o assassino. MAS... MAS o filme é meio negro - você sabe, o cavaleiro das trevas, o filme tem de ser meio negativo. Então Batman, o salvador da cidade, tem de ser visto como um assassino.
4- H. Ledger trabalhou razoavelmente, isso reconheço. Seu Coringa, no entanto, ficou ridículo. É um louco, mas lembra muito mais um louco bobo, apesar de perigoso e mortal. Louco bobo? Sim, se o comparo ao Coringa que conheci em alguns gibis e filme do Batman. O Coringa sempre me pareceu louco e 'genial', louco, mas não completamente louco como um sujeito que pensa ser Napoleão e baba acordado. O desse filme me parece louco e meio bobo: rouba um banco no início do filme e, quando recebe milhões de dólares, põe fogo no dinheiro. Um bobo que quer apanhar do Batman. Isto é, é um Coringa muito mais doido varrido que os Coringas clássicos, NO ENTANTO, acredito, o Coringa não é simplesmente um completo doido varrido mortal, mas um louco genial com um pouco de razão ainda.
Por tudo isso acima, e ainda por outras coisas menores que não explicarei - roteiro meio idiota, sujeito que descobre identidade do Batman e recua ao pensar que o Batman poderá matá-lo, embora o Batman seja 'do bem' e tenha por reputação não matar, etc. - considero o filme uma porcaria. Não saí após 30min de filme do cinema porque estava acompanhado.
Comentário de: Marcelo Chueiri [Visitante]
23.01.09 @ 23:53Finalmente alguém que entende mesmo de cinema falando o que está na cabeça de muita gente, eu já estava ficando com vergonha de ter gostado demais desse Batman! Um filme que remexe no fundo dessa sociedade caótica, que acaba com os personagens maniqueístas e caricaturais dessas estórias de superheróis (ou não) , é isso o que está fascinando gente de todas as idades, mas deve ter incomodado os entendidos da Academia...
Comentário de: Mariana Bonfim [Visitante] · http://www.movieyou.com.br
24.01.09 @ 02:52Olá Merten
Não foi so com a ausência de indicações decentes ao Batman no Oscar que senti falta. Wall-E foi um dos melhores filmes de 2008 e continua sendo tratado como "mera animação''. Uma pena para uma Academia que tenta se mostrar modernizada ao prêmiar "filmecos" como Crash e Rocky, mas que ignora as produções que apesar de serem blockbusters apresentam um conteúdo cinematográfico e artístico incrível!
Abraços
Mariana Bonfim
Comentário de: Jefferson Ricardo Lopes [Visitante]
24.01.09 @ 08:20Caro Luis : Se democracia fosse honestidade, este país não teria criado esta crise financeira. A crise de valores que passa a sociedade americana - que está intimamente ligada a condução desastrosa do país pelo ex-presidente - se reflete na sociedade . E o cinema não poderia passar impune.
Comentário de: alexandre [Visitante] · http://estadao
24.01.09 @ 10:51aos que nao gostaram do cavaleiro das trevas,so tenho uma pergunta?!qual o filme em 2008 que bateu recordes de bilheteria?nao e coinsidencia tal comparacao,mas se o filme nao fosse bom nao teria tanta repercusao,e o oscar e irrelevante.nao e a primeira vez que eles dao esta mancada e nem vai ser a ultima,o importante e que os filmes sejam bons,e como grande fa de hq foi um dos melhores do genero,e normal que tenham pessoas que nao entendam a trama do filme,simplesmente nao conhecem o universo do hq,ja atuacao do coringa foi espetacular,eles realmente pegaram a essencia do pernogem do hq para o cinema foi uma bela adaptacao.
Comentário de: Marco Aurélio [Visitante] · http://www.brindeleve.com.br
24.01.09 @ 12:33O O$car goe$ to...
Comentário de: Marco Aurélio [Visitante]
26.01.09 @ 15:43Sinceramente, desde o Oscar dado aquela porcaria do Titanic, esse prêmio perdeu meu respeito...
Comentário de: Tadeu [Visitante]
26.01.09 @ 16:44Acho que bilheteria não tem nada a ver com qualidade artística. Se fosse assim, "Se eu fosse você" seria o melhor filme de todos os tempos. Outra coisa, acho um defeito de um filme excluir que não conhece a HQ. Quer dizer que pra entender o filme é preciso ter lido o gibi antes? Então o filme não é bom. Porque um filme bom esta encerrado em si mesmo.
Comentário de: Gwindin [Visitante]
27.01.09 @ 20:30Eu só queria entender o que tem a ver Picasso com essa história toda?
Comentário de: Corto Maltese [Visitante]
10.02.09 @ 21:17Não é de se estranhar que a Academia tente fazer de conta que O Cavaleiro das Trevas não existiu.
Mesmo entre nós há muitos com preconceito contra o filme e seu protagonista também.
Vai levar anos pras massas realmente digerirem não só o filme, mas o Batman interpretado por Christian Bale, que pra mim é tão bom e genial quanto o Coringa do Heat Ledger.
Um exemplo disso é o colega aí de cima que sugeriu que culpassem o Coringa pelos crimes do Duas-Caras, ao invés do Batman, o que vai contra toda a ética proposta no final do longa.
Só não entendo como certas pessoas podem se dizer "grandes fãs" e considerarem a obra-prima que Nolan fez um subarte e, pior, não enxergarem a complexidade por trás das ações de Batman, Coringa e Duas-Caras.
Quantos filmes ditos sérios terminam com o protagonista dizendo:
"Eu posso ser os dois. O herói e o vilão."?
Comentário de: flavio [Visitante]
12.02.09 @ 10:48para todos que dizem batman nao e bom, nao e tudo isso um forte golpe agora : 4 bilhateria da historia, aclamado pela critica mundial, maior estreia de um filme de todos tempos,maior venda de bluy-ray,fenomeno pop, 7movie screaw,
5people choice, 2 critics awaeds, 2 sag s ,1 globo deouro, 1 bafta, grammy trilha sonora, 8 indicaçoes oscar. que mais o que............
Comentário de: Nelson Costa [Visitante]
06.05.09 @ 18:32Alguém aí pode me ajudar como faço para ler o texto do Heat na integra? Apenas o dele?
Nelson Costa
Deixe seu comentário:
- Fevereiro 2010 (11)
- Janeiro 2010 (52)
- Dezembro 2009 (76)
- Novembro 2009 (58)
- Outubro 2009 (64)
- Setembro 2009 (48)
- Agosto 2009 (64)
- Julho 2009 (93)
- Junho 2009 (57)
- Maio 2009 (91)
- Abril 2009 (74)
- Março 2009 (68)
- mais...

Twitters 
RSS