BLOGS

07.12.08

por Ana Morano, Seção: comentário 12:00:00.

Comparando as vendas das cinco principais montadoras do país nos dois últimos meses (outubro e novembro), a Chevrolet foi a que menos vendeu. Entre automóveis e comerciais leves, a queda foi de 32,5%.

Já as vendas da Renault caíram 31,4%.Volkswagen e Fiat registraram queda de 23,8% e de 23,6%, respectivamente e a Ford sofreu um decréscimo de 29,4%.

Em 2004, a Chevrolet terminou o ano na primeira colocação, até então marca inédita da fabricante no Brasil. No entanto, a passagem da Chevrolet pelo topo do ranking brasileiro foi rápida. No ano seguinte, a Fiat já retomou a liderança do mercado nacional, marca que detém até os dias atuais.

Em entervista ao JT, em junho deste ano, época que o setor automotivo brasileiro crescia vertiginosamente, o Diretor de Marketing da Chevrolet no Brasil, Samuel Russel, afirmou que a liderança do mercado nacional não era o principal objetivo da companhia. O executivo argumentou que a marca almeja ser a melhor escolha para os seus consumidores e por isso concentra esforços para sempre oferecer um portfólio diversificado e com qualidade em serviços.

Em novembro o índice de rejeição da marca foi o mais alto no país, já que a Chevrolet foi a que menos vendeu. Tudo bem que é impossível que todas as marcas sejam líderes e dizer publicamente que a meta da empresa é esta, pode parecer um tanto quanto presunçoso. Mas, algo da estratégia da companhia saiu dos trilhos em novembro.

A crise do mercado automotivo nos Estado Unidos não é fato recente e a dificuldade econômica enfrentada especialmente pela General Motors é notícia que o mundo todo conhece. Apesar da filial brasileira da GM estar economicamente muito mais saudável, em época de crise, não é nada bom ser a marca que registrou a maior queda nas vendas, ainda que seja em um único mês.

O fraco desempenho da Chevrolet no Brasil em novembro já é um reflexo da crise da matriz?

Será que existe medo e receio dos brasileiros em comprar um carro da Chevrolet ou o resultado de novembro é uma simples variação do mercado nacional?

 

Link permanente Permalink 38 comentários

Comentários:

Comentário de: Mané [Visitante] · http://visitante
07.12.08 @ 14:53
Após a era da carroça, a GM foi a marca que mais lançou veículos , trocando toda a linha. Nos últimos anos contudo, mais parece uma VW, com carros envelhecidos e com a frente semelhante em toda a linha, motor 1.8 gastador etc.
O mercado dá o troco.
Comentário de: Formol [Visitante]
08.12.08 @ 12:28
Essa queda não deve ter nada a ver com a crise mundial, e sim com os péssimos produtos da linha Chevrolet a venda no Brasil. Todos os carros da GM são piores que os da concorrência. Comparar o "novo" Vectra com qualquer nipônico da categoria é covardia. Motores beberrões, carros mal feitos e mal acabados e concessionárias abaixo da crítica (acho que só ganham das Yamaha). Já fui fã da marca (tive um chevette e um Opala) mas parece que demitiram todos que sabiam o que estavam fazendo...
Comentário de: Paulo Lemos [Visitante]
08.12.08 @ 12:38
O governo diz para os brasileiros: "comprem, comprem...", mas esquece de fazer a parte dele, que é reduzir os impostos, pois assim, os preços caem e os brasileiros compram.
Quanto a redução da GM eu acho que tem haver com a crise sim e os preços dos carros no Brasil é um absurdo, portanto a filial da GM está saudável.
Um abraço.
Comentário de: SemNome [Visitante]
08.12.08 @ 12:39
Talvez a GM pudesse inovar, por exemplo hoje existem 2 motorizações para a Meriva, 1.4 e 1.8. A 1.4 é muito fraca e a 1.8 é muito cara e gasta muito, talvez a GM pudesse seguir o exemplo da VW com um motor 1.6 potente e econômico, como é o caso do Golf, Polo, etc, e unificar as motorizações em 1.6, ganhando competitividade.
Comentário de: julie [Visitante]
08.12.08 @ 12:46
Nada sei quanto ao atendimento das lojas em todo o país, mas num momento em que a venda e o pós venda são tão importantes, o atendimento da loja de minha cidade é sofrível. Estive lá para torcar meu astra por outro 0 km e a vendendora simplesmente deu valor diferente do anunciado, sem maiores explicações, sem consultar mais ninguém e me virou as costas dizendo: o preço é este mesmo, não posso fazer nada.
Fiz negócio na VW e faria também na Ford, que me atendeu muito bem.
O consumidor também dá o troco!
Comentário de: Roberto Gutierrez [Visitante]
08.12.08 @ 12:51

Já tive automóveis nacionais de todas as marcas e hoje só tenho GM. Não há nada melhor no mercado (quem tem GM sabe disso !). Estou seguro que a empresa vai se recuperar e recuperar a liderança será mera conseqüência.
Comentário de: Roberto Gutierrez [Visitante]
08.12.08 @ 12:53

Já tive automóveis nacionais de todas as marcas e hoje só tenho GM. Não há nada melhor no mercado (quem tem GM sabe disso !). Estou seguro que a empresa vai se recuperar e recuperar a liderança será mera conseqüência.
Comentário de: Alexandre [Visitante]
08.12.08 @ 13:10
A Empresa acomodou-se em oferecer carros com tecnologia de 10 anos atrás e com preços altos, exemplo o Primas, Corsa e etc.
O que não ocorre com a Fiat, Renault, Honda, Peugeot, Ford e até a VW que, a cada dia, oferecem produtos com alta tecnologia e preços atrativos.
Comentário de: eduardo [Visitante]
08.12.08 @ 13:29
Concordo com o comentário acima.A GM do Brasil
não possui carros modernos.Vejam este corsa sedã
1.0(modelo antigo),este Vectra grandalhão sem nenhuma tecnologia(motor antigo e carroceria adaptada)e o Astra da geração do meu avô no qual só fazem mudanças estéticas.Essa regra de
mudanças de lataria sem mudar a essência do carro já era.Queremos ABS,air bag,ar cond. e direção hidráulica de série e com preços de 1o. mundo pois,além de serem caros os nossos carros,não passam de latas de sardinha de 5o. categoria com rodas.Com o máximo de respeito digo que preço de carro no Brasil é safadeza pura
de governo(claro,seu IPVA),montadoreas e revendedoras:basta só ver os descontos atuais para vermos as margens que eram praticadas.Fazem-nos de idiotas.
Comentário de: LM [Visitante]
08.12.08 @ 13:37
A chevrolet tem lançado carros com péssimo acabamento. O acabamento interno é muito ruim, o tecido dos bancos é fraco e de baixa qualidade. O celta já vem torto de fábrica, o volante é torto e o motorista fica com um braço mais esticado que o outro...nem as duas luzes de ré o carro tem...
Economia porca resulta em perda de mercado. O carros de luxo da GM perdem feio para HONDA, TOYOTA e até a FIAT (que tem melhorado muito os carros). VW nem se fala, cada vez pior também... O consumidor precisa mesmo acordar e parar de comprar esses carros "pelados" e mal acabados que só se vende no Brasil.
Comentário de: kuki [Visitante]
08.12.08 @ 13:39
realmente a gm em termos de design e motor estao na decada de 90. carros como a blazer, o vectra hath que parece o antigo monza hath, e motores beberroes sao as marcas da gm atual. ja faz uns bons anos que nao tenho mais carros da gm.
Comentário de: Arnold [Visitante]
08.12.08 @ 14:09
O transporte individual, caro e poluente, não tem futuro nas grandes cidades. É preciso achar outra alternativa, e esta crise pode ser uma ótima oportunidade para repensarmos o assunto.
Comentário de: Mauricio [Visitante]
08.12.08 @ 14:31
Olha, esse papo que o mercado dá o troco por causa de modelo e etc ainda não é a reliadade do Brasil, não somos tão coinscientes assim, o que pesa na hora de comprar um carro é o valor dele. O celta que veio concorrer com o Gol não tem nada de popular, é só voce verificar o preço nas comcessionárias. O brasilkeiro ainda compra em detrimento do valor e não por outras "cositas"
Comentário de: wlademir calderoni [Visitante]
08.12.08 @ 14:32
Acredito que seja uma variação do mercado nacional, pois há muito tempo a Chevrolet fabrica produtos altamente confiáveis no mercado brasileiro e não seria de uma hora para outra que passaríamos a desacreditar.
Acredito também que a turbulência atual nas grandes indústrias automobilisticas americanas irá passar, e teremos dias bem melhores pela frente
Comentário de: Alvaro Pedro Neves Pereira [Visitante]
08.12.08 @ 14:33
Senhores, a GMB é um marco no Brasil, é uma empresa querida e que detem em suas fábricas um nível de qualidade humanitária, igualada ás melhores do mundo., o que acontece com a GM tanto no Brasil como nos exterior é a má administração, os cabides de empregos, projetos "furados", cópias mal feitas de modelos coreanos e chineses, enfim, acredito que vá dar a volta por cima e sacudir o mercado nacional novamente., o principal agora é defenestrar de seus quadros, executivos que nada fizeram, fazem ou irão fazer, que tal em vez de sul americanos no comando, entregarmos os postos principais, SEM PREJUDICAR OS FUNCIONÁRIOS, a administradores mais capazes, que realmente vistam a camisa da empresa. A GMB está com as pernas boas, o principal problema, rewpito e afirmo, e a PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO.
Comentário de: Isabel Kobayashi [Visitante]
08.12.08 @ 14:59
No início dos anos 90 o chamado carro "popular" (1.0) chegou ao Brasil com o preço final ao consumidor de aproximadamente US$ 7000.00 Hoje este preço está em torno de US$ 14000.00. Concomitantemente, várias marcas de veículos, sobretudo franceses e japoneses, tipo sedam, foram introduzidas no Brasil, com tecnologia bem mais avançada em relação à chevrolet. Infelizmente, ainda aqui no Brasil, equipamentos de segurança tais como air bag e freios ABS são vendidos como artigos de luxo...Existe uma lei que está tramitando há anos no Senado para tornar esses itens obrigatórios; e eu, particularmente,concordo. Obviamente, o consumidor irá sempre fazer a antiga análise do custoxbenefício. O mercado precisa se ajustar à demanda.
Comentário de: Franco [Visitante]
08.12.08 @ 15:00
CLARO que não é o problema da GM/Cede nos EUA refletindo no BR... o problema é que determinados automóveis como o Vectra/Zafira por exemplo, têm motores 2.0 8v que fazem 5.0L a 6.0Km/L no Álcool na Cidade... quando se fala em revisão não entende direito sobre os custos envolvidos, é confuso...
Acho que na Linha 1.0 e 1.4 a GM faz um excelente trabalho, o qual tiro o chapéu, mas na linha 2.0 me parece abandonada... fui visitar diversas consessionarias em outubro para achar boas oportunidades e a GM na linha de carros 2.0 é a que menos me atraiu.. se eu fosse para comprar 1.0 e 1.4 aí a GM dá um show..
A GM no Brasil tem autonomia e uma excelente equipe, o que falta é maior espaço apra a GM Brasileira inovar, dá impressão que algumas vezes tenta inovar e a GM/EUA barra propostas...
Se for ver todas grandes redes tiveram decréscimos semelhantes, acho que é possívela ela se igualar as demais ao longo do próximo trimestre... Viva GM Brasileira!
Comentário de: Luiz Antonio Sanson Jr. [Visitante]
08.12.08 @ 15:04
A Chevrolet passou mais de 30 anos empurrando goela abaixo o Opala, sem modificar nada, apenas lanterninhas. Por essa falta de respeito ao consumidor, por considerar o mercado e o povo brasileiro periféricos, eu espero veementemente que a GM exploda. Que vá pro inferno com seus carros de motores antiquados (outro desrespeito), com o atendimento ridículo em suas concessionárias, etc., etc., etc.
Comentário de: Marcelo [Visitante]
08.12.08 @ 15:09
Esta queda é culpa exclusiva da propria GM que colocou suas concessionarias arrogantes ao ponto de me perguntar se eu ia comprar mesmo um modelo que estava pedindo para ver, concluindo, comprei tres renault, pois, o vendedor me tratou bem e sem me olhar de cima em baixo.
Sou favoravel ao fim da GM
Comentário de: orlando [Visitante]
08.12.08 @ 15:55
Em 1996 comprei um corsa OK 1.0 com 40 mil.quil. deu problema no comando de valvulas.
Hoje tenho um celta 2005 com 35 mil quil. esta na oficina com o mesmos problema.No proximo mes estou trocando de carro e de marca.
Comentário de: Marcos [Visitante]
08.12.08 @ 15:56
Está na hora da GM e Ford tratarem os consumidores brasileiros como tratam nos países q se dizem de primeiro mundo, só q eles não tem um tostão no bolso, é tudo financiado pelos Bancos Americanos. Parabéns a FIAT que traz todas as inovações de carros para cá. Eu só vou comprar carro que ofereça acessorios como AirBag de série. Em 2007 a GM brasileira foi que segurou a crise na GM americana, pq aqui estava dando lucro. Aí, eu pergunto: o consumidor brasileiro é bobo pra pagar por um Vectra GT mais de R$ 60 mil num carro que tem proposta de esportivo e anda menos que o Focus GL 1.6? Por que motivo o propulsor 2.4 não é oferecido aqui? Os preços do modelo vendido na Argentina partem de 67.450 pesos (R$ 38 mil - GLS 2.0), passando por $ 74.150 (R$ 41,9 mil - CD 2.4) e fechando em $ 78.150 (R$ 44 mil - 2.4 CD automático). Preços muito mais baixos que os praticados no Brasil, claro. O BRASIL É O PAÍS DOS IMPOSTOS e o governo poderia diminuir os impostos dos véiculos para manter a industria automobilistica aquecida, já que pagamos quase metade do carro em IMPOSTOS.
Nosso mercado é várias vezes maior que o da Argentina e preços ABSURDAMENTE MAIORES. Qual o problema com o consumidor brasileiro? Não interessa para as fabricantes? Ou é tão bobo que só compra das quatro grandes e as outras que se danem? É difícil entender…E SE DEUS QUISER ... QUE VENHA HYUNDAI NELES, olha o i20 chegando, e o i-30 também, carros melhores, repleto de acessórios e preço de gol , que convenhamos o preço do GOL pelos acessorios que oferecem devem estar de brincadeira.
Comentário de: A.Sergio [Visitante] · http://grell.com.br
08.12.08 @ 15:57
Carros feitos para mulheres. Como meriva, celta e outras tanqueiras sem estilo nem personalidade. Cheios de gavetas e porta-trecos. Parece que se está comprando um armário embutido e não um carro. Saudades dos Opalões, Caravans e dos Monzas,desejados por todos. Hoje os "designers" brasileiros aumentam o astra e dizem que é um vectra. Trazem da Austrália um sedã. Como pode? esqueceram que no Brasil, GM sempre foi carro com desenho alemão? Isso agradava. Tinha tecnologia e desenho.
Danem-se. Os japoneses estão ensinando o que é tecnologia, desenho e paixão por automóvel.
Comentário de: Brasileiro puro [Visitante]
08.12.08 @ 16:06
Eu como um Brasileiro autêntico, representando toda a massa, digo que o brasileiro não sabe comprar carro e aceita pagar uma fortuna por algo que nao vale a metade. Nao vale pois essa metade é puro imposto e o GOVERNO, não abaixa os impostos porque sabe que os brasileiros, maria vai com as outras compram so de ver o comercial. A cabeca do brasileiro é tao fraquinha que basta um comercial para mudar a cabeca do cara. Se os brasileiros pararem de comprar carros de uma vez por 6 meses, só 6 meses!!!, já sera o suficiente para o governo quebrar os impostos, mas o o governo sabe que os brasileiros são burros entao ao invez de abaixar impostos, fazem os bancos financiar em 80 meses, mais de 6 ANOS PAGANDO por um automóvel, um absurdo mas a grande maioria dos brasileiros topa ser feito de trouxa, paraben trouxas!
Comentário de: Samuel Kruger [Visitante]
08.12.08 @ 16:55
GM para mim sempre esteve ligada a carros luxuosos, com bons motores 2.0 ou superior. Nos ultimos anos a GM não mexeu em seu time que estava ganhando, ou seja, dos carros luxuosos e passou a investir nos carros populares. Nesse meio tempo, chegaram japoneses dispostos a entrar na briga dos carros luxuosos, só que, ao invés de grandes motores 2.0, lançou carros grandes com motores menores, com bom desempenho e, o mais importante, econômicos. GM acorda. Invista já em motores melhores e acabamento idem, não para concorrer com os japoneses hoje, mas para concorrer com eles amanhã, pois, com certeza, eles devem estar investindo para melhorar ainda mais, os seus já excelentes carros. Hoje sou fã da Honda e da Toyota, como no passado, fui fã da GM.
Comentário de: Jorge Martins [Visitante]
08.12.08 @ 17:03
Na minha opinião, o problema não é GM Brasileira, e sim o Governo Federal que cobra impostos altíssimos, sem fazer nada, onerando os preços dos veículos. Bastasse baixar os impostos que população compraria ou consumiria mais, quer seja na industria têxtil, automotiva ou eletro eletronica.
Comentário de: Luis [Visitante]
08.12.08 @ 17:11
As motorizações do Vectra, Astra e Blazer são literalmente do século passado. Os 2.0 da GM tem menos potência que os 1.7 e 1.8 da Honda e Toyota, que, além disso, consomem 20% a menos. Os motores japoneses (1.7 e 1.8) são mais potentes que os da GM (2.0) e muito mais econômicos. Em 2009 o Civic e o Corolla serão 2.0, com 160 cv e extremamente econômicos. O 2.0 da GM tem pouco mais de 100 cv. As deficiências da GM também envolvem design, acabamento, itens de sgurança e outros. Esta montadora está sobrevivendo a custa do bom nome conquistado no passado. Mas o prestígio está no fim. É só ver as curvas de vendas da GM e sua linha de carros ultrapassada. Paralelamente, vemos o avanço tecnológico dos carros coreanos e também a crise das montadoras americanas. O futuro está bem claro na área automobilistica.
Comentário de: edval de aguiar lima [Visitante]
08.12.08 @ 17:26
moro e trabalho na GMB em sjcampos, acredito que falhas acontecem em todas as marcas, e que o contesto intenacional tem prejudicado tbm, mas ja tive bons e maus carros de outras marcas com tbm chevrolet, tenho certeza que esta crise deva trazer muito aprendizado para as montadoras e para os consumidores, o futuro dira...
Comentário de: Zé da Praia [Visitante]
08.12.08 @ 17:35
Os carros montados no Brasil são ridículos. Os preços são absurdos e para alguns modelos a revenda cobra ágio.
Pior: o brasileiro besta ainda compra essas coisas.
Está na hora do basta: não comprar e exigir melhorias, qualidade, segurança e bom preço.
Comentário de: ROGERIO FERRAZ [Visitante]
08.12.08 @ 17:52
Ana Morano,

Você está "secando" a GM. Veja que a Renault e a Ford cairam quase o mesmo percentual.

Ou melhor: nunca vi esta disputa de "qual montadora caiu mais". Se fizer um levantamento, provavelmente houve meses em que foi a VW, a Fiat, etc...

Espero que o olho gordo não seque a GM, e que a industria automobilistica se recupere.
Comentário de: sergio leite [Visitante]
08.12.08 @ 17:56
Estamos vivendo tantas mudanças no mundo, que não sabemos para onde iremos, mas que este sistema esta com as horas contadas, isto esta. Agora quem sabe coloquem carros com energias alternativas no mercado. Carros movidos à AR ( veja MDI Motors ), movidos à eletricidade, etc.
Comentário de: Fábio Martins da Silva [Visitante] · http://famarsil@bol.com.br/FM Silva
08.12.08 @ 18:22
Paulo Lemos meus parabéns, você disse tudo,
o governo do "nosso" Brasil cobra em determinados modelos mais de 40% de impostos,
enquento os E.U.A. cobra 7% e Japão 6%.

Imagine, se a maior potência econômica e bélica do mundo cobra 7%, porquê aqui é este absurdo
de imposto ? Sim maior potência com muito mais
investimentos, cobra menos!

Com tudo isto, temos ainda que ouvir tremanda imbecilidade, comprem, comprem. Sem levar em conta que ouve-se dizer que o governo não tem recurso.
Comentário de: Mané [Visitante] · http://visitante
08.12.08 @ 18:24
A GM foi uma montadora que trocou todos os seus produtos após o Collor chamá-los de carroças e abrir um pouco a importação.
Contudo, faz tempo que a GM se tornou uma VW, todas as frentes dos carros são iguais, tem motor beberrão 1.8, e os modelos estão muito desatualizados se comparados com a Europa. Portanto está colhendo os resultados.
Comentário de: KEForex [Visitante]
08.12.08 @ 18:37
A GM produz carros péssimos não só aqui nos EUA como também ao redor do mundo, inclusive Brasil. Os custos associados a produção, o poder enorme dos sindicatos e a completa falta de capacidade de se movimentar rápido no mercado fez com que a GM ficasse pra trás. Aqui nos EUA o consumidor decide não apenas com o bolso na hora da compra, mas também na hora de fazer manutenção e revenda. Os carros GM, Ford e Chrysler são horrívelmente acabados por dentro, é tudo plástico vagabundo que simplesmente não concorrem com os carros Japoneses no mesmo segmento. Sem mencionar o custo de manutenção. Os carros japoneses simplesmente não quebram. Moro aqui a 10 anos e tive um carro GM a 9 anos atrás - Porém já são 8 anos que só compro carros japoneses. Hoje dirijo um Lexus, carro praticamente indestrutível, motor V-8 de 380HP e 8 marchas que faz 14Km/l na estrada e 11 na cidade. Precisa comentar mais?
Comentário de: kuki [Visitante]
08.12.08 @ 19:13
So para lembrar mais um detalhe com relacao ao atendimento das concessionarias da gm, que sao pessimos. Ja entrei em loja que o vendedor nem levantava a bunda da cadeira para lhe atender. Em outra ocasiao, o vendedor nao conhecia nada do carro que estava vendendo, se perdeu ate para abrir a tampa do capo.
Sem falar que quase tudo é opcional nestes carros e quando voce soma tudo, fica mais caro que um modelo de montadora japonesa ou koreana. Ou seja, somando carro ruim + atendimento ruim + preco caro = falencia.
E o pior que tem gente que ainda diz que opala é que era carro, sera que o cara esquece que ate retrovisor direito era opcional no opala?

Comentário de: luiz [Visitante]
08.12.08 @ 19:16
Tive uma grande alegria qdo pulei de um fiat 1.0 para um GM 1.0. Delá pra cá ou a GM parou no tempo ou Fiat correu atrás do prejuízo. Não gosto de ambas.

Fui pra Peugeot (1.4, eba, 1.0 e jaboticaba, só no Brasil). Admito que em vários aspectos de robustez e manutenção são inferiores aos GMs, mas como não uso carro pra bater, vejo vantanges em centenas de outros itens, e no principal deles: o preço inclui o que nos outros nem acessório é.

Aliás preço é 1 sacana_gem, qualidade, outra. O Procon não garante a validade das "garantias dadas" pelos fabricantes.

Me digam quem fica com a nossa grana? o governo, os vendedores, as matrizes? Onde vai aprar o nosso dinheiro? Me expliquem, por favor?
Comentário de: Sergio [Visitante]
08.12.08 @ 19:18
Impostos? As montadoras aumentam os preços, e claro os valores dos impostos aumenta proporcionalmente. Os carros GM não possuem nem design atual , nem tecnologia, o verctra novo possui só o exterior, o resto e a mesma coisa do Astra. Sobre o motor 1.8 não difere em nada do motor do Stilo. O problema não é só motor. Temos os carros mais caros do mundo, com os piores equipamentos de série. Eu estou trocando meu Golf por um japonês, ainda não defini se toyota ou honda, experimentei Ford, GM e Fiat e todo são muito ruins perto dos japoneses, meu mecânico compartilha da mesma opinião, na oficina dele só vejo carros VW, Ford e os franceses...(espec. em automáticos).
Comentário de: delubio lopes de paula [Visitante]
08.12.08 @ 21:01
Tá tudo errado.
Tem gente que ainda acha que é só o governo abaixar os impostos, que cai de preço os carros.

Quem disse isto....

Engano total. Somos egoístas demais pra ver que somos NÓS, que estragamos o mercado.
Comprar carro financiado 1.0 zero quilometro em 60x e custo final de R$53.000,00 reais num carro ridiculamente pobre em tudo.
É demais, é querer demais.
O governo sozinho não é o culpado disso não.
Os maiores culpados somos nós mesmos.
Compramos carros fracos, motorização ridícula, acabamento pobre, tecnologia de 20 anos atrás, pelo preço de um HONDA CIVIC COMPLETO nos EUA.
É isso.
Se aceitamos isso. Eles (as montadoras e o governo) não vão querer saber de nada.

Não há união, o povo brasileiro é extremamente egoísta. Este é o verdadeiro fato.
Culpar os outros é fácil, tô de saco cheio dessas conversas fiadas.
Não compre carro zero, não compre por 6meses ou mais, façamos uma campanha, e vamos ver no que dá....
É o óbvio que vai acontecer, vão ter que repensar a industria automobilistica como um todo, e o governo é obrigado a fazer sua parte.
E isso vale pra tudo não se esqueçam....
Comentário de: macamaro [Visitante]
09.12.08 @ 00:36
A GMB já produziu e vendeu coisas muito piores do que temos atualmente. Porém, nos anos 90 ,tivemos alguns modelos que foram lançados simultaneamente pela Opel e pela GMB. Modelos atualizados, modernos e de boa qualidade. Infelizmente, nos últimos anos, a GMB abandonou essa prática. Os carros da GMB sofrem de falta de personalidade. Seguem um estilo defasado, tudo muito parecido e sem nenhum apelo. Não que a GMB esteja sozinha neste tipo de prática bem comum entre as montadoras no Brasil. Adoro a Chevrolet e seus modelos que marcaram época entre nós, mas diante da qualidade e eficiência apresentada pelos japoneses feitos aqui, fica difícil imaginar a sobrevivência da GMB como conhecemos hoje.

Deixe seu comentário:

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do blog.

Seu endereço de email não será exibido nesse site.

Sua URL será exibida.

Tags XHTML permitidas: <p, ul, ol, li, dl, dt, dd, address, blockquote, ins, del, span, bdo, br, em, strong, dfn, code, samp, kdb, var, cite, abbr, acronym, q, sub, sup, tt, i, b, big, small>

authimage

Opções: (Quebras de linha se tornam <br />)
(Configura cookies para o nome, email & url)

 

Lúcia Camargo Nunes é curiosa por natureza. Adora combinar carros com boa música e escreve todas as segundas

Mário Curcio está no blog às terças. Avalia carros, motos e outras "coisas" com rodas!

Rafaela Borges é uma jornalista que não descansa nunca. Adora falar sobre marketing e mercado dos carros. Escreve todas as quartas

Tião Oliveira fica o tempo todo de olho no mercado de novos e usados, adora acelerar carrões e escreve às quintas

Nícolas Borges lê o JC desde 1982 e prega o prazer de guiar, de uma bicicleta motorizada a um superesportivo.

Luís Felipe Figueiredo, é de Cruzeiro, gosta de graxa, velocidade e guitarras. Prefere potência específica a cilindrada.

Michel Escanhola, Herdou a paixão por automóveis do avô, mecânico. Cauteloso e antenado com o mercado, não se impressiona com carrões. Prefere sempre a melhor relação custo-benefício.

Viviane Biondo, Carros sempre a fascinaram. Acredita que sem eles e uma trilha sonora, não se contam boas histórias. Detalhista, está sempre atrás dos porquês de tudo. Os modelos compactos são seus preferidos.

>





Todas as Palavras
Qualquer Palavra
Toda a frase