BLOGS
24.11.09
por Marcos Guterman, Seção: Religião 23:59:16.
As crenças religiosas são favorecidas pela seleção natural e estão encravadas nos circuitos cerebrais humanos desde antes da dispersão dos nossos ancestrais a partir da África. É o que sustenta o jornalista Nicholas Wade, do New York Times, no livro “The Faith Instinct: How Religion Evolved and Why It Endures”.
Para Wade, esse aspecto “genético” da religião explica por que razão ela está presente em todo o desenvolvimento das sociedades em qualquer parte do mundo. Em sua opinião, a religiosidade confere coesão social – que pode ser usada para o bem ou para o mal.
Comentários:
Comentário de: Miguel P [Visitante]
25.11.09 @ 01:45
A imbecilidade dos opinólogos profissionais não tem limites ...
Comentário de: jairo [Visitante]
25.11.09 @ 02:17Religião, Patriotismo, Regras sociais...
São como softwares, programas colocados no disco virgem da mente, na linha de montagem de seres humanos, todos máquinas pertencentes e a serviço do Estado...
Comentário de: jan z. volens [Visitante] · http://nao tenho
25.11.09 @ 06:04Wade explica os beneficios producidas pela organizacao comunitaria da religiao nos povos paleoliticos. Mais hoje, devemos ver a religiao como uma enfermidade mental adquirida pelo comprador, e um negocio duvidoso do vendedor.
Comentário de: Anna H. [Visitante]
25.11.09 @ 06:15Guterman, já lí a respeito nos meus tempos de estudante, e todos os autores batiam na mesma tecla: coesao social. Do meu lado, penso com modéstia que a religiosidade de um povo deveria ser sempre no sentido do bem, senao, caso contrário, chamaríamos de anti-religiao (satanismo, luciferanismo, sao seitas não-religiosas), entao acho que no fundo há sempre uma boa intenção no começo. Quem deturpa este sentido é geralmente um só homem com certo grau de insanidade mental, que influencia os demais, e que faz da religião uma arma de dominação e maldade. Assim, nem sempre procura a coesao social mas a manipulação das mentes pelo terror.
Comentário de: cg [Visitante]
25.11.09 @ 08:02Caro blogueiro
O jornalista constatou o óbvio.
E óbvio também que os líderes religiosos conhecem essa força as usam para criar massas de manobra.
Para o bem ou para o mal depende do nível de esclarecimento das pessoas, que vai da fé, quando enxergam a religião como um bem coletivo, ao fanatismo religioso, quando enxergam a religião egoísticamente, mas fazem parte da manada.
Por isso, por puras razões pessoais, muitos "líderes religiosos" usam essa massa para se dar bem.
Mas isso também é óbvio....
Comentário de: Alexandre Carlos Aguiar [Visitante] · http://www.caminhosdaciencia.ning.com
25.11.09 @ 09:32Religião é sinal de esquizofrenia coletiva.
A crença é um recurso do cérebro para dar conforto ao humano, para fazer-nos sentir a necessidade de se apegar a algo que nos faça enfrentar o desconhecido.
É muito mais um reflexo condicionado, o "babar pelo sino" de Pavlov.
É benéfico em certa medida, mas quando se perde o controle da crença, vira religião e misticismo.
Aí não tem nada de genético ou evolutivo.
Comentário de: Rogério [Visitante]
25.11.09 @ 09:59O relato abaixo não passa de um exercício lúdico de especulação pseudo filosófico-científica, totalmente adequado para a mesa do boteco da esquina, se não estiver bêbado, não leia.
Concordo, o pensamento religioso faz parte da natureza humana, em qualquer lugar e em qualquer tempo os povos possuem a sua, e manifesta-se coletivamente por nossa natureza social. Já li algo a respeito de haver estruturas do cérebro que favorecem o aparecimento do comportamento e pensamento religioso. Não creio que possa haver algo específico para a religião, no entanto há localizadas em regiões mais "baixas" do encéfalo locais que gerenciam o comportamento de manada e nesse comportamento provavelmente está inserido o respeito à autoridade, ao líder da manada.
Como essa manada não chega a ser tão estúpida quanto a dos ruminantes, tem uma consciência maior sobre si mesmo, questiona o por que da vida, a sua origem e o seu fim. Acredito que tudo isso associado deve favorecer a imaginação de uma autoridade máxima intangível, um deus que nos provê e que nos julga, condena ou premia, e que fornecerá a vida eterna, nos afastando definitivamente de nosso medo mais visceral.
Se houvesse uma área específica no cérebro para coordenar o pensamento religioso teoricamente o Ateu não a teria, mas este como todos possuem esse instinto de rebanho e possivelmente intelectualiza a não existência de um deus, há relatos sobre o fato da ciência estar preenchendo este espaço preenchido desde os primórdios pelo barbudo lá em cima.
Ao contrário do que alguns pensam, religiosidade não está associada necessáriamente à ignorância e desprezo pela ciência, muitos cientistas acreditam em um deus, Stephen Halkins por exemplo fala sobre essa possibilidade em seus livros dedicados aos leigos.
Nada sou especialmente contra religiões, mas é preferível ter um olho crítico sobre elas para não cair no risco de nos deixarmos levar junto com a manada por líderes que portam procurações do mandachuva celestial, é muito poder investido em algumas cabecinhas.
Comentário de: João Só [Visitante]
25.11.09 @ 11:46Concordo com o jan volenz. Talvez fizesse algum sentido antes do iluminismo. Hoje em dia...
Comentário de: Glúon [Visitante]
25.11.09 @ 12:07
Entreouvindo comentaristas:
- Qual a sua opinião sobre os assuntos dos dois últimos posts?
- Bem, creio que eles deveriam ter sido publicados sob a mesma seção.
- E por que misturar diplomacia do Brasil com religião?
- Ora, o blog não é de política internacional e algumas coisas legais?
Comentário de: ammadeuss [Visitante]
25.11.09 @ 13:59Errado. Crenças no sobrenatural e coisas semelhantes é claro que estão nos primórdios da humanidade, mas elas serviam de explicação ao que era inexplicável, digamos, racionalmente. Um trovão, chuva, coisas do gênero para tribos e sociedades primitivas que não conheciam o processo, era explicado dessa forma: deuses ou entidades sobrenaturais.
Mas aí, com o tempo, alguns espertos viram que essas explicações poderiam ser usadas (e muito bem) para manter alguns sob controle. Daí surgem os sacerdotes dotados de poderes especiais para entender e explicar aos humanos comuns o que os deuses queriam dizer.
O processo continuou e a retórica religiosa/sobrenatural adquiriu mais elementos e se tornou um discurso articulado, não-lógico, que é capaz de explicar um monte de coisas que as pessoas comuns não encontram explicação plausível (em suas mentes).
Como é possível, por exemplo, que pessoas creiam em possessões demoníacas, em encostos, em magia negra, etc e tal?
Outro dia vi um programa, em que pastores evangélicos falavam do fim do mundo, e da ascensão do anti-cristo. Era tanta besteira, que fiquei me perguntando se aqueles pastores realmente acreditam naquelas sandices todas ou vendem aquele peixe para os que não têm muito tempo de pensar ou procuram explicações fáceis para seus fracassos e dilemas pessoais.
Enfim, religião é um absurdo.
Comentário de: MP [Visitante]
25.11.09 @ 14:44Religião não é o problema, o problema chama-se egocentrísmo, egoísmo humano.
O culto à divindades é algo muito benéfico ao homem pelo fato de em primeiro momento descentralizar a sua atenção do seu próprio umbigo, para necessidade de servir ao próximo, considera-lo como parte de sí mesmo, e uma divindade como ele mesmo.
Neste quesito todas as religiões tem como base o amor a Deus, seguindo de práticas como a compaixão ao próximo, aos menos favorecido, etc.
A questão é que ensinamentos praticados por alguns excelsos seres que passaram pelo mundo como Jesus Cristo, Sri Krishna, Buda Gautama, alguns profetas,entre outros, trnasformam-se em dogmas e passam a ser usados egoisticamente para manter o poder.
Foram criadas grandes organizações completamente dissociadas das idéias originais de seus profetas, e ái citamos Islamitas, cristianistas, hinduístas.
O dogma vira a ordem do dia, e os lideres destas organizações percebem uma maneira de manipular as massas. Primeiro que consideram exceto o seu modo de pensar o único, excluindo quaiquer chance de pesquisa de o modo de pensar do outro ser aceito.
Começam aí as perseguições, as lutas, os conflitos de forma a manter a predominancia de sua visão egoísticamente chamada de o "ÚNICO" caminho.
Esta forma de comportamento distanciada há muito de seus idealizadores iniciais transformam-se em DOGMAS oficiais e aqueles que nãom aceitam são considerados infiéis,pecadores, excomongados, ou seja devem ser extirpados do convivio social.
O maior perigo é quando estas religiões conduzidas por ignorantes ególatras chegam ao ponto de manter o poder do estado, com um exército e armas poderosas.
Chegará um dia quando a religião unida a pesquisa cientifica derrubará muitos mitos e dogmas enraizados artificialmente na mente humana
Um bom exemplo seria a prática da meditação cientifica, como instrumento fundamental para o homem conhecer a sí próprio.
Técnicas milenares, usadas a 4.000, 10.000 anos atrás pelos orientais são pesquisadas por cientistas e tem a sua efícacia comprovada para manter a saúde mental e física.
Sã técnicas consideradas religiosas, mas não deixam de poderem ser comprovadas por quelauer um através da prática diaria.
A acupuntura, milenar arte chinesa era até pouco rejeitada pela jovem e metida a saber-de-tudo medicina ocidental.Não se permitia nem se pesquisar a respeito pelos donos da verdade do ocidente, isto é um exemplo de dogma que caiu.
E assim para a mente pesquisadora e isenta de preconceitos,muitos dogmas cairão com o tempo, e então " Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará".
As leis Cósmicas existem independente do ser humano conhece-las, oun aceita-las, porque a evolução espiritual não para.
Comentário de: Dr.Massarandba [Visitante]
25.11.09 @ 15:08Se faz parte da selecao natural....ai eu ja' acho que e' meio especulativo demais.
Comentário de: Alexandre C. Andrade [Visitante] · http://sciencecultureknowledge.blogspot.com/
25.11.09 @ 16:33A teoria não é novidade. O melhor livro que já li sobre o assunto foi The Science of Good and Evil, de Michael Shermer.
O livro descreve o processo evolutivo que pode ter dado origem ao nosso senso de certo e errado, que emerge de nossa convivência como seres sociais.
Se alguém se interessar em saber mais, basta clicar no link do meu blog (acima) onde, no penúltimo post, incluí o vídeo de uma entrevista em que Shermer fala sobre o livro.
A religião para ele, é apenas um recurso que usamos para codificar essa "lei natural" (ele não usa este termo, mas é disso que se trata, afinal).
Nossa necessidade de atribuir sentido às coisas, uma vantagem evolutiva, tem como efeito colateral o fato de que, frequentemente, atribuímos sentido àquilo que não tem.
Como seres racionais, conscientes de nossa própria existência e mortalidade, é natural que sintamos uma angústia existencial que nos leva a buscar consolo e escape.
Comentário de: Fabio Unique [Visitante]
25.11.09 @ 17:03No mundo antigo e na Idade Média, a mera presença de infiéis era motivo de medo e desconfiança, tanto entre pagões (antiguidade) como Católicos (idade média). A lógica era que a presença de infiéis na comunidade chamava a atenção negativa do sobre-natural, causando punições sobre-naturais a comunidade. Se querem chamar isso de "coesão social", fiquem a vontade, mas eu chamo isso de "coerção social", e se eu estivesse errado, um raio teria caído na minha cabeça.
Deus sempre protege os infiéis, deixando aos religiosos o jogo sujo de vender terrenos na lua e apontar o dedo e pedir a eliminação de quem não acredita na existência desses terrenos.
Essa pesquisa, ao chamar coerção social de coesão social, é irresponsável.
Comentário de: Rogério [Visitante]
25.11.09 @ 17:13"Chegará um dia quando a religião unida a pesquisa cientifica derrubará muitos mitos e dogmas enraizados artificialmente na mente humana
Um bom exemplo seria a prática da meditação cientifica, como instrumento fundamental para o homem conhecer a sí próprio."
Legal MP tudo a ver, por este ponto de vista religião, filosofia e ciência são ramos da mesma árvore, a eterna e insaciável curiosidade humana.
Comentário de: O Templario [Visitante]
25.11.09 @ 20:28So sei que uma investigacao da rede cbs ou abc(nao me lembro qual) descobriu que todos os pacientes de cancer curados"supostamente" pelo profeta de Deus, o Grande benny hinn(,inuscula mesmo) morreram todos.
Um grande amigo espirita de mesa branca etc, consultava o tal de Dr. Fritz e morreu de cancer tb e as igrejas evangelicas por este mundo de Deus estao cheias de incautos, ignorantes que se encantam com o canto da sereia.
Prometa e eles, emprego, casa propia, prosperidade em geral, cura de suas doencas, livres do cigarro, drogas e alcolismo, prometa a eles a felicida aqui e depois e vc verao eles se congregarem.
O Pastor que se vista de terno importado, brilhantes nos dedos, aviao a jato e carros importados etc e eles virao. O pastor prometa tudo desde que deem os dizimos e os coitados tiram da mesa e dao ao ladrao.
Nao sao homens de Deus. Existem macedos por este mundo afora que vcs nem imaginam
Imaginem aqui, nesta nacao, os indocumentados e sem emprego. Todos estao gritando e esperniando aleluia aleluia e so nao lembram de se porem diante de Deus , que alias nao e surdo, e pedir paz e conforto e forca para lutas com as mazelas que enfrenta.
Um amigo morreu a pouco, fiquei sabendo, morava la na Florida..Desistiu dos remedios pq Jesus havia curado seu coracao. Acabo de mandar um abracao para a viuva.
Fiquem com Deus. Ele existe mas nao e opio para estupido nenhum.
Quer emprego, va procurar, quer se curar? va ao medico, quer um carro novo? compre depois que ajuntar, quer green card? va a um advogado e Deus se alegrara de ver o seu esforco
O Homem da Cobra esta solto..coisa de loco
Comentário de: MP [Visitante]
25.11.09 @ 21:22Swami Vivekananda em seu livro; O QUE É RELIGIÃO afirma:
A diversidade de mentalidades e a variedade de temperamentos são necessarias. Se algum dia existir uma religião ideal deverá ser bastante nobre e ampla para suprir todas essas mentes.
Oferecerá ao filósofo a força da filosofia, ao adorador de Deus, o coração piedoso, ao ritualista tudo o que o simbolismo mais maravilhoso pode transmitir, ao poeta tanta emoção quanto ele pode aguentar,e assim por diante. Para criar essa religião ampla, teremos de voltar aos primórdios das religiões e adota-las todas.
Nossa palavra de ordem será então aceitação e não exclusão.Não apenas tolerancia, pois esta suposta tolerancia geralmente é um insulto, e não estou de acordo com ela. Acredito em aceitação. Por que deveria eu tolerar? Tolerancia significa que acho que vc está errado e eu estou apenas permitindo que exista.
Não é uma blasfemia pensar que vc e eu estamos consentindo que os outros vivam? Aceito as religiões do passado e presto culto a Deus em todas elas; juntamente com cada uma, adoro a Deus no rito ou cerimonia que usarem. Entrarei no templo budista, e me refugiarei em Buda e em sua lei, na mesquita muçulmana, na capela do cristão e me ajoelharei ante o crucifixo no altar. Entarei na floresta e sentarei em meditação com o hindu que está tentando ver a Luz que ilumina o coração de cada ser.
Não só farei isso, mas conservarei meu coração aberto para tudo que vier no futuro. O livro de Deus está terminado ou é uma continua revelação ?
É um livro maravilhoso --as revelações espirituais do mundo. A Biblia, os Vedas, o Alcorão, e todas as escrituras sagradas são apenas algumas páginas de um número sem fim que resta para folhear. Eu o deixaria aberto para todos. Vivemos no presente, porém estamos abertos para o futuro infinito.
Acolhemos o passado,desfrutamos da luz do presente e abrimos todas as janelas do coração para o tempo que há de vir. Saudações aos profetas antigos, aos grandes seres da nossa época e aos que virão no futuro !
Uma outra obra que dá uma visão muto mais profunda e cientifica da religão e da possibilidade de contactar Deus dentro de cada um é o clássico
AUTOBIOGRAFIA DE UM YOGUE escrito por PARAMAHANSA YOGANANDA.
Comentário de: O Templario [Visitante]
25.11.09 @ 21:27Ola Guterman, de novo
deixei se me permites um recadinho/postagem a sras. Carol ou Carla? Schauman?
obrigado
Comentário de: MP [Visitante]
25.11.09 @ 21:36Rogério..
O que falta mesmo é suficiente pesquisa isenta e sem preconceitos por parte da religão e da ciencia.
As duas se complementam. No passado a religão negou a ciencia, e hoje a ciencia nega a religião.
Apenas uns poucos dentre os quais destaco os fisicos quanticos tem suficiente determinação e isenção despreconceituosa, e encontram onde os caminhos se cruzam e harmoniosamente caminham juntos.
Neste ponto a religião hindú que tem as escrituras mais antigas da humanidade leva vantagem pois a ciencia e religião são uma coisa só.
O conceito de religão foi muito deturpado, o que se vê hoje em dia é uma máscara de formas muito grotescas e completamente distante de tudo de bom que a religão pode oferecer se estudada com isenção.
O que temo hoje sobre a mesa são mitos e dogmas, alavancados em fé céga, e crenças sem comprovação pessoal.
Existem dois extremos perigosos neste fermento:
O fundamentalismo fanático e o ceticismo.
Ambos se baseiam em frustrações e negação do ponto de vista do outro.
O livro AUTOBIOGRAFIA DE UM YOGUE, editado pela Self Realization Fellowship é uma boa fonte de pesquisa nesse assunto, escrito em 18 idiomas, é considerado um clássico sobre a religião oriental, e é usado em pesquisas academicas.
Um abraço
Comentário de: Luizvc [Visitante]
25.11.09 @ 22:17Interessante é a lógica nas ciências humanas, mas abra um livro sério e veja que as dúvidas são intermináveis; há uns 25 séculos Platão discorria sobre democracia e sua forma degenerada de governo; há 21 séculos um homem sábio e com algo a mais deixou o maior conceito de democracia; nada de confrontos, nada de longas definições, nada de estudos complexos sobre homem e sua forma de governar, simplesmente comparou os homens a joio e a trigo assim:
"Amo, não semeaste excelente semente no teu campo? Donde lhe veio então o joio? Disse-lhes ele: ‘Um inimigo, um homem, fez isso.’ Disseram-lhe: ‘Queres, pois, que vamos e o reunamos?’ Ele disse: ‘Não; para que não aconteça que, ao reunirdes o joio, desarraigueis também com ele o trigo.
Deixai ambos crescer juntos até a colheita; e na época da colheita direi aos ceifeiros: Reuni primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado, depois ide ajuntar o trigo ao meu celeiro."
Comentário de: João Só [Visitante]
25.11.09 @ 22:26Esses tópicos são sensacionais. Até começar o proselitismo...
Não é mesmo possível poupar-nos desses fanáticos?
Comentário de: Alexandre C. [Visitante] · http://sciencecultureknowledge.blogspot.com/
25.11.09 @ 23:18Segue, de novo, o meu último comentário, com uma pequena correcao:
Para aqueles que tomam partido da religião, os debates acerca do tema Religião X Ciência costumam ter como pano de fundo o dualismo artificial Espírito X Matéria, em que o primeiro, naturalmente, é mais elevado e incontestável. Ora, vamos colocar as coisas em seus devidos lugares. Convém lembrar que a palavra “Ciência” descreve uma série de práticas e conhecimentos validados das mais diferentes maneiras (experimentos, observação, predições bem sucedidas, aplicações tecnológicas, provas matemáticas, etc). A Religião, no entanto, tem origem nos mitos e na ignorância, i.e., na incapacidade dos humanos primitivos de explicarem e entenderem o mundo à sua volta. Ademais, alguns se referem à Religião como se esta fosse um conjunto consistente de doutrinas e dogmas que se opõe ao conhecimento científico. No entanto, cabe lembrar que estamos falando de centenas de crenças e dogmas mutuamente excludentes (não dá para ser budista e cristão simultaneamente, por exemplo), que nada têm a oferecer em seu favor além da fé, ou seja, a vontade (necessidade) de acreditar por parte de seus fiéis. Se há algum dualismo, é o do Conhecimento X Instinto.
Comentário de: carlos 3m [Visitante]
26.11.09 @ 00:09
entendo que o elemento central de qualquer religiao,e o que sustenta cada uma delas, eh que se parte do pressuposto que existe pelo menos um ser superior em poder, sabedoria, conhecimento, etc quando comparado aos humanos.
entendo tb que este fato eh essencial para contextualizar a existencia humana e colocar numa perspectiva mais "humilde" a cada um de nos. o que nao eh nossa tendencia natural. e sem esse contexto nos tornamos animais.
o que confere a tal coesao social se deve a que nos, como grupo e individualmente, somos inferiores a pelo menos um ser superior, e eh isto o que nos torna "iguais" (e olha la) o que permite que o convivio social seja algo a ser considerado. assim a religiao se torna um patamar basico sobre o qual as pessoas se relacionam.
em outras palavras, nao sei se eh genetico, mas faz parte da nossa natureza social tanto quanto oxigenio nos eh necessario para respirar.
agora, a administracao da religiao eh um assunto totalmente diferente.
o ateismo verdadeiro eh algo para poucos e nao faz parte nem do passado nem do futuro da humanidade, entao melhor nao perder tempo e admitir, sem ter que sentir vergonha, que as geracoes que viram depois de nos vao precisar, estatisticamente falando, dessa bengala tanto quanto nossos antepassados e ate como muitos de nos.
cést la vie!
Comentário de: Luizvc [Visitante]
26.11.09 @ 07:54O homem consegue chegar a escala nanométrica com certa facilidade (porque é capaz de manipular tal comprimento da luz), mas dizer que vamos conhecer a verdade pela medição da matéria é muita pretensão; Heisenberg expôs isso no seu "principio da incerteza"; se a verdade for muito sutil, o homem, pelo menos os atuais, nao conseguira manipula-la; ele [homem] é alguma coisa mais ou menos assim: "alguém querer cortar semente de mostarda com um facão" ; no comentário anterior falei da sutileza nas palavras de Jesus Cristo; sutis, simples e belas!!!!
Comentário de: Rogério [Visitante]
26.11.09 @ 09:33"É um livro maravilhoso --as revelações espirituais do mundo. A Biblia, os Vedas, o Alcorão, e todas as escrituras sagradas são apenas algumas páginas de um número sem fim que resta para folhear. Eu o deixaria aberto para todos. Vivemos no presente, porém estamos abertos para o futuro infinito."
Mp
se compararmos o texto acima com este do Aexandre,
"Convém lembrar que a palavra “Ciência” descreve uma série de práticas e conhecimentos validados das mais diferentes maneiras (experimentos, observação, predições bem sucedidas, aplicações tecnológicas, provas matemáticas, etc). A Religião, no entanto, tem origem nos mitos e na ignorância, i.e., na incapacidade dos humanos primitivos de explicarem e entenderem o mundo à sua volta."
.. e se tivermos que escolher o melhor mundo para viver, evidentemente o mundo 'mágico" da religião é bem mais atraente, meus filhos vivem também num mundo mágico, com livre imaginação e capacidade sensorial ultra hiper mega, mas infelizmente sei que não posso voltar atrás.
A ciência é prudente e considera apenas aquilo que se pode provar ou teorizar solidamente, esta não pode entrar no mundo mágico e livre senão perderia sua função, no entanto, devido á essa característica, é muito "seca" de uma lógica que pode parecer até cruél. Mas há que se lembrar que esta ainda é tão superficial quanto nós, mas não para e não se nega a observar e especular sobre tudo que há sob e acima do sol.
Eu acredito nesses estados que os yogues, ou homens iluminados atingem esse estado "mágico", pois, mesmo que por instantes fulgázes nós simples mortais podemos sentir o calor e a suprema alegria de estarmos vivos, com certeza há muito que explorar dentro deste universo desconhecido da nossa mente e os exemplos fartos que temos na literatura entre eles os que eu li, Sidarta de Hesse , o Fio da navalha do Sumerset que relatam esses fenomenos da iluminação, do nirvana e etc um dia quem sabe possamos atraves da ciência ( e vamos )encontrar um método de explorar essas fronteiras, e democratiza-lo, independentemente de haver deus ou não, se ele existe como inteligencia autonoma e suprema já nos deu o milagre absurdo da existencia, o resto é com a gente.
Grande abraço
Comentário de: Rogério [Visitante]
26.11.09 @ 09:37"simplesmente comparou os homens a joio e a trigo assim: "
Uma simples auto-ánalise é suficiente para perceber que somos trigo e joio também e que não dá para separar de forma ideal.
Comentário de: MP [Visitante]
26.11.09 @ 10:10Certos aprofundamentos nas origens e conceitos sobre religião e ciencia,e seus conceitos arcaicos e pré estabelecidos e considerados muitas vezes incontestaveis do ponto de vista de um e de outro por gerações, não se torna possivel em um blog, até pela limitação das palavras escritas, e consequentemente limitadamente expressadas.
Vamos lá..Swami Vivekananda.
"Há várias gradações mentais. Talvês vc seja racionalista,cheio de bom senso e espirito prático, e não se interesse por ritos e cerimonias. Vc quer fatos intelectuais rigorosos e relevantes para convencer-se. Os puritanos e muçulmanos também não admitem imagem ou estátua no recinto de culto.
Muito bom. Entretanto, outra pessoa tem um temperamento mais artistico. Deseja cercar-se de arte--beleza de linhas curvas, côres,flores,cerimonias, quer velas,luzes e todos os simbolos e acessórios ritualisticos para que possa ver Deus.
A mente dessa pessoa aprende Deus por essas formas, enquanto a sua o aprende por meio do intelecto. Há tambem o homem piedoso; sua alma sua alma chora por Deus, a quem ele só pensa em adorar e glorificar. E há ainda o filósofo, que se mantém à parte e de todos zomba.
Ele pensa:"Como são absurdas as idéias que eles fazem de Deus?"
Eles podem rir um do outro, mas cada um tem seu ligar no mundo. A diversidade de mentalidades e a variedade de temperamentos são necessarias. Se algum dia existir a religião ideal, deverá ser bastante nobre e ampla para suprir todas essas mentes.Oferecerá ao filósofo a força das filosofia, ao aodrador de Deus o coração piedoso, ao ritualista tudo o que o simbolismo mais maravilhoso pode transmitir, ao poeta tanta emoção quanto ele pode aguentar, e assim por diante".
Frases célebres de Vivekananda em palestras foram capazes de esvaziar auditorios inteiros em N. York recheados de fudamentalistas.
"Contemple o oceano e não a onda; não veja diferença entre a formiga e o anjo. O verme é irmão do Nazareno..Obedeçam as escrituras até serem fortes o suficiente para passarem sem elas...Todo homem nos países cristãos tem uma enorme catedral na cabeça e, acima dela, um livro....O ambito dos ídolos vai da madeira e da pedra a Jesus e Buda...
Vivekananda ensinou que Deus está dentro de nós e que nascemos para redescobrir nossa própria natureza divina. Sua história favorita versava sobre um leão que pensava ser uma ovelha, até outro leão mostrar-lhe seu reflexo numa lagoa.---E vcs são leões--dizia aos ouvintes--vcs são almas puras, infinitas e perfeitas...
Aquele a quem vcs suplicam e rezam nas igrejas e templos...é seu próprio Self---Ele foi o profeta da autoconfiança, da busca individual e do esforço.
--------------------------------------------------------------------
Bem, eu quero dizer que não sou seguidor deste iluminado Swami, apenas concordo 100% sobre o que ele afirma, não porque ele afirma, e sim por que estou convencido a partir de minhas próprias experiencias e não de livros e teorias, de que ele fala as mesmas coisas que Jesus, Buda, Krishna, e outros excelsos seres, apenas em momentos e culturas diferentes usando uma linguagem acessivel as circunstancias.
A humanidade continua a não ouvir, a não pesquisar suficientemente, e a rotular os que
percebem as verdades por detrás das parábolas e ensinamentos, como infiéis, pecadores, e ateus.
Isto porque como Jesus afirmou; As palavras matam,mas o espirito vivifica"
Comentário de: MP [Visitante]
26.11.09 @ 12:11Que são nações senão uma multiplicidade de individuos? Cada nação tem uma missão a cumprir nesta harmonia de raças.
Enquanto mantiver-se fiel a seu ideal, nada pode destrui-la. Contudo se renuncia à sua missão em busca de alguma outra coisa, sua existencia encurta-se e ela desaparece.
Acontece o mesmo com as religiões. O fato de antigas religiões sobreviverem até hoje comprova que preservaram sua missão, mantendo-a intacta.
Apesar de todos os equívocos, dificuldades,disputas,guerras e formalismos arraigados, o coração de cada uma delas mantém-se sadio, pulsante, vibrante, vivente.
Nenhuma perdeu a grande missão a que estava destinada. É explendido estudar esta missão.
Tome a religião de Maomé por exemplo. A religião que os cristãos mais abominam é o islamismo. Consideram que nunca existiu pior forma de religiosidade. Porém assim que alguém se converte ao islamismo, é recebido de braços abertos e sem distinção por todos os muçulmanos, o que não acontece com nenhuma outra religião.
Se um pele-vermelha se tornasse muçulmano, o Sultão da Turquia não faria objeção a jantar com ele. Se o indio é inteligente, nenhum cargo lhe é interditado.
Em muitos trechos do Alcorão vc encontrará idéias bastante sensuais sobre a vida. Não importa. O que o islamismo veio pregar ao mundo é a fraternidade prática que existe entre todos que pertencem a sua fé. Essa é a essencia da religião de Maomé. Outras idéias sobre o céu e a vida não são islamicas, são acréscimos.
Com os hindus vc encontra uma idéia nacional: espiritualidade.
Em nenhuma outra religião, ou livro sagrado do mundo verá tanta energia aplicada a definir o conceito de Deus. Eles procuraram definir o que é a alma, de modo que nenhum toque terreno pudesse causar-lhe mácula.
O espírito é considerado divino, sem indentificar-se com om homem físico. A idéia da unidade, da existencia de Deus onipresente na alma humana é proclamada por toda parte. Consideram tolice afirmar que Deus mora no céu; é uma idéia antropormófica meramente humana.
Todo o céu que jamais existiu está aqui e agora.
Um minuto da eternidade é tão bom quanto
qualquer outro.
Se vc crê em Deus, deve ser capaz de ve-lo, nesse momento. Acham que a religião começa com algum tipo de realização divina. Não se trata de crença em doutrinas, consentimento intelectual ou declarações.Se Deus existe, vc já o viu?
Se reponder negativamente, que direito tem de crer nele ? S'e está em dúvida sobre a existencia de Deus, por que não renuncia ao mundo e dedica o resto da vida a conhece-lo?
Renuncia e espiritualidade são as duas grandes idéias das quais o hindus se atém e, por isso, seus erros são minimizados.
Com os crsitãos a idéia central foi assim pregada:
"Vigiai e orai. porque o reino dos céus está próximo," significando: purifiquem suas mentes e estejam preparados.
E esse espírito nunca morre. lembrem-se de que os cristãos, mesmo nos tempos mais tenebrosos, nos países cristãos mais superticiosos, sempre procuraram estar preparados para a vinda do Senhor, tentando ajudar os outros, construindo hospitais e assim por diante. Enquanto os cristãos se devotarem a esse ideal sua religião viverá.
Um ideal apresenta-se a minha mente.
Talvês seja apenas um sonho.
Não sei se algum dia será realizado, mas as vezes é melhor sonhar com um ideal do que morrer no duro chão dos fatos. Grandes verdades, mesmo em sonho, são melhores que as crueldades do dia-a-dia. Vamos sonhar este sonho.
ROGERIO...
Este ultimo parágrafo de Vivekananda parece até que foi a inspiração do Jonh Lennon ao compor "Imagine"; Vc pode até pensar que sou um sonhador, mas eu não sou o único, espero que um dia junte-se a nós, e o mundo se tornará Um.
Comentário de: Paraná [Visitante]
26.11.09 @ 12:23Depende né Guterman. Tem religião escravista, dinherista a maioria aqui.
A religião serviu e serve para escravisar os seres humanos.
A religião bem praticada é de muita importância para o homem, desde é claro que não se deixe levar pelos absurdos interesses politicos, monetários e escravistas que a maioria prega.
A religião ela se resume nos 10 mandamentos e mais nada, coisa além disse é perda de tempo e enganação.
Por exemplo a igreja católica foi e é estadista e capitalista, as demais tomaram o mesmo rumo. Exemplo Edir Macedo e cia.
Roma é um estado super rico, sempre teve o dominio sobre os demais estados e não irão deixar isso tom fácil como muitos imaginam.
Aliás a Igreja de São Pedro, marco da religiosidade humana, foi criada para um fim, mas fizeram dela o palácio das regras mundiais.
Guterman falo isso por ser católico. Sou e tenho a convicção de que não devo dar a minima para o papo de padres, bispos e cia. Esses som na maioria refugiados da vida cotidiana aqui de fora.
Pastores das demais igrejas vê os seus fieis como verdadeiras minas de dinheiro.
Tenho comigo que religião está naquilo que você pratica diariamente, no estender a mão para as pessoas não importando a raça, cor, status, idade etc., isso sim é religião.
Não conheço um pastor que não tenha uma mansão e um belo carro.
Lembra do bispo, aquele que foi pego com a mão na butija nos EUA.
Usam a religião para domar os fiéis. Com isso tiram proveito economico, politico e social.
Essa prática é em todas as religiões, não sobra uma.
Tem pessoas que dizem assim: As formas de melhor ganhar dinheiro som: Ser jogador de futebol, ator de televisão, politico, pastor ou padre ou a da moda montar uma ONG qualquer que diz ser colhedora dos pobres oprimidos.
Comentário de: Rogério [Visitante]
27.11.09 @ 10:00"Aquele a quem vcs suplicam e rezam nas igrejas e templos...é seu próprio Self---Ele foi o profeta da autoconfiança, da busca individual e do esforço."
MP
Essa cara Vivekuananda é um tremendo sábio, não é a toa que fundamentalistas se retiram do local. Essa frase acima vai ao encontro do que eu penso, o cara vai á igreja e sente-se bem devido à situação e também por causa de si mesmo, pela mensagem positiva que o padre declara e que o fiél, na prece afirma para si mesmo, um reforço positivo na psicologia. Jesus ou Maome não estão os "salvando", são eles a salvarem a si mesmo, ou a condenarem-se conforme o caso.
Comentário de: MP [Visitante]
27.11.09 @ 12:43Rogério...
É por aí mesmo, os sabios vem e dão o toque, quem entender usa aquilo como uma tremenda ferramenta de auto-crescimento-conhecimento quem não entender se agarra nas palavras simplesmente como um tábua de salvação para sí e começa a vender a idéia para outros, daí nasce mais uma seita baseada em palavras-dogmas.
Os grandes profetas e sabios vem a mundo apenas para dar a régua e o compasso, depois é cada um por sí na caminhada da evolução.
Mas, enfim tudo tem seu lado positivo e negativo conforme a própria dualidade da vida, já cenas de pessoas numa situação muito dificil, desempregadas, benedo, usnado drogas, batendo na mulher, dái entra numa destas seitas-arrecadatórias,e muda de vida, faz uma revolução na sua vida e torna-se próspera leal, mansa e positiva.
Então mesmo com todas as mazelas que condenamos destes "pastores sem rebanho", enfim algo de positivo aparece.
Agora a lavagem cerebral acontece mesmo, não tem como negar, a manipulação das mentes, etc.
Deixe seu comentário:
Marcos Guterman é historiador e jornalista de O Estado de S.Paulo
- Fevereiro 2010 (15)
- Janeiro 2010 (13)
- Dezembro 2009 (43)
- Novembro 2009 (29)
- Outubro 2009 (38)
- Setembro 2009 (37)
- Agosto 2009 (46)
- Julho 2009 (15)
- Junho 2009 (40)
- Maio 2009 (40)
- Abril 2009 (37)
- Março 2009 (41)
- mais...

Twitters 
RSS