BLOGS
05.11.09
O governo brasileiro reafirmou sua posição intransigente no conflito de Honduras, dizendo que não aceitará o resultado das eleições no país se Manuel Zelaya não for resconduzido ao poder. Desse modo, o Itamaraty parece ignorar os termos do acordo mediado pelos EUA para superar o impasse hondurenho – segundo o acertado, a decisão de recolocar Zelaya na Presidência é do Congresso de Honduras, após consulta à Suprema Corte. Assim, a atitude brasileira, do ponto de vista diplomático, é incompreensível.
Ao assumir uma interpretação enviesada do acordo hondurenho, o Brasil reforça sua preferência por um dos lados do conflito, o que torna a evidenciar sua desqualificação como mediador. Além disso, arrisca-se a um confronto desnecessário com os EUA, que patrocinaram o acordo – ainda ontem, o governo americano reiterou que a volta de Zelaya ao poder é apenas uma “hipótese” e que isso nada tem a ver com a eleição do dia 29, conforme está explícito no acordo que o governo brasileiro parece não ter entendido.
Diante disso, resta saber quais são as motivações do Brasil para tamanha inabilidade. A hipótese mais evidente é que o governo Lula se deixou contaminar pela postura de intransigência permanente dos companheiros bolivarianos da América Latina, como forma de marcar posição como liderança regional pela via do desafio aos EUA. Se for isso, o Brasil corre o risco de passar por leão banguela e sofrer um vexame internacional. Afinal, para os hondurenhos, que agora dispõem da mediação direta dos EUA, a opinião brasileira nesse caso é absolutamente irrelevante.
Comentários:
Comentário de: João Só [Visitante]
05.11.09 @ 11:28A aceitação do Goriletti da votação pelo congresso é uma derrota evidente do golpismo fascista. Que dizia que o golpe foi "democrático", como se existisse golpe democrático. Essa foi a grande derrota da reaçalha golpista, hipócrita e venal.
Se Zelaya vai ou não voltar ao poder, isso é outra história. Depende da dignidade dos políticos de Honduras, mas as palavras diginidade e políticos hondurenhos não cabem na mesma frase.
Ao Brasil não cabe outra alternativa a não ser manter a coerência. Coerência que falta à nossa imprensa com sua indignação seletiva. Não se indignam com o terceiro mandato do narcoterrorista Uribe, nem com o terceiro mandato do vigarista do Bloonberg, comprado por muuuuito dinheiro. Nem se indignam com uma eleição fraudada até a medula como houve no Afeganistão.
Mas a indignação seletiva faz com que odeiem tudo que se refira a Chávez e Zelaya.
O PIG nunca aprende. Vai ser surrado em 2010 novamente. Essa irritação é só sintoma de desespero.
Comentário de: justo [Visitante] · http://www.olhoseternos.blogspot.com
05.11.09 @ 11:49Esta politica externa do governo Lula é de uma imbecilidade a toda prova!
Guterman, o navio apreendido por Israel carregando mais de 3.000 foguetes para o Hezbollah entre outras armas, parece não merecer destaque algum na nossa imprensa.
Por que será?
Abraços.
Comentário de: Fabio Unique [Visitante]
05.11.09 @ 14:13"Afinal, para os hondurenhos, que agora dispõem da mediação direta dos EUA, a opinião brasileira nesse caso é absolutamente irrelevante."
Mas sem a opinião Brasileira, onde estaria a auto-estima de Hugo Chavez?
Comentário de: Rogério [Visitante]
05.11.09 @ 14:14Verdade, o argumento principal da diplomacia brasileira era o fato do golpe atentado contra a democracia, mas com as negociações desaparece o objeto da indignação de Lula, pois com as eleições a democracia seria restaurada.
Isso pode indicar mais uma vez que o interesse de Lula é o alinhamento pratico com os anseios bolivarianos, ou antes disso, socialista, pois esta intransigência só se manifestou nesse caso, nos eventos ocorridos na Venezuela e na Bolívia contra interesses brasileiros Lula preferiu colocar em panos quentes. Atitude a príncípio louvável, pois a última coisa que eu iria querer é ser cidadão de um pais que achaca com seu big stick os seus colegas de continente, uma diplomacia agregadora e cooperativa é mais que desejável.
Está realmente o papel do Brasil na história tornando-se papelão, quando a ideologia mesmo que não explicitamente reconhecida guia as ações a diplomacia torna-se esquizofrenica e capenga.
Comentário de: Fabio Unique [Visitante]
05.11.09 @ 15:22João Só,
Muito bem lembrado a perpetuação de Uribe no poder, as pessoas acham que Uribe é bonzinho só quer o mal das FARC (ele quer aumentar a fatia do narcotráfico que já vai para os paramilitares dele), e que Governo é time de futebol: se estiver bem, não se deve trocar.
Comentário de: Rafael [Visitante]
05.11.09 @ 16:47É pq baixinhos gostam de chutar canelas.
Oswaldo Aranha deu 180° no caixão...
Comentário de: BURNS [Visitante]
05.11.09 @ 17:21É chega a ser engraçado...
Enquanto o continualismo de Uribe é criticado por uns, o continualismo de Chavez não.....
Bem acredito que o Brasil já demostrou qual sua postura referente a possibilidade de reconhecer a eleição, infelizmente isto significa que Zelaya vai ser um hospede do barulho por muito tempo...
Acredito que o congresso de Honduras não ira reconduzir o Zelaya ao cargo, isso significa que Zelaya não reconhece o acordo que o mesmo assinou... , isso eu acredito que devido a alguns países de america do sul dizerem que só reconhece a eleição se Zelaya estiver no poder.
Agora prezado GUTERMAN por favor me diga este acordo foi realizado pelos EUA, imagino que os mesmo independete da Zelaya voltar ou não, vão reconhecer a eleição, e os demais países como os membros da UE, e a ONU vc sabe se irão reconhecer a eleição?
Grato
Comentário de: Newman [Visitante]
05.11.09 @ 18:27O golpe que Lula e Chaves tentaram promover em Honduras resultou num tremendo fracasso. Mas pelo menos eles não saíram de mãos abanando. A esquerda latino-americana agora tem a sua Baía dos Porcos.
Comentário de: Fabio Unique [Visitante]
05.11.09 @ 18:43Para quem quizer ler jornal estrangeiro, ingles era até pouco tempo atras obrigatório em todas as escolas públicas, e se não me engano é cobrado na Fuvest até hoje. Se os alunos não foram ensinados, tampouco aprenderam história, física, química, matemática, literatura, etc.
Comentário de: Francisco Ernesto Guerra [Visitante]
05.11.09 @ 20:01Ilustre Guterman,
Que dúvida cruel!
É simples. Muito simples, a OEA através de resolução colocou como condição para acordo do impasse em Honduras a volta de Zelaya ao poder. Como de resto, esclarece a matéria do Estadão linkada por voce.
Porque então o Brasil descumpriria a resolução da OEA? Devemos ou não acreditar na nova era do multilateralismo? E na seriedade da OEA.
Se os parlamentares do PSDB, Dem e PPS hondurenhos, bem como o Gilmar Dantas de lá não permitirem o retorno de Zelaya, simplesmente não tem acordo.
O resto é conversa prá boi dormir.
Comentário de: jan z. volens [Visitante] · http://nao tenho
05.11.09 @ 20:09A opiniao mundial, hoje, nao acepta de que militares tiram um presidente fora do seu pais. Entao EUA quer o nao quer, mais o menos, esta obrigado de permitir a volta formal do Presidente Zelaya. Como funciona EUA na America Central: Costa Rica decidiou assosiarse em 2005 ao International Criminal Court - junto com mais que cem outras nacoes. EUA pidiou que Costa Rica nao associasse com o International Criminal Court. Costa Rica nao aceptou a pedido dos EUA. Entao chegou uma ameaca discretamente: "Si Costa Rica associasse com o ICC, os EUA pudessem declara os portos de Costa Rica como inseguros para navios turisticos!" Mais Costa Rica assosiacou com o ICC: E que miles de EUA morram como aposentados na Costa Rica e muitos milles estao apaixonados com o pais devido a sua beleza e politica ambiental - entao Washington esta forzado de desistir de accoes contra Costa Rica. Costa Rica nao tem militares - em 1948 os militares foram dificiles de controlar - e Costa Rica aboliou as forzas armadas. Somente existe politica militar como no Brasil: Fureza Publica.
Comentário de: Ben [Visitante]
05.11.09 @ 20:23Bons tempos aqueles em que o Itamarati primava pela discrição e pelo bom senso. Pela política externa de não alinhamento. Por não manter relações de amor ou ódio incondicional a outros países. Como o governo brasileiro é capaz de criticar e intervir nos assuntos internos de Honduras, se esse mesmo governo apóia abertamente várias ditaduras mundo afora? Na África, Ásia, Oriente Médio e América Latina.
Comentário de: Dr.Massarandba [Visitante]
05.11.09 @ 20:24O Brazil e' um grande pais cavador de buracos. Ou seja sua riqueza vem principlamente do solo. Uma pircentagem ridicula vem d eprodutos manufaturados e ideias intelectuais.
O presidente e' um apedeuta que despreza educacao. O Amorim e' um pateta , levou ate' pito da secretaria americana. Entao eles pegam este cachorro morto pra' da' uma de valentao.
E' um comportamnto triste e patetico.
O complexo de vira-latas continua firme e forte, mas agora vem vestido de incompetencia.
Comentário de: Fabio Unique [Visitante]
05.11.09 @ 21:12Dr.Massarandba,
Não concordo com muita coisa que voce diz, mas concordo com esse seu post.
O Brazil, depois de um breve foray into industrialização, está voltando a sua comparative advantage (e porque não, absolute advantage) em fazenda e extrativismo mineral. A única coisa mascarando esse fato que deveria estar óbvio para historiadores e economistas, é a globalização da própria linha de montagem.
O que deu errado com a industrialização Brasileira? No passado, muito simples: tarifas proibitivas na eletronica e informática, o que gerou uma indústria sem produtividade. No presente, muito simples tambem: sub-standard education.
Comentário de: Dr.Massarandba [Visitante]
05.11.09 @ 21:15Ao invez de manufaturados leia "de valor agregado"
Comentário de: CapEnt [Visitante]
05.11.09 @ 22:42Corre o risco do Brasil sofrer vexame? Já sofreu o vexame!
O que o pateta Amorim está fazendo agora é fingindo que toda a palhaçada dele estava certa, como menino mimado que insiste num erro perante seus amiguinhos, viajando que isto irá lhe fazer aparentar ser menos estupido.
Comentário de: Francisco Ernesto Guerra [Visitante]
05.11.09 @ 22:52Caro Zé Trindade,
De tudo que o comentarista escreveu e vem escrevendo, concordo apenas com:
"O complexo de vira-latas continua firme e forte, mas agora vem vestido de incompetencia."
Verdade. Seus escritos são provas cabais desta conclusão.
Comentário de: Parsifal [Visitante]
06.11.09 @ 00:15Micheleti, Zelaya , Chávez, Uribe, Bloonberg, Evo, etc. É o roto falando do rasgado…
Lula também só não vai na mesma onda porque algumas instituições não permitiriam.
Dilma será a proposta para o plano de poder petista. Quem precisa do Lula se podem manter as mesmas mamatas oficiais com outro presidente qualquer.
O roubo descarado de dinheiro público para alimentar este plano de poder, mostra bem a que vieram. Ponham Azeredo, Marcos Valério e toda direção petista na cadeia (inclusive o Lulinha que não sabia de nada). Eleger-se assim é também golpismo.
Comentário de: Anna H. [Visitante]
06.11.09 @ 06:05E essa agora ? A rainha Elisabeth premiou (com medalha !?) o nosso Lula por sua cooperação na dipomacia. O que você acha, sr. Guterman ?
Comentário de: Anna H. [Visitante]
06.11.09 @ 06:06Um erro meu: o nome é dipLomacia, ok ?
Comentário de: Rogéirio [Visitante] · http://www.agronline.com.br/agronoticias/noticia.php?id=13720
06.11.09 @ 09:29Massaranduba
Tá meio por fora mesmo, a quanto tempo não vem para o Brasil?
Mesmo na área de agropecuária, muito mudou e o Brasil atualmente é uma potência agropecuária, atividade que não resume a "cavar buracos"
Artigo - Tecnologia de alimentos e agregação de valor a matérias-primas agropecuárias: uma dupla em crescente consolidação no Brasil
¹André Yves Cribb - Classificada como uma das áreas das Ciências Agrárias, a Tecnologia de Alimentos envolve principalmente conhecimentos técnico-científicos, relativos à industrialização de produtos de origem vegetal e animal. Sua abrangência se estende desde a seleção de matérias-primas até o transporte e comercialização dos produtos. A tecnologia de alimentos fornece importantes recursos que auxiliam na geração de produtos com maior valor agregado em relação às matérias-primas agrícolas in natura. Tais recursos são principalmente relacionados com o processamento e a embalagem de alimentos.
A “agregação de valor” é uma estratégia de produção bastante recomendada para as empresas do setor agroalimentar. Utilizada a favor do aumento da competitividade, ela pressupõe a antecipação de tendências, a distinção de mercados em termos de quantidade e qualidade, a busca de inovações e marcas diferenciadas e a identificação da percepção dos consumidores. Geralmente, procura se evidenciar por meio da redução de custos de produção ou do aumento da propensão de compra do comprador. Baseia-se fundamentalmente na adaptação contínua e rápida das empresas a novas tendências do ambiente externo.
No setor agroalimentar, a geração/aquisição e aplicação de tecnologias eficientes é uma condição importante para a agregação de valor a matérias-primas. A redução de custos pode ocorrer em termos financeiros ou em termos de conveniência ou tempo. A propensão de compra pode ser aumentada graças à oferta de produtos com maior qualidade e segurança. Existem várias práticas adotadas para a agregação de valor a produtos. Tais práticas incluem a modificação dos ingredientes do produto, modificação das funções principais de uso do produto, substituição dos itens acessórios (embalagens, por exemplo), modificação da forma de distribuição, seleção dos locais de oferta do produto.
Apesar de ser tradicionalmente um país exportador de commodities, o Brasil vem agregando cada vez mais valor a seus produtos nos últimos trinta anos. A mudança na sua trajetória surgiu na década de 1970, quando os produtos manufaturados começaram a ganhar maior participação na pauta de exportação do Brasil. No período de 1997 a 2005, a proporção de agregação de valor nas exportações de semi-manufaturados e manufaturados dos agronegócios foi significativa, atingindo em média um nível superior a 50%.
Atualmente, muitas empresas agroindustriais, atuando no Brasil, estão procurando agregar valor às matérias-primas utilizadas. Em busca de maior lucratividade, elas se empenham em assegurar a fidelidade dos consumidores a partir do atendimento de suas necessidades e exigências. Procuram alcançar diversos objetivos tais como atendimento às necessidades vitais do organismo e fornecimento de minerais, carboidratos, vitaminas e proteínas. Outro objetivo bastante destacado é o atendimento aos anseios e valores de saúde e estética. Neste sentido, os produtos com baixo nível de açúcar e gordura constituem exemplos de agregação de valor a produtos ofertados com base na demanda do mercado consumidor.
Comentário de: Tatiana [Visitante] · http://trezende.wordpress.com
06.11.09 @ 10:14Puxa, por que o Brasil insiste em colocar a mão nessa cumbuca? Já não bastou a confusão envolvendo a embaixada brasileira e Zelaya?
Comentário de: CapEnt [Visitante]
06.11.09 @ 10:56Pronto, recomeçou a novela:
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,micheletti-forma-governo-de-uniao-zelaya-invalida-acordo,462125,0.htm
Agora que Zelaya se tocou que suas aspirações para ditador supremo foram para o buraco e quer reverter o cenário.
Afinal, bolivariano não sabe o que é "governo de reconciliação" ou "governo de coalizão". Só sabe mesmo é forçar a própria ideologia.
Em um estado democrático, representantes de diversas correntes de pensamento se reúnem no congresso, e cada um dá sua colaboração. A maioria elege o representante de uma "ideologia principal", e as minorias dão sua colaboração oferecendo o melhor de cada ideologia. democracia é um sistema humilde.
Em um estado fascista bolivariano, o presidente concentra todo poder em torno dele, usa a maquina do estado para forçar a eleição de pessoas que pensam apenas como ele, e diz que tem o apoio da maioria desprezando a minoria e tudo o que ela representa. É nojento.
Comentário de: Fabio Unique [Visitante]
06.11.09 @ 11:50Rogério,
A transição do latifúndio ao agro-negócio e do extrativismo mineral a indústria de mineração é um fato político, porque novas tecnologias nesses setores estão ocorrendo desde 1500, e aceleraram junto com a aceleração da tecnologia em geral.
O que mudou? O que causou o latifúndio a ser rebatizado de agronegócio? A escalada do PT ao poder é uma explicação melhor.
Comentário de: Alexandre Carlos Aguiar [Visitante] · http://www.caminhosdaciencia.ning.com
06.11.09 @ 12:20No tempo das vacas anoréxicas, quando mandavam em nossas terras os coronéis, milicos circunstanciais e patrões abonados, era praxe o comportamento de vira-latas, de subserviência.
Ou seja, o mandante maior do hemisfério dizia aos seus quintais que não mijassem fora do penico. Quem decidia o que dizer, pensar e fazer era ELE. Qualquer um que se metesse a besta, que decidisse que andaria com as próprias pernas, era sumariamente eliminado (Allende), ou preso, torturado e exilado (ditaduras militares em algures e alhures).
Este comportamento servil e ignóbil era seguido à risca pelas classes dominates nestas terras de Alice.
Agora, os países, outrora capachos, resolveram dizer sim e não quando quisessem e os servis de antes se incomodam. Perdem seu tempo!
Comentário de: Fabio Unique [Visitante]
06.11.09 @ 12:31Rogério,
A transição do latifúndio ao agro-negócio e do extrativismo mineral a indústria de mineração é um fato político, porque novas tecnologias nesses setores estão ocorrendo desde 1500, e aceleraram junto com a aceleração da tecnologia em geral.
O que mudou? O que causou o latifúndio a ser rebatizado de agronegócio? A escalada do PT ao poder é uma explicação melhor.
Isto é, o seu latifúndio comigo fora do poder, passa a ser o seu agro-negócio comigo dentro do poder. Simples, prático, e REAL.
Comentário de: João Só [Visitante]
06.11.09 @ 13:00Esse tal Dr. Massaranduba tem tal nojo, vergonha e repugnância a tudo que diga respeito ao Brasil e aos brasileiros que causa espécie sua comovente assiduidade no blog de um jornal brasileiro escrito para brasileiros.
Que interesses esconde? O bem do Brasil, por razões óbvias, certamente não é.
Comentário de: Tonho [Visitante]
06.11.09 @ 13:39Honduras de acordo com suas Instituições Máximas retiraram do poder o seu Presidente,mediante processo legal,pelo crime
conforme a sua LEI MAIOR,conspirar pra violá-la.
Após o feito os oficiais encarregados exilaram o indívíduo com menos direitos que um cidadão comun,já que criminoso deveria ter sido preso pra responder a processo.
Onde está o golpe?Um Estado não deve ter soberania pra dicidir conforme sua Constituição,antes tem que ouvir o que a mídia internacional e orgãos apodrecidos pelo cancer socialista têm a dizer?
Em que cartilha de cafajestes brucutús está escrito essa porcaria?
Não está nem estará,porque na mídia falta a coragem que tem os bandidos assumidos que estão nos presídios,que divulgam seus mandamentos.
Mas essa mídia canalha, como um serial killer continua a cometer o mesmo crime contra a Verdade chamando o governo provisório e
as Instituições de Honduras de golpistas.
Do nosso governo por sabemos o tipo de gente que é composto,é idiota cobrar qualquer ética,mas como devemos proceder quanto a mídia?
Tão posuda,boçal,mas como que gosto serve de capacho pras elites,mesmo até quando ela não pede,os nojentos costumam interpretar suas
vontades.
Houve até jornalista que desagradou sua clientela em blog,tentando justificar a ignomínia.
Mas eles acham com razão, que têm servos e não leitores com opinião,e que depois fazem qualquer graça e recuperam o prestígio,junto ao
seu público ávido pra existir por 15 minutos.
Comentário de: Atílio Alvares [Visitante]
06.11.09 @ 15:27Essa é boa! Quer dizer que fazer boa política exterior é sempre estar de acordo com o que os EUA dizem e fazem??? Parece piada de mau gosto. É por isso que a imprensa brasileira vem perdendo a credibilidade... pensam que os leitores são tolos.
Comentário de: João Só [Visitante]
06.11.09 @ 16:51CapEnt,
em um estado democrático não acontecem golpes de estado.
Guterman,
o comentário do Tonho: "parecia nigrinha (sic) com as maos nas cadeiras" é indubitavelmente racista, não?
Comentário de: Dr.Massaranduba [Visitante]
06.11.09 @ 17:42Guterman,
Este blog e' somente para brasileiros que residem no brasil ou sou permitido a participar?
Se minha participacao nao for autorizada peco a gentileza de ser informado.
Obrigado.
Comentário de: Dr.Massarandba [Visitante]
06.11.09 @ 17:47rogerio,
entao se voce acha isso tudo bem, mas voce poderia investigar mais quem retem as ideias da industria de alimentos. Ou seja, propriedade intelectual.
Quanto do "agronegocio" e' brasileiro? O "agronegocio" avanca pelo cerrado e amazonia com seus latifundios cavando buracos onde antes era terra dos indios.
Mas e' uma opcao valida par ao Brasil dado que nao tem universidades de porte para lancar uma revolucao tecnologica que acompanhe os grandes. O seu chip no seu computador e celular vai sempre estar pagando muito mais royalties do que a sua lata de proteina. Mas ,como disse, e' uma opcao.
Comentário de: Guterman [Membro]
06.11.09 @ 18:20Caro João
Realmente não havia percebido. Obrigado pelo toque, vou editar o comentário.
Caro Dr. Massa
Este blog é aberto até para brasileiros de Marte, até corintianos podem entrar aqui, veja só. E você, particularmente, é muito bem-vindo.
Comentário de: Fabio Unique [Visitante]
06.11.09 @ 19:07"Este blog é aberto até para brasileiros de Marte"
Teve um aí em cima residindo na Ilha Flutante de Laputa,
http://en.wikipedia.org/wiki/Laputa
Dica: Não sou eu!
Comentário de: João Só [Visitante]
06.11.09 @ 19:51Zeus me livre de censurar a participação de qualquer um. Eu só quero o bem do Mr. Massaranduba. Deve ser horroroso para uma sumidade como ele ter que conviver com gente inferior como nós brasileiros.
Tenho certeza que esse tipo de auto-flagelação é ruim para a saúde. E não queremos que Mr. Massaranduba tenho um piripaque.
Comentário de: CapEnt [Visitante]
06.11.09 @ 20:13João Só,
Depende da pergunta "o que é um golpe?". Existem várias respostas, e no caso Hondurenho em particular, muitas respostas contraditórias se aplicam para essa pergunta.
Comentário de: Fernando Paraguassú [Visitante]
06.11.09 @ 21:32Caro Guterman,
Não quero parecer muito pessimista, mas o Brasil É um leão banguela.
Dr. Massa,
Ótimo comentário. Ah, os blogs de cabeças pensantes do Estadão são uma bênção, já que moro em Marte, digo, Calgary. Não dá para eu ler a imprensa caipira e míope local.
Comentário de: jairo [Visitante]
06.11.09 @ 22:47Guterman, Se vc não gosta do atual governo e de duas decisões, paciência, pois estes blogs estão a cada dia mais com a cara do FHC, o negócio é malhar, a crise de Honduras ainda não teve desfecho, enquanto a turma aqui malha acompanhando o dono do BLOG, os capítolos da crise ainda se desenrolam por lá, e parece que está melando o acordo dos USA. A Diplomacia Brasileira decidiu dar o asilo na Embaixada ao Zelaya e ponto foi uma decisão de Governo, e que sabe de suas consequências.No Caso do Batisti por exemplo o Brasil até agora não decidiu pela extradição o que me parece correto em não extraditar, porque ele é Italiano, e nós os Brasileiros tivemos que engolir calados, o tal do Cacciola debochando de todos nós, desfilando pelas ruas da Itália numa reluzente lambreta de playboy com nosso bilhãozinho e meio de dólares no bolso, e a Itália nem tomou conhecimento disso, só conseguimos captura-lo quando ele foi torrar nossa grana no principado de Mônaco, Paizinho pequeno onde os bilionários do mundo todo medem suas forças e satisfazem seus egos com as maiores estravagâncias e exibicionismos lunáticos, então a reciprocidade no caso do Cacciola com o Batisti me parece muito justa.
Comentário de: Fabio Unique [Visitante]
07.11.09 @ 00:26jairo,
Cacciola com seu banco FALIDO não pegou seu dinheiro, quem pegou o dinheiro para cubrir as perdas de Cacciola foi o Banco Central. Obama fez a mesma coisa que FHC, só que ao invés de usar 1,5 bilhões de dolares, usou 1 trilhão de dolares, e deixou todos os banqueiros livres, leves, e soltos. Mais uma coisa: o agravante do caso Cacciola é que ele havia comprado um funcionário publico, sabe qual? O Presidente do Banco Central na época, que recebia 100.000 dolares por semana para dizer para Cacciola: pode continuar operando, não vamos desvalorizar o real. Teve algum problema, obvio, cambio é algo tão imprevisivel que nem um Banco Central com poder de decreto consegue decretar. Por acaso, o funcionário vendido sempre respondeu processo em liberdade. Se lembra do status de ministro de Henrique Meirelles? O seu Lula aprovou a retro-atividade do status. Agora Cacciola pode ser preso sozinho, caso contrário ainda estaria no circuito Monaco-Milão-Roma-Veneza.
Comentário de: francisco [Visitante]
07.11.09 @ 10:55caro guterman
ja li muito sobre tigre de papel(era como os chineses referiam-se ao americanos) agora leão sem dente foi boa. VALEU
Comentário de: Marcos Bandeira [Visitante] · http://De bem com a vida!
07.11.09 @ 11:52Estados Unidos da América é um mal necessário. E fim de papo. Se assim não o fossem, esse amado planeta já teria sucumbido em fogo.
O alerta foi dado aos pseudos-guerrilheiros do continente sul-americano, Evo, Chaves, Uribe, Lula e quadrilha, Tupamaro Urugaio e outros.
"Estamos aqui na Colombia em nossa nova base militar com 8.000 homens e viemos para acabar com a festa"
Falando nisso Guterman! O Chaves deu um parada ou esta rouco? O indigena Evo, ja devolveu nossa Petrobras?
Alô PeTralhas, onde estão vocês que não viram (como ele também nunca vê) o que fizeram conosco... Humilhação. rsrsrsrsr.. Noojennntoossss!
Comentário de: carlos 3m [Visitante]
07.11.09 @ 12:12
ainda bem que temos esquerdoides que se preocupam com o "bem" do brasil. e como eh tipico de esquerdoides, eles sao os unicos que sabem o que eh "bom" para o brasil e nos so devemos concordar para nosso proprio beneficio.
ainda bem. que reconfortante!
Comentário de: carlos 3m [Visitante]
07.11.09 @ 12:20
marcos bandeira,
acho que voce nao esta acompanhando o nosso bem amado lider bolivariano. shame on you.
ele decidiu que para voce, que o ama, ir ao banheiro de noite, nao deve fazer como os porcos capitalistas que acendem a luz eletrica.
bolivariano que se preze, deve ter sua lanterninha a postos e usar a mesma para iluminar os caminhos bolivarianos que o conduzirao ao lugar onde resolvera suas necessidades fisiologicas.
nao vou me estender sobre as recomendacoes chuveiristicas efetuadas, apos profunda meditacao pelo nosso bem amado lider, pois estou escrevendo isto usando a mesma lanterninha mencionada acima e a pilha esta acabando.
Comentário de: Fabio Unique [Visitante]
07.11.09 @ 12:55carlos 3m,
Exato! Hugo Chavez, entre outras atribuições, virou czar da iluminação, principalmente naqueles momentos epeciais.
Comentário de: Marcos Bandeira [Visitante] · http://De bem com a vida!
07.11.09 @ 13:40rsrsrsrsrsr.... Só dando risadas mesmo.
Então! Viva Evo Chaves! rsrsrsrsrsrs.
Comentário de: João Só [Visitante]
07.11.09 @ 16:31Quem odeia esse país, despreza sua história tem nojo de tudo que nos define e não para de escrever em um site brasileiro, só pode ter uma das duas intenções:
1. deseja mostrar, com finalidades inconfessáveis, a todos os brasileiros o quanto somos desprezíveis;
2. sofre de distúbio de personalidade e essa é sua terapia.
Em qualquer das hipóteses, a intenção não é das melhores.
Comentário de: carlos 3m [Visitante]
07.11.09 @ 18:11
pronto. continuando a logica esquerdo-patrotriera, agora virei odioso, nojento, abusado, desprezivel, disturbiado e para arrematar, mal intencionado. nada como falar com quem sabe das coisas (vide eu @12:12).
apos anos de ioga, meditacao trascendental, e gurulogia avancada, meus problemas acabaram. economizarei psiquiatra daqui para frente.
Comentário de: João Só [Visitante]
07.11.09 @ 18:25Carlos 3m,
não me referia a você. Não tenho razão para achar que você odeie o Brasil.
Comentário de: Marcos Bandeira [Visitante] · http://De bem com a vida!
07.11.09 @ 18:34E em toc toc...
rsrsrsrsrsrsr.
Continuo gostando do assunto.
Comentário de: Eddie Sampaio [Visitante]
07.11.09 @ 21:10Agora, depois que os Estados Unidos retomaram as rédeas da situação, qualquer que seja a opinião do Brasil, ou de qualquer outro país latino americano, não terá a menor importância.... o que importa, e o que interessa para Honduras e para o povo hondurenho é a relação com o país que pode, de alguma forma, ajudá-los naquilo que precisam... nao da macacada do sul.
Comentário de: Luiz [Visitante]
14.11.09 @ 08:31Posso até estar ingênuo acreditar numa consolidada política mundial; para mim, crer numa reviravolta das posições de poder no hemisfério norte é tão pouco provável que melhor é mesmo dizer impossível; não é nada razoável opor-se em terra firme ao Leão, e, nas idéias, à Águia; Por que são Potência mundial? Porque crises já bateram forte no sistema anglo-americano, mas ninguém fez um outro melhor; na ultima crise ninguém se apresentou com nova proposta, apenas remendos.
Aqui na AL, setor sul, uma tal Aliança Bolivariana quis-se poderosa, mas mostrou-se não ter membros, nem superior nem inferior; estranhamente o Brasil pareceu vê-la com certa simpatia; um absurdo.
Para complicar, o governo petista mergulha de cabeça na crise política hondurenha; aí já é querer demais; não só apoiou os da aliança bolivariana como se intrometeu na política interna de nação estrangeira, cuja Suprema Corte de Justiça e Congresso Nacional já tinham decidido cortar pela raiz o ressurgimento da tal aliança em seu país.
Os EUA querem sim uma boa liderança para ajuda-los na pesada missão de conduzir humanos, que, a cada dia, mostram-se de mal a pior; mais insuportáveis.
Deixe seu comentário:
Marcos Guterman é historiador e jornalista de O Estado de S.Paulo
- Fevereiro 2010 (15)
- Janeiro 2010 (13)
- Dezembro 2009 (43)
- Novembro 2009 (29)
- Outubro 2009 (38)
- Setembro 2009 (37)
- Agosto 2009 (46)
- Julho 2009 (15)
- Junho 2009 (40)
- Maio 2009 (40)
- Abril 2009 (37)
- Março 2009 (41)
- mais...

Twitters 
RSS