BLOGS

23.02.09

por Marcos Guterman, Seção: Estados Unidos, Zeitgeist 00:00:45.

Uma pesquisa nacional da Harris mostrou quais são as personalidades que os americanos reputam como heróis. Nas respostas espontâneas, o presidente Barack Obama lidera a lista, seguido de Jesus Cristo e de Martin Luther King. Depois vêm Ronald Reagan, George W. Bush, Abraham Lincoln, John McCain, John Kennedy, Chesley Sullenberger e Madre Teresa.

As curiosidades da lista são várias: Obama desbancou Cristo, que aparecia em primeiro lugar em pesquisa semelhante feita em 2001; Chesley Sullenberger é o piloto que recentemente pousou um avião no rio Hudson e se tornou herói instantâneo; Bush aparece à frente de Lincoln, em quinto lugar, a despeito de sua impopularidade em final de mandato; e, dos “top ten”, um é o presidente e quatro são ex-presidentes dos EUA, o que dá a dimensão do apreço que os americanos têm por seus líderes políticos.

Para os americanos, heróis, segundo as respostas dadas, são aqueles que “fazem o que é certo independentemente das conseqüências pessoais”, que “não desistem até que atinjam os objetivos”, que “fazem mais do que as pessoas esperam deles”, que “superam as adversidades” e que “mantêm-se confiantes numa crise”.

 

Link permanente Permalink 58 comentários

Comentários:

Comentário de: Anna H. [Visitante]
23.02.09 @ 04:46
Jovens acreditam que Obama é a reencarnação de Cristo. Os que já viveram mais e sabem melhor do que eles sobre a política, já ficam com uma pulga atrás da orelha... Será que Obama chega a ter o carisma de Jesus ?
Falta muito ainda, não ? A começar pelos milagres, esperamos pra ver.
Comentário de: Fabio [Visitante]
23.02.09 @ 07:56
Os atuais Norte-Americanos nasceram dentro de um sistema pronto e com bom acabamento, e fizeram um social, coisa que mais parece coisa do Brasil, para subir ao topo de empresas trans-nacionais que já existiam a mais de 100 anos, achando que foi a atual geracao que inventou a globalizacao, e afinal promoveram a maior destruicao de riquezas ja vista na face da Terra.

Não estou surpreso que personagens de calibre superior no século XX, como Alan Turing ou Harvey Milk, ou empresários como os pós-doutores que fundaram a Google, ou grandes filósofos, ou grandes músicos, não aparecem no topo da lista. Olha o nível de para quem você está perguntando.

Comentário de: Glúon [Visitante]
23.02.09 @ 08:49

Com exclusividade:

Tivemos acesso a pesquisa completa:

_______USA_____________Brazil____

1º__Barack Obama_______Lula_____
2º__Jesus Cristo ________Sarney___
3º__Luther King_________Temer___
4º__Ronald Reagan_______Dilma*___

* Depois do encontro com os prefeitos.

Fontes: Harris-Sensus,
Comentário de: MarioS [Visitante]
23.02.09 @ 09:56
Dois negros e um judeu nos três primeiros lugares!
Comentário de: jarbas [Visitante]
23.02.09 @ 10:37
Onde está o Clint Eastwood nessa lista? E o Humphrey Bogart?
Comentário de: Parsifal [Visitante]
23.02.09 @ 10:45
Caro São Obama (recentemente beatificado)

Este começo de ano está de lascar. IPVA, seguro do carro e sem falar no orçamento do dentista. A semana que vem vou para Salvador e vou passar uma semana de férias em 10x no cartão.
Me ajuda São Obama....
Já ia me esquecendo, veja se ilumine um pouco ao seu colega São Lula. Ele anda dizendo bobagens por aí junto com outra candidata a Santa (do pau ôco), uma tal de Dilma. Tenho que admitir que eles andam fazendo alguns milagres. O Lula tem voado o tempo todo...
Comentário de: DavidC [Visitante]
23.02.09 @ 13:48
A lista é muito coerente, as discrepâncias lógicas se devem ao momento em que a pesquisa é realizada.

É mais que óbvio que Martin Luther King deveria estar a frente de Obama, sem questionar os demais colocados na lista. Tal fato só não ocorre devido ao mesmo problema que temos no Brasil: falta de memória histórica do país. As pessoas tem uma incrível dificuldade de compreender o que os heróis do passado fizeram por seu país, diante das limitações da época em questão.

No Brasil isto é mais crônico, creio ser difícil encontrar alguém que consiga citar mais que seis ex-presidentes, governadores de seu estado então nem pensar.

O que há de cruel nisto? Não fazemos a lição mais básica da humanidade, aprender com os erros do passado...isto nos leva aos movimentos neo-nazistas, surtos xenofóbicos, etc.. Realmente me parece que vivemos dando voltas hehehe!
Comentário de: Aderbaldo [Visitante]
23.02.09 @ 15:48
Obama e Martin Luther King eu até concordo, afinal de contas são pessoas que fizeram/fazem algo para a humanidade.

Mas ... Jesus Cristo ??? Se é para nomear personagens, sou muito mais incluir nessa lista o Batman, o Homem Aranha e o Superman !!!
Comentário de: Carlos Massaranduba (Direto do Eden) [Visitante]
23.02.09 @ 15:58
Interessante e' o fato de que as pessoas parecem quere ser presidentes nao para ganhar dinheiro pois muitos ja' sao ricos antes de ser presidentes.
Eu acho que o que os motiva e' realmente um idealismo.
Comentário de: O Templario, primo do Capitao [Visitante]
23.02.09 @ 16:24
Oras, oras pessoal.
Esta nacao aqui tem maiores problemas que a economia, as guerras, racismo contra hispanos e negros e a imigracao olegal.
Temos um sociedade que faz apologia e ate aplaudem de pe qq coisa que se relacione ao reino da bicharada e o casamento entre eles.
Isto sim que e o fim de uma sociedade..
O resto? o resto e o resto...heheheheheh

coisa de loco
Comentário de: DavidC [Visitante]
23.02.09 @ 16:43
Caro Aderbaldo,
Sou católico, mas de modo algum me sinto ofendido por seu comentário. A tolerância e respeito a opiniões religiosas é muito importante para o progresso e união da humanidade.

Mas existem inúmeros pontos que todos deveriam lembrar com relação a Jesus Cristo, deixo alguns vídeos fascinantes para entender alguns destes pontos muito bem expostos, em uma palestra de motivação de Daniel Godri (eu mesmo não o conheço tanto mas que ele acertou a mão, isto acertou):
www.youtube.com/watch?v=C3EKSNCljQA&
www.youtube.com/watch?v=2qhzGgwfYV8&
Comentário de: Florentina [Visitante]
23.02.09 @ 17:04
Jesus é um herói psicológico.

O herói abstrato.

O resultado da pesquisa, colocando uma divindade como herói, mostra o porque que seitas religiosas se tornou um ótimo negócio.
Comentário de: Carlos Alves [Visitante]
23.02.09 @ 17:06
Esta confirmado: "se herói hoje, e fazer qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, desde que coberto pela mídia, mundialmente de preferência."
Comentário de: Minerim Letrado [Visitante]
23.02.09 @ 17:12
E o pior que esta doença é contagiosa, vejam os brazucas que estão lá há decadas. Mas acredito que São Mercado descontrolado e São Consumismo foram excomungados. Agora sobrou o abraço de afogado, se abraça a tudo para não ir para o fundo do pôço. Êta nós sô, vamos sair dessa, nadando de braçadas. É mole ou quer mais?
Comentário de: Walter Schmich [Visitante]
23.02.09 @ 18:14
POBRE POVO AQUELE QUE PRECISA DE HERÓIS!!!
Comentário de: Carlos Rela [Visitante]
23.02.09 @ 18:16
Obama???
Espera!!!!!!! (do quadro do Zorra Total)
Comentário de: MarioS [Visitante]
23.02.09 @ 18:31
"Obama e Martin Luther King eu até concordo, afinal de contas são pessoas que fizeram/fazem algo para a humanidade."

O que foi que Obama fez para a humanidade Aderbaldo?????? Num tô sabendo.
Comentário de: O Templario, primo do Batman [Visitante]
23.02.09 @ 18:48
eu, como sou cristao e tenho como Mestre Jesus O Nazareno, digo o seguinte:
nao dou oque e santo aos caes e nem jogo perolas aos porcos.

e o mesmo que chicotear cavalo morto.
cada um na sua.

ASfinal estamos aplauding o milk e jogando arroz no casal gay..eta sociedade podre
Comentário de: MENSAGEIRO III [Visitante]
23.02.09 @ 19:04
Quanta heresia escrita nesse blog hoje.

"Pai perdoa-lhes , eles não sabem o que fazem."

Christe, exaudi nos.
Pater de caelis Deus, miserere nobis.
Fili Redemptor mundi Deus, miserere nobis.
Spiritus Sancte Deus, miserere nobis.
Sancta Trinitas, unus Deus, miserere nobis.
Comentário de: Fabio [Visitante]
23.02.09 @ 19:07
Templario, Harvey Milk e Alan Turing sao perfeitos herois de acordo com os seguintes criterios:

“fazem o que é certo independentemente das conseqüências pessoais"

Evidente era muito mais conveniente terem ficado no armario, os dois pagaram com a vida (Harvey Milk foi assassinado e Alan Turing "cometeu suicidio", foi como efeito colateral da castracao quimica)

"não desistem até que atinjam os objetivos"

Os algoritmos de Alan Turing nao desistem, inclusive decriptografaram as comunicacoes Nazistas, nao eh mesmo? Harvey Milk, com aquele sangue de Judeu Lituano, ferveu San Francisco como soh ele, foi firme!

"fazem mais do que as pessoas esperam deles"

Alan Turing andou 80 kilometros de bicicleta para chegar no seu primeiro dia de aula.

"superam as adversidades”

Nao tem nem o que ficar comentando, basta ler sobre Turing e Harvey Milk

e que “mantêm-se confiantes numa crise”.

Alan Turing ganhou a Segunda Guerra para os aliados, mas tudo tem limites. Aguentar a homofobia eh realmente uma tarefa Herculiana, ainda mais com o McCartismo pressionando o servico secreto Britanico.










Comentário de: marioaugustofernandes [Visitante]
23.02.09 @ 19:22
fazer comparações de de homens pobres pecadores, com JESUS CRISTO, É O FIM DO MUNDO, vão observando o que está acontecendo no mundo e se preparem para ver se podem brincar com DEUS.´SÓ O DEMONIO COSTUMA QUERER DISPUTAR COM DEUS.
Comentário de: DAVI COSTA [Visitante]
23.02.09 @ 19:23
Essa pesquisa acho que o Obama nem sabe...
mas se souber
e "se achar...se sentir..."
então
SERÁ MESMO MAS SÓ SE ELE "TIRAR OS PECADOS DO MUNDO"...
Por enquanto ele só está, e muito, embaraçado com o LIXÃO DO MUNDO...
COMO TODO BOM PECADOR E MORTAL...

MARANATA...VEM SENHOR JESUS...E NOS CUBRA COM TEU SANGUE...LIVRA-NOS DOS ANTI-CRISTOS...
Comentário de: antonio alexandre sousa [Visitante] · http://visitante
23.02.09 @ 19:34
eu nao posso agreditar q essa pesquisa a coloque o Sr salvador da humanidade em segundo lugar, por isso q esse povao do mundo tem q aprender + sobre o Sr Jesus Cristo o povo tem q refletir + PAI PERDOA POIS ELES NAO SABEM OQ DIZEM OU SE SABEM NAO SOMOS NOS Q VAMOS CRUCIFICALO.
Comentário de: João [Visitante]
23.02.09 @ 19:53
Estão muito mal de heróis, não? Ronald Reagan foi aquele que vetou a condenação do Iraque de Saddan pelo uso de armas químicas. Que deu no que deu.
Comentário de: O Templario, sobrinho de bonaparte [Visitante]
23.02.09 @ 20:01
Fabio
Ja que vc me dirigiu a palavra com cortezia, gostaria de retribuir.
Os dois cavalheiros mencionados defenderam seus modos de vida.
Acho que todos nos devemos fazer frente aos contras nossas ideologias politica e filosofica, modo de vida, habito, crenca e qq outra atividade.
Claro que me refiro as aceitaveis segundo seu comportamento.
Acho mesmo que Turin fez muito por esta nacao e Milk nada fez, mas defender a classe.
Quanto ao habito em si, vc ja conhece a minha maneira de pensar. Nao mato o mensageiro, nao odeio o ator, mas quem sabe detesto o enredo.
se e que vc me entendeu.

sds fraternas e agredeco a sua gentil postagem dirigida a minha pessoa
Comentário de: Florentina [Visitante]
23.02.09 @ 20:13
"Demônio": Ser do mal criado para receber a culpa de tudo que se faz de errado.

Demônio está na mesma área do "bicho papão".

No lar:
- Filhinho!!! não faça isso porque o bicho papão te pega!!

Na igreja:
- Seja fiel senão o Demônio te pega!!

Demônio foi mais uma destas invenções para forçar a obediência das pessoas dentro de um regime ou ordem.

Demônio, capeta, diabo, cramunhão... são os nomes dentro do cristianismo. Outras religiões também têm o ser "do mal", mas receber outros nomes, assim como os Deuses em outras religiões tem nomes e aspectos diferentes.

É a salvação dos infratores. Afinal, é tudo "culpa" do demônio.





Comentário de: O EVANGELISTA [Visitante]
23.02.09 @ 23:32
TODO PECADO SERA PERDOAODO AO HOMEM, MENOS A BLASFEMIA CONTRA O ESPIRITO SANTO.
PREZADOS CRISTAOS DO BLOG. NAO PECA PARA O SENHOR PERDOAR ESSES ZOMBADORES. LEMBREM OS SODOMITAS ERAM MUITO MAIS SANTOS E PERECERAM SOB O FOGO QUE CAIU DO CEU, ASSIM TBM A GERACAO DE NOE'. ELES SIMPLESMENTE ESTAO CUMPRINDO SUA PARTE DE DEFAMAREM AO SENHOR. ELES SAO OS REPRESENTANTES DO DEMONIO NA TERRA.
Comentário de: Mara [Visitante]
23.02.09 @ 23:50
Pois para mim o maior de todos concerteza é o Senhor Jesus Cristo.
Jamais vai existir qualquer ser humano que tome o lugar Dele.
Todos nós precisamos Dele.
Que Deus tenha misericórdia de todos.
Comentário de: Marcos [Visitante]
23.02.09 @ 23:52
Jesus Cristo não é herói, nem quer ser considerado como tal. Ele é DEUS. E ponto final.
Comentário de: José Lima [Visitante]
24.02.09 @ 00:55
Se até Bush foi herói não é de admirar que Jesus Cristo tenha perdido o primeiro lugar. Para nós brasileiros, parece que a noção de heroísmo passa pela fronteira do alto risco pessoal para salvar alguém ou uma coletividade. Então, não basta ser um grande governante ou mesmo líder. Até porque aqui a noção de poder está sempre associada à de privilégio. Mas quando alguém se atira a um gesto de transposição de uma situação de alto risco de vida, ou a perde em meio às suas lutas pela salvação do próximo, então todo mundo se curva porque ninguém quer ser desafiado a tanto.
Comentário de: Aderbaldo [Visitante]
24.02.09 @ 03:05
Ainda acho que a pesquisa deveria segregar os verdadeiros heróis (i.e. gente de carne e osso) dos super-heróis (i.e. os personagens com super-poderes).

Na primeira lista, bombeiros em geral, Martin Luther King, Ghandi, etc.

Na segunda lista, obviamente enquadram-se o spiderman, que consegue subir pelas paredes e tem uma mega força; o superman, que consegue voar e tem visão de raio-X e o J.C., que consegue andar sobre as águas e multiplicar pães. Todos os três retratados em revistas em quadrinhos ou livrinhos de historinha tipo a bíblia ou ainda filmes de Hollywood.
Comentário de: Wilhelm [Visitante]
24.02.09 @ 05:48
Alias...... pergunta interessante....

Guterman, quem é o seu Heroi? Gostaria muito de ler aqui sua resposta espontanea! Nada de enganar a clientela do seu blog! Quero o nome do primeiro heroi que veio a sua cabeca...

Pra mim, Ayrton Senna meu amigo...
Comentário de: Anna H. [Visitante]
24.02.09 @ 11:26
E heroínas, nao tem ? Vou contar sobre uma, a heroína anônima de 10 anos de idade somente, que quase perdeu a vida para proteger seu irmaozinho da fúria de um pitbull. Isso aconteceu no Brasil. Ela salvou o irmao mas ficou com o rosto desfigurado. Aqui deixo minha simpatia (imensa) pela pequena heroína que nunca saberemos seu nome, além da idade. Que ela se restabeleça e volte a ser a menina corajosa que foi quando houve o ataque do cachorro, mas que anjos lhe protejam também.
Comentário de: Fabio [Visitante]
24.02.09 @ 11:45
Marcos:

"Jesus Cristo não é herói, nem quer ser considerado como tal. Ele é DEUS. E ponto final. "

Eu não vou fazer uma denúncia para a polícia porque nós não estamos vivendo numa teocracia, mas saiba que você não tem o direito de ler a mente de Jesus Cristo para determinar o que ele quer ou deixa de querer ser considerado. Você está fora de linha.

Comentário de: Fabio [Visitante]
24.02.09 @ 12:18
Templario,

Harvey Milk foi um pioneiro na política, ele certamente fez muito pela nação. Talvez ele não tenha feito muito para defender a nação de forças externas, mas ele foi um dos primeiros a usar a política para defender a nação de preconceitos internos. Fez isso sem alegar motivações Divinas, sem alegar representação Divina, sem nem mesmo ser membro de uma Igreja, quanto mais um pastor. Os inimigos de Harvey Milk, invariavelmente, buscavam o apoio, eu até diria o respaldo, infelizmente, de alguma Igreja. Harvey Milk fez tudo com as próprias mãos. Um herói. (Incidentalmente, Alan Turing construiu dois ou tres computadores com as próprias mãos, um feito que só é secundário para a época, diante da teoria da computabilidade que ele formulou.)

Comentário de: Guterman [Membro]
24.02.09 @ 15:23
Wilhelm

Meu herói é Rodolfo Rodríguez, o Lev Yashin da Vila Belmiro.
Comentário de: Angelo [Visitante] · http://www.sinaisdostempos.org
24.02.09 @ 16:06
Aderbaldo [Visitante],

não pude deixar de comentar esse absurdo irracional:

Me diga o que pessoas mediocres como Obama e Martin Luther King fizeram pela humanidade?
e puderam fazer melhor que Jesus cristo? Sabendo que evangelhos possuem valor históricos, ou voce não acredita em algo só porque é antigo ? então a civilização antigas e seus imperadores não existiram é tudo conto de fadas.
Comentário de: Fabio [Visitante]
24.02.09 @ 18:02
Angelo,

É só substituir Jesus Cristo por Maomé, que o comentário de Aderbaldo ainda estaria válido, mas e o seu? E agora Angelo?
Comentário de: aderbaldo [Visitante]
24.02.09 @ 19:40
Ângelo,

Não me leve a mal. Eu gosto e muito do J.C. Ele é um dos meus personagens favoritos. Como um X-Man, ele consegue ler a mente dos outros, controlar a natureza e até mesmo estar em dois lugares ao mesmo tempo!

E tem aquele lance de ressureição que faz ele parecer o Neo. A diferença é que, no Matrix, a Trinity vem e salva o Neo, enquanto no novo testamento deveria ser a esposa do J.C., a Maria Madalena, a salvá-lo, porém não temos esta evidência no livro ... ou temos e não estou lembrando?


Comentário de: O Templario [Visitante]
24.02.09 @ 19:41
Bem, Jesus ou outros? eis a questao.
Esta nossa nova geracao de norte americanos trazem de bagagem domiciliar herois que existem, existiram ou simplesmente personagem de ficcao.
No caso dos que existem citamos Obama, o novo messias, oque deve fazer um milagre e tudo se resolve, e o sonho americano da casa propia deixa de ser um pesadelo e sim um sonho realizado, e os que estao no olho da rua? voltam felizes e no lugar da foto de Jesus, a foto de Obama. Tudo bem, cada um na sua. Outros acham que King, spiderman e outros sao mais conhecidos, melhores, o maximo etc.
Eu, como evangelico cristao, conhecedor que sou de uma pequena parte do livro sagrado e crente que sou da existencia de Deus e sei quem foi Jesus, meu mestre, lhes digo.
Oque esta safardana de cabecinhas de pardal pelo menos deveriam sido enssinado e ter respeito por todos os simbolos e figuras religiosas.
E como o pastor que chutou a santa.
Bem, se estas postagens virrem de um ateu, mesmo assim peco respeito.
Mas, como respeito ao ser humano, a suas propiedades(20 fazendas invadidas) ja nao sao prioridades, caminhamos sim para dias de calamidade.
Mas, nao posso deixar de dar uma pitadinha neste negocio de Jesus e Deus.
Sao interpretacoes biblicas somente.
Eusou o ovelha negra da minha igreja e porisso ja nao vou aos cultops pq sei que meu mestre Jesus e Cristo e nao Deus.
Deus e o pai e ele o messias, o enviado , nosso redentor, e ficamos por aqui.
Mas mesmo assim de saber que ele nao e o primeiro?
me deixa triste.
Nao so ele e o mestre, mas o mais brilhante filosofo que passou por esta nossa terra.
Minha opiniao..
Fiquem na Paz
Comentário de: Florentina [Visitante]
24.02.09 @ 20:41
Sobre esse negócio de Deus ajudar me lembro de uma cena fantástica.

Em 1994 o Brasil jogava contra a Itália a final da copa. A TV mostrou vários torcedores brasucas entre eles um padre, de mãos dadas rezando (ou orando) para o Brasil vencer.

Ai apareceu outra imagem de italianos de mãos dadas fazendo a mesma coisa, para a Itália vencer.

Ambos esqueceram que por lógica, Deus seria de ambas as partes e se interferisse o jogo terminaria empatado.

Comentário de: Fabíola [Visitante]
24.02.09 @ 23:04
Guterman,

O respeito à liberdade religiosa é algo primordial em sociedades civilizadas. Vejo que aqui, onde muitos comentam, só porque tem acesso à internet banda larga, acesso à informação, num país de miseravéis, de uma legião de excluídos, os camaradas que postam aqui se acham no direito de impor conceitos e vontades políticas, de escarnecer politico A ou B, se acham no direito de escarnecer religião A ou B, de denegrir personalidades religiosas A ou B, de blasfemar contra Deus, blasfemar contra personalidades sagradas de religião A ou B.
Liberdade de expressão é uma coisa, bandalheira e falta de respeito é outra coisa totalmente diferente.

Concluo dizendo em primeiro lugar que não é a opinião doentia de vocês que vão mudar o curso da História não.
"As portas do inferno jamais vão prevalecer".
O poder do mau jamais poderá vencer a Igreja. O poder do mau foi derrotado por Jesus na Cruz.

Outro lembrete: não são vocês uma meia dúzia de pessoas aqui que decidem eleição nem pra síndico de condomínio, muito menos pra presidente da república, governador, etc..

A classe média paulistana está em decadência. Por isso gasta seu tempo escrevendo besteira. Sempre foi assim preconceituosa e excludente.

Apoio total à colocação do 'Angelo' e a do 'Marcos', e ado "Mensageiro".
Comentário de: Fabio [Visitante]
25.02.09 @ 00:10
Fabíola,

Você e o primo do Napoleão Bonaparte tem um senso de humor realmente fenomenal.

"Vejo que aqui, onde muitos comentam, só porque tem acesso à internet banda larga, acesso à informação, num país de miseravéis, de uma legião de excluídos, os camaradas que postam aqui se acham no direito de impor conceitos e vontades políticas, de escarnecer politico A ou B, se acham no direito de escarnecer religião A ou B, de denegrir personalidades religiosas A ou B, de blasfemar contra Deus, (...)"

E você, está usando o computador do convento, ou do hospício? Ah, é mesmo, não tem diferença...

"A classe média paulistana está em decadência. "

Não é só a classe média Paulistana que está em decadência, a civilização laica inteira está em decadência, abrindo cada vez mais espaço para religiosos e aderindo cada vez mais a falta de razão, se rebelando contra a ciência. Nas palavras de um membro da Al Quaeda, "a juventude hoje em dia não quer mais saber de rock and roll, quer jihad!"


Comentário de: Florentina [Visitante]
25.02.09 @ 00:11
Tem uns aqui que morre de medo de Deus.

Se aparecer um agnóstico vai ser apedrejado. Os comentários dos que crêem são mais agressivos dos que não crêem. Num país laico, os direitos de crer e não crer são iguais.

Jesus Cristo aparece como um dos heróis nos EUA, mas na maioria dos países do mundo nem apareceria. São países com outras crenças, com outras divindades. Por exemplo, não seria citado em países do OM e todo o Oriente.

As religiões em geral têm uma característica em comum: são machistas. Toda divindade é homem. Deus, Jesus, Anjo.

E mais, não é só no islamismo que a mulher é um ser inferior. A bíblia, que pertence ao cristianismo trata a mulher assim: Pode ir à igreja, mas com a cabeça coberta e não pode falar nada. Só homem fala.
Só o homem manda.
Isso é uma cultura natural da região onde os livros (pergaminhos ou rolos) foram escritos.

Veja a dificuldade para as mulheres vencer esses mitos. Imagina se um Deus vai tratar a mulher, logo a mulher, como um ser inferior.

Cada civilização se aproveitou da superioridade física do homem e impôs as normas para as mulheres, e covardemente a tratando como um ser inferior.

Cada região, cada cultura criou seu Deus.

E o cristianismo criou o seu, depois se dividiu em milhares de seitas e cada uma se diz representante dele aqui na terra. As outras são impostoras.


Comentário de: how [Visitante]
25.02.09 @ 01:03
Imprensa vagabunda. Eu precisei viver esse tanto e me decepcionar com o mesmo tanto, prá ver jornalista, a nossa antiga esperança, babando no tal obama. Depois, era o John Lennon que estava errado!
Comentário de: MarioS [Visitante]
25.02.09 @ 07:49
"A classe média paulistana está em decadência."
Ela está é em extinção, após passar décadas sendo escorchada por impostos absurdos usados para sustentar:
1) a corte de Brasília
2) as cortes de outros estados
3) os beneficiados por subsídios federais de outros estados
4) os beneficiados por esmolas federais de outros estados
Deveríamos ter reagido há muito tempo.

"Sempre foi assim preconceituosa e excludente"
São Paulo, diferentemente de outros lugares no Brasil, sempre recebeu bem a todos, sejam estrangeiros ou brasileiros. Qualquer um que não seja cego se convence disso simplesmente andando pelas ruas daqui.
Comentário de: O Templario corintiano [Visitante]
25.02.09 @ 14:29
Ola MARIOs

Colega, vcs ai com este govb. socialista/populista e nos aqui com o messias Obama.
A nossa classe, media, esta ameacada aqui.
Ja podemos ate ver nosso dinheirinho, que pagamos em impostos pq temos o culhao de estudar e ser alguem na P. da vida, indo para ajudar os menos previlegiados.
Pera ai..nao quero dizer que os pobres nao devem ser ajudados. Quero dizer que a sociedade e o gov. em conjunto devem faze-lo.
Sim, sem que haja uma reataliacao por parte deste socialismo barato e utopico contra os que por ventura, venham a prosperar na P. da vida.
Deu para entender?
Se bem que o gov. sozinho , por exemplo, dar ao pobre seguro de sdaude universal e utopico.
Se bem que sei que na Franca, Inglaterra e outros paises da europa isto ja existe.
Se bem, que, Canada e Portugal ja tem este sistema em plena decadencia/falencia.
Sendo assim.
Quem e que vai pagar por tudo, ou por todos estes projetos maravilhosos no papel?
eu e meus vizinhos..

viva o capitalismo
Comentário de: MENSAGEIRO III [Visitante] · http://www.thepetitionsite.com/1/stop-foca-now
25.02.09 @ 23:34
Convido todos os amados companheiros do blog, hoje que é Quarta-Feira de Cinzas, ao convite de Deus :

"Arrependei-vos e Crede no Evangelho !"
Mc 1, 14-15

É convite de amor e de paz.
Comentário de: aderbaldo [Visitante]
26.02.09 @ 04:19
Concordo com a Fabíola,

A gente está aqui debatendo sobre nossos heróis e super-heróis favoritos numa boa (eu mesmo já admiti que o casal INRI/Maria Madalena é um dos mais bacanas) e vem gente esculhambando, colocando umas citações seguindas de mnemônicos (tipo Mc 1, 14-15, o que é isso???).

Outros escrevem duzentos parágrafos, e uns outros tantos colocam poemas inteiros em Latim!

Pessoal, o tema aqui é "heróis", só isso, não estamos debatendo quem fala mais bonito não !!! E portanto, para reforçar o ponto, fica aqui mais uma vez minha opinião: Obama e MLK são heróis, J.C. é um X-Man e portanto é um super-herói.




Comentário de: angelo [Visitante] · http://www.sinaisdostempos.org
26.02.09 @ 14:40
Aderbaldo, presta atenção dessa vez.

Não quero nem pretendo que voce acredite em Jesus, nem em religião nenhuma.

Estou apenas falando que você não entendeu o título da reportagem do Guterman, ou a pesquisa americana.

Ela (a pesquisa) comparou o trabalho, a doutrina fisolosófica de Obama, Luther e Jesus.
Ela não comparou poderes sobrenaturais ou veracidade de existência de cada um. Comparou a filosofia e poder de influência de cada filosofia para as pessoas no qual não é nem necessário ser religioso para ver quanto é boa a doutrina de Jesus.

Sabe o que é filosofia pelo menos né?

deixa de ser menino e me diz agora se nessa altura tu entendeu uma simples reportagem?



Fabio, entendeu também?
Comentário de: angelo [Visitante] · http://www.visionofgodandmary.org
26.02.09 @ 14:46
Fabio disse:
"se rebelando contra a ciência"
só se for a seitas pagãs, porque a Igreja católic anunca precisou se rebelar contra a ciencia, leia mais que voce chega la:

Sem a igreja não teria havido ciencia
http://www.sinaisdostempos.org/perguntas/igreja_ciencia.htm
Comentário de: Cavaleiro Santista do Templo [Visitante]
26.02.09 @ 16:47
Nos EUA o Obama é o herói, mas no Brasil o Lula é o nosso HERÓI!!!!!!
Comentário de: Fabio [Visitante]
26.02.09 @ 20:33
Angelo,

Eu entendi que tu é um grande fã do JC, do Todo-Poderoso, de um dos profetas prediletos de Alá, até que ele enviou Maomé, o maior de todos os Profetas,

E as Montanhas andaram.

O seu super-herói pode andar na agua, e andar no céu, mas pode mover montanhas?

O do Bin Laden pode.

E a Zarathustra coitada, o que foi mesmo que ela disse, que Deus a tenha!

Em século XXI termos essa conversa, ora, quem diria... A religião Cristã no pós-Guerra foi concebida como uma piada de mal gosto nos Soviéticos... declassificação já... mostrem os documentos secretos! Ó Jesus, eles realmente se esqueceram que era só para ser uma piadinha inconsequente dentro do contexto pós-moderno!
Comentário de: Fabio [Visitante]
26.02.09 @ 21:13
errata - also sprach Zarathustra,

Eu não me lembro nem do sexo do coitado, quanto mais o que foi que ele disse. Também sou vítima da desinformação!

Desclassificação Já!
Comentário de: angelo [Visitante] · http://www.sinaisdostempos.org
26.02.09 @ 22:34
To vendo que que te falta um pouco de cerebro, andas alienado lendo nietzsche?
acha q eu não conheço os truques mágicos desse pseudo-filósofo?
leia uma filosofia atéia de melhor qualidade.
Se voce não tem herói então voce é anarquista do tipo que não acredita em nada? então nem anarquista é.
To vendo que voce é um produto da mídia alienante que deixa as pessoas apegadas apenas ao imediato.

olha sobre o niétize:
http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=filosofia&artigo=20050207104634&lang=bra
Comentário de: angelo [Visitante] · http://teste
26.02.09 @ 23:26
Fabio,
Não se faça de menino ateu que acha q sabe porque leu alguns livrinhos, não estou discutindo religião, mas o que a pesquisa americana e o Guterman quiz colocar, a doutrina filosofica de cada personalidade ou testemunho pessoal.
Comentário de: Fabio [Visitante]
27.02.09 @ 12:33
anglelo,

Eu não li Niet-cha-cha-cha, apenas assisti as muitas palestras de Rick Roderick sobre filosofia e sobre os filósofos.

Quem foi Rick Roderick?

http://en.wikipedia.org/wiki/Rick_Roderick

Tente assistir as palestras dele se tiver alguma oportunidade. Muito mais didático e divertido do que Niet-cha-cha-cha. (Desculpe-me, mas eu não vou conseguir soletrar esse bicho, é melhor nem tentar.)

Comentário de: Aurelio [Visitante]
10.03.09 @ 12:37
Chega!
Estou decretando silêncio de Blog.

Deixe seu comentário:

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do blog.

Seu endereço de email não será exibido nesse site.

Sua URL será exibida.

Tags XHTML permitidas: <p, ul, ol, li, dl, dt, dd, address, blockquote, ins, del, span, bdo, br, em, strong, dfn, code, samp, kdb, var, cite, abbr, acronym, q, sub, sup, tt, i, b, big, small>

authimage

Opções: (Quebras de linha se tornam <br />)
(Configura cookies para o nome, email & url)

 

Marcos Guterman é historiador e jornalista de O Estado de S.Paulo





Todas as Palavras
Qualquer Palavra
Toda a frase