BLOGS
05.02.09
O atual número da revista norte-americana Foreign Affairs traz 10 páginas de anúncio sobre o Brasil nos quais o princípio constitucional que veta a aparição de autoridades em publicidade oficial foi totalmente esquecido. Financiado pelo BNDES, Petrobras, Embratur e um grupo de entidades e empresas privadas, a propaganda traz fotos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Henrique Meirelles, mas tem como estrela a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, apresentada como provável candidata às eleições presidenciais de 2010.
O texto lembra que Dilma também é presidente do Conselho de Administração da Petrobras e cita frases da ministra sobre o programa de biocombustíveis do governo Lula. O titular da pasta de Minas e Energia, Edson Lobão, é a única outra autoridade federal a aparecer no anúncio, que fala de maneira extremamente elogiosa do ex-presidente tucano, Fernando Henrique Cardoso.
“Os bancos brasileiros são sólidos e lucrativos graças à estabilidade criada pelo antecessor de Lula, Fernando Henrique Cardoso. De maio de 1993 a abril de 1994, FHC (como ele é conhecido) foi ministro da Fazenda do Brasil e introduziu o Plano Real para acabar com a hiperinflação. Embalado pelo sucesso de seu plano, ele foi eleito presidente em 1994 e reeleito quatro anos mais tarde. Cardoso foi sucedido em 2003 por Lula, que também foi reeleito; o mandato atual de Lula vai terminar em 2011”, diz a propaganda, apresentada em formato de reportagens sobre distintos temas com o título “Brazil, um gigante acorda”.
Meirelles participa com a defesa das políticas fiscal e monetária “conservadoras” que, segundo ele, deram ao país recursos para enfrentar a atual crise econômica. Mas nas dez páginas, o caso mais gritante do desrespeito à regra que proíbe promoção pessoal por meio de publicidade oficial é o anúncio da Embratur. Em uma página, a peça traz uma foto da presidente da estatal, Jeanine Pires, e um texto em forma de entrevista, que tem como última pergunta a seguinte pérola: “Que legado você gostaria de deixar para o turismo brasileiro?”.
A Constituição de 1988 instituiu o princípio da impessoalidade na administração pública e é claríssima em relação aos limites da propaganda feita com dinheiro do contribuinte. Seu artigo 37, parágrafo 1º, diz o seguinte:
A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
Será que o princípio não vale para propaganda em inglês?
Aí vão as reproduções de algumas das páginas do anúncio:


Comentários:
Comentário de: Otavio [Visitante]
05.02.09 @ 07:07...quem seria a autra "mulher" caso a ministra Dilma nao seja de fato a candidata?
ela esteve sempre nessa empreitada, por isso é que ainda está no governo.
e a dona do horario nobre tem condiçoes?
é claro que nao!
Comentário de: Lu [Visitante]
05.02.09 @ 11:21Cláudia Trevisan, você já tratou em sua coluna da milionária propaganda da Sabesp que o Serra faz veicular na TV em TODO o País, em horário nobre? Embora ninguém fora de São Paulo tenha noção do que seja tal empresa, que só atua em São Paulo?
Só perguntando.
Comentário de: Rogério de Oliveira [Visitante]
05.02.09 @ 11:31Ela nem tem chance. O PSDB leva seja com Serra ou Aécio. Arrogante, vingativa e mesquinha. Pra votar nela sua diéta tem que ser exclusivamente de rapadura. Não sei se vcs mi entendem?
Abraço ¡a todos!
Comentário de: Cidadão Brasileiro [Visitante]
05.02.09 @ 11:40Isso é um absurdo! Mas vai continuar acontecer se os meios de comunicação seguirem complascentes com esse e outros tipos de malandragem, roubo de dinheiro público para benefícios privados.
A propósito, você diz que isso é patrocinado pela Petrobrás, BNDES, Embratur e "um grupo de entidades e empresas privadas". Quem são esses patrocinadores? Por favor, faça mais uma bondade e divulgue também quem paga por coisas erradas pelo direito público com dinheiro privado.
Comentário de: Valter [Visitante]
05.02.09 @ 11:46Concordo com vc Claudia. Este governo corruPTo apronta uma destas diariamente. Esta Dilma é outra que nao me engana. Vamos torcer que ao final desta era de encenações (isto que foi o governo Lula ao longo dos anos, governar um país em uma época de bonanza mundial é tranquilo, como foi o periodo 2002-2007), quero ver agora.
Fora PT, Fora Dilma!
Para o nosso bem.
Comentário de: Renato [Visitante]
05.02.09 @ 12:14Aonde está a justiça que ainda não se manifestou a essa propaganda fora da lei ou os demais políticos que não se manifestam?
Comentário de: Luiz [Visitante]
05.02.09 @ 12:27Para aparecer na imprensa, a Dilma tem inaugurado até banco de praça.
Tenta fazer acreditarem que o PAC existe e funciona.
A mulher está em plena campanha há mais de dois anos, quem frequenta o Orkut sabe disso.
No entanto não consegue subir nas pesquisas de intenção de votos.
O Lula vai fazer de tudo para tentar eleger sua candidata, até desrespeita a Constituição... aliás, para o Lula isso é normal.
Comentário de: alexandre [Visitante]
05.02.09 @ 12:34ATENÇAO: DE ACORDO COM A MATÉRIA AS MIDIAS IMPRESSAS NÃO PODEM MAIS CONTER FOTOS, SÓ TEXTOS TÁ BOM? É O FIM!
Comentário de: Alvaro [Visitante]
05.02.09 @ 12:42Mas é claro que não pode em Ingles! Porém o PT acha que pode tudo e que a Lei é só para os outros e para os Idiotas. Não vejo a hora desta corja sair do poder e levar junto com eles este monte de sindicalistas incompetentes, e esta figura doce e amavel que é a Terrorista Dilma que se ganhar a eleição deve colocar como ministro da fazenda o PRESIDENTE DO MST, o Stedille,( sei lá se é assim que se escreve, mas quanto menos eu souber deste povo, melhor)...Fazenda para o PT é só para invadir, se tiver dinheiro então, melhor ainda...Como disse um jornalista ou articulista estes dias: " Quem não é ignorante se sente agredido e com vergonha"...
Comentário de: Zé do povo [Visitante]
05.02.09 @ 12:45Fala sério....e daí?
Problema oftalmológico grave...tá vendo chifre em cabeça de cavalo.
Comentário de: Juremar (visitante) [Visitante]
05.02.09 @ 13:20Eu não posso acreditar, que desde 2003, primeiro mandato de Luiz Inácio, o governo faça a propaganda institucional, com as côres oficiais do BRASIL, VERDE, AMARELO, AZUL, BRANCO E MAIS O VERMELHO, sendo que justamente o VERMELHO, está sôbre a letra "l" DE BRASIL, subliminarmente, isto leva a Lula, e ao PT, nunca antes neste país, alguém teve a ousadia de fazer isto com o Brasil, FORA apublicidade agora no exterior, que de acordo com o artigo da constituição mostrado, fere nossa constituição, Ele está fazendo propaganda desde o primeiro mandato de seu governo, nos palanques faz propaganda, e agora no exterior, está gastando mais com propaganda do que com as bolsas sociasi do governo dele..alguém deveria tomar alguma providência a respeito, ou ação civil pública, ou ação popular, ou seja lá o que fôr, senão, nós teremos que engulir qualquer candidato que ele nomear, faltam ainda quase dois anos, e já esta fazendo propaganda a seis anos...assim não dá mais.
Comentário de: Juiz Dread [Visitante]
05.02.09 @ 13:28Estamos Lascados!!!!!!!
Comentário de: ttt [Visitante]
05.02.09 @ 14:00Triste, mas nao eh surpresa. Esse governo/partido se acha acima da lei
Comentário de: Paulo K. Salem [Visitante]
05.02.09 @ 14:32Porque não publicaram Tambem o dossiê da terrorista Dilma que tambem respondia pelos nomes de LUIZA , PATRICIA e WANDA, assim os leitores saberiam como le chegou ate aqui !!!
É uma vergonha , e, este homem ainda detém 84 % de aprovação, só quem é cego, surdo e mudo que pode acreditar em tal resulato de pesquiza !!
Comentário de: Visitante [Visitante]
05.02.09 @ 14:39Atribuido a um político brasileiro do passado a frase: "A lei e as mulheres, nasceram para serem violadas" . O tempo apenas mostra que os dirigentes deste Páis ainda vêm a Constituição da mesma forma. A democracia nos leva a aceitar diferentes ideologias mas, não nos obriga a aceitar atitudes repudiáveis de quem, por dever, deveria garantir o cumprimento da Constituição. É invejável o país que tem a mesma Constituição desde a sua independência e não foi transformada em "patchwork", onde potenciais candidatos a secretários (ministros), tem vergonha, renunciam ou são legalmente impedidos aos cargos por ilícitos. "Yes! We Can Change".
Comentário de: Severino Assum [Visitante] · http://Você é tucana.
05.02.09 @ 14:49Ora!!!! tucana, há poucos dias José Serra, governador do Estado de São Paulo, sobrevoou junto com o José Luis Datena, da Rede Band, trechos do rodoanel onde mostrava os benefícios da obra do governo do Estado, ficou claro que aquilo era propaganda do governo disfarçada, ninguém disse nada, e aí? Se for o Lula é crime? Se for alguém do PSDB não vale amesma coisa?
Comentário de: visitante [Visitante]
05.02.09 @ 15:12Gostaria de aclarar que somente figura uma foto do presidente Lula e uma foto do presidente do bacen Henrique Meirelles. Não há fotos nem da Ministra Dilma Roussef e tampouco do Ministro Edison Lobão somente declarações no texto.
Segue o link para o texto
http://www.foreignaffairs.org/sponsored_sections/country_focus/brazil/brazil.pdf
Vale resaltar também que a publicidade de países é uma sessão da revista Foreign Affairs chamada Country Focus..
http://www.foreignaffairs.org/sponsored_sections/
Comentário de: Filipe [Visitante]
05.02.09 @ 15:15Faltou colocar a página com a foto de Dilma Roussef. Fiquei curioso...
abraços
Comentário de: claudia [Membro]
05.02.09 @ 15:20O anúncio está publicado sob a rubrica "Sponsored Section", que em bom português significa propaganda paga. É a mesma que aparece sobre o anúncia da Turquia na mesma revista. Não há nenhuma menção a "Country Focus".
Cláudia Trevisan
Comentário de: claudia [Membro]
05.02.09 @ 15:23Não há foto da ministra Dilma Rousseff no anúncio, mas seu nome é o mais citado. Cláudia Trevisan
Comentário de: Bunny Man [Visitante]
05.02.09 @ 15:37A lógica que move a mídia é simples:
PSDB, poooodeee!
PT, num pooodeee!
Simples assim.
Comentário de: Francisco [Visitante]
05.02.09 @ 15:56O mundo está em crise. Ponto. Alí o nosso governo está pondo na trateleira os seguintes produtos brasileiros: turismo (Jeanine Pires), combustiveis alternativos (Lobão), estabilidade (Lula) e vigor da economia (Dilma-PAC). Todos eles produtos brasileiros geradores de emprego e renda. Todos eles desejados por investidores internacionais num momento de crise. Públicidade irregular alí é aparecer o nome de FHC que não tem porcaria (me contive...) nenhuma a ver com nenhum deses quesitos acima descritos. O jornalismo investigativo... deixa pra lá...
Comentário de: Arnould Ferreira [Visitante] · http://Por que será?
05.02.09 @ 16:12Por que será que vocês do PSDB tem tanto medo e ódio da Ministra Dilma? e o caso ALSTON ninguém se lembra, ninguém investiga, me faz lembrar aquela propaganda de biscoito " Por que será que o biscoito Dilma está sempre fresquinho?" Vocês estão é com medo, mas não adianta, "O porco grita mas acaba morrendo", é o que vai acontecer com o PSDB que já teve outro nomes, logo deve nascer menor e com outro nome, como seu aliado PFL, que hoje se chama DEM.
Comentário de: alexandre/SP [Visitante]
05.02.09 @ 16:18Alguns aqui levantaram a questão da propaganda no nível estadual (aqui em sp,mas se procurar...) de maneira muito acertada.
Faltam boas matérias como esta, para apurar isso.
Sim porque aqui, nosso governador SÓ FAZ PRO PAGANDA, e mais nada.
A referida propaganda no programa do Datena, não é novidade; G.Kassab, já fazia desde 2007.
É só apurar. Ficaremos aguardando.
Quanto ao gov.Federal, só está seguindo um padrão que vem desde sempre,que pode dar bolo desta vez...
Ou pode conseguir o seu objetivo na Inglaterra: Trazer investimentos, que na crise, é uma boa,né?
Agora, Claudia, com todo o respeito, sugiro atenção às menções racistas e ignorantes de alguns participantes do blog, que se referem a comedores de rapadura e etc.
Há que se ter respeito com os demais compatriotas, e ouvido(ou olhos) dos outros não é penico. Ademais,o gov.já tem os seus deslizes, basta nos concentrarmos nesses e exercer a Democracia, q é o q importa.
Comentário de: alexandre/SP [Visitante]
05.02.09 @ 16:21Onde eu disse "Inglaterra", leia-se exterior. Fiquei com o inglês na cabeça...Sorry, everybody
Comentário de: Paulo [Visitante] · http://www.pcsj.zip.net
05.02.09 @ 16:33Que eu saiba, o dinheiro de estatais e de "entidades e empresas privadas" nã é "publico". Publico é o $$ proveniente de impostos e repassados à união pelas estatais em forma de participação nos lucros.
Considerei a propaganda um ótimo chamariz de investimentos ao nosso país , além de minimar seu teor politico ao elogiar o antecessor oposicionista.
Comentário de: Wagner Martos [Visitante] · http://Os cães ladram e...
05.02.09 @ 16:53Impressionante a maneira de agir dessa imprensa brasileira. Quando haverá dignidade nessa profissão tão venalizada no Brasil?
Será necessário o tempo falar presses babões anti-PTistas e anti-Lulistas? Até qdo o venalismo impresso estará a serviço da elite econômico-financeira que tanto mama nas tetas tucanas?
Dona Cláudia, qual a importância de uma propaganda numa revista que tem pequena circulação? (internamente acho que deve haver 2 ou 3 leitores).
Dona Cláudia a mim importa a propaganda do rodoanel que o serra está fazendo pelo interior do estado de São Paulo. Qual a importância do rodoanel pros prudentinos, bauruenses, araçatubenses, etc?
Ele não fala que pagamos 3,5 o valor licitado, menos ainda que os usuários pagam pedágio. Esse é o ponto. Ninguém se preocupa com a maldição tucana de 16 anos que se abateu sobre o estado? Creio que isso seja mto mais digno de investigação que uma propaganda no FA. Pelo amor de Deus dona Cláudia, seja razoável.
Comentário de: VPJ [Visitante]
05.02.09 @ 17:03CADÊ O PROCURADOR JOSÉ FRANCISCO????? ELE ABRIA AÇÃO CIVIL PUBLICA PARA TUDO QUE SE PUBLICAVA A RESPEITO DE AÇÕES DO GOVERNO FEDERAL. SERA QUE SE APOSENTOU????? OU FOI PARA GELADEIRA (GANHOU UMA POLPUDA CC, COMO A GRANDE MASSA DE SINDICALISTAS)????????????
Comentário de: Ricardo [Visitante]
05.02.09 @ 17:17"The key features of Brazil's awakening are widely recognized: expanded exports, oil discoveries, financial stability, low inflation, growing foreign and domestic investment, booming consumer demand, social assistance focused on the neediest, and democratic political cohesion" - Nas linhas acima, não vi nenhuma referência a nenhuma herança deixada por FHC.
Comentário de: Daniel R. [Visitante]
05.02.09 @ 17:39Teoricamente, se isso não for distribuído no Brasil, está fora da jurisdição da constituição, então não tem problema nenhum. Mas Dilma Roussef como presidenciável é piada...
Comentário de: Ed Araujo [Visitante]
05.02.09 @ 17:56Caramba, cadê a foto da Dilma ? Se tiver é um absurdo, aproveita o tema e coloca um comentário sobre as obras da Sabesp em SP que estão sendo veiculadas por aí afora onde nem ela atua, esse negócio de propaganda é fogo, o Alckmin colaborava até com o médico dele que tinha uma revista não é mesmo, comenta aí, puxa comenta de todo mundo. Comenta o Serra no Datena, mostrando suas obras, por favor comenta. Nós temos o direito de ler seus comentários sobre isso, comenta por favor.
Comentário de: Rodrigo [Visitante]
05.02.09 @ 18:32Salve-se quem puder...........O último a sair que apague a luz............Em tempo: tenham medo, tenham muito medo.............
Comentário de: weden [Visitante]
05.02.09 @ 19:21
Claudia...
Eu percebi que trocaram a foto da Dilma...na chamada do portal do Estadão.
A primeira a personagem estava serena. Na segunda, enfatizou-se o ridículo.
A sugestão foi sua? Ou foi da edição do portal?
Isso dá um ótimo artigo...
Só me informa como foi o procedimento, ok?
Abs..
Comentário de: Marcos Ficarelli [Visitante]
05.02.09 @ 19:24Que propagandinha mais tôsca!
Para quê? para mostrar aos netos, após a história apagarem-nos dos registros? Porque não puseram a Marisa também? com seus feitos e seus lulinhas!
Alguém do Exterior votará na Dilma? ou estão-na vendendo aos banqueiros internacionais, como aquela a quem devem comprar antecipadamente?
Essas pessoas não existem. Quem existe é o Brasil. Quem deveria estar na propaganda é o Brasil (país, entendeu?).
Comentário de: Jose Carlos [Visitante]
05.02.09 @ 19:47Essa propaganda cheira aquele sujeito porco que não gosta de tomar banho e se enche de perfumes caros ou seja por fora um pais maravilhoso (não o deixa de ser) e por dentro uma corrupção grassando em todos os níveis, maior carga tributaria, distribuição de renda umas das segundas piores do mundo, violencia e impunidade a todo vapor!
Comentário de: Daniel Pearl [Visitante] · http://dilma13.blogspot.com/
05.02.09 @ 20:22Claúdia, o Brasil passou muito tempo com uma imagem muito negativa. Hoje com ações bem planejadas pelo Governo Lula e também por sua excelente administração, o Brasil nos orgulha. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama respeita a influência do Brasil diante das nações. A Ministra Dilma Rousseff tem sua grande parcela e merece elogios. Não podemos viver anarquisando com o nosso país, isso é mediocridade patriótica. Um abraço, Daniel Pearl - coordenador do Blog Dilma 13 Presidente - O Portal dos Amigos e das Amigas da Dilma.
Comentário de: mip [Visitante]
05.02.09 @ 20:33Os petistas não se conformam pela competência do PSDB (evidentemente relativa). Eles não se cansam de comparações, como se FHC fosse perfeito e absoluto. Esquecem que errou muito, pegou o país muito ruim e fez o que pôde.
Já o pt pegou o país melhor, só piorou mas não se conformam que os formadores de opinião não se curvam.
Deveriam aprender que o ideal é sempre se comparar com algo muito bom, grandioso para focar em objetivos interessantes, não em quem trabalhou muito para estabilizar.
Essa turba que escreve contra deveria entender que nem pt nem psdb. Deveria ser simplesmente pelo país. Essa talvez seja a diferença entre mentes toscas e brilhantes e de fato nunca tivemos a segunda na presidência. O poder pelo poder não deveria ser o fim, mas sim a ferramenta.
Comentário de: Roberto Nunes [Visitante]
05.02.09 @ 21:281) Impressionante: quando vejo os comentários de simpatizantes do PT nota-se a indignação em apontar os erros do seu companheiro maior, sendo que o governo de São Paulo teria feito ato semelhante (vejo pouca TV aberta, não vi, mas deve ter ocorrido). A pergunta que não quer calar é: isso diminui o ilícito do ato do governo?
2) Quanto à propaganda do governo, ela se mostra extremamente direcionada ao Nordeste e às minorias (poucas não mostram pessoas de forte sotaque, ou enquadradas em determinados grupos étnicos, apresentando programas sociais). Buscam o reforço positivo junto aos seus nichos mais fortes, onde em eleições conseguem impressionantes + de 80% de votos. Eis um tema a ser pensado: o voto distrital não impediria tal desiquilíbrio? Um presidente ser eleito, mesmo sendo derrotado na maioria das regiões mais populosas do País?
Comentário de: Visitante [Visitante]
05.02.09 @ 23:02Cara Claúdia,
Sponsored Section em bom português significa "Seção Patrocinada" que na revista Foregin Affairs figura com o título de Country Focus.
Em todo caso, "Propaganda Paga" em bom inglês seria Sponsored Publicity.
Alias além de Brasil e Turquia figuram na Seção Patrocinada da FA entre outros:
Hong Kong, Arábia Saudita, Guatemala, Colômbia e Portugal que traz foto do Primeiro Ministro Português Jose Socrates. Aliás duas fotos, uma em que Barroso dá um cordial aperto de mão com o atual Presidente da União Europea , o também português Jose Manuel Barroso. Além de uma foto do Ministro da Ciência e Tecnologia de Portugal Manuel Gago.
Gostei da foto da Dilma com a língua para fora na chamada do blog no portal do Estadão. Ela deve ser fan dos Rolling Stones.
Comentário de: rafael j [Visitante]
05.02.09 @ 23:20O princípio da impessoalidade é uma ferramenta que procura evitar que autoridades usem um bem público para auto promoção com fins eleitorais. Como eu imagino que ninguem esteja querendo arrebanhar o cobiçado colegio eleitoral brasileiro nos EUA, e levando em consideração a importancia da deferencia a autoridades nacionais para dar credibilidade nas peças, não vejo nada de mais. Tem gente procurando pelo em ovo de um lado enquanto no outro lado um tal governador paulista torra milhoes para divulgar o saneamento basico paulista no NORDESTE. Vai entender cabeça de jornalista. Vocês ganham por comição? Pelo número de supostos escandalos petistas?
Comentário de: Carlos Rodrigues [Visitante]
06.02.09 @ 01:55DOIS PESOS: DUAS MEDIDAS.
CARA TREVISAN, POR QUE, ESTANDO EM SAO PAULO E TRABALHANDO NUM JORNAL DE SAO PAULO, VC NÃO ANALISA AS PROPAGANDAS DO SERRA, ESPECIALMENTE O DESCARAMENTO DA PUBLICIDADE DA SABESP? VC NAO ACHA QUE ELA É FEITA COM O OLHO EM 2010? SUAS CRÍTICAS SÓ SÃO FEITAS SE FOR AO PT? FALE-NOS SOBRE OS CASOS DO PSDB. ASSIM SEU BLOG TERIA MAIS CREDIBILIDADE E UM TOM DE ISENÇÃO.
Comentário de: Cintia, sp [Visitante]
06.02.09 @ 02:01Trevisan,
que falta de respeito com a Dilma essa foto. Tudo bem, se vc tem críticas à propaganda, faça-as, mas com respeito, sem baixaria.
Pense bem: vc colocaria uma foto do Serra mostrando a língua assim no seu blog? Pelo menos, tente parecer séria e esconda o seu psdbismo aqui num veículo de comuniçao do nível do estadão. Pega mal pra sua reputação de jornalista.
Comentário de: claudia [Membro]
06.02.09 @ 03:05Quero esclarecer que a foto da ministra Dilma Rousseff que aparece na chamada para meu blog na primeira página do portal não foi escolhida por mim. Cláudia Trevisan
Comentário de: alexandre/SP [Visitante]
06.02.09 @ 03:22Vamos considerar a matéria do blog e seu tema. É importante,pelo menos ficar sabendo desse tipo de coisa.Mas valeram os toques do pessoal.
Agora, só para lembrar o Lula ganhou nas regiões mais populosas também; em sp só perdeu na cidade, e teve bairros em q ganhou.
Não tem nada a ver esse sectarismo de querer atribuir as vitórias desse político q é daqui(pois aqui se fez) a exclusiva responsabilidade dos nortistas e nordestinos. Mesmo porque, o Brasil é um só. Quem quer governá-lo, tem q ganhar em TODO LUGAR. Ou tentar.
Comentário de: Marcio [Visitante]
06.02.09 @ 04:35E a Lei?
Pra' que serve a lei no Brasil?
Melhor nem ter lei, ninguem segue mesmo, nem o governo.
Comentário de: jarbas [Visitante]
06.02.09 @ 05:59A questão levantada é interessante, mas não me parece um problema. O objetivo da lei é evitar propaganda pessoal, com dinheiro público, para fins eleitoreiros. Ou seja, destina-se ao público interno, aos eleitores.
A frustração da oposição ao relativo sucesso do governo é o que talvez motive essa tentativa de obscurecer no exterior os aparentes avanços realizados em casa.
Comentário de: Jorge [Visitante]
06.02.09 @ 07:08e o estadão escolheu a foto onde Dilma aparece mais esquisita para ilustrar a chamada na net. francamente, baixaria total, propaganda negativa somente porque a candidata está subindo nas pesquisas. que vergonha!
Comentário de: aamarques [Visitante]
06.02.09 @ 08:06ora, por isso que o battisti veio pra cá.
este país está uma maravilha e nem eu sabia.
Comentário de: nsdel [Visitante]
06.02.09 @ 08:43Cláudia, acho que você está equivocada. Isso aí não é anúncio ou propaganda política.
É uma reportagem feita por jornalistas e até que você prove o contrário são idôneos.
Por acaso a Dilma, o Lula, o governo, alguém pagou para fazer essa reportagem?
Será que o Lula com 84% precisa de propaganda na terra do tio sam?
Se é propaganda, porquê você não critica a revista e os jornalistas que fizeram a reportagem?
Me diga qual é a diferença entre anúncio e reportagem?
Com esses posts você pode fazer a alegria dos 5%, mas lembre-se que as pessoas são inteligentes e raciocinam, pensam, então naõ pense que elas são manipuláveis, não que você queira ou tenha capacidade para tal, mas se você deixar de pensar enviesadamente, se possível, mesmo que esteja no Estadão, será melhor, mais correto.
Comentário de: Luis Carlos [Visitante] · http://fiscal de mídia golpista
06.02.09 @ 08:47Na realidade, o que vocês estão sentindo é dor de corno. Ou seja, voces não têm nada de bom para mostrar da era FHC e estão com inveja dos 84% de aprovação do Rei Lula. E ainda digo que houve um equívoco do Edson Lobão no anúncio de que a estabilidade econômica do Brasil deve-se ao FHC, pois me lembro muito bem, que em 2002, na despedida dos tucanalhas, o dolar ultrapassava R$4,00 (hoje com a crise americana 2.32, em tempos normais R$1,50); um litro de óleo de cozinha custava R$3,14 (hoje R$1,80 - seis anos depois); um pacote de arroz tipo 1 custava em 2002, R$14,00 ( hoje, passados sais anos, R$9,80); um computador de primeira linha na época que hoje seria uma sucata custava R$3.000,00 em 2002 (passados seis anos, você compra um equipamento infinitamente superior, com gravador de DVD, monitor LCD 19, HD 250, 2 gb de memória, por R$1.200,00 em 12 parcelas). Por isso que o Lula é Rei. O Lula entende de gente, coisa que a oposição e a mídia desconhecem totalmente, não sabem o que é "povo brasileiro".
Comentário de: Antonio Lambarine [Visitante]
06.02.09 @ 08:56Vai ficar por isso mesmo!
Lembram-se dos casos em que o PT esteve metido? Escabrosos! Graves! E daí? E o povão vai continuar achando bom. Afinal, dinheiro sem contrapartida (refiro-me aos bolsas-tudo) é mole!
Comentário de: Antonio Lyra Filho [Visitante]
06.02.09 @ 09:04CLAUDIA, NADA DE SABESP.
Comentário de: Renato [Visitante]
06.02.09 @ 09:19Petralhada. Veja se isso aqui não é promoção pessoal do Molusco:
Brazil, one of the four socalled
BRIC countries
(Brazil, Russia, India, and China)
has around 190 million inhabitants,
tens of millions of them
coming out of poverty in the
six years since Luiz Inácio Lula
da Silva was elected president.
Under Lula’s leadership, the Brazilian
economy has flourished.
International reserves exceed
$200 billion, inflation is below
this year’s 6.5 percent target,
and unemployment is at its lowest
in ten years, with the September
2008 jobless rate at 7.6
percent compared to 9 percent
in September 2007. Per capita
GDP is now around $10,000 and
growing.
PARECE QUE O MOLUSCO QUE FOI O RESPONSÁVEL POR ESSES DADOS. Quero ver em 2009, se ele vai ser o responsável pelas desgraças também.
Comentário de: Daniel [Visitante] · http://ideiatorta.blogspot.com
06.02.09 @ 09:19você é mesmo uma comédia, claudinha!
Comentário de: Ed Araujo [Visitante]
06.02.09 @ 09:20Tucano típico:" Não sei o que se passa, não vejo Tv aberta", é duro arrastar uma barata e dizer que é um boi, eu só leio "The New York Times", bem tucanão. Cláudia estão usando seu blog: muda a foto da ministra, qual o intuito da mesma, dizer que ela é "hard", poupe-nos disso por favor, para o bem de sua profissão e carreira, é ridículo e descarado.
Comentário de: renato [Visitante]
06.02.09 @ 09:23ATÉ A EMPRESA DO VICE ESTÁ LÁ!!!!!!!!!!!
FANTÁSTICO!!!
In January 2006, Coteminas
merged with South Carolina based
Springs Industries, pushing revenues
up from $600 million to
$2.5 billion. Gomes da Silva, who
took over the family business in
2000, said his company now has a
7.5 percent share of the world’s
bedding and bath market. The Vanderbilt
University business school
graduate is also president of Brazil’s
Association of Textile and Garment
Industry (ABIT).
Comentário de: Cidadão Brasileiro [Visitante]
06.02.09 @ 09:34Cara Cláudia, parabéns pelo sucesso de seu blog, um assunto importante como esse abordado de maneira absolutamente parcial funciona muito bem, né? Pergunte a seu colega articulista de revista semanal e comentarista de programa semanal da TV a cabo, ele só faz isso e se farta de correspondência todas as semanas.
Como diria uma amiga:
"Se você não pode ajudar, atrapalhe, pois o importante é participar".
Me parace ser esse o lema de articulistas e blogeiros que só sabem falar mal e param por aí.
Também entendo que ir a fundo num caso desses pode ser muito perigoso, haja visto casos de Campinas e de Sto. André, os quais foram finalmente esquecidos por TODA a imprensa depois que até os médicos legistas foram mortos...
Mas um pais de Homens só se faz com Homens de coragem (obviamente, não no sentido de gênero). Quando um é calado, outros dois ou três devem empunhar o microfone/caneta/teclado, só assim poderemos um dia ter orgulho do nosso trabalho e do nosso país. Mas se você está aí só para garantir o seu dinheirinho no final do mês, é justo. E aí vou ler qualquer outro que tenha coragem de ser imparcial.
Comentário de: Cidadão Brasileiro [Visitante]
06.02.09 @ 09:38Moral da história:
Você está certíssima Cláudia, mas perde o jogo por ser parcial.
Comentário de: otário [Visitante]
06.02.09 @ 12:05O Serra vai terminar o Rodoanel e, depois de tudo pronto, privatizar cobrando a outorga, que é repassada ao valor do pedágio. Isto é, quem não uso o Rodoanel paga uma vez por ele, com os impostos pra construí-lo, já quem usa paga TRÊS vezes, impostos, outorga e pedágio.
Porque não privatizam o trecho antes de construí-lo? Aí se pagaria o pedágio para quem fez a obra e não só para "manutenção" de estradas entregues prontas e novas.
Fora o fato de a maioria das concessionárias pertencer ao mesmo grupo.
Comentário de: Dishumor Astúcio [Visitante] · http://dishumor.wordpress.com
06.02.09 @ 13:49O jornal Estado de São Paulo só perpetua a idéia de sinismo e baixaria que está impregnada na mídia nativa. É uma vergonha! Sempre soube disso. Agora, aquela foto da Ministra Dilma na capa de ontem atingiu o limite entre manipular as pessoas sem pudor algum e a canalhice.
Comentário de: Paulo Camargos [Visitante]
06.02.09 @ 14:07Querida Cláudia,
Gostaria de uma resposta bem clara e precisa, como é característica dos jornalistas: Por que a imprensa paulistana não critica a publicidade do José Serra que invade nossas casas diariamente? O que eu, aqui em Belo Horizonte, tenho a ver com isso? Isso sim, é propaganda política descarada. O eleitor norte-americano não vai votar na Dilma ou no Serra ou no Aécio ou no Ciro... Desde já, afirmo: no Serra eu não voto! Você deveria ter clareza que existe na comunicação uma ferramenta chamda relações públicas, que consiste em promover a instituição junto a públicos de interesse. O que se fez na Foreign Affairs foi uma promoção institucional do país, mostrando que o Estado brasileiro fez a lição de casa e conseguiu minimizar o impacto da crise externa. E a presidente da Embratur está lá é para atrair turistas estrangeiros e captar recursos para o país. O resto é blablablá (lembra dessa, FHC?) da Fiesp e dos acólitos do Serra, interessados em crescer batendo no Lula. Mas vejam que ele está igual pão sovado: quanto mais apanha, mais cresce!
Comentário de: Cássio [Visitante]
06.02.09 @ 14:45Lindo, o mais puro exemplo do jornalismo brasileiro na foto da chamada. Agora, eu moro no Rio, aqui a comapnhia de água chama-se CEDAE, por que eu assisto ao comercial da SABESP?
Comentário de: athalyba [Visitante] · http://www.ideiaforte.com.br/blog
06.02.09 @ 14:4905.02.09 @ 15:23
Não há foto da ministra Dilma Rousseff no anúncio, mas seu nome é o mais citado.
Cláudia Trevisan
.
.
.
Mas então ... Já que a chamada aqui do blog é "Dilma é estrela de publicidade oficial em inglês", a matéria não traz nenhuma foto, e o seu post deixa a entender que ela é citada duas vezes, será que não é caso de vc dizer pra gente quantas vezes ela é citada na matéria ??? Pq se for apenas duas vezes, fica provada a tendenciosidade de seu post e o uso dele para desqualificar a ministra.
(Você pode até não ter nada a ver com a escolha da foto, mas que a sua matéria serviu de escada pra essa estratégia, serviu sim ... )
Comentário de: claudia [Membro]
06.02.09 @ 15:33O caso da Foreign Affairs levanta uma discussão jurídica interessante sobre a aplicação do princípio da impessoalidade em publicidade no exterior. Mas do ponto de vista político, o mais relevante é o tratamento de candidata que a ministra Dilma Rousseff recebeu. Não há foto dela no texto, mas seu nome é citado cinco vezes, quase todas acompanhadas de frases da própria ministra em aspas, de longe o maior espaço entre todas as autoridades federais presentes na publicidade. Aí vão alguns trechos de frases ditas pela ministra:
"Nós somos um país estável não porque temos uma população apática, mas porque muitas pessos, que foram excluídas durante séculos, agora estão incorporadas à economia nacional".
"Nós conseguimos expandir a classe média em 20 milhões e tirar 10 milhões de pessoas da pobreza. Portanto, a estabilidade política do Brasil resulta de nossa forte política de construção da cidadania por meio da incorporação de nossa população nos benefícios econômicos do crescimento. E entre os BRIC`s, nós temos uma infra-estrutura bastante diversificada".
E o próprio texto apresenta a ministra como provável candidata à Presidência nas eleições de 2010.
Cláudia Trevisan
Comentário de: ALEX [Visitante]
06.02.09 @ 15:37Ahahahahahahahaahahahah
Acha que o Estadão vai deixar a Claudia publicar
o "SabespGate"... Primeiro Estadão pergunta pro padrinho José Pedágio se tem problema falar do caso... Claro que padrinho vai falar que não pode... Aí Estadão diz pra Claudia: não pode!
E fica por isso mesmo!
Eitcha jornalismo bacana hein
como disse um dia o Ricupero:
"O que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde".
Comentário de: alexandre/SP [Visitante]
06.02.09 @ 16:22Foi boa a explicação da Claudia. Vamos lembrar, que mesmo sem ter começado a campanha, já se está fazendo pesquisa de intenção por aí ( tem q ver direito onde),nas quais Serra se destaca na pesq.estimulada, Aécio em seguida e Dilma, cresceu na última feita, para além dos dois dígitos.
Ou seja: não é ano eleitoral, mas já tem campanhas e tudo mais q se tem direito. Destaque para a fala do Aécio Neves, hoje,sobre o assunto.
Comentário de: Robinson novaes [Visitante]
06.02.09 @ 17:13Como é que é Claudia, ainda não li sua rsposta sobre a Enxurrada de propaganda da Sabesp pelo país, ou isso não é dinheiro público? estão querendo vender a imagem de algum ^paulista^ para o resto do Brasil de olho em 2010?
Comentário de: Rafael Rodrigues [Visitante]
06.02.09 @ 17:32"05.02.09 @ 15:23
Não há foto da ministra Dilma Rousseff no anúncio, mas seu nome é o mais citado.
Cláudia Trevisan"
Cláudia, numa simples busca de texto, o termo 'Lula' aparece 19 vezes no encarte... e a Dilma (seja como 'Dilma', como 'Rousseff' ou como 'Dilma Rousseff') aparece 5 vezes.
Não falte com a verdade com aqueles que não se aventuraram a ler o anexo.
Como critério de comparação, Fernando Henrique aparece 3 vezes no texto (uma delas como FHC).
Defender sua posição política é uma coisa, manipular os fatos para impor sua opinião já se torna proselitismo. Aí não vale!
Comentário de: francivaldo brito [Visitante]
06.02.09 @ 17:48Boa tarde Cláudia!
Gostaria apenas de expor a minha opinião sobre vosso furo de reportagem.
Entrei neste post após clicar em uma foto mostrando a língua da ministra Dilma, não vou recriminá-la por isso, mas após ler a reportagem verifiquei que não há uma propaganda explícita de uma candidata mais sim explanações da mesma sobre números constatados por todos até pelo próprio jornal em que a senhora trabalha.
Foi um artigo publicado em uma revista americana e devemos sim apurar se houve segundas intenções nesta reportagem.Como também deveríamos verificar se há segundas intenções em uma publicidade veiculada de maneira nacional da empresa SABESP, moro no Ceará e não vejo serviços da mesma sendo prestados na minha região.
Se não forem indagados estes gastos com a publicidade desta empresa daqui a pouco vou ver propagandas do Metrô de São Paulo e outras empresas que ainda não foram privatizadas pelo governo paulista.
Me informaram que o seu blog era imparcial e apartidário, mais estou vendo o contrário. Vejo um blog com simpátias a um determinado candidado em detrimento de outro.
Vejo que a minha opinião e compartilhada por outros deste blog que vêem no mesmo a mesma partidarização.
Não concordo com muitas coisas faladas pelo nosso presidente mais tenho que afirmar que o mesmo esta correto quando diz que sente ázia quando ler certos jornais. Estou começando a pensar em ler certos artigos de "colunistas" e "articulistas" com um copo de anti-ácidos do lado.
Obrigado pelo espaço onde você permite os seus leitores expressarem a sua opinião e por favor não leve há mal as críticas feitas por mim ou por outros leitores, creio que todos nós estamos em busca de um jornalismo mais pluralizado, onde o jornalista não seja apenas um instrumento do jornal ou de seu editor para expressar suas opiniões e sim que o jornalista escreva e coloque em prática o que aprendeu na faculdade, a não brigar com os fatos e noticiar apenas a verdade.
Comentário de: francivaldo brito [Visitante]
06.02.09 @ 17:50Boa tarde Cláudia!
Gostaria apenas de expor a minha opinião sobre vosso furo de reportagem.
Entrei neste post após clicar em uma foto mostrando a língua da ministra Dilma, não vou recriminá-la por isso, mas após ler a reportagem verifiquei que não há uma propaganda explícita de uma candidata mais sim explanações da mesma sobre números constatados por todos até pelo próprio jornal em que a senhora trabalha.
Foi um artigo publicado em uma revista americana e devemos sim apurar se houve segundas intenções nesta reportagem.Como também deveríamos verificar se há segundas intenções em uma publicidade veiculada de maneira nacional da empresa SABESP, moro no Ceará e não vejo serviços da mesma sendo prestados na minha região.
Se não forem indagados estes gastos com a publicidade desta empresa daqui a pouco vou ver propagandas do Metrô de São Paulo e outras empresas que ainda não foram privatizadas pelo governo paulista.
Me informaram que o seu blog era imparcial e apartidário, mais estou vendo o contrário. Vejo um blog com simpátias a um determinado candidado em detrimento de outro.
Vejo que a minha opinião e compartilhada por outros deste blog que vêem no mesmo a mesma partidarização.
Não concordo com muitas coisas faladas pelo nosso presidente mais tenho que afirmar que o mesmo esta correto quando diz que sente ázia quando ler certos jornais. Estou começando a pensar em ler certos artigos de "colunistas" e "articulistas" com um copo de anti-ácidos do lado.
Obrigado pelo espaço onde você permite os seus leitores expressarem a sua opinião e por favor não leve há mal as críticas feitas por mim ou por outros leitores, creio que todos nós estamos em busca de um jornalismo mais pluralizado, onde o jornalista não seja apenas um instrumento do jornal ou de seu editor para expressar suas opiniões e sim que o jornalista escreva e coloque em prática o que aprendeu na faculdade, a não brigar com os fatos e noticiar apenas a verdade.
Comentário de: Marco Vitis [Visitante]
06.02.09 @ 17:52Claudinha... Quer dizer que NÃO há foto da ministra e ainda assim ela ocupa "de longe o maior espaço"... Você foi buscar uma matéria publicada no exterior, promovendo o BRASIL, para atacar a Dilma. Espero que a Dilma continue assim mesmo: promovendo o BRASIL no exterior. Seu comentário ficaria adequado em uma garota propaganda do Serra. Para uma jornalista profissional...
Comentário de: JOALDO SANTOS [Visitante]
06.02.09 @ 21:24Pensei que essa fase de ataques preconceituosos ao Presidente LULA e ao PT tinham acabados. Comcordo com a matéria, mas, também sria prudente solicitar informações aos órgãos envolvidos explicações. Há e é claro Dilma sim!
Comentário de: Flávio C. [Visitante]
06.02.09 @ 21:58Ué cadê a foto da Dilma nesse revista ai?
Comentário de: pau mandado [Visitante]
06.02.09 @ 22:53CARA SRA TREVISAN A SENHORA EMBARCOU NO CANDIDATO DO ESTADÃO. COMO EU NÃO APÓIO DITADURAS FAREI CAMPANHA CONTRA O ESTADÃO E O CANDIDATO APOIADO PELO MESMO. MR. JOSEPH SERRA.
UM JORNAL QUE APOIOU O GOLPE DE 64, NÃO TEM MORAL PARA MAIS NADA. A SENHORA CONCORDA?
Comentário de: Cássio [Visitante]
06.02.09 @ 23:24Cláudia, acho que você está tomando a causa pela conseqüência, em sua reportagem. É verdade que a ministra Dilma é citada no texto, e as declarações que ela é que dão o tom da matéria. No entanto, por mais que essa reportagem se confunda com uma peça de publicidade, ninguém consegue transformar o nada em alguma coisa.
Eu explico: os seis anos de governo Lula estão dando certo. Os dados são abundantes: os indicadores do PNAD melhoraram, a mortalidade infantil diminuiu, a renda do brasileiro aumentou e a economia permanece estável. Por sinal, o país é o único dos BRICS que está com a economia estável - a Rússia está em recessão, o rublo se desvalorizando frente ao euro e ao dólar, a China teve uma queda brutal da produção industrial no último semestre (da ordem de dois dígitos, você que trata do assunto diariamente sabe disso). As reservas brasileiras, se não são gigantescas como as da China, estão dando conta de socorrer as indústrias nacionais e evitar demissões.
Até agora, não chegou uma crise à economia real: os preços nas prateleiras nem aumentaram, nem despencaram. As demissões no país se contam aos milhares, e são principalmente em multinacionais que forçosamente têm que cortar na carne e mandar dinheiro para a matriz.
É nesse cenário que aparece o PAC e o investimento estatal, necessário nesse momento, gerador de emprego e de renda. A Ministra Dilma Roussef é extremamente competente em gerenciar o governo, e o destaque que ela ganha na reportagem decorre disso. Não foi dado destaque a um "bot" teleguiado (Collor te diz algo?), mas a uma profissional capaz. É por isso que eu digo que você confunde a consequência com a causa. O destaque é consequência.
E, para terminar, ao contrário do que você deu a entender, um governo se faz com pessoas. As pessoas que estão no poder fazem toda a diferença. É um homem, ou uma mulher, que com vontade política e e senso de direção conseguem aglutinar pessoas ao redor de um projeto, seja para uma cidade ou para um país.
Grande abraço.
Comentário de: Pedro P. Tardelli [Visitante]
06.02.09 @ 23:42Direitona em marcha: prá que Dilma, pobre guerrilheira, se já tens o dono do castelo! Edmar, o grande demo, prá rei/ presidente do Brasil!
Comentário de: Marcia [Visitante]
07.02.09 @ 11:00Caro Renato,
Entendo seu ponto de vista, mas por favor, apresente-me um único governante, em qualquer das esferas do governo, que tenha se responsabilizado pelas "desgraças" deixadas e concordarei integralmente com você. Não posso ainda deixar de considerar dois pontos: 1-é latente a intenção do governo de dar um destaque à ministra Dilma; apesar disso, a propaganda não pode influenciar tanto o eleitorado brasileiro como tem se insinuado. Antes disso, é uma importante divulgação que visa, sobretudo, melhorar a imagem do Brasil no mundo. Afinal, as mazelas cotidianas, especialmente as trágicas, são amplamente divulgadas no exterior, com contribuição inclusive de fontes pátrias. 2-são quase palpáveis a ironia e o descaso com que a "elite" brasileira (que não assiste tv aberta), incluindo a Sra. Cláudia, se refere ao governo petista.
Comentário de: Marcia [Visitante]
07.02.09 @ 11:01Caro Renato,
Entendo seu ponto de vista, mas por favor, apresente-me um único governante, em qualquer das esferas do governo, que tenha se responsabilizado pelas "desgraças" deixadas e concordarei integralmente com você. Não posso ainda deixar de considerar dois pontos: 1-é latente a intenção do governo de dar um destaque à ministra Dilma; apesar disso, a propaganda não pode influenciar tanto o eleitorado brasileiro como tem se insinuado. Antes disso, é uma importante divulgação que visa, sobretudo, melhorar a imagem do Brasil no mundo. Afinal, as mazelas cotidianas, especialmente as trágicas, são amplamente divulgadas no exterior, com contribuição inclusive de fontes pátrias. 2-são quase palpáveis a ironia e o descaso com que a "elite" brasileira (que não assiste tv aberta), incluindo a Sra. Cláudia, se refere ao governo petista.
Comentário de: Antonio [Visitante]
07.02.09 @ 13:26É meus amigos, só não vê quem é cego, esse Governo do PT vive enganando a todos os que não se preocupam com os problemas do Brasil. O que podemos esperar de um povo que dá audiência recorde a programas de TV tipo : BBB 9, somos desviados para esses coisas e não enxergamos em nossa volta. Vivemos em uma Ditadura disfarçada, em que o Governo pode tudo.
Comentário de: GEWROLDO ZANON [Visitante]
09.02.09 @ 17:28Esta nossa imprensa falada e escrita esta toda direcionada para defender o governo caso contrario não ganham mais verba do quem é contra morre se lebram do caso boris casoi que o dirceu cassou
Comentário de: Mario [Visitante]
26.04.09 @ 23:33População do Brasil, vamos ORAR para o Brasil ter candidatos à altura de nossa necessidade.
Chega de clientelismo.
Comentário de: miriam [Visitante]
27.05.09 @ 19:42Ola Pessoal, agora a Sabesp esta tambem no Exterior. Legal, nao e mesmo?
http://3.bp.blogspot.com/_Nj7k-NFjuzA/Sh2LY_-g5eI/AAAAAAAADIo/EOWIFqLA2QA/s1600-h/kassab_foreignpolicy.jpg
O Kemssab foi fazer propaganda la fora.
Ele esta fazando um bom trabalho, nao eh?
Como ele e gabarola!!!
E o mesmo para a jornalista.
Comentário de: Onildo de Melo Lima (Nildo Lima) [Visitante]
31.07.09 @ 20:00Claudinha (permita-me),
Acabo de ler seu maravilhoso livro falando sobre a China. Há muito não colocava os olhos em uma leitura tão saborosa e, ao mesmo tempo, informativa. Parabéns pela execlente obra. Tive o grato prazer de ver a coleguinha (também sou jornalista) na entrevista concedida ao Programa do Jô. Sem qualquer maldade, mas com muito carinho, fiquei encantado com você. Além de uma grande jornalista, Claudinha, você é uma mulher muito encantadora.
Beijos
Nildo Lima
Comentário de: claudia [Membro]
31.07.09 @ 20:46Nildo, que delícia receber um comentário tão generoso como o seu. Obrigada! Um forte abraço.
Cláudia Trevisan
Deixe seu comentário:
Cláudia Trevisan é correspondente do Grupo Estado em Pequim e autora dos livros "Os Chineses", "China - O Renascimento do Império" e "Guia Buenos Aires para Brasileiros"
- Fevereiro 2010 (1)
- Janeiro 2010 (6)
- Dezembro 2009 (2)
- Novembro 2009 (5)
- Outubro 2009 (5)
- Setembro 2009 (3)
- Agosto 2009 (2)
- Julho 2009 (5)
- Junho 2009 (2)
- Maio 2009 (3)
- Abril 2009 (7)
- Março 2009 (9)
- mais...

Twitters 
RSS