BLOGS

11.07.08

por Edmundo Leite, Seção: Cultura 19:26:58.

Se alguém ainda acredita naquele papo de Olimpíadas como integração dos povos e culturas através do esporte, a decisão do governo chinês de proibir os restaurantes locais de servir pratos com carne de cachorro deu mais uma demonstração de que os ideais do Barão de Coubertin são coisas de um passado distante. Embora cobrar espírito olímpico de um país onde impera o autoritarismo possa até ser burrice, é difícil entender a decisão, adotada para “evitar conflitos”, nas palavras de uma autoridade chinesa:

"Se um dos clientes pedir carne de cachorro, os funcionários do restaurante deverão pacientemente sugerir outra opção", informou Xiong Yumei, diretor do Centro de Turismo de Pequim. "A medida foi implementada para respeitar os hábitos de muitos países e nacionalidades", segundo fontes do departamento de alimentação municipal.

A real motivação talvez seja que, por causa de assuntos desagradáveis de se tratar, o governo chinês está se cercando de cuidados para não ter mais dor de cabeça com outras questões menores. Embora reprimir protestos seja uma tarefa para a qual os dirigentes chinenes são suficientemente preparados, eles não querem acrescentar radicais defensores de animais à longa lista encabeçada pelos defensores dos direitos dos humanos, que já incomodam bastante com temas como a ocupação do Tibete e a falta de liberdade de expressão no país.

Questões políticas à parte, qual é a graça de se ir para um país diferente e distante e não poder conviver com os costumes de lá, não escutar o som da língua estranha mesmo sem entender nada, e não provar os pratos da culinária local?

Menu de restaurante na Coréia do Sul, em 2002, oferece  carne de cachorro
Menu de restaurante na Coréia do Sul, em 2002, oferece carne de cachorro

Em 2002, por conta da cobertura da Copa do Mundo, tive a oportunidade de experimentar na Coréia do Sul e no Japão vários pratos exóticos aos olhos e paladar ocidentais. A carne de cachorro foi um deles. Ao contrário do que imaginam muitas pessoas, não é um prato que se encontra em qualquer lugar. Mas também não é difícil de achar.

Quando eu e o repórter Eduardo Nunomura manifestamos nossa vontade de experimentar a iguaria, o gerente do hotel em que estávamos em Ulsan – base coreana da seleção brasileira na primeira fase da competição - indicou um restaurante próximo. Acompanhados de nosso intérprete , um coreano-brasileiro gente boa chamado Edu - chegamos ao local.

Fomos recebidos pela simpática coreana que tocava o pequeno negócio. Logo na entrada, num balcão lateral era possível ver as partes de um animal sem pele sobre uma bandeja. Não era possível identificar que tipo de animal era. Pelo tamanho podia ser um leitão. Mas era mesmo cachorro, informou o intérprete.

A simpática coreana e as entradas: petiscos de carne canina na vasilha retangular
A simpática coreana e as entradas: petiscos de carne canina na vasilha retangular

Ambiente simples e limpo, fomos acomodados no modesto salão com chão de madeira e aquelas mesas baixinhas. Hospitaleira e curiosa, a coreana conversou um pouco conosco e explicou – com a ajuda do intérprete - que o prato que ela nos seviria era um ensopado com carne de cachorro. E que o preparo demoraria um pouco. Mas para satisfazer nossa curiosidade ela serviria uma porção como petisco.

Na mesinha cuidadosamente arrumada com diferentes vegetais , ervas e temperos, um recipiente destoava dos demais – todos redondos. Estava ali na vasilhinha retangular o objeto de nossa curiosidade, disposto em pequenas iscas. Nos servimos com os palitinhos de metal. Para minha surpresa, não era muito diferente da carne bovina que estamos acostumados a comer. A textura e gosto da porção que nos foi servida como aperitivo lembrava um pouco o cupim bovino.

O prato principal, com  temperos e farinha, é servido à mesa sobre fogareiro
O prato principal, com temperos e farinha, é servido à mesa sobre fogareiro

No prato principal, o ensopado servido sobre um pequeno fogareiro - o gosto da carne também não causou sustos. Saborosa e tenra por causa do cozimento, vinha acompanhada de gostos diferentes de temperos levemente picantes. Aprovada. Experimentei pela curiosidade, mas repetiria por prazer se tivesse oportunidade de estar novamente em algum lugar onde o prato fizesse parte da cultura local.

Proibir os restaurantes locais de servir o prato típico fere o princípio olímpico de integração, já que priva atletas, turistas, jornalistas e outros visitantes de ter acesso a a uma experiência gastronômica que só pode se desfrutar nessas viagens. Os que não quiserem provar podem se contentar com o restaurante oficial dos Jogos - que é ótimo - mas tem em qualquer lugar do mundo.

Mesa  preparada com iscas de carne de cachorro e outras entradas
Mesa preparada com iscas de carne de cachorro e outras entradas

Detalhe da carne de cachorro servida como entrada
Detalhe da carne de cachorro servida como entrada

Dona do restaurante com a carne antes do preparo
Dona do restaurante com a carne antes do preparo

P.S. (em 25/7/2008): O caderno Paladar publicou ontem uma edição dedicada à culinária chinesa. O texto Andou, voou, nadou, mexeu? É comida, da correspondente Cláudia Trevisan, mostra como lá se come de tudo:

"...A primeira lição gastronômica de um estrangeiro na China é a de que não há tabus na culinária local e tudo pode se transformar em um elaborado prato. Os próprios chineses se gabam disso e repetem o ditado segundo o qual eles comem tudo que tem quatro pernas e não é mesa, tudo que voa e não é avião e tudo que se move na água e não é navio.
O exotismo é reforçado pelo fato de que a culinária e a medicina tradicional chinesa têm a mesma origem e muitas coisas acabaram se transformando em iguarias em razão da convicção de que fazem bem à saúde. ..."

 

Link permanente Permalink 108 comentários

Comentários:

Comentário de: Teresa Rivero [Visitante]
11.07.08 @ 21:10
Por que nao experimentar carne humana tambem?!
Comentário de: Michelle [Visitante]
11.07.08 @ 21:37
Recomendo testículos fritos de sadomasoquistas. Uma delícia!
Comentário de: jsa [Visitante]
11.07.08 @ 21:44
Caro jornalista. Vale lembrar que isto é considerado crime em nossa sociedade. E, aos nossos olhos, foi justamente isto que você cometeu. O respeitável jornal Estado de São Paulo não pode ser usado para apologia ao crime.
Comentário de: Livia [Visitante]
11.07.08 @ 22:17
Ué? Comer carne de cachorro e crime?

E carne de galinha?

E carne de macaco?

Comparar carne de cachorro com carne humana é dose. Tem gente que usa o absursdo como logica
Comentário de: Paulo Cesar [Visitante]
11.07.08 @ 22:21
Devemos lembrar que ao redor do mundo e inclusive no Brasil também comemos coisas estranhas, quem nunca foi ao nordeste e comeu buchada de bode?, a lugares do mundo que comem formigas, aqui no Brasil os índios já comiam um tipo de larva que se extrai de dentro de arvores, aqui pode ser estranho a carne de cachorro será que eles também não é estranho uma buchada de bode?
Comentário de: Caio [Visitante]
11.07.08 @ 22:26
uma reportagem dessa não merece nem comentários .....
Comentário de: Carlos [Visitante] · http://estadao.com.br
11.07.08 @ 22:31
Parabéns pelo artigo; bem redigido e com argumentos convincentes.
Na China ou na Coréia, eu também comeria carne de cachorro e outros animais.
Aqui no Brasil, a gente traça certas "cachorras".
Comentário de: Fabio Lepique [Visitante]
12.07.08 @ 01:23
A reportagem está bem legal, e deu até vontade de experimentar...mas pensando bem, dispenso a iguaria.
Comentário de: Felix Ventura [Visitante]
12.07.08 @ 01:30
Esse pessoal que deixa comentário é dose, não entende em nada a finalidade de um texto, que por sinal está ótimo. A China de "corpo imenso" não sabe ainda se fazer mais atraente e seduzir pela diferença. Melhor esconder e tratar assuntos como esse aos modos do pai que não sabe o que dizer ao filho sobre suas primeiras dúvidas sexuais. Já que estamos falando sobre diversidade cultural e a festa celebra exatamente isso, porquê oprimi-la? A "esquisitice" está nos olhos de quem vê e a ignorância é mato que cresce num pasto de cabeças ocas. Muitíssimo bom texto.
Comentário de: João [Visitante]
12.07.08 @ 01:31
e carne humana, por que não?
As pessoas que morrem de morte natural a gente em vez de enterrar, come...
Comentário de: Marcus Copetti [Visitante]
12.07.08 @ 01:47
Fica a impressão que o reporter teve a pretensão de se vangloriar pelo feito (repugnante para padrões brasileiros), comentando sua bravura e inteligência em viagem ao Oriente. Depois dessa, ele deveria encontrar pessoas que comem fezes ou urina, até porque isso pode ser natural em alguns redutos. Ele parece gostar desse tipo de novidade. A prostituição infantil também é comum no Nordeste, mas, nem por isso apreciada ou aceita. Os estrangeiros deveriam conhecer essa peculiaridade local???
Vale lembrar que o consumo de cachorros e outros animais de estimação foi decorrência da explosão populacional na China, estimulada pelo governo comunista que assumiu.
Ficou muito abaixo do padrão do jornal e do site!!
Comentário de: Amauri Casarin Junior [Visitante]
12.07.08 @ 01:50
Bom, Eu nunk comeria carne de cachorro na minha, vico imaginando o coitadinho gritando... Mas aih vir critikr o jornalista e fazr comparações absurdas é outra coisa.
Eu nunk comeria cachorro, como eu nunk comeria buchada d bod, assim como eu não como carne bovina, assim como eu não bebo. Isso é uma qstão d escolha pessoal e cultural.
É ridiculo critikr gostos e culturas diferents por essa não cr a nossa, isso é o mesmo q critikr a si proprio, pois nesse critério nos tambems somos diferents um dos outros.
Mas a propósito eu como carne d frango e peixe, pelo menos peixe não grita néh.....

Pelo amor d deus não vm fala q frango grita, se não eu vo morre d fome.
Comentário de: Eduardo [Visitante]
12.07.08 @ 02:08
Lamentavel.
Estes individuos, autor do texto e seu colega reporter, me enojam.
Defendo que se reduza o consumo de produtos que se originam do abate de animais de qualquer especie.
Se um animal tem que ser sacrificado para servir de alimento, este deveria ser o animal "humano" (como os dois acima). Afinal, carne humana eh a mais abundante na face da Terra.
Comentário de: Henry Paschoal Peruche [Visitante]
12.07.08 @ 02:35
Eu adoraria comer um belo prato com a carne destes cães que circulam adornados de jóias e roupas de grife, consomem ração balanceada a R$ 120,00 o Kg , que delícia um belo e colorido assado fumengante feito com nacos dos poodles que deslifam com seus pêlos estranhos e passeiam cor ar blasé e seus focinhos brilhantes dentro de blindados nos colos de duas donas com a cara esticada que olham pela janela, com absurdo nojo, um banquete a base de lixo, sobras contaminadas de mendigos esfomeados em algum cruzamento. Por lá come-se por uma questão cultural alimentar, por aqui é pura necessidade... não só cachorros como gatos, calangos, pombos, tartarugas, macacos, cisnes do ibirapuera e o que mais estiver pela frente. Hipocrisia não ! viva a cadeia alimentar e não aos discursos vazios ! vamos comentar !
Comentário de: fatima Almeida [Visitante]
12.07.08 @ 03:52
Esse povo é PORCO mesmo! Deviam comer os filhos deles também!!! Gente estranha, Não consigo aceitar isso. Será que os pratos são mais caros se os cães tiverem pedigre??? LOUCOS!!!!
Comentário de: andrea [Visitante]
12.07.08 @ 03:54
sou mais adepta ao principio do direito a vida, seja de que animal for... alem do problema do consumo deste tipo de carne, do choque cultural, que sem duvida existe, a inocente cozinha acima, nao revela a forma como estes sao criados e abatidos para consumo... o mesmo vem sendo amplamente discutido para todas as outras especies consumidas no ocidente.
Comentário de: Gustavo Bellintani [Visitante]
12.07.08 @ 05:30
Legal o texto,parabéns pela coragem! Eu, NUNCA, mas NUNCA mesmo, comeria carne de cachorro, como não comeria carne humana, só que os indianos....NUNCA...mas NUNCA...comeriam uma picanha, ou uma maminha !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Será que o mundo comeria um peixe?

Comeria. Pois o pexuxa tá pagando a conta da hipocrisia e mediocridade humana, inclusive a minha !

Let's dogs alone !
Comentário de: Marcia [Visitante]
12.07.08 @ 07:41
Nota zero para a sua reportagem!
Nota zero: primeiro, porque incentiva o povo a uma prática condenável a grande maioria das pessoas e dos países. segundo, porque então deveria se comer carne humana também. Cachorro não é animal de abate e sim de estimação. O ser humano para satisfazer as suas doidices, destrói a natureza, extingue os animais... e o resultado é esse que vemos aí. Me assusta como o jornal O estadao permite esse tipo de reportagem.
Nota zero!
Comentário de: Indignação [Visitante]
12.07.08 @ 07:52
Prove também feto humano e as sobremesas com leite materno! Estenderei o boicote à olimpíada ao estadão, que lia diariamente. Conclamo a quem comigo se indignou a me seguir. Só acessem o estadao depois da olimpíada. BOICOTE JÁ!
Comentário de: Nelson [Visitante]
12.07.08 @ 08:16
Servir carne de animais que por natureza são domésticos, no mínimo é covardia. O animal não sabe se defender, não sabe que vai ser morto para servir de alimento para um povo que por natureza come tudo que vê! O terremoto passado matou muito pouca gente, esta é minha opinião, acho que virá um muito maior! O povo chines tem um coração muito duro, para tudo, conheço muito da sua história, sei de muita barbaridade recente.
Comentário de: Luciana Beco [Visitante]
12.07.08 @ 08:19
A matéria foi feita para criar polêmica, então que falemos dela. Se estamos nos pautando na questão cultural devemos lembrar que para nós, brasileiros, afetivamente os cachorros representam muito mais do que um bode, uma galinha ou um boi. Acredito que se eu criasse um desses animais para minha companhia e por eles nutrisse estima também não chegaria a comê-los. Na verdade o que me incomodou foi a atitude de confrontação do jornalista, dando a entender que somos intransigentes com a cultura alheia, espero que ele ao escrever sobre a cultura dos outros também respeite a nossa e leve em consideração na sua matéria os sentimentos daqueles que estão lendo. Só por consideração. É uma dica de bons modos.
Comentário de: luiz carlos bello [Visitante]
12.07.08 @ 08:23
""Jornalista"" IMBECIL deixe de semeter no que os governos de outros paises fazem ou deixam de fazer, procure alguma coisa util pra fazer idiota, não como uma empresa como O Estado deixa um imbecil como voce escrever asneiras como desta reportagem, deveriam por voce no olho da rua.
Comentário de: alexandre [Visitante]
12.07.08 @ 08:29
sou um liberal. defendo que se estimule o hábito cultural (universal) de comer jornalistas vaidosos e polêmicos (perdão pela redundância). defendo também o atencioso alerta geral do aviso sobre o alto grau de toxidade da carne. A patrícia poeta estaria totalmente de fora do cardápio, por ser uma fêmea em extinção.
Comentário de: Edu [Visitante]
12.07.08 @ 09:00
É um absurdo que um jornal como O ESTADO DE SÃO PAULO, abra espaço para assunto tão selvagem e desmedido como esse!
Será que algum ser humano tem coragem de cometer esse ato ???
Ah ! Claro ! Na minha opinião, chineses NÃO SÃO seres humanos.
Comentário de: Marcos de Luca Rothen [Visitante]
12.07.08 @ 09:01
É que nem na história de Mrs Potter, quando se dá nome aos bichos depois é dificil de sacrifica-lo para transformar em comida! Não gosto de coisas exoticas assim, mas acho certo os chineses evitarem controversias!
Comentário de: ronaldo [Visitante]
12.07.08 @ 09:07
Esta é uma reportagem clara da falta de cultura de um jornalista, que não tem o que escrever e acaba dizendo asneiras.
A China está longe de ter uma democracia como no ocidente, onde ladrões de colarinho branco são soltos através de "habeas corpus", adorados por muitos e impunes. São banqueiros, políticos, fiscais de prefeitura.
Este grande "reporter" deveria escrever algo novo sobre os grandes problemas da China e vou ajudá-lo com alguns: pirataria, poluição, mão-de-obra escrava, mão-de-obra infantil, proibição de ter um segundo filho, prostituição, censura. Mas já sei qual vai ser a resposta: "Estes temas já foram muito batidos, não têm o que escrever sobre eles, por isso vou falar sobre a proibição da venda de carne de cachorro".
Um sujeito esperto como esse logo estará fazendo passeata (sozinho, é claro) para que os restaurantes brasileiros tenham em seus cardápios carne de cachorro, baleia, golfinho, tubarão...
É óbvio que a carne de cachorro choca os estrangeiros, assim como quem vem ao Brasil fica espantado quando vai a um restaurante e é servido carne de jacaré, capivara, javali, buchada, buchada de bode e outras iguarias apreciadas por alguns.
Comentário de: Ana Paula [Visitante]
12.07.08 @ 09:11
Fico muito feliz em saber que muitas vezes demora mais chega a consciencia das pessoas.Como vegetariana acredito que esta decisao esta totalmente correta e que poderiam tb proibir a venda de qualquer tipo de carne para alimentacao.Esta reportagem me enojou um pouco ao ler as comparacoes da reporter da carne de um cachorro com a de outro animal.Acredito na liberdade de acao, porem quem vai defender os animais se nao nos mesmos??Precisamos de leis ainda, ja que muita gente ainda nao tem um minimo de sencibilidade para com a vida de um ser vivo!!!!
Comentário de: thomas [Visitante]
12.07.08 @ 09:13
Tudo isso demonstra que ainda somos um povo atrasado, intolerante e preconceituoso.
As nossas leis é que são certas, nossos costumes são melhores e assim vai ....
Hitler começou assim ...
Comentário de: ENEAS [Visitante]
12.07.08 @ 09:47
PARABÉNS PELA MATÉRIA E PELA POLÊMICA CAUSADA. ESSA HISTÓRIA DE ANIMAL DE ESTIMAÇÃO, DE INDEFESO, É BALELA. OU ALGUÉM JÁ VIU VACA SE DEFENDER DO ABATE? ALGUÉM JÁ VIU O CORREDOR DA AGONIA POR ONDE A VACA VAIPASSANDO TOCADA POR CHOQUES ATÉ SER ABATIDA? CONCORDO PLENAMENTE COM O AUTOR E SE ESTIVESSE LÁ, TAMBÉM PROVARIA AS IGUARIAS CULINÁRIAS, QUE NÃO SE LIMITAM SÓ A CARNE CANINA...
Comentário de: Ricardo [Visitante]
12.07.08 @ 10:00
Acho que o reporter que fez esta materia deveria ser um comedor de carne de cachorro, espero que o jornal Estadao nao pense assim tambem! Imagina, comer carne de cachorro, um animal tao querido pelas pessoas, "o melhor amigo do homem" um animal que ajuda cegos, ajuda muitas as vezes guardar sua casa, um animal que apesar de pensamentos como este, ainda sim ele abana o rabo para seus donos como sinal de agradecimento, enfim... nada justifica o pensamento deste reporter, que 'e bem pior que o custume daquele pais... Simplesmente lamentavel... Concordo com meus amigos que deixaram comentarios, do tipo sou um liberal, vamos comer tambem carne de jornalista, afinal 'e apenas um costume local....
Comentário de: Diversidade [Visitante] · http://www.nhambuzim.com
12.07.08 @ 10:04
Edmundo, parabéns pela reportagem. É muito importante que as pessoas aprendam que comida também é cultura e faz parte da história dos povos. A visão que cada povo tem de seus costumes é algo muito particular e a comparação é invevitável, mas condenar um povo por suas crenças e hábitos é ignorância. Ao mesmo tempo, abrir espaço para discussão é muitíssimo saudável!
Um viva à liberdade de expressão e outro às iguarias interessantes aos olhos e paladares de quem tem oportunidade de conhecer!
Ah, uma interessante que pode soar estranho aos que não gostam de novidades: na Holanda se faz uma lingüiça de carne de cavalo muito apreciada, iclusive por brasileiros! E eu ainda vou experimentar!
Mais um viva à diversidade!
Comentário de: Sarah [Visitante]
12.07.08 @ 10:10
Santa ignorância! Chega a ser engraçado.

Edmundo, parabéns pela matéria! Um viva à diversidade cultural!
Comentário de: Edu [Visitante]
12.07.08 @ 10:16
Nem tinha lido a matéria em detalhes, tal minha indignação, porém, relendo-a agora vejo que o autor da matéria gostaria de experimentar, também ele a carne de cachorro ! ! !
INACREDITÁVEL ! ! !
Comentário de: Eduardo [Visitante]
12.07.08 @ 10:18
Graças a essa matéria, acabo de cancelar minha assinatura do Estadão !
Comentário de: rocha [Visitante]
12.07.08 @ 10:35
É o tipo de matéria que o sujeito faz para se aparecer. Se servissem o prato, certamente ele iria escrever "metendo o pau". Sugerimos que ele passe a escrever matérias policiais, vai aproveitar mais as suas idéias nazistas. Fico abismado como um jornal desse porte publica uma matéria dessas, lá em casa não entra mais esse jornal.
Comentário de: Eduardo Freire [Visitante] · http://www.euqueroumfilhote.com.br
12.07.08 @ 12:21
Nota zero bem redonda a esta reportagem.... Onde já se viu fazer isso: Comer carne de cachorro!... Desrespeito a vida e aos nossos melhores amigos.... Eu era cliente do ESTADÃO depois disso, em respeito aos animais, irei cancelar minha assinatura...
Comentário de: Eduardo [Visitante]
12.07.08 @ 12:24
BOICOTE AO ESTADÃO JÁ ! ! ! ! ! ! ! ! !
Comentário de: Anthony Chang [Visitante]
12.07.08 @ 12:43
Sou coreano e já provei cachorro e é como um brasileiro comer carne de caça, animais silvestres ou iguarias exóticas, não se come diariamente !(tartarugas/jacaré/avestruz...coelho, rãs ..etc) é a mesma coisa. Não acho um cão mais bonitinho e melhor que estes animais...Deixem de ser hipócritas e ignorantes ! Porque não protestam contra os milhares de cães mortos semanalmente no centro de controle de zoonoses ? muito pior pois viram adubo, sabão ou são dissecados em aulas de anatomia.

Parabéns pelo trabalho do repórter Edmundo Leite que teve a coragem de quebrar um tabú ocidental em nome do jornalismo de primeira. Parabéns ! O ser humano em primeiro lugar, parem de tratar cachorros como gente, como filhos mimados !
Comentário de: Barbara Imolak Sanchez [Visitante]
12.07.08 @ 13:04
Um absurdo a total falta de cultura e a enormidade da ignorância de alguns internautas de deixam seus depoimentos por aqui.
Onde já se viu julgar e hostilizar um jornalista ou um meio de comunicação por uma matéria produzida para trazer a tona fatos verídicos e reais ? Pessoal ! os fatos existem, não foi o repórter que inventou que os coreanos ou orientais consomem cães ou qualquer outro ser que não apreciamos em nossas mesas. Isto é jornalismo. Aposto que se a matéria tivesse ido ao ar pela CNN, Discovery Channel , Globo Repórter e etc...teria sido elogiada e seria comentada nas rodinhas de amigos durante a semana. VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO, VIVA A IMPRENSA LIBRE e abaixo aqueles que colocam cães em altares como se fossem divindades. Não como, não comeria mas sei compreender que trata-se apenas de um trabalho investigativo e de cunho jornalístico. Parabéns ao Edmundo e ao Eduardo Nunomura pelo excelente trabalho !
Comentário de: Bruno Fares [Visitante]
12.07.08 @ 14:27
Gostei muito da matéria mesmo não sendo apreciador da carne de cachorro, muito menos de jornalistas (talvez a Patrícia Poeta ou a Renata Fan e teriam que estar absurdamente mal passadas, rs).
Tem gente que come olho de cabra em horário nobre, hamburguer de minhoca em fast food americana ...e o povo da rua , que por pura necessidade e falta de opção, se alimenta de lixo e restos contaminados? são menos importantes que a cachorrada tratada a pão de ló ? eu acho que não é por aí, amo os animais , condeno quem os maltrata mas... o bicho homem come o que quiser e puder, jornalistas é só para quem pode ! abcs
Comentário de: GUILHERME CIMINO [Visitante]
12.07.08 @ 14:49
Edmundo, juro,
parei de ler o texto na metade!
Que absurdo!
Você está louco!!
Comentário de: Theo Maximiliano Graco [Visitante]
12.07.08 @ 16:31
- Diga-me do que se alimenta e eu lhe direi quem és.
Logo , logo os dois estarão se coçando, latindo, defecando/ urinando pela redação, talvez reproduzindo-se em público (não extamente nesta ordem).
Eu não como cachorro e nem cadela, já pensou se eles ficam bravos e resolvem provar a minha carne ?
Tô fora !

Comentário de: William [Visitante] · http://Jornalista, bem ou mal passado?
12.07.08 @ 16:58
O mais engraçado disso tudo é que, para algumas pessoas, cães e humanos são a mesma coisa. Jornalista malvado, comeu carne de cachorro? Então, vamos nos vingar, e comer a sua! Gente desequilibrada. Não digo ignorante. Mas claramente desequilibrada, que acredita que uma pessoa pode ser melhor do que outra, só porque come isso ou aquilo, e que, provavelmete, acreditam que um povo pode ser melhor do que outro, só pelo fato de ter nascido nesse ou naquele país. Você, coreano ou jornalista, comeu cachorro? Então, vai queimar no inferno. Não merece viver, tem que ter sua carne comida, e muito menos merece ser jornalista dO Estado de São Paulo. Trágico, mas, infelizmente, nos dias de hoje, estas pessoas estão certas. Não para mim. Porém, se formos nos ater somente à realidade dos fatos, o ser humano, hoje, não vale muita coisa mesmo. Seres humanos assassinam. Seres humanos são assassinados. E os cachorros? Bom, os cachorros são "fofinhos", indefesos, e até são protagonistas de grandes obras cinematográficas norte-americanas. E os seres humanos? Alguns, desde que são "filhotes", já pedem esmola no semáforo, todos os dias em meu retorno para casa. Incomodam. Sua existência e sua realidade incomodam. E muito. Incomodam-me tanto, que eu não consigo ver seres humanos e cachorros como tendo o mesmo valor. Para mim, ser humano é homem, mulher, criança, velho, e por estes é que todos deveriam se preocupar. Cachorro é igual a vaca, porco, galinha, gato, jacaré, urso. Portanto, passível de ser comido.
Comentário de: Joaquim [Visitante]
12.07.08 @ 17:36
Unir culturas num evento é complicado.

O ponto em comum é somente a festa.
Comentário de: Michael Morandine [Visitante]
12.07.08 @ 19:33
Carne de cachorro está gerando esta polêmica toda aqui ? bobinhos são voces , heim ?

Voces sabem do que são feitas as salcichas ? e aquele "assustador" sanduba de mortadela do mercadão ? churrasco de estádio, churrasco grego do centrão (aqueles com suco grátis) sabem que tipo de carne é empregada na fabricação destas iguarias ? nuggets de frango, humm ? acham que só tem carne de frango...nem vou falar nada sobre salames, copas ...presuntos, tudo isso é um nojo pessoal, eles utilizam restos de carne, sebo, ossos, entranhas, cavalo e acredito que até cachorro, vai saber ? voces confiam nas autoridades sanitárias brasileiras ? EU NÃO ! cachorro não é nada ! se liguem !
Comentário de: Lourdes Maria Schican [Visitante]
12.07.08 @ 19:38
Edmundo e Eduardo voces estão ferrados meus amigos !

Serão perseguidos pelas madames com seus poodles cor de rosa enfurecidos !
Preparem-se também para os babacas desocupados e metidos com as causas dos animais e que dão mais atenção para cachorro do que para os próprios filhos.

Comentário de: Magaly Abalenian [Visitante]
12.07.08 @ 19:48
Cães, gatos e passarinhos são animais domésticos e por costume e hábito não os comemos, são criados para serem nossos companheiros, amigos, adornos... voce comeria um amigo ? um membro da sua familia, um colega de trabalho (sem maldade, é claro !) rs
Comentário de: GUILHERME CIMINO [Visitante]
13.07.08 @ 10:32
Noé encheu sua arca de animais;
se as coisas apertassem,
com certeza comeria TODOS!
Comentário de: Rômulo Viel [Visitante]
13.07.08 @ 17:09
Desde quando comer cachorro é crime? Que bobagem!
Comentário de: Jacintho Del Vecchio [Visitante]
13.07.08 @ 21:31
Para nós que amamos cachorros e gatos é inimaginável usa-los como alimento, porém eu mesmo no Matto Grosso, Tocantins e Amazonas já comi paca, cotia, tatu, anta, jacaré, cobra, veado catingueiro, ariranha, calango, teiú, macaco, capivara, javali, lebre, caitetú, sariguê , coatí , inúmeros tipos de aves , peixes e até peixe boi,e os nativos comiam içá (uma formiga) aranhas caranguejeiras assadas,só não comiam o Tamanduá e os botos,o resto o que pegavam, comiam.Os cachorros eram respeitados pór que ajudavam. mas os gatos, coitados, eram feitos como coelho, com cenouras e batatas, ou mandioca (aipim)
Comentário de: Fabão [Visitante]
14.07.08 @ 08:55
Vai ter muito coleguinha ai gritando: AU AU AU AU AU AU AU AU
rsrsrsrs
Comentário de: Lisandra [Visitante]
14.07.08 @ 10:35
Realmente, cachorros no Brasil são animais de estimação, mas na china são alimento. E o cavalo que na Europa também é alimento ou o Jegue que no nosso Nordeste, depois de servir seus donos até o o último suspiro vão para a panela? Existem culturas diferentes, GRAÇAS A DEUS. Seria terrível se todo mundo pensasse igual, agisse igual e vivesse sobre os mesmos dogmas.
Tudo é uma questão de fonte de proteínas, algums comem larvas, como os índios, alguns comem porcos, como nós, alguns comem soja e alguns comem cães... Nem vou falar do churrasquinho de filè "minhau" que se vendem nas ruas de São Paulo...
Parabéns pela reportagem! Que as diferenças sempre possam ser apresentadas e compreendidas, embora não participemos deste costume.
Comentário de: jose rosa de carvalho [Visitante]
17.07.08 @ 20:13
Pois olha minha gente, no interior de minas e sao paulo é mto comum em feiras se vender espetinho, sabem de que? de carne de cachorro. E se vender na rua, em cestas, a dita carne como se fosse de cabrito. Na minha terra, em minas, apareceu um indiano, praticando esse ato. Foi qdo um repentista local fez o versinho: ESTAVA SENTADO A PORTA QDO UM INDIANO MALVADO ME APARECEU, TRAZIA CABRITO NA CESTA E O POVO QUE EH BESTA CACHORRO COMEU.
Comentário de: Flávia [Visitante]
20.07.08 @ 12:41
É inacreditável a posição do jornal para com o assunto.
Um jornal deveria ser imparcial, só dar notícias.
O governo está certo e deveria tornar essa proibição permanente.
Comentário de: Flávia [Visitante]
20.07.08 @ 12:43
Que tal servirmos da próxima vez carne humana ?

Caro jornalista, o senhor cometeu tamanha infelicidade.... Isto é crime no Brasil,caso não esteja a par da situação.

Comentário de: Lais [Visitante]
20.07.08 @ 13:30
Nós comemos vacas, e na India elas são idolatradas. São culturas diferentes! Mas olhando por outro lado, nós somos brasileiros, nosso dever é defender o que gostamos... Eu não comeria meu animal de estimação, meu amigo. Acredito que você também não comereia o seu.
Comentário de: E.Silva [Visitante]
20.07.08 @ 13:30
Com tanta opção de alimentos existentes no mundo, considero um absurdo alguém se alimentar de cães.

Essa história de evolução da humanidade é pura balela. A humanidade continua primitiva, com a pequena diferença de poder viajar para outro país e se alimentar de uma raça de animal doméstico.

Uga, uga!!!
Comentário de: Regina Faria [Visitante]
20.07.08 @ 14:36
Me assusta um jornal como este redigir um texto de má qualidade.
Cachorro é sim animal de estimação e não de abate e fico chocada, mas o que esperar de seres humanos que matam uns aos outros e não matariam animais?? Chocada estou pelo conteúdo jornalístico, o qual incentiva o povo brasileiro a comer carne de cachorro. Um bom jornalismo apenas informa e não dá sua opinião em nenhuma matéria.
Se é costume daquele pais, que seja mas nós brasileiros não precisamos aderir a esta barbaridade. Precisamos sim, evoluir mais, pois estamos aqui pra isso. Comer carne de cachorro é ficar atraso no tempo.
Comer cachorro não é crime mas é vergonhoso.
Vc jornalista que fez esta matéria, NOTA 0.
Comentário de: ALBERTO PANEGASSI [Visitante]
20.07.08 @ 15:43
NÃO ME IMPRESSIONA MUITO A CHINA QUERER ESCONDER DO RESTO DO MUNDO A OUTRA PARTE DA REALIDADE DAQUELE PAÍS,EM SER UM LÍDER MUNDIAL DE EXPORTAÇÃO DE PELES DE ANIMAIS E MAIOR CONSUMIDOR DE CARNE DE CACHORRO DO MUNDO.
AS QUESTÕES INTERNAS COMO A INDEPENDÊNCIA DO TIBET E OS CONSTANTES CONFLITOS PELOS DIREITOS HUMANOS DENTRO DAQUELE PAÍS,NA VERDADE,NÃO SÃO APENAS A REALIDADE COMO UM TODO QUE ELES COMBATEM A MÃO ARMADA,ELES NÃO QUEREM QUE O RESTO DO MUNDO SE VOLTEM CONTRA ELES,UMA VEZ QUE ELES SE TORNARAM,APÓS O TÉRMINO DA ERA PÓS-COMUNISTA,UM PAÍS ECONOMICAMENTE EMERGENTE NO MERCARDO MUNDIAL.E EXPOR ESSA REALIDADE,PARA ELES,SERIA O FIM DA SUA ASCENSÃO ECONÔMICA,POIS A EXPORTAÇÃO DE PELES DE ANIMAIS.ALÉM DOS PRODUTOS ELETRO-ELETRÔNICOS QUE ELES PRODUZEM,É QUE GERAM A FONTE DE TODA A SUA ECONOMIA INTERNACIONAL.
MAS EU,COMO ADEPTO PELA CAUSA ANIMAL,E FRANCAMENTE FALANDO,EUN QUERO MAIS QUE EEES PAÍS VÁ PARA O INFERNO,COM TODOS OS QUE PROMOVEM ESSAS ATROCIDADES QUE,QUASE DIARIAMENTE,SÃO NOTICIADAS PELA IMPRENSA.MAS O OUTRO LADO DA MOEDA QUE A MAIORIA DOS ÓRGÃOS DE IMPRENSA DESTE PAÍS NÃO NOTICIA É QUE OS CHINESES SÃO RESPONSÁVEIS PELA MAIOR CARNIFICINA DOS ÚLTIMOS TEMPOS,APÓS O FIM DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL,É SUA RÍGIDA POLÍTICA DE CONTROLE POPULACIONAL,JOGANDO FORA CRIANÇAS RESCÉM-NASCIDAS NAS SARGETAS DAS RUAS,E EM CASEBRES A BEIRA DOS RIOS.
PARA CONCLUIR,EU ADORARIA,FALANDO DE TODO O MEU CORAÇÃO,ARRANCAR A PELE DE UM DESSES MALDITOS CHINESES,E USAR COMO FÔRRO PARA O MEU COLCHÃO,E DAR A CARNE DELES COMO ENSOPADO OU ESPETINHO PARA OS MEUS CACHORROS E MEUS GATOS.
POIS EU TENHO CERTEZA DE QUE A CARNE DELES SERIA,PARA OS MEUS ANIMAIS,UMA ENORME FONTE DE PROTEÍNA E DARIA MAIS SAÚDE,ENERGIA E VITALIDADE PARA ELES.
Comentário de: Silvia Cunha [Visitante]
20.07.08 @ 19:27
É chocante saber , que com tanta gente inteligente e talentosa desempregada, um Jornal sério deixe um desalmado desse publicar tamanha besteira!
Como Vegana, não como nenhum tipo de carne,e acho patético, em pleno século XXI, carne de um animal dócil e amavel ser chamada de iguaria. Ferir o principio olimpico- tenha dó! Fere sim é qualquer pessoa com bom senso e contra violencia e covardia.
Comentário de: Frank, o excelso! [Visitante] · http://www.oexcelso.blogspot.com
20.07.08 @ 20:02
De fato. Pra quem é carnívoro, carne cachorro, rã, boi ou jacará é carne do mesmo jeito.

Portanto, na China, onde as execuções são sumárias, a carne humana deveria (ou talvez seja) ser uma opção.

E aí colunista ? É defensável ? Eu acho que sim. Afinal carne é carne. E os costumes locais devem ser respeitados.

Tais como cauterização do clitóris no Egito, circuncisão em Israel, poligamia na Arábia Saudita, canibalismo em algumas tribos Afircanas, sexo com menores em tribos ciganas, etc.

Mas ai não pode né colunista ? Lógica zero e infeliz do texto. Péssimo.
Comentário de: Selminha [Visitante]
20.07.08 @ 20:25
Como vegetariana e protetora dos animais,minha nota para essa reportagem e esse repórter é ZEROOOOOOO!!!!!!!!
Comentário de: Selminha [Visitante]
20.07.08 @ 20:39
Adorei o comentário do Alberto Panegassi e assino em baixo tudo que ele falou.Os chineses estão sendo presenteados pela natureza pelo mal que fazem aos animais!!!!!!Arranquem a pele deles vivo para sentir um pouco da dor que esses pobres animais sentem!Que revolta por saber oque eles fazem com esses pobres animais.
Comentário de: Marcelo Elias [Visitante]
20.07.08 @ 20:59
Esse jornal esta cada dia pior. Agora fazendo apologia e tentando normalizar uma DESGRAÇA da qual devíamos nos libertar. A cultura varia nos diversos cantos do mundo, mas não deveríamos absorver apenas as saudáveis? livres de crueldade?
Comentário de: Leandro [Visitante]
20.07.08 @ 21:14
Evolução humana é tudo .Pena que para alguns isso deve ser muito difícil.É o caso desse jornalista.
Comentário de: Rodrigo [Visitante]
20.07.08 @ 21:24
Tente comer meu cachorro e veja se você termina o dia vivo.
Comentário de: Lucas [Visitante]
20.07.08 @ 21:46
Não gostei da matéria
Já que a mesma faz uma apologia ao consumo de carnes de cachorro, e essa não era base da mesma, e sim, mostrar o porque de não consumir algum prato exótico do pais.
O texto deixou muito a desejar, o Jornal também.
Comentário de: Miryam [Visitante]
20.07.08 @ 23:52
Texto bem redigido.
Detalhes e fotos bem elaboradas.
Cada povo com seu costume: uns comem vaca, outros galinhas, alguns comem peixes....até o ser humano já foi alimento em algumas tribos no Brasil e na Africa!!! Não sei qual é o motivo do espanto!
Particularmente não como nenhum tipo de carne, ou seja, não como bicho morto! nem vivo!
Amo os animais e defendo-os como posso
Comentário de: Paulo Sartori [Visitante]
20.07.08 @ 23:57
Parabéns por uma das reportagens mais RIDÍCULAS que eu já li. Digna de uma demissão.
Comentário de: Roberta [Visitante]
21.07.08 @ 00:48
Qual a diferença entre matar um cachorro ou uma vaca para comer?? A diferença é que ninguém está interessado em tentar se relacionar com uma vaca.

Ambos os atos são repugnantes.

De qqr forma a matéria é dispensável.
Comentário de: Lucilia [Visitante]
22.07.08 @ 06:26
Simplesmente nojento, pra não dizer infame que isso faça parte de uma seção denominada "Cultura"... até parece...
Comentário de: Michelle [Visitante]
22.07.08 @ 10:19
que poca vergonha...... eles mereciam morrer....fazer isso com animaiszinhos inocentes.....
Comentário de: donald canuf [Visitante]
22.07.08 @ 17:12
Ótimo artigo, fiquei com água na boca
Comentário de: Luiz [Visitante]
22.07.08 @ 21:54
O problema é a crueldade com que se obtem a carne. Os animais são enjaulados, espancados e finalmente cortados vivos. Se você não se sensibiliza com isso, pense ao menos na quantidade de toxinas nocivas que vai ingerir, pelo estado de pavor do animal frente a tamanha crueldade. Basta assistir a qualquer video destes açougues de cães e gatos ou mesmo nas fazendas de peles de cães, gatos e outros animais.
Comentário de: Stephanie [Visitante]
23.07.08 @ 01:28
Não acredito que alguém que tem título de jornalista em um jornal que diziam ser tão bom resolve fazer uma matéria tão ridícula como esta!
Como já foi dito anteriormente essa matéria lhe daria uma ótima demissão!
Não acredito no que li e ainda diz que fere a cultura? Desde quando jogar um animal vivo em uma panela de água fervendo, corta-lo em pedaços ainda vivo, arrancar sua pele ou cortar suas pernas com um facão é cultura?
Me desculpe pelo modo de falar mas na minha cidade, no meu país isso é crime!
Parabéns isso só mostra o quanto a humanidade continua decaindo cada vez mais e ainda tem pessoas que tem a ousadia de dizer que são desenvolvidos.
Comentário de: Yulia [Visitante]
23.07.08 @ 14:29
Selvagem!!! Sem s2!! Idiota
Comentário de: Daniela [Visitante]
23.07.08 @ 17:49
Bom, se a questão aqui é não desrespeitar a cultura de outro país. Se é não desrespeitar o direito das pessoas de conhecerem outras culturas. Então teoricamente não podemos condenar alguns países mulçumanos de praticarem a imolação, certo? Não podemos condenar tribos africanas de cometerem a brutalidade de cortar o clitóres de meninas. Afinal, isso é cultura...
Comentário de: Daniela [Visitante]
23.07.08 @ 17:50
Bom, se a questão aqui é não desrespeitar a cultura de outro país. Se é não desrespeitar o direito das pessoas de conhecerem outras culturas.
Então teoricamente não podemos condenar alguns países mulçumanos de praticarem a imolação, certo?
Não podemos condenar tribos africanas de cometerem a brutalidade de cortar o clitóres de meninas.
Afinal, isso é cultura...
Comentário de: rafael [Visitante]
23.07.08 @ 19:35
Para nós, ocidentais, é um absurdo comer carne de cachorro.
Para eles não.
Porque?
É uma diferença cultural.
Aos que usaram o argumento de o animal estar indefeso, vão para um abatedouro para ver se a vaca e o boi que põem este belo filé a sua mesa não se defendem.
Nada mais é do que uma cultura diferente.
Vamos para a região da divisa de Minas Gerais com SP, por exemplo.
Lá é muito comum comer língua de boi.
Coisa que eu acho um absurdo.
O que vocês, leitores, deveriam fazer, é se por contra ao sofrimento imposto aos animais no momento do abate, pois o que se vê, em vídeos registrados em abatedouros caninos, são cachorros sofrendo, agonizando até a hora da morte.
Ou seja, a morte têm que ser o menos dolorosa possível!
COISA QUE NÃO SE VÊ EM NENHUM ABATEDOURO CANINO CHINÊS!
É PURO FASCISMO, IGNORANTES, DISCRIMINAR UM POVO POR UM MERO HÁBITO ALIMENTAR!

A UM DOS PRIMEIROS USUÁRIOS,A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NÃO É CRIME!NÃO HÁ INCENTIVO AO CONSUMO DE CARNE CANINA NO BRASIL!

AO INVÉS DE RECHAÇAR UM POVO APENAS POR UM FATO, PORQUE VOCÊS NÃO DEFENDEM OS DIREITOS DOS ANIMAIS?
Comentário de: cinthía dos santos [Visitante] · http://ve_atrevida@hotmail.com
25.07.08 @ 10:25
"Eu acho uma pouca vergonha" Por que não cozinha a lingua...
Comentário de: Anja dos Animais [Visitante]
25.07.08 @ 18:42
" PREFIRO NÃO COMENTAR " .... tamanha é a ignorância e involução desse povinho da China .
Comentário de: Helena Vieira [Visitante]
26.07.08 @ 19:36
"E assim caminha a humanidade..." O homem, que é capaz de cometer atrocidades indescritíveis contra o seu semelhante, é o mesmo que em nome da "cultura" devora carne de animais e sabe do sofrimento a que eles são submetidos até chegarem à mesa. O que ainda deixa alguns perplexos é ver a naturalidade com que muitos vêem o assunto. O jornalista deveria usar seu ofício para informar o que se passa no mundo não para fazer exaltação a situações abjetas, nem tampouco para provocar indignação e revolta em leitores que tiveram a infelicidade de ler seu texto. Da próxima vez deveria se ocupar em escrever alguma coisa que trouxesse serenidade e esperança de um tempo melhor. E ainda que venha a informar sobre as mazelas deste mundo que o faça com mais sensibilidade.Quanto à sua demissão acho que seria um tempo precioso para sua reflexão.
Comentário de: Rafaela [Visitante]
26.07.08 @ 22:58
A educação brasileira transforma seres humanos em montros ridículos e ignorantes, como é o caso do jornalistazinho aí, o nome dele?
ahn, nunca ouvi falar nele por aí...
Por terminarmos a faculdade e ainda não termos capacidade de discernimento, seguimos débeis mentais e falando asneiras. Se o consumo de boi já é desnecessário e uma vergonha mundial, vamos começar a comer cachorro agora e achar bonito?
Também concordo que deviamos era comer gente mesmo, morem milhões por dia e acabaria a fome no mundo, poderíamos até criar crianças importadas da China para o abate (eles deixam as crianças morrerem mesmo, pelo controle de natalidade...) Não sei como a China ainda não teve a idéia de comer essas crianças, ahhhh já comem né...fetos e tudo
,...pois para mim, comer um cão, um boi ou uma pessoa é a mesma barbaridade.
Quanto a "China", os terremotos farão o que temos vontade de fazer...quanto aos que tem coragem de comer um cão, também um castigo divino ou ao menos um cancerzinho resolverão o problema.
Comentário de: Juliana [Visitante]
27.07.08 @ 19:52
Sinceramente, respeito quem come carne pq na minha opinião, falta o "click", não é culpa de ninguém , por assim dizer, mas tb respeitem os vegetarianos, cada um com os seus motivos, as suas razões. Pra mim, matar, causar sofrimento e subjugar pessoas ou animais pra satisfazer superficialidades é a mesma coisa.

What goes around comes around.
Comentário de: Naira Fernandes [Visitante]
28.07.08 @ 23:43
Caro Jornalista,

Por ser jornalista eu esperava que você fosse, no minimo, uma pessoa informada.O maior problema na carne de cachorro que você comeu na China é a forma como é preparada.
Você sabe como eles tratam os cachorros lá?
Existem muitas matérias,comunidades no orkut, e pra quem não acredita(é dificil acreditar mesmo)existem videos:http://br.youtube.com/watch?v=FgVdFW5b5G0

Isso é crueldade!Achar que os animais estão aqui pra nos servir já é um absurdo, mas trata-los dessa forma é cruel.A china em alguns pontos(muitos) é atrasada e desumana!!E isso pode ser comprovado com um pouco de pesquisa!
Comentário de: Demilene [Visitante]
29.07.08 @ 15:30
Infelizmente a posição do governo da China em não servir a carne canina é meramente por conta da política dos jogos olímpicos, mas há esperança que um dia caiam em si e descubram que os cães são muito mais do que especiarias de sua culinária obsoleta e pré-histórica. Os chineses levaram inúmeras raças caninas quase a extinção, portanto, assim como comer focas e baleias, cães também merecem controle internacional.
Sobre o dono da reportagem, o que dizer ? Talvez ele nunca teve um animal com qual se identificasse, tão pouco bom senso para falar sobre um assunto que aqui no Brasil já é tão defendido, maus tratos aos animais, tenho orgulho de morar num país onde não comemos nossos amiguinhos do quintal!
Comentário de: Camila [Visitante]
04.08.08 @ 16:53
É repugnante saber que nos dias de hoje ainda exista pessoas que adotam certas peculiaridades da época em que só reinava a barbárie!!!!!!

Seja carne de cachorro, como galinha ou qualquer outro animal é ERRADO matá-lo para saciar a ridícula gula!!!!!!!

"sinto que o progresso espiritual requer, em uma determinada etapa, que paremos de matar nossos companheiros, os animais, para a satisfação de nossos desejos corpóreos."
mahatma gandhi
Comentário de: Monalisa [Visitante]
12.08.08 @ 13:20
Um absurdo essa reportagem afff! Além de ser ridículo comer carne de cachorros, alguém aq já estudou anatomia animal? Bem, os cachorros além de serem animais lindos e inteligentes, eles possuem diversos vermes que estão por toda parte d corpo, nossa! Que estômago!!!!!Eca!!! Imagine os ovos e larvas dos vermes assados juntos com a carne, não entendo como uma pessoa é capaz de fazer uma coisa dessa!
Comentário de: Natália [Visitante]
13.08.08 @ 23:10
Essa foi definitivamente a reportagem mais inútil que já li. Edmundo Leite, vai fritar uns hamburgueres em alguma lanchonete de péssima categoria, porque pelo visto você não nasceu nem pra escrever e nem para crítico de gastronomia.
Não se trata de aceitar cultura diferentes, porque as pessoas realmente informadas sabem que as crueldades sem tamanho que os chineses fazem com qualquer animal e até mesmo seres humanos não pode ser chamada de cultura e defendida a esse pretexto. É pura ignorância e egoísmo. São um povo individualista, machista, cruel e ignorante. Os hábitos alimentares já falam por si, mas tota a repugnância dessa gente não se exaure aí não. Estão acabando com o planeta e com a saúde de todos os seres vivos. É no mínimo muita falta de bom senso considerá-los uma cultura digna de ser conhecida.
Jornal Estadão, está decepcionando por ter gente mal preparada como Edmundo dizendo tais bobagens inúteis livremente.
Comentário de: avany márcia freitas de alencar [Visitante]
14.08.08 @ 10:28
É por estas e outras que agradeço a natureza cada vez que dizima este maldito povo!!!Que hajam muitos terremotos e outras coisas do tipo e que acabe este MALDITO país!!!!!Quanto ao jornalista....tem um ditado que diz: a ignorância é a coisa mais perigosa que existe!!!!Agora, crueldade e ignorancia juntas!!!!Ainda chama de cultura matar e comer o animal mais próximo ao homem!!!!DESPREZÍVEL!!!
Comentário de: Akhenathon [Visitante]
14.08.08 @ 15:33
Porque comer carne de cachorro, desde que saudável, é crime?

O que deveria ser controlada é a quantidade absurda de cachorros de rua em nossas cidades, que só fazem barulho, sujeira (rasgando sacos de lixo) e transmitem doenças.

Carrocinha para essa cachorrada vai bem.
Comentário de: Caren Rafaela Silva [Visitante]
14.08.08 @ 15:41
Deveriam sugerir carne humana. Como alguém pode ter uma mente suja como essa de comer cadáveres de animais? Com certeza é uma pessoa sem coração. E tem tanta gente precisando de um coração... Ironia do destino? Crueldade TOTALMENTE HUMANA! Deveria ser julgados como crime ambiental, crime humano. Absurdo! Isso é cultura? Animais são amigos, e eu não como os meus amigos...
Comentário de: Akhenathon [Visitante]
14.08.08 @ 17:37
Também exijo que se inclua a ingestão de vegetais na lista de crimes hediondos. Seus comedores de plantinhas, não têm vergonha, não? Pensem no sofrimento de alfaces e tomates, a cada mordida... Que mente suja, imaginem, comer batatas, repolhos, escarola, apenas para saciar a ridícula gula!!! Pobres plantinhas, são cortadas, trituradas, comidas vivas!!! Afinal, planta também é "seromano"...!!!!!
Comentário de: MARIA APARECIDA [Visitante]
14.08.08 @ 18:24
eu nunca comeria um porco que criasse em minha casa, como bicho de estimação.. e como carne de porco que compro no açougue!!!
acho que estamos esquecendo que a diversidade cultural existe.. muito do que jogamos no lixo, e não estou falando de carne, apenas de verduras e legumes, em outros países é aproveitado.. países que passaram por anos e anos de guerras e fome, aprenderam a usar o que tinham por perto pra não passar fome.. tá certo, aqui não se comeria, concordo.. mas vamos discutir o que fazemos aqui em nosso país, com gente, pessoas ??????????
Comentário de: Mara Rocha [Visitante]
14.08.08 @ 19:53
Temo pela minha espécie quando me lembro que Deus é justo!!!

Certamente por isso, que passam tantos males...
Comentário de: paulotsj [Visitante]
14.08.08 @ 22:00
Querido Edmundo Leite
Adorei a sua matéria ... me deu agua na boca!!!!
Gostaria de experimentar tb a sua mãe assada com batatas coradas...
Comentário de: Evey [Visitante]
15.08.08 @ 20:44
Edmundo Leite = pessoa repugnante, vc é contra a sua própria cultura !
Comentário de: Marcio Ferreira [Visitante]
16.08.08 @ 00:06
Simplesmente um absurdo !!!!
Comentário de: itoayata [Visitante] · http://itorodrigues@hotmail.com
16.08.08 @ 08:45
Comentário excluído por desrespeitar o Código de Conduta do Estadao.com.br
Comentário de: re [Visitante]
16.08.08 @ 16:12
Tem gente aqui que não gosta de cachorros,por isso tanto faz quem come!
Não é a toa que o mundo vive do jeito que vive,ninguém RESPEITA NEM OUTRO TIPO DE SER VIVO,O QUE DIRÁ DE OUTROS DA MESMA ESPÉCIE,POR ISSO QUE A GUERRA NUNCA ACABA,HOMICIDOS E BANDIDAGENS!
RESPEITO POR OUTRO TIPO DE SER VIVI(CACHORRO,GALINHA,BOI)É FUNDAMENTAL PRA PODER CHEGAR AO RESPEITO COM OUTROS "SERES HUMANOS",ISSO NÃO ACONTECE E TÃO POUCO A PAZ NESSE MUNDO VAI ACONTECER TBM...
POR MIM OS ANIMAIS DEVERIAM TER O PODER DE CRIAR BOMBAS NUCLEARES,ARMAS DE FOGO E ASSIM PODEREM SE DEFENDER DA ESPECIA HUMANO,QUE POR SUA VEZ TEM SEUS MEIOS PESADOS DE DEFESA!VIVAAAAAAA OS ANIMAISSSSSSSSSS
Comentário de: re [Visitante]
16.08.08 @ 16:16
É PESSOAL,AS PESSOAS SE ESQUECEM QUE GRAÇAS A NATUREZA QUE PODEMOS CONTINUAR VIVOS,OS ANIMAIS FAZEM PARTE DELA,TODOS CONTRIBUEM PARA MELHORIA DE VIDA DO SER HUMANO E NÃO PARA QUELIDADE CONSUMISTA ALIMENTICIA,CONCORDO QUE EXISTEM MUITAS OUTRAS OPÇÕES PARA ALIMENTOS,COMER ANIMAIS É SIMPLEMENTE PARA ALIMENTAR O EGO E SATISFAZE APENAS O PALADAR E NÃO POR NESCESSIDADES DE SOBREVIVÊNCIA!COMEM CACHORROS DE UM LADO,BALEIAS,GOLFINHOS,ESCORPIÕES,RATOS,BARATAS E OUTRAS COISAS TOTALMENTE DESNECESSARIAS PARA VIVER!
Comentário de: Silvana Andrade [Visitante]
20.08.08 @ 21:18
Você se acha, caro jornalista. Então, por favor, coma carne humana frita ou ensopada, ao seu gosto. E depois faça uma reportagem, isso sim seria uma matéria exótica. O jornalismo brasileiro está cada dia pior, abrir espaço para esse tipo de bobagem.
Comentário de: MIRIAM [Visitante]
23.08.08 @ 02:56
SE O PRÓPRIO PAÍS QUE É COMUNISTA E AUTORITÁRIO PROIBIU TAMANHA BESTIALIDADE POR RECONHECER E SABER QUE ELA CAUSARIA CONSTRANGIMENTOS E REVOLTAS MUNDIAIS VISTO QUE A MAIORIA DA POPULAÇÃO GLOBAL É CONTRÁRIA A TÃO VIL E DESUMANO ATO, VEM O SR JORNALISTA SE SERVIR DE UM JORNAL TÃO CONCEITUADO P/ FAZER APOLOGIA À CRUELDADE E SUSCITAR A ABERTURA DE UMA GRANDE FERIDA QUE O PRÓPRIO PAÍS DE ORIGEM QUER ENCOBRIR. ALÉM DO QUE CULTURA É ARTE, BELEZA, MÚSICA, POESIA ETC E NÃO DEMONSTRAÇÃO DE SEUS GOSTOS BIZARROS E PESSOAIS ILUSTRADOS COM FOTOS DE ALBUNS DE RECORDAÇÃO DE OUTRA ÉPOCA, DESVIANDO-SE DO ASSUNTO CENTRAL, SAINDO DA CHINA P/ CORÉIA 2.002. O SR É ALÉM DE TUDO UM PÉSSIMO RELATOR. NOTA 0!
Comentário de: carol [Visitante]
29.10.08 @ 22:33
Por que é que vc não ranca a sua perna e experimenta em idiota queria ver se vc e essa japonesa ridicula sem pele e sendo morto a facadas, ai vcs iam sentir o sabor da DOR e da INJUSTIÇA que tantos animais sofrem na China se eu pudesse morreria por eles ...
que Deus um dia os de um coração

Comentário de: ANTONIO [Visitante]
12.02.09 @ 14:11
XINESES NOGENTOS,VERMES!
DEVERIAM DE SEREM COLOCADOS NUM BALDE DE AGÚA FERVENDO P/SE DESFAZEREM E SUMIR DA FACE DA TERRA.ALÉM DE FAZEREM HORRORES C/OS CÃES,FORA OS URSOS,ELES SÃO O MAIOR EXPORTADOR DE PELE ANIMAL.O QUE PODEMOS FAZER COM ESSES VERMES ALÉM DISSO QUE DISSE NÃO É?!
Comentário de: ANTONOI [Visitante]
12.02.09 @ 14:18
O QUE SE PODE DIZER DESSE MALDITO POVO?!
ALÉM DE SEREM COEDORES DE CÃES, SÃO O MAIOR EXPORTADOR DE PELE ANIMAL.ESTÁ NA HORA DE GRITARMOS UMPOUCO MAIS ALTO QUE ELES.E MOSTRAR P/O MUNDO QUEM SÃO ELES...
Comentário de: ANTONIO [Visitante]
12.02.09 @ 14:22
É ALÉM DE ELES COMEREM OS POBRES CÃES C/REQUINTES DE CRUELDADE SÓ PARA QUEM NÃO SABE SÃO O MAIOR EXPORTADOR DE PELE ANIMAL.PRECISA DIZER MAIS ALGUMA COISA?!
Comentário de: raquel do carmo tupinamba [Visitante]
12.11.09 @ 19:54
Se eu fosse o presidente dos Estados Unidos Jogava uma bomba atômica na China, na Coreia, Na arabia saldita e outros!!!!!São povos que tem parte com o diabo.Não tem alma. Não se respeitam. E tem mais:Todo aquele que comer carne de cachorro ou de gato, quando morrer vai encontrar com os animais que cruelmente mataram Eles estaram lá esperando para saborer estes coreanos e chineses filho da puta.

Deixe seu comentário:

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do blog.

Seu endereço de email não será exibido nesse site.

Sua URL será exibida.

Tags XHTML permitidas: <p, ul, ol, li, dl, dt, dd, address, blockquote, ins, del, span, bdo, br, em, strong, dfn, code, samp, kdb, var, cite, abbr, acronym, q, sub, sup, tt, i, b, big, small>

authimage

Opções: (Quebras de linha se tornam <br />)
(Configura cookies para o nome, email & url)

 

Histórias, informações, curiosidades e opiniões da equipe de Esportes do Grupo Estado.





Todas as Palavras
Qualquer Palavra
Toda a frase